ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/2012 1/35 ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ Curso de graduação em enfermagem Disciplina de Administração em.

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Transcrição da apresentação:

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/2012 1/35 ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ Curso de graduação em enfermagem Disciplina de Administração em Enfermagem II 1-Trabalho integrante da disciplina de Administração em Enfermagem II da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, Itajubá/MG, Acadêmicas do sétimo período da referida escola em Professores da disciplina de Administração em Enfermagem II. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM ¹ Adrienne de Souza Amanda Costa Ribeiro Ângela Michele Fernandes Lethícia Thaís Rezende Gomes Mariely R. Vilas Boas Oliveira Thays Cristina Vieira Rodrigues² Flaviane Vianna José Vitor da Silva Rogério Silva Lima 3

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/2012 2/35 INTRODUÇÃO

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/2012 3/35 FINALIDADE Promover o crescimento profissional avaliadoavaliador (KURCGANT,2005)

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/2012 4/35 OBJETIVOS Caracterizar e documentar o desempenho profissional. Detectar necessidades de treinamento e do desenvolvimento de pessoal considerando as competências a serem desenvolvidas valorizando as competências adquiridas (KURCGANT,2005)

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/2012 5/35 OBJETIVOS Planejar, juntamente com o avaliado, as estratégias educacionais e metas de desenvolvimento. Monitorar o alcance das metas de desenvolvimento. Identificar e analisar as condições de trabalho e os fatores intervenientes no desempenho. (KURCGANT,2005)

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/2012 6/35 Identificar dificuldades de integração do profissional à organização. Analisar, junto ao avaliado, a adequação de seu perfil ao cargo, subsidiando a alocação de pessoal. Fornecer informações para a retroalimentação do processo de recrutamento e seleção. OBJETIVOS (KURCGANT,2005)

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/2012 7/35 Fundamentar tomada de decisão referente à movimentação de pessoal como: transferências desligamentos promoções aumentos salariais OBJETIVOS (KURCGANT,2005)

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/2012 8/35 Ato natural do homem Trabalho constantemente avaliados AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO (KURCGANT,2005)

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/2012 9/35 (CHIAVENATO,2005/KULCGANT,2005) DEFINIÇÃO Avaliação do desempenho responsabilidade gerencial monitorar o trabalho da equipe de cada membro resultados alcançados para compará-los com os resultados esperados Compreende análise de aspectos atitudinais e técnicos comportamento no trabalho conhecimento competências habilidades produtividade eficiência e eficácia do avaliado bem como sua satisfação e da instituição

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 Cumprir uma tarefa ou obrigação, exercer uma função ou um papel na organização, cumprimento, exercícios, atuação e execução. Desempenhar DEFINIÇÃO (CHIAVENATO, 2005)

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 O desempenho humano depende de uma complexidade de fatores que atuam interagindo entre si de maneira extremamente dinâmica. Em uma situação na qual os objetivos e as metas foram devidamente explicitados. A tarefa foi desenhada e redesenhada sob medida para a pessoa. (CHIAVENATO,2005/KULCGANT,2005) DESENVOLVIMENTO

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 Se ela está motivada para executá-la e para atingir os objetivos. Certamente dedicará um determinado esforço individual proporcional à sua motivação. (CHIAVENATO,2005/KULCGANT,2005) DESENVOLVIMENTO

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 Avaliação do desempenho pode ser feita por métodos que variam conforme a empresa ou conforme cada área da empresa, de acordo com os objetivos visados. MÉTODOS TRADICIONAIS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO (CHIAVENATO, 2005)

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 É o mais antigo, simples e difundido dentre todos os procedimentos de avaliação do desempenho. O avaliador procura situar o desempenho da pessoa em uma tabela de dupla entrada: Eixo vertical estão os chamados fatores de avaliação. Eixo horizontal os graus de medição de desempenho em cada um desses fatores. 1) MÉTODO DAS ESCALAS GRÁFICAS (CHIAVENATO, 2005)

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 2) MÉTODO DA PESQUISA DE CAMPO Utiliza a entrevista de um especialista com o gerente para avaliar o desempenho dos seus subordinados. A avaliação é feita pelo gerente, mas com a assessoria de um especialista ou consultor (staff) que percorre todas as áreas da empresa.

