BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde São Paulo, 8 de outubro de 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Advertisements

PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.

SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
1 Uma leitura dos diagnósticos de EA em 5 estados e um bioma do Brasil Estudo elaborado para a Rede Brasileira de Educação Ambiental Relatório Preliminar.
Fórum Nacional do CONFAP Apoio a C, T & I no Brasil em parceria com os Estados Resultados e Perspectivas Brasilia, 10 de março de 2016.
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento.
Fundação Oswaldo Cruz Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Coordenação de Bibliotecas Virtuais em Saúde BVS Aleitamento.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
46ª Assembléia Nacional da Assemae 17 de maio – Joinville, Santa Catarina.
AUDIÊNCIA PÚBLICA A SOBREVIVÊNCIA DA CADEIA DO LIVRO NO BRASIL COMISSÃO DE CULTURA CÂMARA DOS DEPUTADOS Luís Antônio Torelli Presidente da CBL 17/11/2015.
E-Saúde e o SUS Reestruturação dos sistemas de informação em saúde do MS em busca de um SUS eletrônico: Cartão Nacional de Saúde e-SUS Hospitalar e-SUS.
BVS Brasil: Panorama da Rede ePORTUGUÊSe São Tomé 27 de setembro de 2011.
BVS Saúde Pública Brasil I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil 8 de outubro de BIREME, São Paulo, SP.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Estruturas, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde 36ª Reunião Ordinária do Conselho Editorial do Ministério da Saúde Brasília, 11 de agosto de 2009.
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
Seminário “Reformulação do Ensino Médio” Jornada Escolar Ampliada e Condições Gerais de Oferta do Ensino Médio Auditoria Coordenada sobre o Ensino Médio.
XIX MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS ABRIL 2016 AGENDA NACIONAL: AÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS.
Projeto para Atualização Tecnológica e Manutenção da BVS RIPSA - Fase III Informe de Atividades 26ª Oficina de Trabalho Interagencial (OTI) Brasília, 05.
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECO II Reunião de Coordenação da Rede ePORTUGUÊSe Evolução da Biblioteca Virtual em Saúde no Brasil Maputo, 18 de novembro.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
A Ripsa tem como propósito promover a disponibilidade adequada e oportuna de dados básicos, indicadores e análises sobre as condições de saúde e suas.
A Rede BVS no Brasil: contextualizando a BVS Saúde Pública Cláudia Guzzo Coordenadora PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS.
BVS ENFERMAGEM III Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil São Paulo 10 de junho de 2011.
09/03/2009Curso de LIS - Apresentação Localizador de Informação em Saúde - LIS Luciano Soares Duarte Supervisor Fontes de Informação Referenciais - FIR/PFI.
EPORTUGUÊSe – junho de |1 | A iniciativa ePORTUGUÊSe e oportunidades para os países de língua portuguesa BIREME/OPAS/OMS - São Paulo.
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Avanços e Desafios para 2010 Janaina Sallas. Avanços e Desafios para 2010 Projeto (TC n°.37 OPAS/ANVISA, parceria CGLAB) Início: 06 de julho de 2005 Término:
14ª Reunião do Comitê Consultivo da BVS Saúde Pública Brasil 05 de abril de 2012 – FSP/USP - São Paulo, Resultados alcançados.
Ministério da Saúde Ministério da Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação.
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
Brasília, 16 de novembro de Secretário Regional: Edgar Augusto Lanzer.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 14 de abril de 2010.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Transcrição da apresentação:

BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde São Paulo, 8 de outubro de 2009

BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde Histórico A cooperação técnica entre o Brasil e a OPAS através da BIREME, vem evoluindo com a inserção de modelos de gestão da informação e comunicação científica e técnica. Ao longo deste período pudemos perceber melhorias na organização, na qualificação e na ampliação ao acesso a informação, bem como um esforço para a expansão do modelo para o SUS por meio de diversas iniciativas.

BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde Histórico O amadurecimento institucional gera mudança de paradigmas e a informação em saúde passa a ser considerada como estratégica para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde, e por conseguencia o fomento é favorecido. Antes: Depois: Integrar a Internet Integrar a Rede BVS Foco na academia Academia + gestão Despesa (gasto) Investimento

BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde  A BVS/MS,cuja concepção começou a ser discutida em meados de 1998, foi implantada em 2001 e a adesão ao modelo BVS aconteceu somente em  Paralelo à isso nasce a BVS-SP Brasil com o objetivo de operar de forma cooperativa e descentralizada uma rede de fontes de informação científica e técnica em saúde pública,obedecendo aos controles de qualidade e metodologias comuns. É lançado o Programa de Ampliação da BVS SP Brasil constituído por oito projetos específicos, visando o fomento, a disponibilização, e a disseminação do conhecimento em saúde pública no âmbito do Brasil. Histórico

BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde Histórico  No Brasil a expansão do Modelo BVS para o SUS se caracteriza como um dos grandes eixos da política de informação que estamos construindo.  A adoção deste Modelo é a estratégia que o Ministério da Saúde vem adotando para a gestão do conhecimento, consolidando num espaço único a produção acadêmica, institucional e social gerada pelos atores que atuam no campo da saúde. A efetivação desta proposta está pautada na liderança do Brasil atuando como fomentador do desenvolvimento de inovações tecnológicas para a gestão da informação em saúde, bem como pela constatação de ser o país com maior representatividade na LILACS e SciELO – fontes de informação da BVS Regional.

BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde Marcos Legais Muitos foram os marcos legais instituídos pelo MS, por esforço da CGDI em parceria com as áreas técnicas demandantes, na busca de maior sustentabilidade das iniciativas. PPA: Ação: Preservação, Organização, Disseminação e Acesso ao Conhecimento e ao Patrimônio Cultural da Saúde. 13ª Conferência Nacional de Saúde Recomendando a capacitação para melhoria da difusão e da acessibilidade da informação em saúde.

BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde Marcos Legais Mais Saúde: Direito de Todos – Eixo 6: Participação e controle Social. Medida 6.4: Expandir a divulgação e o uso pela população da Carta de Direito do Usuário da Saúde e implantar o Portal de Direitos do Usuário dos Serviço s de Saúde. Fórum de Informação em Saúde 1º ; 2º ; 3º (10 a 13/nov). Parcerias/OPAS: Convênio nº7/2004 firmado entre OPAS/BIREME e Governo do Brasil por meio de instituições signatárias;

BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde Marcos Legais 8º Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério da Saúde e OPAS para a capacitação técnico-gerencial em saúde: BVS APS - Atenção Primária em Saúde (projeto Telesaúde e Telemedicina); 12º Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério da Saúde e OPAS para o desenvolvimento da BVS Adolescência e BVS Saúde Pública Brasil; 14º Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério da Saúde e OPAS para o desenvolvimento da Rede Interagerencial de Informações para Saúde (RIPSA) que viabiliza a BVS RIPSA em parceria com o DATASUS; e PNUD - PNIIS Resultado 2: Disseminação e uso das informações em saúde ampliados e fortalecidos.

BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde BVS Brasil

BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde BVS Brasil  As iniciativas temáticas e institucionais em nosso país envolvem importantes instituições líderes da Rede brasileira e após 10 anos de trabalho possibilitaram a atual convergência que permite o lançamento do portal da BVS Brasil em  A estratégia institucional é garantir melhor matriciamento e apropriação dos recursos investidos pelas áreas técnicas do MS em projetos de gestão da informação e para a consolidação da BVS Brasil, a qual se materializa por meio do Projeto BVS Saúde Pública (biênio 2006/2007), estabelecido pelo 12.º Termo de Cooperação Técnica firmado com a Opas que conta com a participação da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP).

BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde BVS Brasil TC 12

BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde BVS Brasil: financiamento

BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde NORTE AC – 09 AM – 46 RR – 12 PA – 55 AP – 11 TO – 30 RO - 15 SUL PR - 61 SC - 66 RS - 90 CENTRO-OESTE MT – 16 MS – 31 GO – 41 DF – 70 SUDESTE MG – 147 ES – 29 RJ – 132 SP – 246NORDESTE MA - 30 PI - 15 CE – 113 RN - 41 PB – 34 PE – 39 AL – 18 SE – 13 BA - 91 Internacional 02 T O T A L – Bibliotecas Federais – Estaduais – Municipais Fonte – SIED –Julho 2009 Rede BiblioSUS

BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde Pespectivas Instituição do comitê Nacional  Atualizar a Matriz de Responsabilidades  Convidar outras instituições de interesse para o Comitê Consultivo  Buscar novas formas de financiamento  Ampliar o trabalho em rede  Integração das BVS Temáticas Nacionais  Desenvolvimento e atualização da terminologia em saúde pública  Patrimônio Cultural da Saúde e Direito dos Usuários  Inovações nas Fontes de Informação em SP  Informação modelada para o tomador de decisão

BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde Contatos: CGDI Arquivo do Ministério da Saúde Centro Cultural da Saúde Editora do Ministério da Saúde Muito Obrigada! Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde Conselho Editorial do Ministério da Saúde (Coned) Secretaria Técnica do Conselho Editorial (Setec) Shirlei Rodrigues Gonçalves Coordenadora Geral de Documentação e Informação