O método de investigação ESTUDO DE CASO Cristiane Drebes Pedron, Ms Outubro de 2008.

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Transcrição da apresentação:

O método de investigação ESTUDO DE CASO Cristiane Drebes Pedron, Ms Outubro de 2008.

AGENDA Insvestigação Científica  Questão de investigação  Objectivos  Método de investigação Método quantitativo X Método qualitativo Estudo de Caso  Framework para a Análise do Estudo de Caso

Processo de Investigação Ideias de temas para a investigação – teorias, observações, papers, etc. Procurar conhecer os trabalhos já desenvolvidos sobre determinado assunto Gerar ideias  Interesse pessoal  Questões inovadoras (novos e relevantes contextos)  Elaborar e solucionar problemas

Estrutura de uma Investigação Questão de investigação – PROBLEMA!! Objectivo(s) da investigação Justificação da investigação Método científico!

Justificação da Investigação Razões que motivam o estudo Critérios de avaliação  Relevância  Conveniência  Implicações práticas  Valor teórico

Investigação Quantitativo: “preocupa-se com a medição objetiva e quantificação dos resultados” (GODOY, 1995, p.58) Qualitativo: “implica uma ênfase nos processos e significados” (GARCIA; QUEK, 1997, p.451) - análises em profundidade, obtendo-se até as percepções dos elementos investigados. Ambos

Estudo de Caso Como uma estratégia de investigação, o estudo de caso é usado em muitos campos:  ciência política, e investigação de gestão pública;  psicologia e sociologia;  organizações e estudos de gestão;  cidade e investigação de planejamento regional, como estudos de planos, bairros, ou agências públicas.

Estudo de Caso – Quando usar? Yin (1984)  o "como" e/ou o "por que" são as perguntas centrais  o investigador tem um pequeno controle sobre os eventos  um fenómeno contemporâneo  contexto de vida real Halinen e Tornroos (2005)  conhecimento existente sobre o fenómeno é pequeno  as teorias disponíveis para explicá-lo não são adequadas Macnealy (1997)  necessidade de explorar uma situação que não está bem definida Exemplos: processos organizacionais, mudança organizacional, relações internacionais, maturação de indústrias, entre outros.

Estudo de Caso - Características fenómeno examinado em seu contexto natural dados recolhidos em múltiplas fontes um ou poucos elementos sendo examinados sem utilização de controles ou manipulação questão de investigação é do tipo “por quê?” ou “como?” foco em um evento contemporâneo resultados dependem fortemente da capacidade de integração do investigador Benbasat et al. (1987)

Estágios para classificação do Estudo de Caso (Bonoma, 1985) Mapeamento - estágio inicial, onde o intuito é aprender os conceitos e chavões relacionados ao fenómeno; Design – no segundo estágio, o intuito é construir hipóteses, perseguindo uma teoria; Prognóstico – neste estágio, o investigador já possui um modelo, que busca confirmar através de replicações; Rejeição – no último estágio, o intuito é testar os limites do modelo, utilizando condições extremas.

Classificação do Estudo de Caso quanto ao objectivo da investigação - Yin (1993) Descritivo - descreve o fenómeno dentro de seu contexto; Exploratório – trata com problemas pouco conhecidos, objectivando definir hipóteses ou proposições para futuras investigações; Explanatório - possui o intuito de explicar relações de causa e efeito a partir de uma teoria. Embora os três tipos possam ser claramente definidos, existe uma área de sobreposição entre eles.

Fases do Estudo de Caso Dubé e Paré (2003) Planeamento - aspectos relacionados com a concepção da investigação; Recolha de dados Análise dos dados

TIPO DE ESTUDO DE CASO PLANEAMENTO RECOLHA DE DADOS ANÁLISE DE DADOS RESULTADOS Técnica de recolha, Validade constructo, Múltiplas fontes, Tipo de dados, Triangulação, Base de dados, Confiabilidade. Procedimentos, Anotações de campo, Codificação, Validade do constructo, Encadeamento lógico, Citações, Revisão do relatório, Comparação dos Casos, Estratégias/Técnicas de análise, Validade interna, Comparação com literatura, Flexibilidade. Questão de investigação, Teoria, Constructos, Desenho de investigação, Casos, Replicação, Validade externa, Unidade de análise, Piloto, Contexto, Equipe, Protocolo, Confiabilidade. Descritivo, Exploratório, Explanatório. Incremento do conhecimento. FRAMEWORK PARA A ANÁLISE DO ESTUDO DE CASO (Oliveira et al. 2006)