IMPACTOS DOS CORTES ORÇAMENTÁRIOS SOBRE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO CCT - Senado Federal Emília Curi Secretária Executiva do MCTI Luiz Alberto Horta Barbosa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES N º 18/2012 propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico.
Advertisements

Reunião do Comitê de Acompanhamento e Assessoramento Reunião do Comitê Executivo Balanço da Primeira Etapa do Programa Abril/2015.
Concurso EDUCA 4430 Representação Distrital G. 09/10 – CONARC 2009.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Centro de Estudos e Debates Estratégicos Relator: Deputado Colbert Martins Minerais estratégicos e terras-raras: a importância de uma visão estratégica.
Fórum Nacional do CONFAP Apoio a C, T & I no Brasil em parceria com os Estados Resultados e Perspectivas Brasilia, 10 de março de 2016.
UTFPR - Relações Internacionais UTFPR: RUMO À EXCELÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR MUNDIAL.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Uma das principais empresas de engenharia consultiva atuante em todo território nacional fomentando grandes negócios e soluções de gestão.
CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS.  Criado em 1994 com o objetivo de auxiliar no processo de internacionalização das empresas catarinenses  É coordenado.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
PROGRAMAS E BOLSAS NA UFAC DIRETORIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO Prof. José de Ribamar T. da Silva Diretor.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA AUDIÊNCIA PUBLICA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
Lei nº , de 28 de dezembro de 2012 Carreira do Magistério Superior Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal.
Portifólio Prof. Ricardo Raele. Prof. Ricardo Raele é um cientista brasileiro, mestre em administração e doutorando em biologia. Começou sua carreira.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
CAPES Brasília, 20 de agosto de 2015 Comissão de Educação da Câmara dos Deputados Funcionamento do Programa.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
1/11. 2 Auditorias Especializadas 1/13 O QUE são as Auditorias Especializadas? São atividades de auditoria focadas na avaliação dos controles internos.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
Brasília, 22 de junho de 2015 Audiência Pública: Marco legal para o desenvolvimento de um Sistema Nacional de Conhecimento e Inovação (SNCI) no Brasil:
BVS Brasil: Panorama da Rede ePORTUGUÊSe São Tomé 27 de setembro de 2011.
Minicurso: A utilização dos recursos do cofinanciamento federal no pagamento das equipes de referência do SUAS: passo a passo Fundo Nacional de Assistência.
MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Eron Bezerra Doutor em Ciências.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
UM PROGRAMA ESPECIAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
SE VIRA NOS 30’. SE VIRA NOS 15’ PROCEDIMENTO DE COMPRAS VISÃOGEO.
Reunião da Representação/Comissão da área da Psicologia com os Coordenadores dos Programas Maria Aparecida P. Silva Oliveira - CNPq “Psicologia – CNPq.
Edital SENAI SESI de Inovação O SENAI – Departamento Nacional (SENAI-DN) e o SESI – Departamento Nacional (SESI- DN) disponibilizarão até R$ 23,6.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Lei de Diretrizes Orçamentárias Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) (LDO) Prof. R. Nonato Contador Esp. GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE.
Audiência Pública Medida Provisória nº 663, de 2014 Mansueto Almeida – 15 de abril de 2015.
“Atuação do CNPq em Saúde" CCT Senado Federal 22/outubro/2015 Marcelo Marcos Morales Diretor CNPq.
O RÇAMENTO E F UNDO. Orçamento Municipal Meio de realização do ECA; Instrumento de construção da Cidadania e da Democracia participativa; Forma de Democratização.
Em 1909, o Presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de aprendizes artífices; Estas escolas tinham um caráter assistencialista e eram destinadas a “amparar.
Formação de Professores e Gestores Jean Marc G. Mutzig Diretor DED/CAPES Brasília/DF, 07/07/2015 Câmara dos Deputados Comissão de Educação.
“Título”. Coordenador: Instituição: Edital: Chamada FUNDECT/DECIT-MS/CNPq/SES N° 04/2012 – PPSUS-MS Data da Apresentação: 1.
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 CONSULTORIA-GERAL DA UNIÃO.
30ª Reunião da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF) Novo Sistema de Administração Financeira do Estado do Espírito Santo (SIGEFES)
2º Seminário Internacional sobre Contratações Públicas Sustentáveis e Curso sobre Políticas Públicas de Sustentabilidade nas Contratações Públicas Alfredo.
Agência de Inovação Inova Unicamp Professor Milton Mori Diretor-executivo da Inova Unicamp 29 de junho de 2015.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA UEFS. COTA ORÇAMENTÁRIA 2015 RECURSOS DO TESOURO DO ESTADO UEBA% PARTICIPAÇÃO COTA 2012COTA 2013COTA 2014COTA 2015 UNEB38,92% ,00.
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC Equipe PROEX 1.
Projeto Contratação Eficiente Wilson de Castro Junior Consultor da União Consultor-Geral da União Substituto 29/05/2012.
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
Vice-Direção de Gestão e Desenvolvimento Institucional Dezembro Demandas de contratação de Força de Trabalho Encaminhamentos para CD EPSJV.
PANORAMA ATUAL DO CONTROLE SOCIAL NO SUAS: RETRATO NACIONAL E ESTADUAL.
Faculdade de Saúde Pública Departamento saúde materno infantil PLANO DE AÇÃO – Pós graduação– 2010/2011.
Seminário de Avaliação e Perspectivas Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social SECIS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
Fundos de Incentivo ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Alexandre Giovanini Fuscaldi Diretor 1ª DT - Secex Desenvolvimento
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
ACORDO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ---- A POSIÇÃO DA ABINEE.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
O que é o PIBIC-EM? É o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio. Tem por finalidade integrar estudantes do ensino.
Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de Pedras/ RN Secretária de Finanças da Undime Alternativas para o financiamento.
Projeto Feedback Gerente do projeto: Priscila de F. Q. Boechat Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 15/03/ Capacitação da.
PROJETO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E DE APOIO AO PEQUENO PRODUTOR PRAPEM/MICROBACIAS 2 GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA ASSESSORIA TÉCNICA E DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL.
FÓRUM DESAFIOS À GESTÃO NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 21 a 22 de novembro de 2005 Palácio do Itamaraty Brasília - DF.
Brasília, 16 de novembro de Secretário Regional: Edgar Augusto Lanzer.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
FUNDAÇÃO CEARENSE DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - FUNCAP SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR - SECITECE.
Transcrição da apresentação:

