Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 1 Administração Estratégica e Competitividade FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Estratégica e Competitividade
Advertisements

Comissão Técnica do Plano Indústria - CTPIn Março
Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Teoria Geral da Administra ç ão Fundamentos da Gestão do Esporte e do Lazer.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 3 Análise do Ambiente FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração Estratégica,
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
Plano Avaliação Plano de Negócios Profa. Bruna Panzarini.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 2 Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/26.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Tomada de decisões PLANEJAMENTO.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 7 Objetivos e Estratégias Gerais FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Aula 7-Planejamento Estratégico
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 9 Objetivos e Estratégias Funcionais FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
Segundo as informações do SITE DO SEBRAE  - as MPEs representam 98% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, comércio e serviços - respondem.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge MBA UNIP 1/18 Aula 1 Jogos de Empresas: A teoria, na prática, funciona! SDE – Simulação de Estratégia, aplicativo.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
UNIP Gestão Simulada – Jogos de Indústria 1/14 Aula 1 Gestão Simulada – Jogos de Indústria: A teoria, na prática, funciona! SDE.
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Administração Estratégica Professora Nilce Helena da Silva Melo.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Estratégia Empresarial
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Tomada de decisões Planejamento.
Inteligência empresarial refere-se à capacidade de uma organização de reunir informações tanto do ambiente interno como externo, de inovar, de criar conhecimentos.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
As vantagens de ser funcionário e empreendedor
Critério 1- Liderança Item 1.1 – Sistema de liderança Item 1.2 – Cultura da excelência Item 1.3 – Análise do desempenho da organização.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Fundamentos da Administração
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Fundamentos da Administração
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Grupo-1 Estrutura Simples Gabriel Aguiar Mateus Priolli Lucas Cappobianco Yuri Janotti Guilherme Silva.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Princípios (ou valores) da empresa - Processo decisório; -Comportamento da empresa no cumprimento de sua missão; - Devem responder à seguinte pergunta:
Operações de Marketing Elementos de um plano de marketing.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
1 Direção e Liderança 2 Direção atividade técnica de determinar, comandar, orientar e essencialmente decidir na consecução de obra ou serviço.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/32 Aula 8 Objetivos e Estratégias Funcionais FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton.
Perspectiva Moderna da Administração Administração por Objetivos Prof. Pedro Xavier da Penha.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Administração Estratégica e Competitividade
Transcrição da apresentação:

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 1 Administração Estratégica e Competitividade FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração Estratégica, São Paulo, Editora Saraiva, HITT, Michael A. & IRELAND, R. Duane & HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica. São Paulo: Editora Thomson, WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Capacidades essenciais de um dirigente Capacidade interpessoal para dirigir e motivar os colaboradores e para relacionar- se com seus superiores. 1 2 Capacidade emocional para enfrentar as situações difíceis com firmeza e decisão. 3 Capacidade técnica na dupla vertente da gestão empresarial e da gestão específica do setor. 4 Capacidade estratégica de enfrentar situações complexas e tomar as decisões adequadas.

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Situação-problema O prédio está pegando fogo!! Qual(is) destas capacidades essenciais de um gerente é esperada?

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista A medida do êxito Crescimento Rentabilidade Continuidade $ $

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Preocupação com as Pessoas Preocupação com a Produção O grid gerencial, de R.R. Blake e J.S. Mouton 1.9 Direção tipo “clube de campo” Consegue uma atmosfera trabalhista confortável atendendo às necessidades de relacionamento das pessoas. 1.1 Direção “empobrecida” Requer um esforço mínimo para conseguir a participação na empresa. 9.1 Direção tipo autoridade-obediência Consegue-se uma elevada eficiência mediante algumas condições de trabalho nas quais o fator humano interfere o menos possível. 9.9 Direção em equipe O pessoal se compromete a realizar o trabalho. As relações de confiança e respeito são conseguidas mediante “interesses comuns” nas finalidades da empresa. 5.5 Direção de “homem-organização” Consegue-se um rendimento adequado mediante o equilíbrio entre a necessidade de trabalhar e a manutenção do moral dos trabalhadores em nível satisfatório.

