REQUALIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE RECOLHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Trabalho realizado por: Emanuel Lemos 11ºF nº6 Pedro Ferreira 11ºF nº13 Tiago Silva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA”
Advertisements

NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA Má Conservação das Estradas da Verdizela 11º H Ana Figueiredo nº1 Ana Tavares nº2 Catarina Sousa.
NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA” Focos de poluição e resíduos sólidos urbanos em Vale de Chícharos: que qualidade de vida? Turma.
Escola Secundária Manuel Cargaleiro Trabalho realizado por: Joana Leal - nº 7 Rafaela Santos - nº9 Sofia Gonçalves -nº10 11ºH Nós Propomos: Cidadania e.
Bruna Alves Duarte Mota Maria João Santiago Mariana Amorim Nuna Fernandes 12º J.
Catarina Pica Emanuel Tavares João Simões Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação.
Alunos: Ana Sofia Gomes nº4 Gonçalo Teixeira, nº11 José Ribeiro, nº 15
CASAN – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento DE – Diretoria de Projetos Especiais Elaborado por Engº Edwin Fabiano Carreira Alves GOVERNO DO ESTADO.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA INTRODUÇÃO A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera cronologicamente como idosa a pessoa a partir.
IDG (indicadores de desempenho gerencial)  Informações relativas a todos os esforços de gestão da empresa,  Esforços com influência positiva (redução.
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
SOLUÇÕES EM FILTRAGEM E TRATAMENTO DA ÁGUA. BYOSOL SWIFT Enzimas Enzimas são catalisadores das reações que ocorrem nos sistemas biológicos. função A função.
AÇÃO EDUCACIONAL DE DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROJETO CARROCEIRO CIDADÃO Mauro Lúcio Salmente Autor do projeto.
Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.
Departamento de Omnibus e Imagem Marktest Agosto.06 Agosto.2006.
SANEAMENTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JOSÉ GARCIA ALVES LIMA CARLOS VANGERRE DE ALMEIDA MAIA MARIA JANAINY COSTA.
Projeto Nós propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2015/16 Escola Secundária Manuel Cargaleiro António Santos, Hugo Lúcio, João Antunes,
Informações a transmitir na divulgação do novo sistema Objectivos da implementação do SGAD; Consequências dos resultados da avaliação. Importância para.
PRU TEMAS PARA REDAÇÃO Da mesma forma que fazemos todo ano, separamos 20 assuntos que são sérios candidatos a serem escolhidos como tema.
II CONFERÊNCIA BNB-SEBRAE “Política de Administração e Recuperação de Crédito” Banco do Nordeste Área de Negócios Ambiente de Gerenciamento de Clientes.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
ESTUDO TRANSVERSAL.
Inferência Estatística
Projeto Nós propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2015/16.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Escola Secundária Manuel Cargaleiro Projeto Nós propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2015/16 Universidade de Lisboa, 26 de abril de 2016.
Avaliação da qualidade de vida à escala local questões metodológicas questões metodológicas SEMINÁRIO “OCUPAÇÃO DISPERSA DO TERRITÓRIO URBANO” 7 de Março.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
RELATORIO DE PESQUISA Um roteiro para registrar os resultados do trabalho de campo.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
QUESTIONÁRIO.
“Armazenar dados e programas que serão utilizados pelo processador (CPU – unidade central de processamento) ”
PLANO DE SENSIBILIZAÇÃO DE 2005 PLANO DE SENSIBILIZAÇÃO RESÍDUOS DO NORDESTE, EIM 2005.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Porto Alegre, 20 de Outubro de 2008 Assembléia Legislativa. Henrique Osório Dornelles. Representante da FARSUL no Conselho de Consumidores da AES SUL Vice-presidente.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Gestão Operações Sustentáveis EAD 0765 Aula 1 – Introdução Profa.Adriana Marotti 05/08/2015.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
COMO A ESCALA AFETA A AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL Elsa João Apresentado por: Brenda Wilke.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
A área delimitada corresponde ao percurso da carreira 2A da sulfertagus que se extende pelas seguintes ruas e avenidas: A área delimitada corresponde.
Burocracia Federal da Área de Infraestrutura – Perfil, atuação, trajetória e percepções Brasilia, 09 de março de 2016.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
ESTABELECIMENTO DA IDADE DENTÁRIA PELO MÉTODO DE DEMIRJIAN EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES INFECTADOS PELO HIV. PEROTTA, M.*; GLEISER, R. Disciplina de Odontopediatria.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Mirta Schlindwein Lucas Leia Ines Kroth Bohnen OS DESAFIOS DE MONITORAR A QUALIDADE DA ÁGUA NOS SAC DA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON.
Martin Handford, Where´s Wally? Relações População – Meio-Ambiente no Município de Rio Verde: avanço dos canaviais e aumento do nível geral de Renda dos.
Processo de obtenção de emulsões de glicerina para aplicação de herbicidas.
Município de Ourém: “Desenvolvimento Económico, Gestão Urbanística e os IGTs” CÂMARA MUNICIPAL DE OURÉM LOURES, 28 DE MAIO DE 2015.
Prova: Correção e Resultados Aula 9 Glauco Arbix Depto de Sociologia – USP Optativa – 1º sem
Estatística Prof. Augusto Santana. Análise de Regressão XY
Scuba Dive Tracker Diogo Lopes | Luís Duarte | Mónica Carvalho | Pedro Rodrigues | Rúben Leite.
Amarante, J 1. Maia, A 1. Moreira, J 1. Ferreira, A 1. Serra, N 1 1 Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto.
PLANO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL 2006 RESÍDUOS DO NORDESTE, EIM.
Diagnóstico da Geração e Destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos na Bacia do Rio Tubarão.
ORGANIZAÇÕES NACIONAIS DE VOLUNTARIADO Breve caracterização das áreas de intervenção e quantificação dos seus voluntários Fundação D. Pedro IV 5 Dezembro.
S EGURANÇA DA I NFORMAÇÃO Como convencer seus chefes a investir em SI Como convencer seus chefes a investir em SI Francimara Viotti Junho/2016.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Bairro da escola 4 de maio de 2015
Alunos: Ana Sofia Gomes nº4 Gonçalo Teixeira, nº11 José Ribeiro, nº 15
Transcrição da apresentação:

REQUALIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE RECOLHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Trabalho realizado por: Emanuel Lemos 11ºF nº6 Pedro Ferreira 11ºF nº13 Tiago Silva 11ºF nº19 Tiago Pereira 11ºF nº20 Trabalho Nós Propomos Escola Secundária Manuel Cargaleiro Data:08/04/2016

IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA O problema evidenciado após uma profunda pesquisa consiste na elevada degradação dos meios de recolha de resíduos sólidos urbanos. A elevada degradação dos meios de recolha constitui, segundo resultados apurados, um entrave bastante significativo na colocação de resíduos nos locais devidos, contribuindo para um aumento da poluição ambiental. Foto tirada a 1/12/2015

PESQUISA DO PROBLEMA Durante a identificação do problema ficou registado em reuniões com a Câmara Municipal do Seixal que um dos grandes problemas da degradação destes equipamentos consiste na sua má utilização e no vandalismo, pelo que, seria impossível monitorizar cada equipamento a tempo inteiro, tendo sido incumbido a nós a obtenção de uma solução para o problema. Foto tirada a 1/12/2015

ENQUADRAMENTO NO PDM PDM do Seixal Zona da Amora Localização específica O PDM do Seixal pretende promover um melhor desenvolvimento do Concelho do Seixal e em associação apresentamos a área do problema, para que possamos de seguida apresentar as soluções.

ANÁLISE DO PROLEMA Durante o processo de pesquisa do problema foi realizado um questionário à população que frequenta o local, tendo sido inquiridos um total de 1088 indivíduos (580 do género masculino e 508 do género feminino), com idades compreendidas entre os anos. Respondendo os inquiridos a 8 perguntas relacionados com o problema e possíveis soluções.

ANÁLISE ESTATÍSTICA Após a análise dos inquéritos, podemos verificar que mais de 85% da população considera o sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos entre péssimo e razoável e que a “esmagadora” maioria considera os maus cheiros provenientes dos meios de recolha um entrave para a recolha eficiente de resíduos.

ANÁLISE ESTATÍSTICA Foi também evidenciado que a localização dos meios de recolha de resíduos apresenta para a maioria da população uma má ou péssima localização, pelo que, os inquiridos quando questionados com o facto de uma possível requalificação dos utensílios de recolha de resíduos, cerca de 95%, considerou como muito boa ou boa a ideia.

SOLUÇÕES As possíveis soluções para o problema passam por: -Adotar um sistema de travagem nos sistemas de recolha de resíduos sólidos para que estes não perturbem a circulação automóvel. -A adoção de sistemas de votação para uma recolha mais eficiente. -Uma relocalização mais eficiente dos meios de recolha de resíduos sólidos urbanos e ações de sensibilização. -E um recurso a inovação tecnológica mais avançada.

SISTEMA DE TRAVAGEM O sistema de travagem consiste num dispositivo que permite aos equipamentos de recolha de resíduos não serem afetados por rajadas de vento que os projetem para a estrada, e também, não serem tão afetados pelo vandalismo, permitindo utilização dos equipamentos na plenitude das suas funções.

MAQUETE Como solução para a má localização dos meios de recolha de resíduos foi proposta a seguinte maquete. Sendo assim, foram adicionados 2 novos ecopontos equipados, com uma inovação tecnológica mais avançada; 3 contentores, com tecnologia mais avançada e 1 equipamento de reposição rápida como solução, esta inovação tecnológica permitirá uma melhor recolha dos resíduos e com uma maior eficiência. -Ecopontos -Contentor de recolha geral -Equipamento de recolha rápida

AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO Decorrentes de reuniões obtidas com a Câmara Municipal do Seixal foram realizadas ações de sensibilização da população, sendo uma delas, o aviso na primeira página do Jornal do Seixal.

DURANTE AS SOLUÇÕES O sistema de votações consiste num sistema que permite atrair e incentivar a população a efetuar a reciclagem e deposição dos resíduos nos locais corretos. Durante a procura de soluções foi realizado uma prova-teste do sistema de votações, tendo se registado uma maior colocação de resíduos com o sistema de votações, em cerca de,155% superior.

FONTES

VÍDEO

Fim