39% da população brasileira já acessou internet (71,7 milhões) 53% acessa diariamente (38 milhões) 70% participam de redes sociais (50 milhões) USO DA INTERNET NO BRASIL (setembro / novembro 2008 ) “ “
representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais. REDES SOCIAIS* * Wikipedia #
REDES SOCIAIS* # responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivos em comum. * Wikipedia
REDES SOCIAIS NA INTERNET* # São as relações entre os indivíduos na comunicação mediada por computador * Wikipedia
TECNOLOGIA # Escolha de PLATAFORMA Importante entender para saber como: - transportar seus dados (migração) - evitar que ela trave com o crescimento (blog caiu) - perceber como ela se relaciona com outras redes (API`s)
Usos não planejados: - Usar depoimentos no Orkut para mandar mensagens privadas - Vender produtos através do Fotolog TECNOLOGIA #
Se o meio (plataforma) e a interface são mistérios, você entende como a mensagem se propaga? COMUNICAÇÃO Emissor > < Mensagem “Tecnologia” = Meios (Blogs, Twitter, YouTube, etc.) Tela = Interface # Comunicação rege o CONTEÚDO que será publicado na plataforma
SOCIOLOGIA # organização das sociedades humanas, seus padrões culturais, suas relações de produção e de consumo * Tecnologia é a plataforma de comunicação para estabelecer, fortaceler e acelerar suas relações sociais. * Aulete Digital Estuda os RELACIONAMENTOS formados nas plataformas, ao redor dos conteúdos publicados
# PRESENÇA ONLINE Ter um website não é apenas uma oportunidade de publicar conteúdo e divulgar sua mensagem Implica conversar com sua audiência O usuário aprendeu a usar a web para conversar, se você não conversa com sua audiência você frustra seu público.
# CONVERSAS PÚBLICAS X PRIVADAS Formulário de contato Permite estabelecer conversas privadas entre emissor e receptor Todo o conteúdo da conversa é particular e fica indisponível para outros interessados Caixa de comentário Permite estabelecer conversas públicas entre a orgazaniação e o público além de conversas entre o público. Todo o conteúdo fica disponível e serve de apoio para os novos visitantes Os visitantes se ajudam ampliando a capacidade de atendimento da organização
perfil 5P’ s das mídias sociais Lon Safko Perfil Produzir Conteúdo PropagarParticiparProgredir
Perfil Produzir Conteúdo Propagar Participar Progredir 5P’ s das mídias sociais Lon Safko produzir conteúdo
5P’ s das mídias sociais Lon Safko propagar Perfil Produzir Conteúdo PropagarParticiparProgredir
participar Perfil Produzir Conteúdo PropagarParticiparProgredir 5P’ s das mídias sociais Lon Safko
ORKUT 35 milhões de perfis brasileiros ativos / mês Média de 4h de navegação por usuário / mês 79% dos brasileiros online (Comscore) Seeding (Permissão) Pesquisas de opinião (enquetes) Compra de logos e links em perfis de comunidades Casting de supermoderadores (+100 comunidades) OpenSocial #
Redes Sociais BLOGS # Pessimista / Realista 17% dos internautas criam/atualizam blogs e websites (Cetic.Br – área urbana e rural) 51% dos internautas residenciais leêm blogs (Ibope/NetRatings) Otimista / Restrita 45% dos internautas ativos escrevem em blogs (16-54 Wave McCann) 77% dos internautas ativos leêm blogs (16-54 Wave McCann)
BLOGS # Em ordem do mais para o menos polêmico Publieditoriais (identificados !!!) Envio de releases Envio de mídia kits Casting (Eventos) Amostras do Produto / Serviço Entrevista com executivos Produção patrocinada de conteúdo (vídeo, podcast, etc.) Avaliação técnica do produto Compra de banner
FOTOS # 70% compartilham fotos (Wave McCann) 34% fazem upload todos os dias (Wave McCann) Casting c/ fotógrafos Grupos no Flickr Seeding / Releases FLICKR / FOTOLOG
TWITTER # 5 milhões de usuários brasileiros, 15% de penetração entre usuários residenciais (Ibope-Julho/2009) Conversar com usuários Divulgar links interessantes Promoções SAC
49% assistem vídeos online (Cetic.br) 94% assistiram vídeos (Wave McCann) 15% fazem upload de vídeos (Cetic.br) Produção com hubs sociais / videomakers Vídeos interativos youtube.com/watch?v=tbEei0I3kMQ Canais customizados Post Roll Seeding / Releases VÍDEO # Youtube / Videolog Youtube - 15,5 milhões (Comscore – Junho/2009) Videolog - 5 milhões (Videolog - Setembro/2009)
MÚSICA Blip.FM / MySpace / Last.FM # 43% ouvem rádio em tempo real (Cetic.br) 32% fazem download de filmes, músicas ou softwares (Cetic.br) Rádios personalizadas Seeding / Releases
REDES SOCIAIS # Facebook 3,15 milhões perfis de brasileiros (Inside Facebook – Fevereiro/2010) Eventos para early adopters / tecnologia / AB Anúncios Texto Aplicativos Linkedin / Peabirus / Via6 Corpo-a-Corpo campanhas B2B MeAdiciona Organizando a bagunça
1 - Orkut: 71,2% 2 - Sonico: 6,8% 3 - MySpace: 4,4% 4 - Via6: 4,4% 5 - Facebook: 3,6% 6 - Multiply: 3,1% 7 - Twitter: 2,7% 8 - Hi5: 2,6% 9 - Habbo: 2,5% 10 - Ning: 2,1% Ibope / NetRatings março/2009 # REDES SOCIAIS Top 10 redes sociais no Brasil 1 - Orkut: 63 % 2 - Twitter: 58 % 3 - MSN Messenger: 39 % 4 - Facebook: 33 % 5 - YouTube: 27 % 6 - FormSpring: 23 % 7 - Flickr: 21 % 8 - Last.fm: 20 % 9 - MySpace: 20 % % MeAdiciona.com março/2010
Não tem habilidades sociais Não tem senso de humor Vai esquecer disso no dia seguinte Falar abertamente é um problema Só quer vender Pensa que é um jogo de rankings Vai levar para o lado pessoal Acha que twitter é uma estratégia Não tem cultura social Não tem autorização NÃO USE! SE... #
Perguntas? # prontofalei