A LEGISLAÇÃO DE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Segurança no Transporte dos Trabalhadores do
Advertisements

Aula 2 : Componentes do Sistema de Tráfego
Introdução a Eng.ª de Tráfego
RISCO OBJETIVO X RISCO SUBJETIVO
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
Confiança.
Planejamento do Sistema Urbano de Drenagem
Código de Barras O Código de Barras é um arranjo de barras e espaços dispostos em um padrão logicamente definido que representa elementos de dados e que.
Segurança e Eng.ª de Tráfego Finalidades e aprendizado
Aula 5 : Sinalização Horizontal
Aula 7 : Sinalização Vertical (continuação)
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
BBS – Segurança Baseada no Comportamento
DICAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS NO TRABALHO “MODELO SESI”
15 Mandamentos da Cortesia ao Volante
Administração, Segurança e Território
Pneus, Freios e Luzes Pneus, freios e luzes são três dos elementos mais importantes do seu veículo. O uso e a manutenção adequados desses itens são sinônimo.
CAMPANHA FAI AS REFLETIVAS 2009 de 03/08 à 28/08.
Auditorias em SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
Apresentação Luzes e Farol..
SINALIZAÇÃO TURÍSTICA
E XPANSÃO DO P ROJETO V IDA NO T RÂNSITO Goiânia, de novembro de 2012 Indicadores de Velocidade Indicadores de Associação entre Álcool e Direção.
Segurança e auditoria de sistemas
Planejamento da Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis
Excelência EM SINALIZAÇÃO VIÁRIA
Auditoria Governamental Prof. Vitor Maciel
Normas ISO/IEC de Segurança da Informação
IMPLANTAÇÃO DE PROJETO PILOTO
ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL
Manuais de Procedimentos de Trabalhos - MPT
APRESENTA.
Matéria: Engenharia de tráfego Professor: Romário
Introdução à Qualidade
Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial
Condução fora do asfalto
Profissionais integrados
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
O Papel da Auditoria Interna no Setor Público
Principais Normas Regulamentadoras
Programa Ligue-se na Vida Programa de manejo de álcool e outras drogas Mônica Lupion Pezzi Michele Indianara Mendes Gramado, Abril de 2011.
GESTÃO DE MOTOCICLISTAS
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
REVISÃO DO TREINAMENTO DE DIREÇÃO DEFENSIVA
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA
SINALIZAÇÃO DE OBRAS.
REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL
Treinamento de uso e conservação de epis
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
Sinalização de Emergência
É assegurar a satisfação das necessidades colectivas variadas, tais como a segurança, a cultura, a saúde e o bem estar das populações. A autarquia deve.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO BASEADA EM CUSTOS Brasília, setembro de 2007.
Ana Martins e Bruno Santos
Aula 6 : Sinalização Vertical
I CONCURSO DE PILOTAGEM MOTOCA HONDA A DPL SUL participou no dia 31 de Julho de 2015 do I Concurso de Pilotagem Motoca Honda com o objetivo de aprimorar.
Projeto de Lei nº 396/15 (PDDU) Capítulo V – Da Mobilidade Urbana.
1) conceito de legislação de trânsito é:
Cores e brilho Corrosão e Proteção Anticorrosiva
SOS BR-116 Propostas UNISINOS. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Política de prioridade ao transporte coletivo.  Implantação de uma Gerência responsável pelo sistema.
PALMAS, 10 DE MAIO DE 2016 ACIDENTOLOGIA/VITIMAÇÃO NO TRÂNSITO LEI DO DESMONTE (12.977/14) 1.
LOA – 2015 LEI ORÇAMENTARIA ANUAL. LOA 2015  Gerir, planejar, coordenar e fiscalizar o Trânsito de Veículos e Pedestres na cidade e o Transporte Urbano.
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
Calibração de Sistema de Medição
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Transcrição da apresentação:

A LEGISLAÇÃO DE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO CONTRAN - Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito (2007) A concepção e a implantação da sinalização de trânsito, deve ter como princípio básico as condições de percepção dos usuários da via, garantindo a real eficácia dos sinais.

SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO LEGALIDADE SUFICIÊNCIA PADRONIZAÇÃO PRINCÍPIOS CLAREZA PRECISÃO E CONFIABILIDADE VISIBILIDADE E LEGIBILIDADE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO OBJETIVO: Fornecer informações que permitam aos usuários das vias adotarem comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança, ordenar os fluxos de tráfego e orientar os usuários da via.

CARACTERÍSTICAS Sinalização Vertical de Trânsito possui características específicas e obrigatórias, que são regulamentadas e normatizadas: Definição e Função Aspectos Legais Sinais de Regulamentação Abrangência dos Sinais Formas e Cores Dimensões Padrões Alfanuméricos Retro refletividade e Iluminação Materiais das Placas Suporte das Placas Manutenção e Conservação Locação na Via Critérios de locação por visibilidade, desaceleração e/ou manobra

ESTUDO SOBRE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO INTRODUÇÃO E OBJETIVO Como base o Código Nacional de Trânsito, este trabalho tem o objetivo de analisar de forma comparativa a sinalização vertical de trânsito sob o ponto de vista de acuidade visual e refletividade.

