REUNIÃO PEDAGÓGICA. ITEM AVALIATIVO COMPETÊNCIA/HABILIDADE O QUE DEVE SER OBSERVADO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO? CH1 - Produz textos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo.
Advertisements

DEVOLUTIVA E UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DO SAEPE 2015
O QUE É FICHAMENTO? É uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto.
Objetivo Apresentação da análise dos dados da avaliação de leitura e produção de texto, do 4º ano, do Promover Além dos resultados, são apresentadas.
Objetivo Apresentar os resultados de Língua Portuguesa do 7º ano da Avaliação Externa, Promover – 2012, em Leitura e Produção de Texto, bem como sugerir.
Belchior José R. Araújo Coesão:  Elementos do texto como conectivos, pronomes relativos e verbos de ligação;  Ligação harmoniosa entre.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Oficina Uso Pedagógico dos resultados da Provinha Brasil
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
BOLSISTAS: Andréa Maria do Socorro Manoel Messias.
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
Organização Textual FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO.
Redação de Texto Científico Acadêmico
Seminário Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2015/Ensino Médio LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS/ESPANHOL)
PORTUGUÊS 5ºANO Gramática Sintaxe Gramática Sintaxe Ano letivo 2014/2015 Profª. Ana Fonseca.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
EEB. PREF. FREDERICO PROBST Petrolândia 13ª GERED (Ituporanga) “CASO DE SUCESSO” COM O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA.
Especialização em Gestão de Programas e Projetos de Esporte e de Lazer na Escola Metodologia de Pesquisa I Prof. Dr. Ayres Charles Produção Acadêmica:
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
COORDENADORA: Ana Maria de Oliveira Paz SUPERVISORAS: Genúbia Cristiane Barbosa da Silva; Maria Aparecida Tiago de Melo; Maria Lúcia Pereira de Almeida.
Escola de Educação Básica Presidente Tancredo Neves. Diretora: Arelete Souza Müller 13° SDR/Ituporanga.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Glossário Autor: Skyup Informática. Atividade - Glossário A atividade glossário permite que o administrador crie páginas de definições, um dicionário.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
A principal característica do ENEM é a utilização de questões interdisciplinares, em que, além dos conteúdos, é avaliada a capacidade de o aluno “saber.
MAPAS CONCEITUAIS Curso Bacharelado em Enfermagem
1ª Reunião de Trabalho de Professor Coordenador DER SVI – 2016.
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.
Planejar Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro,
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Texto escrito: o diálogo
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
Aprendizagem da Escrita
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Júlia Venâncio.
Trabalhando com produção textual
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR PHILIPPE PERRENOUD
O ENSINO DO VOCABULÁRIO DE LÍNGUA INGLESA Pedro Burjaque Hudielle Moreira 4º - Letras.
O texto argumentativo Metas Curriculares 8.º e 9.º anos
PROCESSO DECISÓRIO E NEGOCIAÇÃO PROF. RUY ROBERTO RAMOS.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Análise dos Resultados SARESP 2008 / 2009 Gisele Salvi Tania Aparecida Pereira Maria Georgetti Andrea Brieger DIRETORIA DE ENSINO – RIBEIRÃO PRETO.
Coesão e coerência textuais Porto Editora. A palavra texto deriva do latim textu- (tecido). Um texto é, assim, um entrelaçamento, ou seja, um conjunto.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
Atividades didáticas para o ensino fundamental a partir dos gêneros de discurso, com base na Proposta Curricular de Santa Catarina, Linguística Aplicada.
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
PROJETO DE PESQUISA ACADÊMICA ROTEIRO Curso: Gestão de Eventos - UNIFACS Profs.Aroaldo Haffner e Rúbia Almeida 2008.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

