Profa. Bruna Panzarini Aula Planejamento de Projetos Professora Bruna Panzarini.

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Transcrição da apresentação:

Profa. Bruna Panzarini Aula Planejamento de Projetos Professora Bruna Panzarini

Profa. Bruna Panzarini Gestão de Riscos do Projeto  Risco é algo negativo?  Fala o empreendedor:  Quem não arrisca, não petisca (Brasil).  Nothing ventured, nothing gained (EUA).

Profa. Bruna Panzarini Gestão de Riscos do Projeto  Duas facetas da mesma moeda: Risco e Oportunidade  Não há oportunidade sem risco, bem como não há riscos que não esconda oportunidades.

Profa. Bruna Panzarini Gestão de Riscos do Projeto  Objetivo:  Minimizar a chance e os impactos negativos.  Maximizar a chance e os impactos positivos dos riscos/oportunidades do projeto.

Profa. Bruna Panzarini Gestão de Riscos do Projeto  Processos:  Planejamento da Gestão de Riscos (define métodos, responsáveis e prazos)  Identificação de Riscos  Análise Qualitativa de Riscos  Análise Quantitativa de Riscos (uso de Estatística, possível em alguns casos)  Planejamento de Respostas  Controle de Riscos (durante a execução)

Profa. Bruna Panzarini Identificação de Riscos  Risco/Oportunidade é todo evento incerto que caso ocorra traz impactos positivos e/ou negativos para o projeto. Inclui:  Incerteza (desconhecimento)  Imprevisto (não pode ser previsto)  Imponderável (não pode ser avaliado)  Acidental (desastre, catástrofe)  Motivos de força maior: eventos externos causados pela natureza (enchentes, terremotos) ou pelo homem (greve, sabotagem, violência)

Profa. Bruna Panzarini Identificação de Riscos  Dificuldade:  Ninguém fica imune a riscos!  Só se percebem os riscos que se admite perceber!

Profa. Bruna Panzarini Identificação de Riscos  Técnicas sugeridas (em seqüência): 1.Toró de palpites (brainstorming). 2.Análise da documentação do Projeto. 3.Entrevistas com interessados relevantes. 4.Listas de verificação (check-lists). 5.Análise de cenários (otimista e pessimista).

Profa. Bruna Panzarini Tipos de Riscos  Operacional:  Erros de projetos, de execução, falhas operacionais.  Problemas de gestão, de compra, de logística, conflitos na equipe do projeto.  Empresarial ou Organizacional:  Imagem, reputação, objetivos sociais.  Estratégias organizacionais.  Competição com outros projetos.

Profa. Bruna Panzarini Tipos de Riscos  Estrutural:  Situação econômica, política e social.  Leis, regulamentos e normas técnicas exigidas.  Mercado e concorrência.  Incerteza:  Acidentes, motivos de força maior, crises.  Desconhecimento.

Profa. Bruna Panzarini Análise Qualitativa de Riscos  Probabilidade:  Muito alta vale 5  Alta vale 4  Média vale 3  Baixa vale 2  Muito baixa vale 1  Seja conservador e avalie coletivamente para reduzir o erro.

Profa. Bruna Panzarini Análise Qualitativa de Riscos  Impacto:  Muito alta vale 5  Alta vale 4  Média vale 3  Baixa vale 2  Muito baixa vale 1  Considere impactos financeiros, nos objetivos do projeto e na reputação da equipe e da organização.

Profa. Bruna Panzarini Avaliação Qualitativa de Riscos  P x I resulta na esperança matemática de ocasionar impactos.  Quanto riscos devemos escolher?  Pela curva ABC, selecione os riscos que representam ~70% do total de pontos.  Por critério qualitativo, determine até onde e quais pretende considerar.

Profa. Bruna Panzarini Respostas a Riscos  Estratégias para Riscos Negativos:  Evitar – eliminar totalmente risco (infelizmente é condição rara).  Transferir – a terceiros (exemplo: seguro).  Mitigar – reduzir a probabilidade e/ou impactos.

Profa. Bruna Panzarini Respostas a Riscos  Estratégias para Oportunidades:  Explorar – fazer acontecer.  Compartilhar – alianças, joint-ventures, consórcios, trabalho em equipe.  Aprimorar (enhance) – ampliar probabilidade e/ou impactos positivos.

Profa. Bruna Panzarini Respostas a Riscos  Estratégia para ambos:  Aceitação – passiva (deixa rolar) ou ativa (Plano Contingencial):  Criar Plano B caso o risco se torne realidade, apesar de existir o Plano A.

Profa. Bruna Panzarini Plano de Gestão de Riscos  Contém:  Planilha de Riscos identificados, a ser complementada no futuro.  Planilha de Respostas a Riscos, a ser revista e ampliada no futuro.  Depois de aprovado é incorporado ao Plano de Gerenciamento do Projeto.  As ações de Plano A são somadas ao Escopo do Projeto.

Profa. Bruna Panzarini Plano de Gestão da Comunicação  Diferença:  Informar é unidirecional.  Comunicar é bidirecional: estabelece relacionamentos.

Profa. Bruna Panzarini Plano de Gestão da Comunicação  Cada interessado relevante merece uma comunicação planejada especificamente para ele:  Veículo  Freqüência  Conteúdo  Forma  Responsável

Profa. Bruna Panzarini Plano de Gestão da Comunicação  Veículos (mídias) gerais de informação:  Jornais, periódicos, murais, impressos, display, TV, show-room.  Internet, Intranet, , Portal do Conhecimento.  Sistemas de: Informação Gerencial, CRM.  Eventos comemorativos, reuniões abertas, assembléias.

Profa. Bruna Panzarini Plano de Gestão da Comunicação  Reuniões e Eventos:  Reunião de Apresentação, Reunião de Lançamento do Projeto (Kick-off meeting, com quem está comprometido), Apresentações Itinerantes (roadshow).  Eventos de reconhecimento, de comemoração, de networking, com parceiros, premiações.

Profa. Bruna Panzarini Plano de Gestão da Comunicação  Reuniões e Eventos:  Reuniões periódicas de Avaliação, Reunião de Balanço do Projeto, apresentações a comitês e a dirigentes, Reunião de Grupo Focal, videoconferência.  Treinamentos presenciais, a distância, auto-desenvolvimento.

Profa. Bruna Panzarini Plano de Gestão da Comunicação  Veículos formais:  Contratos, concursos, correspondências oficiais, declarações ao público;  Encartes, press-releases, casos de sucesso, guia rápido, informativos;  Relatórios de Status, de Progresso ou de Tendências;

Profa. Bruna Panzarini Plano de Gestão da Comunicação  Veículos específicos de projetos:  Sala de Estratégia (war room): local de acesso restrito usado para reuniões sem pauta para deliberar assuntos de ação imediata e cotidiana;  Brindes, selos e outros lembretes, encontros informais (happy hour).

Profa. Bruna Panzarini 25 Plano de Gestão da Comunicação VeículoPúblico Alvo FreqüênciaConteúdoFormaRespon -sável Reuniões Eventos Relatórios V. Digitais Especiais EquipeMar05 Mensal Eventual Quando Necessário A ser definido Projeto Equipe Status Progresso Tendências Local Agenda Internet Presenci al

Profa. Bruna Panzarini Plano de Gestão da Comunicação  Deve ser aprovado pelos envolvidos.  Soma aos demais planos do Plano de Gestão do Projeto.  Adiciona ações e entregáveis aos Escopos do Projeto.  Nota: Só lidera o projeto de fato quem lidera a comunicação do projeto!