Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Programas Usuários do Cadastro Único Secretaria Nacional de Renda de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Advertisements

Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade.
CADASTRO ÚNICO: O que é e para que serve publicado em 02/07/ h59 O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Acompanhamento e Monitoramento das Ações Estratégicas do PETI
Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
PNAD 2013 Trajetória da Extrema Pobreza. Todas as taxas de extrema pobreza calculadas por diferentes instituições convergem ao longo dos anos.
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
OBJETIVOS DO PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 25 de fevereiro de 2016.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Seminário Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico: Os Instrumentos de Monitoramento do Plano Brasil Sem Miséria Paulo Jannuzzi Secretário de.
CONCEITOS IMPORTANTES
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO.
Minicurso: A utilização dos recursos do cofinanciamento federal no pagamento das equipes de referência do SUAS: passo a passo Fundo Nacional de Assistência.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN “Prêmio Água e Saneamento – FEMSA.
Comitê Gestor Estadual para a Criança e o Adolescente do Semiárido Mineiro.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Estruturas, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Minicurso Inclusão Socioeconômica Paula Montagner Abril 2015.
Cida Melo Apresentação: Cida Melo Gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa Família.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
SECRETARIA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL Reconhecimento de Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública Ações de Resposta e Ações de Reconstrução.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
GESTÃO DO PAIF.
I Seminário Internacional sobre Políticas de Cuidados de Longa Duração para Pessoas Idosas As provisões do Sistema Único de Assistência Social – SUAS voltadas.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Seminário de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores Locais e Técnicos Dinâmica de Grupo Ações Intersetoriais Ministério do Desenvolvimento Social e.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Regimes Próprios de Previdência Social Desafios Cuiabá - MT.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VERA LÚCIA BAPTISTA CASTIGLIONI Secretária Municipal de Educação LEDA LANDUETE RODRIGUES DE SOUZA CALENTE Subsecretária Pedagógica.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Programa de Bolsa Permanência CGRE/SESu/MEC 29 de abril de 2015.
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 2º TRIMESTRE de 2008.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS As Políticas de Desenvolvimento Social no Brasil Lançamento da Rede Interamericana de Proteção.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS CENTRO DE CONVENÇÕES RUBENS GIL DE CAMILO DATA: 10,11 E 12 DE FEVEREIRO DE 2009.
Encontro Nacional de Trabalhadores da Assistência Social Região Centro Oeste Sistematizadora- Profa Valdete de Barros Martins.
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 2: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO "Conhecer, zelar e garantir que cada imóvel da União cumpra sua função socioambiental, em harmonia com a função arrecadadora,
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA SECRETARIA EXECUTIVA MEIO AMBIENTE, INFRA-ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO Brasília, 10 de Outubro de 2007.
FÓRUM DESAFIOS À GESTÃO NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 21 a 22 de novembro de 2005 Palácio do Itamaraty Brasília - DF.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Programas Usuários do Cadastro Único Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania 1 Congemas - Fortaleza Abril/2015

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Breve histórico Decreto nº 3.877/2001- criação do Cadastro Único vinculada aos programas de transferência de renda focalizados do governo federal A partir de 2004, consolidação do Cadastro Único com o Programa Bolsa Família (PBF) – unificação dos programas de transferência de renda existentes até 2003 (bolsa escola, bolsa alimentação e auxílio gás) – qualificação dos dados e inclusão das famílias ainda não cadastradas para dar sustentação, viabilidade e escala ao PBF

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Breve histórico A partir de 2005, outros programas começam a utilizar o Cadastro Único – Alguns exemplos: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (2005), Isenção da taxa para realização de concursos públicos (2008), Tarifa Social de Energia Elétrica (2010)

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Breve histórico Decreto 6.135/2007 – regulamentação atual do Cadastro Único – define o Cadastro como instrumento de identificação e caracterização sócio-econômica das famílias brasileiras de baixa renda – torna obrigatória sua utilização para seleção de beneficiários e integração de programas sociais do Governo Federal voltados ao atendimento desse público

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Breve histórico Plano Brasil Sem Miséria (BSM), instituído pelo Decreto nº 7.492/2011: – Foco na redução/eliminação da extrema pobreza e reafirmação da centralidade do Cadastro Único como instrumento básico para identificação do público e planejamento das suas ações – crescimento paulatino do uso do Cadastro Único por outros programas usuários para além do PBF 5