REUNIÃO PEDAGÓGICA

ITEM AVALIATIVO COMPETÊNCIA/HABILIDADE O QUE DEVE SER OBSERVADO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO? CH1 - Produz textos com clareza e ordenação lógica do pensamento, com utilização e disposição gráfica do papel adequadas. - Se há coerência entre as partes do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão. - Se o aluno consegue relacionar a sequência dos pensamentos com a sequência do registro escrito. CH2 - Emprega elementos coesivos, estabelecendo relações entre as partes do texto através do uso de organizadores textuais apropriados ao tipo de desenvolvimento do texto. - Se o aluno consegue interligar frases e/ou parágrafos com elementos de coesão adequados: pronomes, conjunções, preposições. CH3 - Escreve em nível ortográfico. - Se o aluno obedece à norma culta da língua, com todas as suas regras. CH4 - Utiliza letras maiúsculas e pontuação (, : !. ? -) adequadas. - Se o aluno sabe utilizar vírgulas, pontos (final, de exclamação, interrogação, reticências) e travessões nas situações exigidas. CH5 - Organiza o texto através de parágrafos. - Se o aluno dividiu o texto em no mínimo 03 parágrafos. - Se os parágrafos apresentam tamanho adequado (entre 02 e 06 linhas aproximadamente). CH6 - Utiliza vocabulário variado e adequado. - Se há ocorrências excessivas de oralidade (linguagem informal como gírias, regionalismos e termos utilizados na internet) sem que estas sejam solicitadas. - Ocorrência de palavras chulas. - Repetição excessiva de termos. CH7 - As ideias e/ou argumentos desenvolvidos são coerentes à temática proposta. - Se o aluno desenvolveu a história de acordo com o tema da redação.

MATERIAL DE APOIO À DOCÊNCIA

LEMBRETE: PROFESSOR, A FIM DE ACOMPANHAR AS ORIENTAÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, TAMBÉM DIVIDIMOS NOSSO MATERIAL DE APOIO À DOCÊNCIA EM DUAS FRENTES: LÍNGUA PORTUGUESA (GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL) E PRODUÇÃO DE TEXTO. ESPERAMOS QUE APROVEITE AS SUGESTÕES DE ATIVIDADES QUE SELECIONAMOS PARA VOCÊ, TENTANDO APROXIMAR O NOSSO COC DO CURRÍCULO MÍNIMO DO ESTADO, EM FUNÇÃO DO SAERJINHO E DA PROVA BRASIL. BOM TRABALHO!

 SÃO ITENS AVALIATIVOS QUE SINTETIZAM AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM AFERIDAS PARA CADA TIPO DE SITUAÇÃO EXIGIDA DO ALUNO. (TEXTO DE APOIO)

D3D1D2D5D4 D10D08D07D06D09 D15D14D13 D12D11 D19D18 D17D16 D20 D21

 Segundo Perrenoud (1999), competências referem-se ao domínio prático de um tipo de tarefa ou situação. Tais domínios práticos só podem ser alcançados se junto com eles forem desenvolvidas as habilidades dos estudantes, as quais compreendem os conteúdos/conhecimentos que precisam ser acionados para que um determinado domínio/competência seja realizado.

CONJUNTO DE HABILIDADES = COMPETÊNCIAS

HABILIDADES DE LEITURA CONJUNTO DE DESCRITORES CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA ÁREA DE CONHECIMENTO A SER AVALIADA NÍVEL DE OPERAÇÃO NECESSÁRIO PARA A APRENDIZAGEM DESCRITORES ORIGINADOS DO CRUZAMENTO ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

Leia o texto abaixo: ZIRALDO. As anedotinhas do Bicho da Maçã. São Paulo: Melhoramentos, (p ex_sup) No texto, há traço de humor em: A) “E a nova freguesa da quitanda...” B) “_ As coisas que o senhor vende duram?” C) “_ Ah, devem durar muito, madame.” D) “Os fregueses não voltam nunca.” E a nova freguesa da quitanda perguntou ao dono: _ As coisas que o senhor vende duram? _ Ah, devem durar muito, madame. Os fregueses não voltam nunca. E a nova freguesa da quitanda perguntou ao dono: _ As coisas que o senhor vende duram? _ Ah, devem durar muito, madame. Os fregueses não voltam nunca. D16 - ESSE ITEM AVALIA A HABILIDADE DE IDENTIFICAR EFEITOS DE IRONIA OU HUMOR. ENUNCIADO SUPORTE COMANDO GABARITO DISTRATORES