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Situação-problema Depois de um ano de ótimos resultados, foi-lhe concedida a possibilidade de escolher uma nova área, num programa de job rotation [rotatividade nas funções] indispensável à sua evolução na empresa. Qual o estilo gerencial da nova chefia com quem gostaria de trabalhar? Qual é o seu próprio estilo gerencial?

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Nível C Direção Estratégica; olhando o passado, o presente e o futuro. Nível B Planejamento e organização do trabalho. Nível A Realização das tarefas. FuturoHojePassado Nível de Abstração Os ABCs do trabalho Fonte: Clarke, Boyd & Crossland, Ron. “The Leader´s Voice”. Select Books, New York, NY: 2002

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Situação-problema Você acaba de assumir uma posição de Gerente de Marketing a convite de um antigo colega de outra empresa. Ele lhe dá quinze dias para elaborar um Plano de Marketing e diz que não tem verba alguma. Qual o seu enfoque, isto é, em que nível você agirá? Como obter recursos?

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista A INTERAÇÃO DOS SISTEMAS SISTEMA DE GESTÃO SISTEMA ADMINISTRATIVO E DE INFORMAÇÃO SISTEMA PSICO-SOCIAL SISTEMA TÉCNICO INSUMOS BÁSICOS/ TECNOLOGIA CULTURAS/ ESTÍMULOS INDIVIDUAIS DADOS TRANSMITIDOS POR DIVERSOS MEIOS TÉCNICAS E MODELOS GERENCIAIS Informação para operação/ serviços de apoio Comportamentos/ valores culturais Comportamentos/ valores culturais Comportamentos/ valores culturais Informação para gestão Decisões

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Situação-problema O estilo autocrático do proprietário da empresa o(a) deixa perturbado(a). Você teme que isso possa comprometer o seu desempenho pessoal. Onde se encaixa tal estilo? Quais os sistemas que são normalmente afetados por causa disso?

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Estratégia refere-se aos planos da Alta Administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização. Administração estratégica compreende uma série de passos em que a Alta Administração deve realizar as seguintes tarefas: Analisar oportunidades e ameaças ou limitações que existem no âmbito externo; Analisar os pontos fortes e pontos fracos do seu ambiente interno; Estabelecer a missão organizacional e os objetivos gerais; Formular estratégias no nível empresarial, no nível de unidade de negócio e no nível funcional; Implementar as estratégias e Realizar atividades de controle estratégico.

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Situação-problema Você foi convidado(a) a integrar o Comitê de Planejamento da empresa onde trabalha há quase cinco anos. A primeira missão foi a de ouvir os colegas de trabalho sobre suas necessidades. E também sobre suas competências essenciais. Qual é o enfoque desta atitude? Como isso se encaixa na Administração Estratégica?

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Análise Vantagens Competitivas Análise Sinergia Análise Perfil e Potencia- lidades MISSÃO, POLÍTICAS E OBJETIVOS Identificação Pontos Fortes e Pontos Fracos Elaboração Planos Operacionais Objetivos, Metas e Políticas Operacionais Elaboração Orçamentos Anuais MONTAGEM CENÁRIOS Análise Forças Competitivas Análise da Indústria Análise Ambiental Identificação Oportunidades e Ameaças Projeções Quantitativas Mercado Formulação Estratégias Análise Alternativas Estratégicas Montagem Plano Estratégico Elaboração Planos Específicos REVISÃO DA MISSÃO, OBJETIVOS E POLÍTICAS FLUXOGRAMA GERAL DE PLANEJAMENTO

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Modelo de Administração Estratégica 1 FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS Formulação de estratégias empresariais Formulação de estratégias de negócio Formulação de estratégias funcionais IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS Estrutura Organizacional Liderança, Poder e Cultura Organizacional AMBIENTE INTERNO Recursos Missão organizacional Objetivos da empresa CONTROLE ESTRATÉGICO Processo de Controle Estratégico e Desempenho OPORTUNIDADES E AMEAÇAS DO AMBIENTE EXTERNO Macroambiente Ambiente Setorial 1 Conforme WRIGHT et alli, 2000.