IMPACTOS DOS CORTES ORÇAMENTÁRIOS SOBRE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO CCT - Senado Federal Emília Curi Secretária Executiva do MCTI Luiz Alberto Horta Barbosa Presidente do CNPq - sunbstituto

Como foram operacionalizados, em cada uma das áreas, os cortes orçamentários decididos pelo governo?

Operacionalização do corte e destinação dos recursos Os recursos inicialmente previstos para 2015 contemplavam o fomento à pesquisa por meio do Edital Universal & INCTs e a formação de recursos humanos (Pós graduação no Brasil e no exterior) nas mais diversas áreas de conhecimento. O CNPq priorizou o pagamento dos editais lançados em 2014 deixando de reeditá-los em No caso do Universal, o valor a ser pago é de R$ 106 milhões; Especificamente em relação ao Programa Ciência sem Fronteiras, o MCTI obteve autorização do MPOG para aprovar o calendário 2/2015 com a concessão de até bolsas exclusivamente de pós graduação para o exterior (20% desses bolsistas iniciam suas atividades em outubro de 2015). Destes, 800 estão no âmbito do CsF 2.

Como essa operacionalização ocorreu no campo da pós- graduação: formação e fomento à pesquisa? Quais critérios foram utilizados para aplicação dos cortes?

Procedimentos para operacionalização dos cortes O CNPq já possui projetos e bolsas vigentes que foram aprovados em 2013/2014 e renovadas em 2015 (bolsas) na mesma proporção, desta forma a prioridade será em honrar os projetos contratados e o pagamento dos bolsistas, indistintamente da área de atuação. Os recursos já estimados, neste sentido, estão na ordem de R$ 1,1 bilhão.

Quais foram os impactos, conjunturais e estruturais, desses cortes na formação de quadros de alto nível (mestres, e sobretudo doutores) e no andamento das pesquisas nacionais? Quais prejuízos podem ser constatados?

Impactos nos cortes – Programas tradicionais Em relação aos programas tradicionais do CNPq, o orçamento de 2015 visou garantir recursos mínimos para: O pagamento das bolsas de pós graduação no Brasil e no exterior nos níveis de 2014; O financiamento de 5537 projetos aprovados na Chamada CNPq/MCTI nº 14/2014 – Universal no montante total de R$ 200 milhões; A manutenção do pagamento e concessão das bolsas pesquisador (PQ) e do programa de iniciação científica nos mesmos patamares de 2014.

