Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, 14-15 de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
Advertisements

Controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) - II
Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011.
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Avaliação de Tecnologia no Sistema Único de Saúde Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Ciências Médicas Departamento de Clínica Médica.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Saúde SES Ana Cláudia Machado de Oliveira ATAN/COAPRE/SAS/SES-MT ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA PESSOAS.
Audiência Pública Senado Brasília – Dezembro de 2014 Tema "políticas públicas de prevenção do câncer de intestino, bem como instruir a elaboração de projeto.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
PROJETO NASCER SAUDÁVEL Prefeitura Municipal de São Domingos/SC Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
Deborah Carvalho Malta, Coordenadora de DCNT
Unimed ABC - Nº de vidas: MEDICINA PREVENTIVA 1.Promoção e Prevenção de Saúde: (equipe multidisciplinar) Gestantes Ginástica Adaptada Obesidade.
Pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal - Piauí -
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e Prevenção da Obesidade. José Freitas Presidente do FNDE VI Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança.
A MODELAGEM DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE. MOMENTO 1: A ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE MOMENTO 2: A ESCOLHA DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE.
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
Projeto Gestão em Rede: Prevenção da Mortalidade Materna e Neonatal Termo de Outorga n º / Processo n º FAPESC1436/2012 SEMINÁRIO GESTÃO EM.
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC -
 O que é um plano de ação?  Como selecionar problemas para o plano?  Quais as principais causas geradoras do problema?  Qual a situação futura que.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
Sistema de Informações de Agravos de Notificação - SINAN O Sistema de Informações de Agravos de Notificação - SINAN foi idealizado para racionalizar o.
MARIA JURACI DE ANDRADE DUTRA PRESIDENTE DO COSEMS “ SEMINÁRIO ESTRATÉGICO DE ENFRENTAMENTO DE ENFRENTAMENTO DA AIDS E DA TUBERCULOSE” DA AIDS E DA TUBERCULOSE”
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
GESTÃO DO PAIF.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
TRANSFERÊNCIAS FEDERAIS “FUNDO A FUNDO”A MUNICIPIOS Portaria GM 204 de 29 de janeiro de 2007 BLOCOS6 COMPONENTES24 REPASSES INCENTIVOS 178 Fonte: FNS/MS.
Brasília,5 de junho de 2013 XXVI Oficina de Trabalho Interagencial da RIPSA Papel da RIPSA no apoio a produção de indicadores de interesse da saúde e do.
OS SISTEMAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Programa Nacional de Controle do Tabagismo Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco(PNCTFR) nas Escolas e outros Fatores de.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Política Nacional de Atenção Básica Aprovada pela Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, preconiza a coordenação do cuidado a partir da atenção.
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO ESTRATÉGICO 1º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
PREVALÊNCIA DE COMORBIDADES NO MUNICÍPIO DO MEIO OESTE CATARINENSE - VARGEM – SC E INTERVENÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Secretaria de Estado da Saúde.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição / Departamento de Atenção Básica/ Secretaria de Atenção à Saúde Ministério da Saúde Agosto/2014 PROGRAMA DE.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>. 0,26 CAPS por habitantes ¼ da necessidade.
RIPSA Comitê de Gestão de Indicadores de Fatores de Risco e Proteção 22º OTI – 29 e 30 de junho/2011.
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
46ª. ASSEMAE Jaraguá do Sul - SC 16 à 20 de maio de 2016 INDICADORES DE SAÚDE E AMPLIAÇÃO NA COBERTURA DE SANEAMENTO BÁSICO NA REGIÃO SUDESTE.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO
POLÍTICA DE ATENÇÃO NEONATAL - NASCER ITAJAIENSE FOSSARI, M.A.S.*; MOLINARI, S.A.**; DOS SANTOS, R.B.**; * Médico Pediatra Neonatologista – Itajaí – SC.
AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL FORTALECENDO A DEFESA CIVIL - O PLANO NACIONAL DE GESTÃO DE RISCOS E RESPOSTA A DESASTRES NATURAIS Ministério da Saúde Joinville/SC,
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Aplicação das estimativas das metas de DCNT e na serie do Lancet” Bruce B. Duncan Centro Colaborador DM, CVD, e as Doenças Crônicas, SVS PPG-Epidemiologia,
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Ações de Educação Alimentar e Nutricional Educação e Intervenção Nutricional – Profa. Léo.
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
Medidas para o Fortalecimento da Assistência Farmacêutica e a Qualificação da Judicialização da Saúde Caroline Cabral Zonta Promotora de Justiça Coordenadora-Adjunta.
Demonstrativo da Execução Orçamentária e Financeira Saúde Consolidado UG Fundo Estadual de Saúde Ano: 2014 Anexo ao Relatório de Gestão 2014 Programa:
“A FORÇA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES NA DEFESA DO SUS” Dr. Celso Luiz Dellagiustina Presidente do COSEMS/SC.
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 2: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
MEDIDAS E INDICADORES EM SAÚDE COLETIVA
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias - PLDO 2017 Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Transcrição da apresentação:

Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011 Regional Worshop Economics of Prevention of Noncommunicable Diseases (NCD) and Risk Factors (obesity, physical inactivity and poor diets) Proposal for country presentations Country: Brasil Name: Andréa Mendes

Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011 Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011 Country: BRASIL Basic statistics about Noncommunicable Diseases (NCD) SIH-SUS – Sistema de Informações Hospitalares do SUS (causas de internação, dias de permanência, valores pagos, etc); SIA-SUS – Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (tratamentos e exames de alta complexidade); Registros de Base Populacional e Hospitalar de Câncer (incidência, sobrevida, mortalidade); Hiperdia – Sistema de Cadastramento e acompanhamento de hipertensão e diabetes (perfil dos portadores); SIM – Sistema de Informações sobre mortalidade. Fontes de informação para Vigilância de DCNT

Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011 Tendência de mortalidade por DCNT, Brasil Fonte: Schmidt MI, Duncan BB, Silva GA, Menezes AM, Monteiro CA, Barreto SM, Chor D, Menezes PR. Health in Brazil 4. Chronic non-communicable diseases in Brazil: burden and current challenges. The Lancet 2011; 377. DCNT 72% dos óbitos em 2007 ↓20% da mortalidade ↓ 31% em DCV ↓ 38% Resp. crônicas ↑ 2% em DM

Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011 Taxa de internação hospitalar por doenças crônicas selecionadas, Brasil Fonte: Ministério da Saúde - Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS)

Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011 Valor total gasto, em reais correntes, em internações hospitalares, por doenças cardiovasculares, no período de 2003 a 2007 Fonte: Ministério da Saúde - Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS)

Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011 Sistema de Inquéritos de saúde para vigilância de fatores de risco e proteção para DCNT Domiciliar – Periodicidade de 5 anos: 2003 – Pesquisa – Parceria entre a Secretaria de Vigilância em Saúde e o Instituto Nacional do Câncer; 2008 – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio e Pesquisa Especial do Tabagismo 2013 – Pesquisa Nacional de Saúde; Escolares – Periodicidade de 3 anos; Pesquisa Nacional de Saúde dos Escolares; Telefônicos – Contínuo Vigitel – 2006 a 2010

Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011 Prevalência de fatores de risco e proteção para DCNT nas capitais do Brasil no período de 2006 a 2010 VIGITEL/CGDANT/DASIS/SVS/MS

Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011 Prevalência de déficit de peso, excesso de peso e obesidade população com 20 ou mais anos de idade, por sexo. Brasil - períodos , 1989 e e Transição nutricional Fonte: IBGE. POF Antropometria e estado nutricional de crianças, adolescentes e adultos no Brasil.

Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011 Sistema Único de Saúde – SUS  Público, Universal, Integralidade das ações e descentralização dos serviços;  145 milhões de brasileiros dependem exclusivamente do SUS;  11,3 milhões de internação/ano 9 Country: BRASIL Health Systems topics  Atenção Primária: ações de promoção, prevenção e proteção à saúde Programa de Saúde da Família (principal estratégia de organização da atenção básica);  Atenção Secundária: unidades especializadas;  Atenção Terciária: serviços especializados de alta complexidade. – Unidades de saúde sem internação – público (69,8%). – Unidades de saúde com internação – 41,3% públicos.

Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011  Recursos financeiros (orçamentários) relacionados a DCNT ORÇAMENTO FEDERAL Vigilancia, Prevenção e Controle de Doenças e Agravos Não Transmissiveis Ação: Promoção de Práticas Corporais e Atividades Físicas Ação: Prevenção e Controle do Tabagismo. MUNICÍPIOSESTADOS VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA FINANCIAMENTO DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE $ $ $ $ $

Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011  SUS - Exemplos de Intervenções em DCNT Câncer –Rastreamento do câncer de colo de útero: 1998 (25 a 59 anos); –Rastreamento de câncer de mama: 2004 Exame clínico anual após os 40 anos; Mamografia a cada dois anos entre 50 e 69 anos. Diabetes Rastreamento – 2001; Programa Farmácia Popular – medicamentos gratuitos Doença Respiratória Crônica –Programa Nacional de Controle do Tabagismo – 1996 como agenda prioritária National level policies implemented Country: BRASIL

Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011 Promover o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas efetivas, integradas, sustentáveis e baseadas em evidências para a prevenção e controle das DCNT e seus fatores de risco e fortalecer os serviços de saúde voltados para cuidados crônicos Plano de enfrentamento DCNT

Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011 Principais ações: Realizar a Pesquisa Nacional de Saúde – 2013: morbidade, fatores de risco e proteção para DCNT, saúde dos idosos, acesso aos serviços, etc. Estudos sobre DCNT: Estudos de custo-efetividade – Parceria entre instituições; Viabilidade e o impacto tributário da redução de impostos e taxas para alimentos saudáveis e aumento da taxação de alimentos não-saudáveis; Monitoramento e avaliação da implantação do plano. Eixo I: Vigilância, informação, avaliação e monitoramento

Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011 Principais ações: Atividade física: Programa Academia da Saúde; Programa Saúde na Escola; Alimentação saudável: Programa Nacional de Alimentação Escolar; Redução de preços de alimentos saudáveis; Plano Intersetorial de Obesidade; Tabagismo e Álcool Ampliação da ações de prevenção e cessação do tabagismo; Política de preços e aumento dos impostos. (Redução da prevalência de fumantes: 34,8% (1989) – 15,1% (2010). Eixo II: Promoção da Saúde

Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011 Principais ações: Linha de cuidado de DCNT: protocolos clínicos, ênfase na atenção primária, atenção em rede de especialidades e rede hospitalar; Capacitação e telemedicina: qualificação da atenção; Medicamentos gratuitos; Câncer de colo de útero e mama: expansão do rastreamento. Eixo III: Cuidado Integral

Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011 Eixos: 1. Disponibilidade e acesso a alimentos adequados e saudáveis – Acessibilidade física; medidas fiscais. 2. Educação, comunicação e informação 3. Promoção de modos de vidas saudáveis nos ambientes/ territórios – Cidades; escolas; ambientes de trabalho; equipamentos públicos de alimentação e nutrição. 4. Vigilância Alimentar e Nutricional 5. Atenção integral à saúde do indivíduo com excesso de peso/obesidade 6. Regulação e controle da qualidade e inocuidade dos alimentos Plano Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade 19 ministérios: MDS, MEC, MS, M. Cidades, Esportes, MDA, MF, TRABALHO, PESCA,...

Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011 Custo-efetividade no rastreamento do câncer cérvico-uterino a partir do desenvolvimento de um modelo de Markov para a história natural da doença no Brasil. Detecção precoce do câncer de colo uterino: citologia convencional (teste de Papanicolau) X citologia em meio líquido X teste de captura híbrida de HPV. Conclusão: Teste de Papanicolau é a estratégia mais custo-efetiva para o rastreio do câncer cérvico-uterino Coordenadora: Rosângela Caetano Instituição: UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro Alguns estudos fomentados pelo Ministério da Saúde Country: BRASIL Research in economic evaluation of NCDs

Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011 Os custos de doenças tabaco-relacionadas para o Sistema Único de Saúde Enfermidades: aparelho circulatório, aparelho respiratório e câncer –Custos de internações e procedimentos de quimioterapia: Totais: R$ 1,2 bilhões Atribuíveis ao tabagismo: R$ 338 milhões ( 27,55%) Coordenadora: Maria Alicia Dominguez Uga Instituição: Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) Alguns estudos fomentados pelo Ministério da Saúde

Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011 Informações Econômicas Básicas e Outras Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Demografia; Indicadores Econômicos; Indicadores Sociais; Mercado de Trabalho; etc... –População: 191 milhões de habitantes (Censo IBGE 2010) –PIB per capita: US$ 8,2 mil (2009, estimativa) –Coeficiente de Gini: 0,568 (2008). –Esperança de vida ao nascer: 73 anos (2009) – 81,3 (projeção para 2050)

Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011 Rendimento médio mensal de todos os trabalhos das pessoas ocupadas com rendimento do trabalho (R$):

Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011 Média salarial de profissionais da saúde – Exemplo Enfermeiros Fonte: Relação Anual de Informações Sociais

Taller Regional Economía de la prevención de ECNT y FR Ciudad de México, de Noviembre del 2011 Regional workshop Economics of Prevention of NCD and RF Mexico City, November 2011 Obrigada! Andréa Mendes Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento Ministério da Saúde Brasil