Escolas Fundadoras da Administração: Fayol

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Advertisements

Taylor e Fayol.
Teoria Clássica da Administração
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
CAPÍTULO 7 Papel dos Gerentes.
Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração
APRESENTAÇÃO Francês ( ); Engenheiro de minas;
Henri Fayol Engenheiro de minas e administrador francês, Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da atividade empresarial, a.
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
CAPÍTULO 2 Papel dos Gerentes.
“Psicossociologia das Organizações”
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Princípios da Liderança.
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Abordagem Clássica da Administração
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Teoria Clássica Origens
Capítulo 1 A administração hoje.
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
TEORIA CLÁSSICA MÓDULO 6.
INDYU Equipe:Tiago magalhães Jefferson Vinicius Hugo Guilherme André.
Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Teoria Geral da Administra ç ão Fundamentos da Gestão do Esporte e do Lazer.
MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar Psicóloga Camilla Lima – CRP 17/1535.
Escolas Clássicas da Administração
Estrutura Organizacional
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
História da administração. A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que.
O Sistema e a Contingência Luciano Thomé e Castro.
A CULTURA ORGANIZACIONAL
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
Introdução à Administração
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Slides 1 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios IMPORTÂNCIA DAS ORGANIZAÇÕES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 1 – Por que estudar as organizações ? Homem.
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
Estratégia Empresarial
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
UEMS – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Professora: Msc.:Marta Sulema M.González Biolchi.
Psicologia aplicada ao trabalho
1 ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Profª. Graziela Fátima Pereira CRA/MG
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS BIBLIOTECÁRIOS Professora Ana Paula Soares.
Fundamentos da Administração
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
CONCEITUANDO PROCESSO “ Processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor.
Fundamentos da Administração
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
Curso de Administração ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Profª. Graziela Fátima Pereira Evolução Histórica da Administração Financeira  Evolução conceitual e.
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais; Gestão de investimentos; Finanças empresariais. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
TGA – Teoria Geral de Administração Teoria Geral da Administração CAPÍTULOS 1.A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS 2.GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS 3.ADMINISTRAÇÃO.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
Teoria Geral de Administração Introdução Abordagem prática.
ADMINISTRAÇÃO BÁSICA.
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Estrutura Tributária 1.Princípio da Neutralidade: obtido quando não alteram os preços relativos, minimizando sua interferência nas decisões econômicas.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Teoria das Organizações
Escolas Fundadoras da Administração: Fayol
TEORIA CLÁSSICA Autor: HENRI FAYOL – 1841 – 1925 (engº de minas);
Transcrição da apresentação:

Escolas Fundadoras da Administração: Fayol Luciano Thomé e Castro Lousa, Nome, prtga, falar de

Perspectivas da Administração ao Longo do Tempo 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 Escola de Administração Científica – Taylor e Gilbreth Teoria da Burocracia – Weber Escola dos Princípios de Administração Fayol Escola das Relações Humanas – Mayo e Lewin Teoria das Decisões – Simon Teoria dos Sistemas – Bertalanffy Kast e Rosenzweig Teoria dos Sistemas Sociotécnicos – Emery e Trist Teoria Neoclássica da Administração – Koontz e O’Donnell, Newman, Drucker Escola Comportamental da Administração – McGregor, Likert e Argyris Escola do Desenvolvimento Organizacional – Bennis, Beckhard, Schein Teoria da Contigência – Woodward, Lawrence e Lorsch Atenção porque vou fazer referencia AS PRINCIPAIS ESCOLAS E TEORIAS QUE INFLUENCIAM O ATUAL PENSAMENTO ADMINISTRATIVO Fonte: CHIAVENATO (1983)

Escola de Processos

Quem foi Fayol? Henri Fayol (1841-1925) Nasceu em Constantinopla e viveu em Paris (Revolução Industrial e I Guerra Mundial) Formou-se em Engenharia de Minas e entrou para um empresa metalúrgica e carbonífera Aos 47 anos Gerente Geral “Compagnie Commantry Fourchambault et Decazeville” 1916 Livro “Administration Industrielle et Généralle”

Contribuições Fayol A administração é uma função distinta das demais funções da empresa, como finanças, produção e distribuição A administração compreende as funções: planejamento, organização, direção e controle

