CTQT- CENTRO DE TREINAMENTO E QUALIFICAÇÃO NO TRANSPORTE – PROGRAMA FLORESCER FORMANDO PARA O TRABALHO LAR ESCOLA DA CRIANÇA DE MARINGÁ E.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Plano Nacional de Formação
NOSSA HISTÓRIA O Centro de Aperfeiçoamento Multi-Pedagógico, CAMP OESTE, é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 09 de fevereiro de 1983 e administrada.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
Trabalho Decente e Juventude
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
PROJETO “ADOLESCENTE APRENDIZ”
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Formação por competências
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
Ministério da Educação
Encostas da Serra Geral
Projetos Financiados em 2010
JOVEM APRENDIZ NO TRANSPORTE
Glauce-Mônica Vilela Souza
Aproveitamento de Estudos
EJUNIFEV: TEM OS MELHORES TALENTOS PARA O FUTURO DE SUA EMPRESA
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Atividades Complementares Coordenação de Administração
Contexto de atuação do CME
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Laboratório de Ensino a Distância
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO AO ESPORTE
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Prática como Componente Curricular
Lei Federal / É a formação técnico-profissional ministrado ao adolescente ou jovem, através da Lei Federal /2.000.
RELATO DE EXPERIÊNCIA Projeto de Informatização da Política Municipal de Assistência Social do Município de Schroeder - SC.
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
Universidade Corporativa Procenge
Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
Módulo 4 – Legislação desportiva
TRABALHO INFANTIL.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
PL DE 2012 REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE HISTORIADOR Daniel Pereira dos Santos Historiador - Administrador - Educador físico UNIVERSIDADE FEDERAL.
Programa Jovem Aprendiz
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
Secretaria de Inspeção do Trabalho Aprendizagem Profissional Fiscalização do cumprimento da cota de aprendizes Renato Bignami Secretaria de Inspeção do.
CASA DA CRIANÇA PENIEL Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande MS Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Formação continuada ANO 2015
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Orientadora: Prof. Vilma Heluy
MOOC O MOOC é uma REVOLUÇÃO no Ensino dentro da Revolução da Informática. MOOC - Massive Online Open Course. Democrático - Ferramenta de formação que atinge.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
PREFEITURA M. DE CAMPO GRANDE SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA EXECUTIVA DEPARTAMENTO DE.
Transcrição da apresentação:

CTQT- CENTRO DE TREINAMENTO E QUALIFICAÇÃO NO TRANSPORTE – PROGRAMA FLORESCER FORMANDO PARA O TRABALHO LAR ESCOLA DA CRIANÇA DE MARINGÁ E

Lar Escola da Criança de Maringá Breve Histórico Fundado pelo Clube da Amizade de Maringá em 04/10/59, funcionava em regime de internato. Posteriormente, foi ampliado, atendendo meninos e meninas em regime de internato e semi- internato na faixa etária de 03 a 15 anos. Em 14/03/73 o Lar Escola passou a ser administrado pelas Irmãs Murialdinas de São José. Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA foi modificado o Estatuto e o Regimento da Entidade, projetando um atendimento mais qualificado de acordo com a nova Lei. Hoje, tem como finalidade principal o atendimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, pessoal e psicológica.

Há 12 anos desenvolvendo aprendizagem em parceria com instituições formadoras como: Sest/Senat Unicesumar Sesc/Senac CTQT Atendendo adolescentes de 15 a 18 anos incompletos nas áreas de Auxiliar e Assistente Administrativos, Auxiliar de Vendas e, recentemente, Assistente de Logística do Transporte.

Sesc/Senac Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas 1 Turma (30 aprendizes) Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos 2 Turmas (60 aprendizes)

Sest/Senat Assistente Administrativo em Transporte 2 Turmas (60 aprendizes)

CTQT Assistente de Logística do Transporte 1 Turma (30 aprendizes)

PROGRAMA FLORESCER FORMANDO PARA O TRABALHO COORDENORA: FÁTIMA CRISTINA LUCAS DE SOUZA

FLORESCER FORMANDO PARA O TRABALHO: COMO TUDO COMEÇOU? Desenvolveu-se a partir de duas demandas: Estender o atendimento do Programa Florescer de modo a qualificar profissionalmente nossos beneficiários; Suprir a necessidade do grupo G10 Transportes que buscava qualificar pessoas na área específica em que o grupo atua. Portaria n° 615 de dezembro de 2007, seção III d) as potencialidades do mercado local e regional de trabalho e as necessidades dos empregadores dos ramos econômicos para os quais se destina a formação profissional;

CONSTATADA AS DUAS DEMANDAS PASSAMOS A INDAGAR: LEGALMENTE É POSSÍVEL QUE O FLORESCER DESENVOLVA UM CURSO DE APRENDIZAGEM? Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005, seção II Art. 8º Consideram-se entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica: I – os Serviços Nacionais de Aprendizagem; II – as escolas técnicas de educação, inclusive as agrotécnicas; III – as entidades sem fins lucrativos, que tenham por objetivos a assistência ao adolescente e à educação profissional, registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O FLORESCER ESTAVA DE ACORDO COM AS PRERROGATIVAS DO DECRETO 5.598/2005? No ano de 2007 o grupo G10 transportes criou o CTQT- Centro de Treinamento e Qualificação no Transporte, uma associação sem fins lucrativos destinada a: Formação de trabalhadores na área do transporte; Qualificação de adolescentes e jovens para o mercado de trabalho; Atendimento a crianças e adolescentes com atividades pedagógicas, esportivas e culturais visando a garantia de direitos previstos na CF de 1988 e no ECA. O CTQT possui cadastro no CMDCA, Título de OSCIP e de Utilidade Pública Municipal.