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ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 3)MÉTODO DA AVALIAÇÃO EM 360º Representa a inclusão de todas as pessoas que atuam diretamente ou indiretamente com o avaliado. É a avaliação de desempenho mais ampla, pois com ela o avaliado fica na passarela sob os olhos de todos, sabendo o que dele pensam as pessoas que trabalham ao seu redor, dentro e fora da organização. Imagem:

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 4) AUTO-AVALIAÇÃO Avaliação mais autêntica; Aquela que a própria pessoa faz a respeito do seu desempenho; Utiliza os mesmos fatores de avaliação ou desempenho citados anteriormente (CHIAVENATO, 2005)

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 RESPONSABILIDADE PELA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO Varia de uma empresa para outra, dependendo da cultura e do nível do pessoal a ser avaliado. 1- do executivo imediato  a responsabilidade compete ao chefe imediato do funcionário 2- Auto-avaliação  o próprio funcionário deve ser responsável pelo seu desempenho, avaliando os seus resultados. 4- Comissão de avaliação do desempenho  coletar informações a respeito do desempenho das pessoas e processar suas aferições. 3- Responsabilidade compartilhada entre o executivo e subordinado  a avaliação é uma responsabilidade gerencial e ao mesmo tempo, uma responsabilidade individual de cada pessoa. (CHIAVENATO, 2005)

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 PERIODICIDADE DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO varia conforme a empresa Anual Semestral Deve ser feita continuamente ao longo do tempo (CHIAVENATO, 2005)

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS CONSENSUAIS Toda pessoa necessita saber o que dela se espera e como ela vai ser avaliada em seu trabalho, conhecendo os objetivos a serem alcançados. (CHIAVENATO, 2005)

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 COMPROMETIMENTO PESSOAL COM RELAÇÃO AO ALCANCE DOS OBJETIVOS Formular os objetivos Compromisso pessoal (CHIAVENATO, 2005)

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 DESEMPENHO O papel do executivo é fundamental: deve deixar as pessoas livres, pois assim produzem melhor do que quando estreitamente controladas. A administração participativa é isso: confiar nas pessoas e permitir que elas trabalhem com maior liberdade e autonomia. (CHIAVENATO, 2005)

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 Contínua e constante ao longo do processo; Resultados intermediários comparação com objetivos formulados (CHIAVENATO, 2005) MEDIÇÃO DOS RESULTADOS E COMPARAÇÃO COM OS OBJETIVOS FORMULADOS

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 RETROAÇÃO E AVALIAÇÃO CONJUNTA Informação de feedback sobre o desempenho de cada pessoa ou do grupo; O executivo deve retroalimentar o seu pessoal com relação ao seu desempenho no sentido de guiá-los nas ações presentes e futuras; Mantém as pessoas informadas a respeito de seu trabalho, dos resultados e do grau de alcance dos objetivos. (CHIAVENATO, 2005)

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 Voltada para a melhoria, serve como ferramenta para avaliar o desempenho das pessoas, alavancar sua satisfação, melhorar o contexto do trabalho e qualidade de vida das pessoas. Deve ser vista como um meio para melhorar os resultados do desempenho e proporcionar condições e oportunidades de crescimento profissional e participação pessoal. A AVALIAÇÃO COMO MEIO E NÃO COMO FINALIDADE (CHIAVENATO, 2005)

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 (CHIAVENATO, 2005) EM BUSCA DA PRODUTIVIDADE E DA QUALIDADE Significa a busca de melhores resultados, a produtividade constitui uma vantagem estratégica sobre as empresas concorrentes.

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 PASSOS NECESSÁRIOS PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO Requer a medição e a comparação algumas variáveis individuais, grupais e departamentais (CHIAVENATO, 2005)

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 Para que não caia na subjetividade ou na falta de critérios O sistema deve se apoiar em um amplo referencial A avaliação do desempenho deve seguir 6 passos ou etapas: PASSOS NECESSÁRIOS PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO (CHIAVENATO, 2005)

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 1° Formulação de objetivos consensuais; 2° Comprometimento pessoal com relação ao alcance dos objetivos; 3° Alocação de recursos e meios para o alcance dos objetivos; PASSOS NECESSÁRIOS PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO (CHIAVENATO, 2005)

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 4° Desempenho, isto é, comportamento no sentido de efetivar o alcance; 5° Medição dos resultados e comparação com os objetivos formulados; 6° Retroação e avaliação conjunta. PASSOS NECESSÁRIOS PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO (CHIAVENATO, 2005)

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 CONCLUSÃO

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 REFERÊNCIAS CHIAVENATO, I. Gerenciando com as pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, cap. 10. Imagens disponíveis em: Acesso: 27 de maio de KURCGANT, P. Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, Tabelas disponíveis em: Acesso: 18 de abril de 2012, às 19:43.

ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ MAIO/ /35 OBRIGADA!