ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/2012 1/35 ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ Curso de graduação em enfermagem Disciplina de Administração em Enfermagem II 1-Trabalho integrante da disciplina de Administração em Enfermagem II da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, Itajubá/MG, Acadêmicas do sétimo período da referida escola em Professores da disciplina de Administração em Enfermagem II. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM ¹ Adrienne de Souza Amanda Costa Ribeiro Ângela Michele Fernandes Lethícia Thaís Rezende Gomes Mariely R. Vilas Boas Oliveira Thays Cristina Vieira Rodrigues² Flaviane Vianna José Vitor da Silva Rogério Silva Lima 3
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/2012 2/35 INTRODUÇÃO
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/2012 3/35 FINALIDADE Promover o crescimento profissional avaliadoavaliador (KURCGANT,2005)
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/2012 4/35 OBJETIVOS Caracterizar e documentar o desempenho profissional. Detectar necessidades de treinamento e do desenvolvimento de pessoal considerando as competências a serem desenvolvidas valorizando as competências adquiridas (KURCGANT,2005)
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/2012 5/35 OBJETIVOS Planejar, juntamente com o avaliado, as estratégias educacionais e metas de desenvolvimento. Monitorar o alcance das metas de desenvolvimento. Identificar e analisar as condições de trabalho e os fatores intervenientes no desempenho. (KURCGANT,2005)
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/2012 6/35 Identificar dificuldades de integração do profissional à organização. Analisar, junto ao avaliado, a adequação de seu perfil ao cargo, subsidiando a alocação de pessoal. Fornecer informações para a retroalimentação do processo de recrutamento e seleção. OBJETIVOS (KURCGANT,2005)
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/2012 7/35 Fundamentar tomada de decisão referente à movimentação de pessoal como: transferências desligamentos promoções aumentos salariais OBJETIVOS (KURCGANT,2005)
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/2012 8/35 Ato natural do homem Trabalho constantemente avaliados AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO (KURCGANT,2005)
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/2012 9/35 (CHIAVENATO,2005/KULCGANT,2005) DEFINIÇÃO Avaliação do desempenho responsabilidade gerencial monitorar o trabalho da equipe de cada membro resultados alcançados para compará-los com os resultados esperados Compreende análise de aspectos atitudinais e técnicos comportamento no trabalho conhecimento competências habilidades produtividade eficiência e eficácia do avaliado bem como sua satisfação e da instituição
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 Cumprir uma tarefa ou obrigação, exercer uma função ou um papel na organização, cumprimento, exercícios, atuação e execução. Desempenhar DEFINIÇÃO (CHIAVENATO, 2005)
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 O desempenho humano depende de uma complexidade de fatores que atuam interagindo entre si de maneira extremamente dinâmica. Em uma situação na qual os objetivos e as metas foram devidamente explicitados. A tarefa foi desenhada e redesenhada sob medida para a pessoa. (CHIAVENATO,2005/KULCGANT,2005) DESENVOLVIMENTO
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 Se ela está motivada para executá-la e para atingir os objetivos. Certamente dedicará um determinado esforço individual proporcional à sua motivação. (CHIAVENATO,2005/KULCGANT,2005) DESENVOLVIMENTO
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 Avaliação do desempenho pode ser feita por métodos que variam conforme a empresa ou conforme cada área da empresa, de acordo com os objetivos visados. MÉTODOS TRADICIONAIS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO (CHIAVENATO, 2005)
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 É o mais antigo, simples e difundido dentre todos os procedimentos de avaliação do desempenho. O avaliador procura situar o desempenho da pessoa em uma tabela de dupla entrada: Eixo vertical estão os chamados fatores de avaliação. Eixo horizontal os graus de medição de desempenho em cada um desses fatores. 1) MÉTODO DAS ESCALAS GRÁFICAS (CHIAVENATO, 2005)
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ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 2) MÉTODO DA PESQUISA DE CAMPO Utiliza a entrevista de um especialista com o gerente para avaliar o desempenho dos seus subordinados. A avaliação é feita pelo gerente, mas com a assessoria de um especialista ou consultor (staff) que percorre todas as áreas da empresa.