COMPROVADA A LEGALIDADE, INICIOU-SE A PESQUISA E ESCRITA DO PROJETO Desafios na elaboração do projeto: Localizar outras instituições que desenvolviam o curso de aprendizagem de Assistente de Logística do Transporte, a fim de trocar experiências; Definir conteúdos disciplinares do módulo específico que contemplassem tanto as necessidades gerais da área do transporte, quando as particulares no que se refere ao transporte de cargas; “o início de um itinerário formativo, tendo como referência curso técnico correspondente” (PORTARIA 615/2007); Organizar o material didático;

DEFINIÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO QUADRO DOCENTE Quem pode lecionar em um curso de aprendizagem? Instrutor que comprove conhecimento técnico profissional na área que vai atuar; Colaboradores do grupo G10 e CTQT respondiam as necessidades pontuadas na Lei. Iniciou-se deste modo reuniões com gestores e colaboradores dos diversos departamentos da empresa, com o intuito de apresentar o projeto e verificar a vontade e disponibilidade em lecionar no curso; A partir da adesão, foram organizadas reuniões de capacitação dos colaboradores de cada módulo.

É IMPORTANTE DESTACAR: Somente depois do projeto passar por aprovação da diretoria da empresa, dos gestores e colaboradores, é que foi buscado a parceria com o Lar Escola da Criança de Maringá; Na parceria buscou-se deixar claro o que seria a competência de cada Organização social;

PARCERIA FLORESCER/CTQT E LAR ESCOLA DA CRIANÇA DE MARINGÁ Elaboração de um contrato jurídico onde ficou definido as responsabilidades das Organizações sociais e empresa envolvidas. É de responsabilidade do Florescer/ CTQT Florescer/ CTQT: Instituição formadora, responsável pela definição dos conteúdos, disponibilização de uniforme e material didático, pela organização e capacitação dos professores, pelo acompanhamento do desenvolvimento dos aprendizes em relação as disciplinas do curso, bem como pela certificação do conteúdo programático ministrado;

É DE RESPONSABILIDADE DO LAR ESCOLA DA CRIANÇA DE MARINGÁ Lar Escola da Criança de Maringá: Instituição qualificadora, responsável por fornecer a infraestrutura e equipe técnica necessárias ao desenvolvimento do curso, responsável pelas visitas técnicas as empresas do grupo e pelo acompanhamento dos aprendizes junto à escola e família por meio de relatórios.

É DE RESPONSABILIDADE DO GRUPO G10 TRANSPORTES Grupo G10 Transportes: Contratar os 30 aprendizes matriculados no curso, garantindo todos os direitos trabalhistas e previdenciários que lhes for devido; Propiciar um ambiente adequado ao desenvolvimento da aprendizagem.

ACORDADO AS RESONSABILIDADES DO FLORESCER/ CTQT, LAR ESCOLA DA CRIANÇA DE MARINGÁ E GRUPO G10 TRANSPORTES, OSPASSOS SEGUINTES FORAM: Cadastro do curso de aprendizagem no CMDCA; Cadastro da instituição formadora no portal Juventude web; Cadastro do Programa de aprendizagem e do curso no Juventude web; Registro da turma e dos aprendizes atendidos no Cadastro Nacional de Aprendizagem;

CURSO DE APRENDIZAGEM EM ASSITENTE EM LOGÍSTICA DO TRANSPORTE Início: 26 de Novembro de 2015; Término: 25 de novembro de 2016 Número de atendidos: 30 aprendizes entre 15 e 17 anos; Módulos do curso: Teórico Inicial (80 horas); Teórico básico (160 horas); Teórico específico (160 horas), totalizando 400 horas aula teóricas e 600 horas de prática nas empresas do grupo; Total de Instrutores: 25 Total de Disciplinas: 35

PONTOS POSITIVOS DO CURSO Estabelecimento de vínculos entre aprendizes e beneficiários do Programa Florescer; Estabelecimento de vínculos entre colaboradores e aprendizes; Apropriação por parte dos beneficiários não somente dos conteúdos teóricos, mas, de conhecimentos relacionados ao perfil e visão da empresa; Conhecimento mais aprofundado do funcionamento dos diversos departamentos da empresa;

PONTO NEGATIVO DO CURSO Inflexibilidade no remanejamento das disciplinas, visto que, uma vez organizada as agendas dos colaboradores é difícil modificar datas.