Colégio Cenecista Mons. Antonio de S.Gens Educação Infantil - 2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Advertisements

Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIO PRÉ-ESCOLAR ESTRELINHA
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
TURNO INTEGRAL.
E.M.Epitácio Campos 2º Bimestre Reunião de Pais
E.M.Epitácio Campos 1º Bimestre Reunião de Pais
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Boletim Informativo 2008.
Ajude – me!!.
COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
SEJAM BEM-VINDOS! REUNIÃO DOS 3º ANOS
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Autismo: Orientação Familiar
Colégio Nossa Senhora de Sion
Escola Comum e Inclusão
Teacher Marilisa Lichtenberg English
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
Construindo o futuro do seu filho!
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Atitudes que contribuem para o sucesso de seus filhos.
CUIDADOS COM A DENTIÇÃO DA CRIANÇA GARANTEM O SORRISO DO ADULTO
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
TURNO INTEGRAL.
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
CRECHE ÁGAPE/ 2014.
INFORMÁTICA.
CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista.
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
Escola Seac- Escola de Educação Profissional Prof: Nilzo Machado
PROJETO:“ VIVENDO E CONVIVENDO NO MUNDO QUE DEUS NOS DEU”
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
1ª Reunião de Pais e Mestres Educação Infantil
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
SEAD- Serviço de Educação à Distância- Escola SEAC
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL III
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
SITUAÇÕES.
Nesta foto a professora, aparentemente, demonstra afeto e solidariedade por uma criança que por alguma razão quiz ficar perto dela no momento da contação.
Avaliação na Educação Infantil: algumas práticas
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Fabiane Vanessa Breitenbach 05/07/2010 Reunião dos NAPNEs do IFRS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Cidade do Polo 2013 UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO Tecnologia na Educação.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
ESPAÇO DE CONHECIMENTO E FORMAÇÃO DE VALORES. ESCOLA BERÇO DE BELÉM.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Colégio Cenecista Mons. Antonio de S.Gens 1º e 2º A.E.F
Os sete erros mais comuns na educação das crianças Serviço de Psicologia e Orientação Fonte:
REUNIÃO DE PAIS FEVEREIRO 2011 Educação Emocional Propicia o aconchego, o carinho, o abraço, a descoberta que o caminho é mais importante que a chegada.
Encontro de Pais Colégio Cenecista Mons. Antonio de S. Gens
Nome cooperativa Sicoob Breve informações sobre a Singular.
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
AVALIAÇÃO Curso Noturno Segundo o documento:
Transcrição da apresentação:

Colégio Cenecista Mons. Antonio de S.Gens Educação Infantil

... espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos. Como diz Piaget,”cada vez que ensinamos prematuramente a uma criança alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e, consequentemente, de entender completamente” (1977b,p.89)

 Diretora: Juliana Benicio  Orientadora Pedagógica: Ana Cláudia Araújo  Orientadora Educacional: Susana Sá  Coordenadora de Inclusão: Daniela  Assistente Educacional: Izabel

 Creche II Manhã: Vanessa  Creche II Tarde: Angelica e Grazielle  Creche III Manhã: Simone e Bruna  Creche III Tarde: Lauana e Fran  Pré I Manhã: Leiliane (Karla) e Jessica  Pré I Tarde: Mariana e Jessica  Pré II Manhã: Sheila e Marinez  Pré II Tarde: Carla e Dani / Fabiane e Mayara  Informática – Débora e Graziele  Psicomotricidade – Diego  Artes- Aldair  Inglês - Daiara

Os primeiros dias de aula, em muitas famílias, apreensão.É a fase da adaptação, que vem se tornando cada vez mais suave,com novas estratégias para cativar as crianças e, principalmente, para diminuir a ansiedade dos pais. No Cenequinho, os primeiros dias são de reconhecimento do espaço, das rotinas e da criação de vínculos com os professores e o grupo de amiguinhos. O choro necessita ser substituído pelo encantamento nas brincadeiras, histórias, parquinho, lanches compartilhados, teatrinhos...

Os pais devem estar preparados para um horário mais flexível nesse período, de acordo com a reação de cada criança. Para esse período, algumas "dicas" podem ajudar: A segurança da família é decisiva para um bom andamento da adaptação. Explicar a criança que ela vai para à escola.

Apenas uma pessoa deve ficar encarregada de trazer a criança à escola. Quem ficar na escola, deixar que a professora haja em todos os momentos. Estamos criando hábitos, através das rotinas diárias. Atitudes diferentes podem dificultar o processo. É necessário extremo cuidado com os horários. Um pequeno atraso na hora de vir buscar uma criança em fase de adaptação pode deixá-la insegura.

Sejam breves na despedida. Às vezes, a criança acaba chorando ao perceber que a separação está sendo difícil também para os pais. É preciso usar sempre a verdade. "Enganar" pode ser mais fácil naquele momento, porém, com certeza atrapalhará as negociações futuras.

Nada de chantagens Não introduzir mais novidades na vida da criança. Ex.: Tirar a fralda, trocar de babá,... Evite interrogatórios. Algumas crianças não gostam de contar suas experiências na escola.

O C.C.M.A.S.G. objetiva formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade. Para conseguir formar este cidadão, é preciso desenvolver nos alunos a autonomia, a qual deve ser despertada desde a Educação Infantil. A Pedagogia de Projetos encontra-se como um instrumento de fácil operacionalização dentre a gama de possibilidades para atingir tal intento. A Pedagogia de Projetos é uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores, valorizando o que os alunos já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento.

 Agenda – Observar e preencher  Nome nos materiais  Muda de roupa  Nécessaire – vai na mochila com a escova ( Pré I e II)  Remédio  Tarefa de casa  Tênis é o correto, nada calçado de salto  Brinquedos  Mochila – uma é o suficiente  Dia do brinquedo  Horário de chegada e saída

 Calendário escolar – Recesso será de 08 a 19 de agosto.  Aluno doente  Uso de celular, tablet,...

Trazer na mochila: toalha,calcinha ou cueca ; Vir com a roupa de banho por baixo do uniforme; vir de chinelo.

“A possibilidade de realizarmos um sonho é o que torna a vida interessante”. (Paulo Freire) Ana Cláudia AraújoEncontro de pais-2016