O Processo de Administração

Níveis organizacionais

Funções da administração e níveis organizacionais

14 Princípios da Administração 1. Divisão do Trabalho: Tarefas específicas para cada pessoa com especialização 2. Autoridade e Responsabilidade: direito de mandar e fazer-se obedecer (recompensa, penalidade) 3. Disciplina: Respeito aos acordos 4. Unidade de Comando: Um único chefe 5. Unidade de Direção: Uma só direção de atividades 6. Interesse Geral: Subordinação do interesse individual ao geral 7. Remuneração do Pessoal: Equitativa Interna e Externamente Problemas 3 – Contratos de tabalho 6 - agency 7 – Planos de salarios (revisão salarial)

14 Princípios da Administração 8. Centralização: Equilíbrio entre poder de decisão do chefe e funcionário; 9. Cadeia Escalar: Hierarquia de chefes dando autonomia para contatos com chefes diferentes; 10. Ordem: Um lugar para cada pessoa e cada pessoa no seu lugar; 11. Equidade: Tratamento com benevolência e justiça, mas tendo força quando necessário; 12. Estabilidade do Pessoal: Manutenção para desenvolvimento; 13. Iniciativa: Aumento do zelo e atividades dos agentes 14. Espírito de equipe

Empresa e suas Funções Função Técnica Função Comercial Função Financeira Empresa Função de Contabilidade Função de Segurança Função de Administração

Fayol: A Empresa e suas Funções Planejamento Organização Comando Função de Administração Coordenação Controle

Fayol: A Empresa e suas Funções Planejamento Função de Administração Dados de Entrada Processo de Planejamento Planos Informações Modelos e técnicas de planejamento Ameaças e Oportunidades Projeções Decisões que afetam o futuro Análise e Interpretação dos dados de entrada Criação e Analise de alternativas Decisões Objetivos Recursos Meios de Controle APO - Drucker

Fayol: A Empresa e suas Funções Organização Função de Administração Definição de Responsabilidades Análise dos Objetivos Divisão do Trabalho Desenho da Estrutura Organizacional Definição de Autoridade

Fluxograma Macro Empresa Incubada Extratos Naturais

Fluxograma Empresa Incubada Extratos Naturais

Fluxograma Empresa Incubada Extratos Naturais

Conselho Diretoria Técnica Pesquisador Sênior Pesquisador Pleno Técnico Diretoria Comercial Aux. Comercial Diretoria Projetos Aux. De Projetos Diretoria Adm/Fin. Aux. Administrativo Gestor

Fayol: A Empresa e suas Funções Organização Função de Administração Definição de Responsabilidades Análise dos Objetivos Divisão do Trabalho Desenho da Estrutura Organizacional Definição de Autoridade

Fayol: A Empresa e suas Funções Comando/Coordenação Dirigir Função de Administração Liderar, motivar e coordenar trabalhadores; Resolver conflitos entre subordinados; Proporcionar um ambiente propício ao trabalho;

Fayol: A Empresa e suas Funções Controlar Função de Administração Conhecimento dos Objetivos Estabelecimento dos padrões de controle Análise de resultados Comparação de resultados com objetivos Ações corretivas ou de reforço.

Papéis do administrador (Mintzberg)

Papéis do administrador e níveis organizacionais

Habilidades do administrador

Importância da administração No Brasil, 50% dos novos negócios falham nos dois primeiros anos de atividade, e entre as principais razões dessa elevada mortalidade empresarial estão as falhas gerenciais na condução dos negócios. Os custos de uma administração ruim não se limitam a um desperdício de recursos financeiros e materiais, mas também acarretam elevados custos para a sociedade. Além disso, uma vez que quase todas as pessoas trabalham em organizações, em algum momento de sua vida elas serão administradas ou administrarão o trabalho de outros.

Administração no Brasil Estilo brasileiro de administrar (Barros, Prates)

Administração no Brasil Ambiente organizacional brasileiro Elevada carga tributária – o Brasil é um dos países com maior carga tributária no mundo (+ 38% do PIB). Elevados custos de financiamento – a taxa de juro real brasileira é uma das maiores do mundo, o que torna o custo do financiamento muito elevado para as empresas. Burocracia ineficaz – a burocracia brasileira obriga os administradores a estarem mais concentrados em formalidades do que na condução de seus negócios. Produtividade reduzida.