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Programas usuários do Cadastro Único – o que são? Conjunto de iniciativas que utilizam a rede de implementação e a base de informações das famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único Utilizam o Cadastro Único com a finalidade de seleção e/ou acompanhamento de beneficiários no âmbito da formulação, implementação e avaliação do programa

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Programas Usuários Federais Quem são?  34 Programas Usuários Federais utilizam em alguma medida dados do Cadastro Único  18 Programas Obrigatórios Federais A utilização dos dados consta em norma do programa  16 Programas usam as informações do Cadastro Único periodicamente para formular suas políticas públicas 7

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Classificação Programas Usuários 8 Obrigatórios – com lei que estabelece a obrigatoriedade de uso do Cadastro para seleção ou implementação da política pública Não obrigatório – utilizam em alguma medida os dados do Cadastro, seja para priorizar o atendimento das famílias, seja para dialogar com outras políticas intersetoriais

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Programas usuários obrigatórios Classificação por tipo de uso Benefício Programa Bolsa Família Programa Bolsa Verde Auxílio Emergencial (Bolsa Estiagem) PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Programa de Fomento à Atividade Rural Redução de Taxas de Crédito Programa Minha Casa Minha Vida Programa Nacional de Crédito Fundiário Crédito de Instalação (Reforma Agrária) 9

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Programas usuários obrigatórios Classificação por tipo de uso Desconto/ taxas/ contribuições Facultativo de Baixa Renda - INSS Isenção de taxa de concurso público Carteira do Idoso Telefone Popular Tarifa social de energia Elétrica Carta social Tecnologias Social Água para todos Cisternas Serviços Socioassistências 10

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Programa Não Obrigatórios Classificação por tipo de uso Priorização de Beneficiários Reforma Agrária Programa Nacional de Assistência Técnica Rural (ATER) Pronatec Mais Educação Saúde na Escola Monitoramento temático Programa Brasil Quilombola 11

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Programa Não Obrigatórios Classificação por tipo de uso Monitoramento Benefício de Prestação Continuada (BPC) Cestas Básicas Agroamigo Crescer Microempreendedor Individual (MEI) Brasil Alfabetizado Luz para Todos Uso da Rede Programa Nacional da Trabalhadora Rural Pró-Catador 12

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Programas Usuários Número de famílias beneficiárias e Ano de início de utilização do Cadastro 13

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Fluxo Básico Programas Obrigatórios Extração ou batimento Dimensão do público alvo Implantação da política (falta de capilaridade) Execução e controle do benefício Avaliação dos possíveis impactos no Cadastro / Avaliação do programa (órgão gestor) 14

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania PROGRAMAS USUÁRIOS Estados e Municípios Em relação aos programas Federais Construção de canal de informação que permita encaminhar o solicitante/beneficiário ao órgão competente Estados/Municípios apoiam em agendas na sua região de atuação (Pro-Catador) Estados e Municípios programas usuários próprios Construção de protocolo norteador Dimensionamento dessa “demanda” 15

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Programas Usuários Desafios Normativos Complementar normas sobre o uso do Cadastro por Programas usuários – possibilidades de uso e obrigações Aprimorar relação Cadastro e programas usuários específicos, quando necessário Acompanhar novos temas que tenham relação com a gestão do Cadastro (proteção de dados, governo eletrônico, etc.)

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Programas Usuários Desafios Operacionais Análise da interface dos programas com o cadastro (quais, de que forma obtém e usam dados?) Identificar/analisar e reduzir possíveis “distorções” geradas pelos diferentes usos dos programas Automatizar/aperfeiçoar a cessão de dados (webservice) Aperfeiçoar mecanismos de garantia de sigilo (pop-up, etc

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Programas Usuários Desafios Estratégico Alinhamento de conceitos e procedimentos com os gestores dos programas federais Instrução/Capacitação das redes de atendimentos dos programas (tutorias, manual, etc.) Criação de Fórum Permanente de Programas Usuários Análise sobre o papel das gestões local face a realidade de número crescente de programas, entre outras questões que “surgem” em face desse novo cenário.

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Coordenação-Geral de Apoio à Integração de Ações Departamento do Cadastro Único Contatos: (61)