Cartilha de Boas Práticas para Serviços de Alimentação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professora e enfermeira : Carla Gomes
Advertisements

Segurança Alimentar Profª: Bruna Gratão.
BOAS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO DE SUPERFÍCIES
Visando a obtenção de alimentos seguros Boas Práticas de Higiene no manuseio de Alimentos O Vigilante Sanitário
Aprenda a utilizar o Shiva PASSO A PASSO. Passo_1 INSTALANDO O APARELHO VOCÊ PODE DEIXÁ-LO SOBRE BANCADAS DE APOIO.
CUIDADOS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
O CONTROLE DAS INFECÇÕES ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS!
Os Cinco Pontos-Chave da Organização Mundial da Saúde para a Inocuidade dos Alimentos Funny Chefs Na Cozinha.
HEPATITES VIRAIS PET FARMÁCIA UNIFAL – MG
Estagiárias: Ana Gabriela Andréa Mônica
Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios
Capacitação de Manipuladores de Alimentos
BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE NA COZINHA
Técnicas Assépticas 1.Introdução A existência de microrganismos no ambiente Justifica a aplicação de técnicas que produzem O seu número e proporcionam.
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Alimentos PROCEDIMENTOS DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA.
Manual de Práticas Saudáveis
Boas Práticas de Manipulação de Alimentos
Fundamentos do Manual de Boas Práticas
PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS POP’s
MANIPULADOR DE ALIMENTOS
MICROBIOLOGIA E HIGIENE NO REFEITÓRIO
PROCEDIMENTOS EM COZINHA INDUSTRIAL E RESTAURANTES
Regras de ouro da “OMS” Preparação inócua de alimentos
O bom andamento da casa Guilherme G ano. Uma solução para limpeza pesada Aqui está a receita de uma solução que remove a sujeira pesada de pisos.
Murilo Alvarez. NA SUA CASA DE BANHONA limpeza da sua casa de banho tenha uma atenção especial às zonasque envolvem as torneiras, aos ralos e ao chão.Limpe.
DOENÇAS ALIMENTARES Profª Adriana S. Nagahashi 2015.
Limpeza de Caixa d’água
EVOLUÇÃO DA COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE. CONTEXTUALIZAÇÃO 2015.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
Higiene e Segurança dos Alimentos Mônica Alves Portaria 2616 de 12/05/98 do Ministério da Saúde, para anti-sepsia das mãos. Os anti-sépticos permitidos.
Manejo e destino final das embalagens
Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e Prevenção da Obesidade. José Freitas Presidente do FNDE VI Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
SE VIRA NOS 30’. SE VIRA NOS 15’ PROCEDIMENTO DE COMPRAS VISÃOGEO.
Cód.: PIM-TDPS-HS-0028-Rev.02 UHE Belo Monte - Sítio Pimental.: 0 Nº 214 Segunda-feira PREVENÇÃO APR – ANALISE DE RISCO APR – ANALISE DE RISCO Nº 94 Terça-feira.
Plano de Gerenciamento de RSS
Medicamentos genéricos no Brasil: histórico e panorama atual 07 de maio de 2015 Ivo Bucaresky Diretor Presidente Substituto.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
Programa Capital Criança: Vacinação nas maternidades de Florianópolis – BCG e Hepatite B Enfermeira Msc. Marcia Sueli Del Castanhel – Coordenadora do Programa.
1.O que é a saúde? “A saúde é um estado de bem-estar físico, psíquico e social resultante do equilíbrio entre o indivíduo e o meio em que vive.” Organização.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
HIGIENE PESSOAL DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA
PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PAES LEME.
ORIGEM DA VIDA. Teoria da Geração espontânea Também denominada Teoria da Geração espontânea. princípio ativovital Aristóteles (384 a 322 a.C.)  acreditava.
HACCP OU APPCC Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle
SEPLAN ROTEIRO DE SUGESTÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DE RESTAURANTE POPULAR.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
CURSO SOBRE HIGIENE PESSOAL
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) Débora Cristina Kranzfeld Diretoria de Segurança do Trabalho Instituto de Química – Unicamp Telefone
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
A Organização do Trabalho dos Alunos no Laboratório
Unidade 4 Avaliação, Informação e Bem Estar. Uma distinção fundamental entre dado e informação é que o primeiro é puramente sintático e a segunda.
Microrganismos.
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Objetivo O projeto Reutilizando + tem como objetivo incentivar as pessoas à reciclar e melhorar a qualidade de vida visando poupar os recursos naturais.
Licitações Sustentáveis Teresa Villac Pinheiro Barki Apresentação complementar à contratação sustentável de serviços de limpeza II CURSO DE LICITAÇÕES.
As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que.
Gerenciamento Financeiro de seu Acordo Cooperativo Pretoria, África do Sul 30 de novembro – 3 de dezembro de 2009.
Trabalho elaborado por: Carolina Ramos nº5 Cheila Ferreira nº6 Duarte Neves nº10 Francisca Costa nº12 Joana Pinto nº16 Escola básica nº2 e 3 de Arganil.
Faculdade: Nome da faculdade Disciplina: Nome da matéria Grupo: Os nomes do grupo aqui.
Processo de obtenção de emulsões de glicerina para aplicação de herbicidas.
Higiene das mãos. O modo mais frequente de transmissão de infecções é por contacto directo entre as pessoas, através de equipamentos e materiais contaminados.
Pesos e medidas Profa. Sandra Otoni.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
Boas Práticas de Manipulação de Alimentos
BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE NA COZINHA
Transcrição da apresentação:

Cartilha de Boas Práticas para Serviços de Alimentação

Resolução-RDC ANVISA nº 216/04? Esta Resolução estabelece as Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

BOAS PRÁTICAS O termo de “boas práticas” tem sido utilizado para definir o conjunto de ações que visam o bom processamento ou beneficiamento de produtos (OMS, 2006).

O que são Boas Práticas de higiene? São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

Contaminação Normalmente, os parasitas, as substâncias tóxicas e os micróbios prejudiciais à saúde entram em contato com o alimento durante a manipulação e preparo. Esse processo é conhecido como contaminação. A maioria das DTA está associada à contaminação de alimentos por micróbios prejudiciais à saúde.

Os micróbios são organismos vivos tão pequenos que só podem ser vistos por meio de um equipamento com lentes de aumento chamado microscópio. Eles também são conhecidos como microrganismos.

Os micróbios multiplicam-se nos alimentos quando encontram condições ideais de nutrientes, umidade e temperatura.

POP DE HIGIENIZAÇÃO DA CAI XA D’ÁGUA • Feche o registro, retire toda a água da caixa d’água. • Feche a saída de água da caixa d’água. • Retire a sujeira. • Lave as paredes e o fundo da caixa d’água com água e sabão. Os utensílios, como vassoura, escova, rodo e pano, devem ser de uso exclusivo. • Abra a saída de água e retire todo o sabão com água corrente. • Feche a saída de água. • Prepare a solução desinfetante, diluindo 1 litro de água sanitária em 5 litros de água. Esse volume é apropriado para uma caixa d’água de 1000 litros. • Espalhe a solução nas paredes e fundo da caixa d’água com uma broxa ou pano. Aguarde por 30 minutos. • Enxágüe a caixa d’água com água corrente, retirando todo o resíduo de desinfetante. • Esgote toda a água acumulada. • Encha a caixa d’água.

É a pessoa que lava, descasca, corta, rala, cozinha, ou seja, prepara os alimentos.

Para lavagem correta das mãos siga os seguintes passos: 1. Utilize a água corrente para molhar as mãos; 2. Esfregue a palma e o dorso das mãos com sabonete, inclusive as unhas e os espaços entre os dedos, por aproximadamente 15 segundos; 3. Enxágüe bem com água corrente retirando todo o sabonete; 4. Seque-as com papel toalha ou outro sistema de secagem eficiente; 5. Esfregue as mãos com um pouco de produto anti-séptico.

Finalmente suas mãos estão limpas e prontas para manipular os alimentos!

Manual de Boas Práticas É um documento que descreve o trabalho executado no estabelecimento e a forma correta de fazê-lo. Nele, pode-se ter informações gerais sobre como é feita a limpeza, o controle de pragas, da água utilizada, os procedimentos de higiene e controle de saúde dos funcionários, o treinamento de funcionários, o que fazer com o lixo e como garantir a produção de alimentos seguros e saudáveis (ANVISA).

Procedimento Operacional Padronizado (POP ) É um documento que descreve passo-à-passo como executar as tarefas no estabelecimento. É como uma receita de bolo, que deve ser seguida rigorosamente, para que tudo vá bem. O POP destaca as etapas da tarefa, os responsáveis por fazê-la, os materiais necessários e a freqüência em que deve ser feita. Os POP são documentos aprovados pelo estabelecimento, por meio do responsável, e é dever de cada manipulador segui-los.

Papel da supervisão? A supervisão dos manipuladores pode ser executada pelo proprietário, pelo responsável técnico ou por um funcionário capacitado, por meio de curso.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Serviço de Vigilância Sanitária de seu município ou Estado. Os endereços destes órgãos estão disponíveis no site da Anvisa, no link: http://www.anvisa.gov.br/institucional/snvs/index.htm Onde encontrar a Resolução-RDC nº 216, de 15/09/04: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/bps.htm

Questionário Qual é o objetivo da cartilha de Boas Práticas? O que é a RDC nº 216/04? O que é a Anvisa? De que forma “o trabalho do manipulador de alimentos é fundamental para garantir alimentos mais seguros e proteger a saúde dos consumidores.”