AGENDA MERCADO DA ROBÓTICO WORLD WIDE OUTLOOK iROBOT VANTAGENS COMPETITIVAS OUTLOOK FINANCEIRO OUTLOOK MARKETING OUTLOOK OPERAÇÕES OUTLOOK CONCORRÊNCIA RESUMO EXECUTIVO
Mercado Robótica World Wide GLOBAL MARKET € € € € € EVO-25%29%22%18% Mercado cresceu 86% entre 09/12 I B2B €5.500 €8.833 € € € B2C8.000 €8.750 €9.500 € € € EVO B2B61%38%27% EVO B2C9%8%7% Segmento B2B cresceu 182% entre 09/12 Segmento B2C cresceu 26% entre 09/12 Quota iRobot: 08 – 1,6% GM 09 – 2,2% GM
Outlook iRobot B2C Novos mercados Novos produtos Peso do financiamento Publico I&D Peso Actual: 67,6% Peso estimado: 40%
Vantagens Competitivas iRobot Preços inferiores à concorrência B2C Qualidade percebida superior face à concorrência B2C Mercado B2C imensas oportunidades overseas Pioneira robótica no mass market (B2C)
Outlook Financeiro Periodo em análise sempre teve resultados positivos e em evolução crescente EBITDA sempre a crescer, atinge dois digitos Reduzida necessidade de investimento para estratégia de expansão Crescimento total de receitas aproximadamente 75% $
Outlook Marketing | Os Novos Desafios Uma nova política de MKT e de Comunicação Página Corporativa iRobot (Redes Sociais) | FB, TW, LI Plano de Comunicação específico do modelo Roomba | Press Advertising Edições Especiais Anuais dos modelos mais vendidos | Desirable Product Ferramenta CRM | Know Our Customer Desenvolvimento de Novos Produtos e Segmentos Medicina | 3ª Idade | Deficientes | Segurança Doméstica | Apoio Mobilidade Continuidade e Alargamento do Programa SPARK Acompanha a internacionalização e com maior divulgação Challenge Comercial Retalhistas U.S.A.
Outlook Operações Auditoria não conformidades (Fábrica/Retal histas) Qualidade Acordos de longa duração Custo Produção contínua Ambito geográfica Tempo Sistema gestão da qualidade Long term agreement Fábrica China Produz e testa Processo de qualidade Distribuição Fábrica USA Rede internacional de distribuição FEDEX UPS Retalhistas Distribuidores Canada, China, Brasil Japão, Hong-kong Malásia
Outlook Capital Humano ADN iRobot está em B2B/B2G; Oportunidades estão em B2C; É necessário criar cultura de mercado na empresa – drill down LEVAR O CLIENTE B2C PARA A ORGANIZAÇÃO ONDE ESTOU? Que competências são intrínsecas à equipa. ONDE QUERO ESTAR? Que competências são preciso institucionalizar para “cultura de mercado”. COMO? Questionários de personalidade, provas de grupo, assessment situacionais;a programas de formação focalizados, programas de coaching para agentes determinantes no processo de mudança recrutamento externo de perfis críticos.
Outlook Concorrência B2C Global Força Financeira Robótica não é o principal segmento B2G Um concorrente USA Força Financeira Elevada Tecnologia Relação Próxima Governo 70 Patentes Fim: I&D Combater Reverse Engineering Alimentação e Reforço Pipeline de Patentes
Resumo Executivo Reinvestim ento de 6%, mínimo, ao ano em I&D Crescimento 15% ano Atingir 60% das vendas B2C crescimento 15% ano 5% QM Industria da Robótica OBJECTIVO 2014