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista ONTEM Política de Negócios EconomiaFinançasMarketing Adminis- tração Contabili- dade

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista HOJE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA MACROAMBIENTE AMBIENTE SETORIAL Empresa Missão Recursos Formulação de Estratégias Implementação de Estratégicas Controle Estratégico Objetivos

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista  Procura maior que oferta;  Produtos personalizados;  Concorrência limitada;  Mudanças tecnológicas lentas;  Mudanças lentas no produto;  Mercados estáveis. Menor necessidade de uma Estratégia  Oferta maior que procura;  Produtos diferenciados;  Concorrência aguda;  Mudanças tecnológicas rápidas;  Mudanças rápidas no produto;  Mercados dinâmicos. Maior necessidade de uma Estratégia

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Situação-problema Trabalhando em um banco de segunda linha, você notou que a maioria dos seus clientes estava inexoravelmente atrelada a bancos maiores. Este banco precisa de uma estratégia de diferenciação e diversificação de produtos?

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Um conceito que se consolida: “stakeholders” Acionistas/quotistas Membros do Conselho Administradores Clientes Funcionários Fornecedores Credores Distribuidores Grupo de interessados

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Outro conceito que se consolida: “spin-off” “Uma nova empresa, iniciada por executivos inovadores a partir da organização à qual pertenciam, com ou sem o apoio dela”.

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Situação-problema Seu chefe recebeu um convite para formar uma equipe e realizar um spin-off da área onde você atua. Quais os riscos envolvidos? Quais as reais oportunidades de crescimento do negócio?

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista VARIÁVEIS O que se pode modificar? EFEITOS DESEJADOS O que queremos alcançar? PARÂMETROS O que não se pode modificar?  Qualidade do atendimento  Diversificação de Produtos  Nível dos estoques  Retenção de Clientes  Novos Clientes  Redução do Capital de Giro  Localização do Negócio  Política econômica X Como reequilibrar as contas? UM EXEMPLO DO PARADIGMA DE RUBINSTEIN

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Agenda: assumir o controle sobre o destino. Visão: enxergar as oportunidades. Transformação: neutralizar ameaças e transformá-las em oportunidades. Caminho: definir novos rumos para a organização. Pensamento: introduzir a disciplina de pensar a longo prazo. Interação: desenvolver um processo educacional incentivando a interação e a negociação, num sentido amplo. Mobilização: mobilizar recursos para objetivos comuns. Mudança: promover a mudança. Venda: vender ideias. Porque dedicar tempo à criação, adaptação e reformulação de estratégias?

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Liderança Administração Visão Trabalho em equipe Perspectiva global Capitalização sobre a adversidade Capitalização sobre a adversidade &

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista STEPHEN R. COVEY, autor de “Reflexões Diárias para Pessoas Muito Eficazes” e “Os 7 Hábitos das Pessoas Muito Eficazes”. vemos oé problema como O modo problema “ ”.problema o vemos oé problema como O modo problema “ ”.problema o vemos oé problema como O modo problema “ ”.problema o vemos oé problema como O modo problema “ ”.problema o vemos oé problema como O modo problema “ ”.problema o vemos oé problema como O modo problema “ ”.problema o vemos oé problema como O modo problema “ ”.problema o vemos oé problema como O modo problema “ ”.problema o

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 2 Análise do Negócio FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração Estratégica, São Paulo, Editora Saraiva, HITT, Michael A. & IRELAND, R. Duane & HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica. São Paulo: Editora Thomson, WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.