Tema: Alimentação e Saúde Disciplina: ciências Ano:4o Ano Pergunta-desafio: É possível crescer sem comer? Produtor:Letícia Labati Terra Validador: Revisor: Coordenador de disciplina:
Atividade 1:Por que comemos? Você reconhece esses alimentos? Qual deles vocês preferem? O que existe em cada um deles?
Atividade 2: Nutrientes Já ouviram falar em nutrientes? Clique na tela para conhecer todos os nutrientes Água Proteínas Fibras Carboidratos Lipídios (gorduras) Sais minerais Vitaminas O que será que cada um faz?
Atividade 3: Nutrientes O que será que cada nutriente faz? Clique para conhecer mais os alimentos: http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8&feature=related
Atividade 4: Nutrientes Nesse e nos próximos 3 slides você vai relacionar cada nutriente com a sua função. Clique na tela e tente descobrir a função de cada nutriente. Boa sorte! Pães, bolos, cereais, macarrão são CARBOIDRATOS http://criancagenial.blogspot.com/2008/07/carboidratos.html Fornecer ENERGIA! Função: ________________
Atividade 5: Nutrientes Manteiga, margarina, óleo, azeite são os LIPÍDIOS (GORDURAS) http://www.todabiologia.com/dicionario/lipidios.htm Fornecer ENERGIA! Função: ________________
Atividade 6: Nutrientes Frutas, verduras e legumes contém SAIA MINERAIS, FIBRAS E VITAMINAS http://www.feedingminds.org/level3/lesson1/vitamins_pt.htm Regula as funções do nosso corpo! Função: ________________
Atividade 7: Nutrientes Carnes, leite, ovos, feijão, soja contém PROTEÍNAS http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3400&ReturnCatID=1775 Formam os músculos, cabelo e pele Função: ________________
Atividade 8: Alimentação equilibrada O que é estar em equilíbrio? Clique na tela É uma alimentação saudável, onde todos os nutrientes estão presentes http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2005/163/por-que-temos-de-comer/?searchterm=prote%C3%ADnas
Atividade 9 Observe a pintura Verão de Giuseppe Arcimboldo O que você vê na figura? 2) Quais nutrientes podemos encontrar nesse retrato? 3) Agora é com você: faça um desenho usando imagens de frutas no seu caderno. http://artesteves.blogspot.com/2010/07/giuseppe-arcimboldo-o-verao_31.html
Atividade 10: Brincar, estudar e dormir Observe as imagens abaixo e clique na tela Como conseguimos brincar, estudar e dormir? Resposta: os alimentos é que fornecem energia para pensarmos, corrermos e até dormirmos. http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/historia/hora-de-brincar/?searchterm=%C3%A9%20importante%20brincar
Atividade 11 O personagem abaixo passou a noite acordado, se alimentou mal durante o dia e agora está assim, sem conseguir trabalhar... Vocês acha que ele conseguirá fazer as atividades do dia? 2) Quais conselhos vocês daria para esse personagem? 3) Você se sente assim na escola?
Atividade 12 Você conhece esse personagem? http://www.youtube.com/watch?v=gOR4HPc7gpw Popeye é um personagem dos quadrinhos, É um marinheiro carismático que está sempre tentando proteger sua namorada, Olívia Palito das garras de seu eterno inimigo Brutos Quando come espinafre, Popeye fica muito mais forte e confiante, podendo vencer qualquer desafio. Será que tem relação entre comer e crescer? 2) O que será que tem no espinafre para deixar o Popeye mais forte?
Tabela nutricional: o que é isso? Atividade 13 Tabela nutricional: o que é isso? Acesse o link abaixo: http://www.lucky.com.br/fofura/ Com a ajuda do seu professor, observe a Tabela de nutrientes desse alimento e responda: Por que vocês acham que os nutrientes aparecem nos alimentos? 2) Você reconhece esses nutrientes? Tarefa de casa: Observe em casa a tabela nutricional de algum alimento e comente com o seu professor os nutrientes que encontrou!
Informações sobre a próxima aula No nosso próximo encontro, você saberá como todos esses nutrientes são usados dentro do nosso corpo. Até lá!