Edital Universal Demanda e Projetos aprovados por área

Impactos nos cortes – Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia - INCTs Especificamente relativo à Chamada INCT - MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014: Foi lançada em 06/06/2014 e obteve a inscrição de 345 projetos advindos dos melhores grupos de pesquisadores brasileiros de todo o país, liderados por cientistas PQ 1-A do CNPq; Cada projeto terá duração de até 72 meses com recursos totais na ordem de R$ 641 milhões, sendo 100 milhões provenientes do CNPq ( detalhes a seguir ); As propostas encontram-se em fase de julgamento por consultores Ad hoc estrangeiros.

FINANCIAMENTO INICIAL: CNPq: R$ 100 milhões MCTI/FNDCT: R$ 100 milhões CAPES: R$ 100 milhões FAPs: R$ 341,7 milhões Total inicial R$ 641,7 milhões Edital prevê Etapa de NEGOCIAÇÃO Outros potenciais parceiros: MS, PETROBRAS, BNDES, SAC, ANP, Statoil Após 4 anos, e mediante avaliação de desempenho e Proposta com ampliação de metas, poderão ser concedidos aditivos ao valor inicial Chamada Pública INCT-2014

Demanda INCT/2014

Há formas de minimizar os prejuízos produzidos? Quais medidas estão sendo tomadas nesse sentido?

Minimizar o impacto dos cortes Tentar agilizar com a maior celeridade possível os recursos destinados aos Editais mencionados no item 2. O MCTI está buscando junto ao MF a viabilização de recursos financeiros para garantir o mínimo de impacto aos projetos e bolsas em curso. O MCTI está negociando empréstimo junto ao BID de R$ 2,5 bilhões

Informações adicionais relativas ao orçamento do CNPq

Histórico do orçamento do CNPq

PLOA 2015 e 2016

Orçamento oriundo do FNDCT 2015 Ações Necessidade Orçamentária 2015 (A) Necessidade autorizada em reunião-2015 do CCE/FNDCT (B) Necessidade Orçamentária Atendida (C) Necessidade Orçamentária A atender (B-C) 1 Ações autorizadas até Fomento ,810,00 2 ARC/FINEP ,00 0,00 Universal ,34 0,00 Universal , , , ,00 Bolsas CNPq ,00 0, ,00 Bolsas PQ-DT ,00 0, ,00 Rhae ,000,00 PCI/MCTI ,00 0, ,00 INCT ,000,00 *ARC/FINEP ,00 0, ,00 CsF , ,00 Total , , , ,00

Bolsas no país concedidas pelo CNPq Modalidade Bolsa-Ano Apoio à Difusão do Conhecimento170 Apoio Técnico à Pesquisa Apoio Técnico em Extensão no País Atração de Jovens Talentos Capacitação Institucional/PCI Desenvolvimento Científico Regional Desenvolvimento Tecnológico e Industrial Desenvolvimento Tecnológico em TIC's 0 Doutorado Doutorado Sanduíche61019 Doutorado Sanduíche Empresarial101 Especialista Visitante1474 Extensão no País Fixação de Recursos Humanos311 Iniciação ao Extensionismo Iniciação Científica Iniciação Científica Júnior Iniciação Tecnológica Mestrado Pesquisador Visitante3736 Pesquisador Visitante Especial Pós-Doutorado Pós-Doutorado Empresarial Produtividade Desenv. Tecn. e Ext. Inovadora Produtividade em Pesquisa Apoio Técnico em Extensão no País6413 Desenvolvimento Tecnológico e Industrial2234 Doutorado 0 Especialista Visitante00 Extensão no País2191 Iniciação ao Extensionismo1101 Iniciação Científica3325 Iniciação Científica Júnior3354 Iniciação Tecnológica141 Pós-Doutorado 0 Produtividade Desenv. Tecn. e Ext. Inovadora 0 Produtividade em Pesquisa 0 Total

Execução Global CsF 1 Capes/CNPq Bolsas Concedidas CSF por Agência de Fomento e Ano #AnoCAPESCNPqTotal Geral Total Geral Fonte:CAPES/CNPq; Data de atualização: 19/12/2014

Resumo CSF Status de implementação de bolsas do CSF Egressos até Bolsistas que retornarão em Bolsistas que retornarão a partir de Bolsistas de graduação sanduíche que viajarão a partir de julho/ Total Geral Fonte: CAPES/CNPq Data de atualização: 24/04/2015

IMPACTOS DOS CORTES ORÇAMENTÁRIOS SOBRE PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO CCT - Senado Federal