Capacitação e integração de juízes em matéria ambiental 1ª Reunião Preparatória da XVII Cumbre Cândido Alfredo Silva Leal Júnior - Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Advertisements

PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, ACESSO À ÁGUA E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO FGP / SAN – ÁGUAS – CISTERNAS / 2011 PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS E A.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
PROJETO O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET Carolina Quattrer Pinheiro da Silva Débora Souza da Silva Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
JULIA BALBI ALBERTIN ANA CAROLINA S NERES. Inovação no Treinamento de Mesários Parceria : ➢ O projeto foi idealizado pela servidora Ana Carolina (Técnico.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
Conecta as unidades municipais à Prefeitura de São José dos Campos 690 km de fibra ótica ligando 913 pontos pela cidade.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais REGULARIZAÇÃO DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL PARECER Nº 895/13 RESOLUÇÃO Nº 460/13 Maria do Carmo Menicucci.
O Projeto Político Pedagógico é...
A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia Educacional – CTE Núcleo Tecnológico Municipal – NTM UME Professor Avelino da Paz Vieira.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
Formação Continuada ISFP – SJC 2º semestre de 2015 Equipe de formação continuada Campus São José dos Campos.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Plano de Bairro para o 2 de Julho – PROEXT 2014 Grupo de Pesquisa.
Wilson de Matos Silva, março/ A Escola de Tempo Integral é pressuposto essencial para o desenvolvimento de um país, pois, não existe nação.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 Escola da Advocacia-Geral da União.
Processo de Elaboração de um Padrão Internacional e de adaptação local. Padrões Válidos no Brasil e Internacional. Hierarquia do padrão. Professora Assistente:
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
23ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL “Uso responsável da internet” Lema: Navegar sempre mas com Responsabilidade.
PDSN21/15-16 PDSN21/15-16 A Folha de Cálculo como ferramenta pedagógica na organização e gestão das tarefas do docente Agrupamento de Escolas Lousada Este.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
Por que ter software educacionais nas escolas?. Algumas escolas ainda ficam com pé atrás na hora de implantar esse projeto em seus colégios.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
EPORTUGUÊSe – junho de |1 | A iniciativa ePORTUGUÊSe e oportunidades para os países de língua portuguesa BIREME/OPAS/OMS - São Paulo.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR PHILIPPE PERRENOUD
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
Oficina de planejamento das atividades do NEPEME para 2009 Florianópolis, novembro de 2008.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
1 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia de análise de estudo de caso em sala de aula e sua avaliação Ana Carvalho.
Enviem suas contribuições para
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Transcrição da apresentação:

Capacitação e integração de juízes em matéria ambiental 1ª Reunião Preparatória da XVII Cumbre Cândido Alfredo Silva Leal Júnior - Brasil

O que foi feito na XVI Cumbre?  Na XVI Cumbre, foi aprovada declaração de princípios sobre atuação dos juízes em matéria de meio ambiente (princípios teóricos e abstratos).  A Assembleia Plenária também aprovou o seguimento da temática sobre meio ambiente (recomendações práticas e concretas). 2

O que se propõe para XVII Cumbre?  Nesta edição da Cumbre, propomos concentrar nossos esforços na capacitação e integração dos juízes.  A proposta é desenhar e executar curso à distância para que juízes de diversos países discutam os temas da Declaração de Buenos Aires e possam se ligar uns aos outros em questões de meio ambiente. 3

Quais são os objetivos futuros?  Ao término desta edição, teremos identificado juízes interessados no tema. Eles estarão integrados em ambiente virtual (correio eletrônico e internet).  Isso permitirá que aqueles juízes que participaram (alunos) atuem como tutores (professores) em novas edições do curso em seus países.  Os participantes estarão conectados pela internet, permitindo criação de rede de cooperação judiciária ibero- americana em direito ambiental. 4

Quais são os produtos esperados?  Esperamos alcançar três resultados principais: Preparar e montar um modelo de curso de ensino à distância e capacitação de magistrados em matéria de meio ambiente (debate e troca de experiências) Realizar duas edições desse curso (espanhol e português) Entregar CD/DVD com conteúdo e formato daquele curso para as escolas de magistratura dos países interessados (na Assembleia Plenária de 2014) 5

Quais as etapas do projeto?  Na Primeira Ronda pretendemos: Preparar o conteúdo do curso (a partir dos temas da Declaração de Buenos Aires) Desenhar o formato do curso (com software livre e ênfase na troca de experiências entre os participantes) Executar projeto-piloto do curso (edição reduzida em ambiente controlado) 6

 Na Segunda Ronda pretendemos: Apresentar e discutir os resultados do curso-piloto Revisar, corrigir e validar formato e conteúdo Executar curso na versão definitiva (ambiente internacional) 7

 Na Segunda Reunião Preparatória pretendemos: Consolidar a proposta pedagógica e definir o formato definitivo Preparar os produtos para a Assembleia Plenária 8

 Na Assembleia Plenária pretendemos: Apresentar os resultados e validar a proposta pedagógica Entregar aos países participantes CD/DVD com formato e conteúdo do curso Decidir encaminhamentos futuros (rede de cooperação judiciária, etc) 9

Quais recursos são necessários?  Primeira etapa: Conteúdo e formato do curso Escola da magistratura para projeto-piloto (poucos juízes)  Segunda etapa: Tradução e integração (tutores e participantes) Escola de magistratura para versão definitiva (mais países)  Terceira etapa: Elaboração do CD/DVD 10

Como funciona um curso de Ead?  Sociologia Jurídica para Juízes: [candidojunior]  Construção de Textos Judiciários: [csl] 11

Quais as vantagens da proposta?  Esta proposta dá seguimento ao que foi decidido na XVI Cumbre quanto ao tema de direito ambiental.  Possibilita bons resultados com baixo custo.  Cria espaço na internet e reúne participantes para futura rede de cooperação judiciária ibero-americana de direito ambiental. 12

Una Justicia de Futuro  Está integrado à proposta da XVII Cumbre porque: Seu conteúdo é atual (debate e troca de experiência entre juízes sobre meio ambiente) Seu formato é moderno (capacitação judiciária, ensino à distância, novas tecnologias, integração ibero-americana) 13

Gracias! 14