Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cuba: grandes conquistas sociais e atraso econômico. Geopolítica/atualidades Reginaldo.
Advertisements

O que é o Dandara? - grupo feminista cujas concepções políticas se originaram e se desenvolveram no campo da esquerda - auto-organização.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Capítulo 1 - Século XX: onde tudo começou Capítulo 2 – A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática PROGRAMA I ETAPA 9º ANO Capítulo 4 – :
CONSELHO MUNICIPAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO Campinas PARTICIPAÇÃO SOCIAL CRISE OU MUDANÇA? Profa.Doraci Alves Lopes PUC-CAMPINAS Abril 2011.
Escola Nacional do PCdoB CURSO INICIAÇÃO AO ESTUDO DO MARXISMO-LENINISMO Nível I.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Crise da Monarquia Nos finais do século XIX, Portugal vivia uma crise económica, financeira, política e social.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
ROGÉRIO SAMPAIO - ASSESSOR DE IMPRENSA - CNPL Comunicação Sindical.
Figura 1: Movimentos sociais. Disponível em:
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE I Natania A S Nogueira
UniCuritiba Diagrama das Áreas de Concentração Monografia Ciência Política Prof. MSc. Marlus Vinícius Forigo Política e Ideologia na Contemporaneidade:
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Educação Ambiental André Simões Pires Filipe Evangelista Luana Morais da Rosa Pedro Aritana Ochoa Ricardo Franchini Disciplina Psicologia da Educação I-A.
A PRIMEIRA REPÚBLICA ( ) DISCIPLINA : HISTÓRIA PROF. PABLO DA ROCHA.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL PFF Prof. Abimael Costa.
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO 2 ANO, APOSTILA 12.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
A Era Vargas ( ). 1. Introdução: 1.1. Significado: Segundo momento da história republicana brasileira. Exemplo de carteira de trabalho dos anos.
Desenvolvimento X Subdesenvolvimento.    Dividindo o mundo Norte X Sul.  Comparando os países entre si a partir do PIB.  Analisando a realidade.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
EIXO 3 PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Fomento de estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada e a expressão.
República Velha Período que se estende da Proclamação da República (1889) à Revolução de Período que se estende da Proclamação da República (1889)
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: Falência.
EMENTA DO PROGRAMA ÁREA DE INVESTIGAÇÃO E ESTUDOS RELAÇÕES EDUCAÇÃO SOCIEDADE E PRAXIS PEDAGÓGICA.
Czar Nobres Clero Burguesia Operários......Camponeses.
Abordagem crítica de estudos de usuários. Apresentações dos grupos Necessidade de explicar os porquês, justificar os resultados Alguns duvidaram das respostas.
Historia Prof:. RAQUEL DE ABREU MARQUES 2°A Revolução Industrial E.E.M Plácido Aderaldo Castelo Pacujá-ce 11/2013.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
Economia Contemporânea Carlos Augusto da Silva Souza.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
Caminhos das Definições DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva pp
O governo DUTRA Eurico Gaspar Dutra SEXTA AULA A PASSAGEM PARA DO GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS PARA O GOVERNO DUTRA.
Sociologia aplicada para o mundo dos negócios Ana Gebrim
MOVIMENTO PERONISTA ARGENTINA, Ditaduras Latino-Americanas Casa Rosada. Buenos Aires, Argentina, Acervo pessoal.
 1918 á 1939  PERÍODO ENTRE GUERRAS Alunas: Blenda Santos; Maria Julyanna Moraes Série: 9º ano “D”
MODERNIDADE PÓS- MODERNIDADE. Modernidade 1. algo avançado, conquistas mais avançadas, atual, tempo presente. (modus hodiernus) 2. refere-se à época moderna,
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Projeto: Vanguardas Europeias
PREFEITURA DE EMBÚ DAS ARTES SECRETARIA DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ Curso: Controle Social do Orçamento.
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
FOUCAULT: REFLEXÕES SOBRE A CRISE NA MEDICINA. BREVE RESGATE HISTÓRICO O SURGIMENTO DO DIREITO À SAÚDE A SOMATOCRACIA.
Estado Moderno Equipe Bruna Negromonte Elso Palharini Fabiane Andrade Gregory Carneiro Raimundo Gledson Elso.
Tibete “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Dalai Lama.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
AULA 5 O CAPITALISMO INDUSTRIAL E A PROBLEMÁTICA URBANA Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016.
Pesquisa na América Latina Com base nos textos disponíveis no Stoa.
TEM MULHER QUE GOSTA #sóquen ão. CONCEITO Tem Mulher que Gosta #sóquenão é uma campanha de comunicação que tem por preceito básico a CONSCIENTIZAÇÃO sobre.
O QUADRO TÉORICO E HISTÓRICO DAS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO In: SANTOS, Theotônio. A teoria da dependência: balanço e perspectivas. RJ: Civilização Brasileira,
Políticas culturais no Brasil contemporâneo Antonio Albino Canelas Rubim
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
Transcrição da apresentação:

Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)

Grupo: Regina Hanae Ishihara Stephanie Osterloh Suelen Cristina Smith Lima Vivian Garcia de Rezende

Novos Movimentos Sociais (NMS) Surgiu em meados do século XX Objetivo/função de complementar as lutas de classes dos movimentos clássicos ou são vistos como alternativos aos movimentos de classes tradicionais e aos partidos políticos de esquerda.

Contexto histórico na América Latina Invasão europeia na América Latina. A América Latina vivenciou três períodos no século XX. 1°período: acumulação primário-exportador que correspondia aos regimes oligárquicos. 2°período: pós crise de 1929, em que alguns países desenvolveram politicas de industrialização. 3°período: esgotamento do modelo econômico de substituição de importações.

As revoluções socialistas e libertárias Revolução Russa Revolução Cultural, na China Guerra da Coreia Revolução no Vietnã Revolução dos Cravos em Portugal 3 momentos em que o imperialismo norte americano tenta atrair os intelectuais da América do norte. Pós 2° Guerra Mundial Pós Revolução Cubana De 1980 até os dias de hoje

O Maio Francês de 1968 Contexto histórico Movimentos estudantis Aliança entre estudantis e trabalhadores Maio de 1968 e as ações anticapitalistas Maio de 1968 como “revolução cultural” Maio de 1968 e a crise de projetos societários

Duas distinções para conceituar os movimentos sociais Movimentos e mobilização sociais Movimento social e ONG

O aparecimento dos chamados “NMS” A luta operária não conseguiu converter-se em um projeto societal hegemônico dos trabalhadores, contrário ao do capital. As lutas operárias não conseguiram se articular com as demandas e os novos movimentos sociais. Características dos “NMS” Questões de suas lutas não estão ligadas ao trabalho. Possuem uma postura “antiEstado” e “antipartidos políticos”.

As condições históricas de emergências dos NMS na América Latina e no Brasil Diversidade latino-americana. A modernização conservadora no Brasil. O cenário de lutas anterior e durante a ditadura militar.

Movimentos sociais na América Latina e no Brasil Movimentos clandestinos, de resistência à ditadura e redemocratização no Brasil. Movimentos e demandas por bens de consumo coletivo. MST e as lutas pela Reforma Agrária. Os movimentos étnicos e raciais. Movimentos Sociais feministas, estudantil e por liberdade de orientação sexual.

Movimentos Sociais no contexto neoliberal O contexto da hegemonia neoliberal na América Latina Movimentos de resistência ao neoliberalismo A Vila Campesina Movimentos das Mulheres Camponesas (MMC) Movimentos Atingidos por Barragens (MAB) Consulta Popular (CP) Assembleia Popular (AP) Fórum Social Mundial (FSM) e Movimentos “Altermundistas” Imperialismo, militarização/repressão, movimentos de direita e luta ideológica como formas de respostas do capital

O projeto de “Terceiro Setor” no contexto neoliberal Mobilizações coletivas centradas mais em questões éticas e morais Movimento Carapintadas, movimento pró-impeachment do presidente Collor, Movimento pela Ética na Política, Movimento Ação da Cidadania contra a Fome, Miséria e pela Vida Crescimento das ONGs

Atores e projetos do chamado “Terceiro Setor” Atores e função do chamado “Terceiro Setor” Voluntariado ou ação social A funcionalidade do chamado “Terceiro Setor” Projetos do chamado “Terceiro Setor”

O movimento dos Movimentos Sociais O Movimento Sindical Os “Novos Movimentos Sociais” As organizações do chamado “terceiro setor”

Críticos das visões culturalistas Novos ou velhos M. S.?substitutivos ou complementares aos movimentos de classe? A sociedade civil transformada em ‘terceiro setor”, como esfera pública não estatal e como ilusório caminho para a ampliação da democracia A ilusão de movimentos sociais e da sociedade civil como “aclassista” e desconectada da contradição capital-trabalho A setorização da realidade e dos atores O pensamento pós-moderno e sua funcionalidade ao capitalismo

Panorama das lutas sociais no cenário contemporâneo Os NMS e os limites das lutas espontaneístas. Alguns desafios teóricos e político organizativo dos movimentos sociais na contemporaneidade.