ESTUDO SOBRE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO METODOLOGIA Embasamento legal Ensaio fotográfico de campo Verificação de condições de implantação Espaço vivencial Pesquisa com usuários FOCO PRINCIPAL: visibilidade da sinalização FOCO SECUNDÁRIO: vida útil, intempéries, manutenção, critérios de implantação, depredação

ESTUDO SOBRE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Falta de Letras e Símbolos

ESTUDO SOBRE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Oxidação

ESTUDO SOBRE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Deterioração

ESTUDO SOBRE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Encoberta

ESTUDO SOBRE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Danificadas

ESTUDO SOBRE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Sinalização Faltante Há vias sem sinalização, que nunca foram sinalizadas e entregues ao uso em desacordo à legislação.

ESTUDO SOBRE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Refletividade da sinalização Placa semi-refletiva (entardecer) Placa semi-refletiva (entardecer, iluminada pelos faróis) Placa semi-refletiva (noturno)

ESTUDO SOBRE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Diferenças entre Materiais Refletivos, Semi-Refletivos e Não Refletivos ? Retro-refletiva Semi-refletiva Não refletiva

ESTUDO SOBRE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Refletividade em Condições Adversas Placa Retro-refletiva (noturno e chuva)

ESTUDO SOBRE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Alto Grau de Refletividade Iluminação Faróis Altos Iluminação Faróis Baixos Iluminação Carros Passantes

ESTUDO SOBRE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Uso de materiais não refletivos ? Diurna Noturna

ESTUDO SOBRE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Uso de materiais não refletivos ? Diurna Noturna

ESTUDO SOBRE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Uso de materiais não refletivos ? Diurna Noturna

ESTUDO SOBRE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Refletividade Noturna e Com Chuva ? Diurna e sem chuva Noturna e com chuva

ESTUDO SOBRE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO DADOS OBSERVADOS Sinalização Refletiva Veicular ? Refletividade Sem Refletividade

ESTUDO SOBRE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Refletivos em Sinalização de Obras e Outros Dispositivos Diurna Noturna

ESTUDO SOBRE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO Priorização da sinalização “comercial” Aeroporto de Viracopos

ESPAÇO VIVENCIAL Brasil Expo Road 2013 Recepção Auditório Labirinto

ESPAÇO VIVENCIAL Abordagem A importância da sinalização na redução de acidentes Relação entre a sinalização e o veículo Refletividade, luz e tempo de reação do condutor Acuracidade da sinalização Retro reflexão e interpretação da sinalização Ângulos de visualização da sinalização

ESPAÇO VIVENCIAL A partir da experiência realizada, o nível de importância que você dá à qualidade da sinalização de trânsito aumentou ?

ESPAÇO VIVENCIAL Usando sua experiência própria e as informações recebidas, você acredita que uma sinalização viária de qualidade reduza o índice de incidentes/acidentes de trânsito?

ESTUDO SOBRE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO - RESULTADOS Dificuldade e impossibilidade de interpretação das placas Maioria das placas urbanas não refletivas Ausência de rastreabilidade da sinalização Controle de qualidade deficiente

ESTUDO SOBRE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO - CONCLUSÕES Somente as películas com alto grau de refletividade e as sinalizações iluminadas podem garantir a acuidade visual e oferecer informações que permitam aos usuários das vias adotarem comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança. A refletividade da sinalização é fundamental para a condução segura nas diversas situações de iluminação e intemperismos. Necessária uma revisão nas regulamentações dando garantia a qualidade na visualização da sinalização de trânsito. Regulamentar de forma clara a produção de sinalização com especificações técnicas de acordo com a exposição dos usuários a riscos de incidentes de trânsito podendo causar mortes, sequelas permanentes e feridos.

RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS Obrigatoriedade de rastreabilidade, para acompanhamento do padrão de qualidade e vida útil da sinalização Revisão do manual de sinalização estabelecendo a obrigatoriedade da utilização de placas refletivas para os casos: Vias rurais Vias urbanas (trans. rápido, arteriais e coletoras) Placas R-1, R-2 e regulamentações de circulação relevantes

RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS Estabelecer a obrigatoriedade de ensaios de controle de qualidade para o fornecimento de películas refletivas Estabelecer uma metodologia de auditoria da sinalização implantada Estabelecer um plano de padronização e substituição da sinalização irregular implantada

RECOMENDAÇÕES INSTITUCIONAIS Estabelecer uma política agressiva de municipalização do trânsito nas cidades Estabelecer uma política de incentivo fiscal/subsídio para aquisição de materias de sinalização viária de qualidade (FUNSET) Fomentar o fortalecimento da rede de Observatórios Municipais para agirem como “olhos” da sociedade

REPERCUSSÃO Audiência Pública

OBRIGADO!