FACULDADE INTEGRADAS DE TAQUARA CURSO SUPERIOR EM GESTÃO DA QUALIDADE ISO OHSAS 18001 2007 Conceitos/Histórico; Requisitos /Imagens; Sistema de Auditoria;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OHSAS Antecedentes: Versão 1999
Advertisements

CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
Apresentação da Especificação
REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO:
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Gustavo Nicolai.
Administração e segurança de redes
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA).
Informações Gerais Ênfase maior a Saúde x Segurança
Alterações da norma OHSAS 18001:2007
Visão Geral das Normas ISO
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
INTEGRAÇÃO PLACE Alex.
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
Código de Ética – Auditoria de Sistemas
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
Instrutor: Objetivos:.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Auditoria da Qualidade
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
NORMA BS 8800 E OHSAS Prof Marco Antônio Vezzani
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
5. Abordagem como um sistema de gestão
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Instrutor: Objetivos:.
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
Especialização em Gestão de Pessoas
Prefácio Esta especificação da Série de Avaliação da Segurança e saúde ocupacional Occupational Health and Safety Assessment Series (OHSAS) e o documento.
4 – Políticas de Segurança
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
1 IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
1de12 Inserção do Laboratório no(s) Sistema(s) de Qualidade da Empresa 4 de Dezembro de 2006.
GESTÃO AMBIENTAL Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental 4º ano
AUDITORIA Norma NBR 19011:2002 Fornece definições e os critérios de auditoria.
Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL PROFª Drª Cláudia Rech – junho O QUE É ? ABNT NBR ISO 14001:2004 “Parte do sistema.
Certificação e Auditoria Aula 9 – Monitoramento e Melhoria
Certificação e Auditoria
ISO 9000.
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Termos Utilizados Ação Corretiva – Ação implementada para eliminar as causas de uma não-conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente,
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Sistema de Gestão da Qualidade
Conteúdo programático
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Visão geral das principais normas: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS
ISO que bicho é esse? ..
DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
4.4 Implementação e Operação
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 1 – Considerações Gerais Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
SISTEMAS DE GESTÃO DE ENERGIA
Segurança ocupacional Carlos Alberto Daniel Antonelo Pedro Celso Ricardo Nene.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Transcrição da apresentação:

FACULDADE INTEGRADAS DE TAQUARA CURSO SUPERIOR EM GESTÃO DA QUALIDADE ISO OHSAS Conceitos/Histórico; Requisitos /Imagens; Sistema de Auditoria; Empresas Certificadas (Cases) Perfil do Auditor Alex Sander da Rosa Martin Schneider Neto Certificação e Premiação na Qualidade Mestre Ivan Paludo

Histórico Há algumas décadas vem sendo discutida a necessidade de elaboração de uma série de normas ISO que trate especificamente das questões de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho, e que tenha interface com as demais normas de gestão. Alguns grupos de interessados no assunto apoiam tal ideia, outros não, com um rol de razões para ambos os lados. Em 1997, um ano após a publicação da norma UNE e da BS 8800, a ISO decidiu que o organismo adequado para o desenvolvimento de normas de gestão em Saúde e Segurança no Trabalho era a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que mais tarde, em 2001, editou as Diretrizes Relativas aos Sistemas de Gestão da Segurança e da Saúde no Trabalho (ILO-OSH 2001Ser).

Histórico Neste período ocorreram mudanças no entendimento deste processo em alguns grupos de interessados. Para fazer frente às críticas pela pouca ênfase à segurança e à saúde dos trabalhadores nas normas de qualidade, e também porque o controle dos riscos e de enfermidades e acidentes do trabalho transformaram-se em objetivos prioritários para um grande número de empresas, mais de 20 organizações reuniram-se na Inglaterra em 1999 e deram forma ao primeiro instrumento para certificação de sistemas de segurança e saúde ocupacional de alcance global. Participaram deste grupo, que deu origem à série de normas OHSAS (Ocupattional Health and Safety Assessment ies) alguns organismos nacionais de normalização (Irlanda, Austrália, África do Sul e Inglaterra) e algumas empresas certificadoras (SGS, BSI, BVQI, DNV e Lloyds), entre outros.

Conceito Esta Norma da Série de Avaliação da Segurança e Saúde no trabalho (OHSAS) especifica os requisitos relativos a um sistema de gestão da segurança e saúde do trabalho, para permitir que uma organização controle os seus riscos para a SST e melhore o seus desempenho da SST, e fornece especificações detalhadas para a concepção de um sistema de gestão. A presente Norma OHSAS é aplicável a qualquer organização que pretenda: a)Estabelecer um sistema de gestão da SST destinado a eliminar ou minimizar o risco para os trabalhadores e outras partes interessadas que possam ser expostas a riscos para SST associados as atividades; b)Estabelecer, implementar, manter e melhorar um sistema de gestão da segurança e saúde do trabalho; c)Assegurar-se da conformidade com a sua politica de SST; d)Demonstrar conformidade com esta Norma OHSAS.

Estrutura do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional

Sistema de Auditoria A organização deve estabelecer e manter um programa e procedimentos para auditorias periódicas do Sistema de Gestão da SSO, a serem realizadas de forma a determinar se o sistema de gestão está em conformidade com as disposições planejadas, inclusive os requisitos desta especificação. Foi devidamente implantado e está sendo mantido, e é eficaz no atendimento a política e aos objetivos da organização. Analisar criticamente os resultados de auditorias anteriores. Fornecer a administração informações sobre os resultados das auditorias

Sistema de Auditoria O programa de auditoria da organização, incluindo qualquer cronograma, deve basear-se nos resultados das avaliações de risco das atividades da organização, e nos resultados das auditorias anteriores. Os procedimentos das auditorias devem considerar o escopo da auditoria, a frequência, as metodologias e as competências, bem como as responsabilidades e os requisitos relativos a condução de auditorias e à apresentação dos resultados. Sempre que possível as auditorias devem ser conduzidas por pessoal independente daquele que tem responsabilidade direta pela atividade que esta sendo examinada. Porém isso não significa que esta pessoa obrigatoriamente seja externa a organização.

Empresas Certificadas Com base nos dados preparados pelo QSP ( Centro de Qualidade, Segurança e Produtividade ) existem em torno de 410 empresas certificadas na norma OHSAS ( cadastradas no site ), no mundo passa de empresas. O QSP já a assessorou mais de 1500 empresas de grande, médio e pequeno porte, dos mais diversos setores de atividade. A Marcopolo S/A foi certificada em Fabricante de ônibus Laminar Médica – Empresa responsável por produtos que protegem vacinas, medicamentos, sangue e associados, produtos médicos que necessitam de controles rigorosos de temperatura durante o transporte.

Necessidades de certificação Para cumprir legislação do setor Superar as expectativas dos clientes Para criar um sistema documentado para melhorar as políticas de saúde e segurança Benefícios Regulamentos legais e de conformidade Aumento do acesso a novos clientes e parceiros de negócio Aumento da confiança pessoal Melhoria contínua Melhor gestão da saúde e riscos de segurança