UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE GESTÃO E SERVIÇOS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA ESTUDO DE CASO SÃO BERNARDO, MAIO DE 2010.

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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE GESTÃO E SERVIÇOS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA ESTUDO DE CASO SÃO BERNARDO, MAIO DE 2010 GRUPO 15 – 3º SEMESTRE PAULO SÉRGIO DA SILVA RAPHAEL SEGALLA ASTRAZIONE RENATA ESTER XAVIER DE ANGELIS RONALDO VICENTE CAMPIÃO

OBJETIVOS Possibilitar uma vivência gerencial por meio da criação de um projeto que analisa os mecanismos de organização da empresa (Toyota do Brasil Ltda.) e suas estratégias para atingir o mercado consumidor. Realizar uma abordagem de parte da gestão logística da Toyota do Brasil Ltda., no que tange o funcionamento desta no Departamento de Usinagem – Setor de Expedição com o transporte AR/BR do eixo traseiro de um dos veículos da linha Toyota, a caminhonete Hilux.  GERAL  ESPECÍFICO

A EMPRESA  FUNCIONÁRIOS: Cerca de  PORTE / ATUAÇÃO E COLOCAÇÃO NO MERCADO: Uma das maiores montadoras de automóveis do mundo. Presente em 160 países. Recorde de vendas em  CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO: Guaíba – Grande Porto Alegre – RS. Portal das operações logísticas AR/BR.  ORIGEM: Sakichi Toyoda Toyoda Automatic Loom (teares). Toyota Motor Company– Japão  MAIOR FABRICANTE DE AUTOMÓVEIS DESDE 2007

LOCALIZAÇÃO  UNIDADES (BRA) - São Bernardo do Campo - Indaiatuba - São Paulo (escritório) - Guaíba (CD) Toyota – São Bernardo do Campo Av. Piraporinha, 1111 – Jordanópoles SP – Brasil – Toyota – São Bernardo do Campo Av. Piraporinha, 1111 – Jordanópoles SP – Brasil – Toyota – Indaiatuba

PRINCIPAIS PRODUTOS TOYOTA Corolla TOYOTA Camry TOYOTA Hilux TOYOTA RAV4 TOYOTA SW4 TOYOTA Land Cruiser Prado

PRINCIPAIS CONCORRENTES

DEPARTAMENTO DE USINAGEM SETOR DE EXPEDIÇÃO  PRINCIPAIS FORNECEDORES DE PEÇAS AUTOMOTIVAS: - ARTEB (cabos para freios e faróis) - FUNDIÇÃO LUK (tambor de freio) - NAKATA (presilhas e itens de suspensão) - TASA (suportes para os eixos (AR) - TRW (componentes usinados) “TRANSPORTE DE EIXOS TRASEIROS – PICAPE HILUX”

“DEFICIÊNCIA” São Bernardo Indaiatuba Cidade de Córdoba (AR) Percurso total 2475 km São Bernardo do Campo Indaiatuba 131 km Indaiatuba Cidade de Córdoba (AR) 2344 km

PROPOSTA DE INOVAÇÃO / MELHORIA Córdoba (ARG) Indaiatuba (BRA) São Bernardo do Campo (BRA)

BENEFÍCIOS

RETORNO ESPERADO FRETE ATUAL REFERENTE ÀS VIAGENS PROPOSTA DE MELHORIA CUSTO MÉDIO DO FRETECUSTO MÉDIO POR KM RODADO R$ 135,00R$ 3,69 CUSTO TOTAL POR DIA R$ 2.430,00R$ 730,62 CUSTO ANUAL R$ ,00R$ ,30

CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estudo buscou analisar os mecanismos atuais dos processos logísticos de um dos setores da empresa Toyota do Brasil Ltda. e, diante disto, propor uma melhoria referente ao transporte AR/BR dos eixos traseiros da picape Hilux, otimizando a alocação dos mesmos dentro dos caminhões que os transportam à Argentina para montagem da picape na fábrica de Córdoba (AR). Junto ao Setor de Expedição da empresa foram identificados e coletados alguns dados e informações que nos possibilitaram realizar tal proposição, em paralelo aos conceitos por nós pesquisados e estudados. Com base nestas informações, pôde-se concluir

Agradecemos ao nosso Orientador: Prof. Ms. Laércio Bento OBRIGADO! Se ele estiver na banca