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ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 3)MÉTODO DA AVALIAÇÃO EM 360º Representa a inclusão de todas as pessoas que atuam diretamente ou indiretamente com o avaliado. É a avaliação de desempenho mais ampla, pois com ela o avaliado fica na passarela sob os olhos de todos, sabendo o que dele pensam as pessoas que trabalham ao seu redor, dentro e fora da organização. Imagem:
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 4) AUTO-AVALIAÇÃO Avaliação mais autêntica; Aquela que a própria pessoa faz a respeito do seu desempenho; Utiliza os mesmos fatores de avaliação ou desempenho citados anteriormente (CHIAVENATO, 2005)
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 RESPONSABILIDADE PELA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO Varia de uma empresa para outra, dependendo da cultura e do nível do pessoal a ser avaliado. 1- do executivo imediato a responsabilidade compete ao chefe imediato do funcionário 2- Auto-avaliação o próprio funcionário deve ser responsável pelo seu desempenho, avaliando os seus resultados. 4- Comissão de avaliação do desempenho coletar informações a respeito do desempenho das pessoas e processar suas aferições. 3- Responsabilidade compartilhada entre o executivo e subordinado a avaliação é uma responsabilidade gerencial e ao mesmo tempo, uma responsabilidade individual de cada pessoa. (CHIAVENATO, 2005)
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 PERIODICIDADE DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO varia conforme a empresa Anual Semestral Deve ser feita continuamente ao longo do tempo (CHIAVENATO, 2005)
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS CONSENSUAIS Toda pessoa necessita saber o que dela se espera e como ela vai ser avaliada em seu trabalho, conhecendo os objetivos a serem alcançados. (CHIAVENATO, 2005)
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 COMPROMETIMENTO PESSOAL COM RELAÇÃO AO ALCANCE DOS OBJETIVOS Formular os objetivos Compromisso pessoal (CHIAVENATO, 2005)
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 DESEMPENHO O papel do executivo é fundamental: deve deixar as pessoas livres, pois assim produzem melhor do que quando estreitamente controladas. A administração participativa é isso: confiar nas pessoas e permitir que elas trabalhem com maior liberdade e autonomia. (CHIAVENATO, 2005)
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 Contínua e constante ao longo do processo; Resultados intermediários comparação com objetivos formulados (CHIAVENATO, 2005) MEDIÇÃO DOS RESULTADOS E COMPARAÇÃO COM OS OBJETIVOS FORMULADOS
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 RETROAÇÃO E AVALIAÇÃO CONJUNTA Informação de feedback sobre o desempenho de cada pessoa ou do grupo; O executivo deve retroalimentar o seu pessoal com relação ao seu desempenho no sentido de guiá-los nas ações presentes e futuras; Mantém as pessoas informadas a respeito de seu trabalho, dos resultados e do grau de alcance dos objetivos. (CHIAVENATO, 2005)
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 Voltada para a melhoria, serve como ferramenta para avaliar o desempenho das pessoas, alavancar sua satisfação, melhorar o contexto do trabalho e qualidade de vida das pessoas. Deve ser vista como um meio para melhorar os resultados do desempenho e proporcionar condições e oportunidades de crescimento profissional e participação pessoal. A AVALIAÇÃO COMO MEIO E NÃO COMO FINALIDADE (CHIAVENATO, 2005)
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 (CHIAVENATO, 2005) EM BUSCA DA PRODUTIVIDADE E DA QUALIDADE Significa a busca de melhores resultados, a produtividade constitui uma vantagem estratégica sobre as empresas concorrentes.
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 PASSOS NECESSÁRIOS PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO Requer a medição e a comparação algumas variáveis individuais, grupais e departamentais (CHIAVENATO, 2005)
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 Para que não caia na subjetividade ou na falta de critérios O sistema deve se apoiar em um amplo referencial A avaliação do desempenho deve seguir 6 passos ou etapas: PASSOS NECESSÁRIOS PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO (CHIAVENATO, 2005)
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 1° Formulação de objetivos consensuais; 2° Comprometimento pessoal com relação ao alcance dos objetivos; 3° Alocação de recursos e meios para o alcance dos objetivos; PASSOS NECESSÁRIOS PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO (CHIAVENATO, 2005)
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 4° Desempenho, isto é, comportamento no sentido de efetivar o alcance; 5° Medição dos resultados e comparação com os objetivos formulados; 6° Retroação e avaliação conjunta. PASSOS NECESSÁRIOS PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO (CHIAVENATO, 2005)
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 CONCLUSÃO
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 REFERÊNCIAS CHIAVENATO, I. Gerenciando com as pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, cap. 10. Imagens disponíveis em: Acesso: 27 de maio de KURCGANT, P. Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, Tabelas disponíveis em: Acesso: 18 de abril de 2012, às 19:43.
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 OBRIGADA!