Leia com atenção a charge abaixo: Segundo a personagem Mafalda, quem está doente? A) O mundo. B) O menino. C) A mãe. D) O pai. D5 – INTERPRETAR TEXTO COM AUXÍLIO DE MATERIAL GRÁFICO. ENUNCIADO SUPORTE COMANDO GABARITO DISTRATORES

Leia a estrofe abaixo retirada do texto “Ditados populares”: A que se referem as palavras destacadas, segundo o autor do cordel? A) Ao público. B) Ao universo C) Aos pássaros. D) Aos ditados populares. D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. ENUNCIADO SUPORTE COMANDO GABARITO DISTRATORES No universo dos ditados Juro que eu estou gostando Mando outro para público Responder ao meu comando Vale mais ter um na mão Do que eu ter dois voando

“No universo dos ditados Juro que eu estou gostando Mando outro para público Responder ao meu comando Vale mais ter um na mão Do que eu ter dois voando” OBEID, César. Minhas rimas de cordel.2ª ed. SP, Moderna, ) IDENTIFICAR O TEMA DE UM TEXTO. Qual é o tema do cordel? De que ele trata? 01) LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM UM TEXTO. Transcreva dois exemplos de ditados populares presentes no texto. 02) INFERIR UMA INFORMAÇÃO IMPLÍCITA EM UM TEXTO. Explique com suas palavras o que esses 02 ditados escolhidos na questão anterior significam no dia a dia. D1 D4 D6 SUPORTE

Assim como o COC, o Material de apoio à docência também separou os conteúdos de Produção Textual x Língua Portuguesa. Os POPs precisam estar atentos, visando à integração dessas duas frentes de trabalho. POPs, incentivem o diálogo entre os professores dessas disciplinas!!!

CORDEL O MUNDO ESTÁ DOENTE... QUAL SERÁ A CURA? O QUE É PRECISO PARA FAZER ESSE MUNDO MELHOR? PRODUZA UM TEXTO POÉTICO (POEMA, CANÇÃO OU CORDEL) QUE ABORDE A IMPORTÂNCIA DOS VALORES HUMANOS PARA REVERTER ESSA SITUAÇÃO...

DEIPOMENTO Todos os tipos de preconceito e de discriminação ferem os valores humanos. Com base na leitura dos textos apresentados e em seus conhecimentos sobre o assunto, produza um texto em forma de depoimento no qual o narrador-personagem conte alguma experiência em que sentiu na pele essa desvalorização como pessoa.

NOTÍCIA APÓS LER COM ATENÇÃO O POEMA “MORTE DO LEITEIRO”, UTILIZE AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES PARA PRODUZIR UMA NOTÍCIA DE JORNAL. (SEU TEXTO DEVE OBSERVAR TODAS AS CARACTERÍSTICAS DESTE GÊNERO.)

REGULAMENTO PRODUZA UM REGULAMENTO COM 10 ITENS BASEADOS NOS VALORES HUMANOS COM OBJETIVO DE TER UM MUNDO MELHOR.

 PCNs  MATRIZES DE REFERÊNCIA – Prova Brasil  MORETTO, Vasco – “Prova: um momento privilegiado de estudos, não um acerto de contas”.  COLEÇÃO APROVA BRASIL - Guia e Recursos Didáticos Língua Portuguesa – Ens. Fund. II – Editora Moderna (1ª Edição)  INTERNET – Sites variados.

“NÃO HÁ ENSINO SEM PESQUISA E PESQUISA SEM ENSINO.” PAULO FREIRE