O PLANEJAMENTO DO TREINAMENTO

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Transcrição da apresentação:

O PLANEJAMENTO DO TREINAMENTO 11/04/2011 Prof. José Figueiredo Minicurso: UFRN NA COPA

O PLANEJAMENTO DO TREINAMENTO ESPORTIVO (Manso, Valdivieso e Caballero, 1996) Estudo Prévio Definição de Objetivos   Calendário de Competições Periodização Escolha dos meios de treinamento Distribuição das cargas de treinamento Colocação do plano em ação

ESTUDO PRÉVIO ∙Conhecer o nível de rendimento da temporada anterior. ∙Conhecer o nível de realização dos objetivos previstos.   ∙ Conhecer o treinamento realizado. Tipo, volume e qualidade. ∙ Conhecer o perfil condicional dos atletas. ∙ Conhecer os recursos de que dispõe: humanos, materiais, equipamentos, locais de treino, financeiro.

DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS Características de um objetivo bem estabelecido: ∙ Claridade de formulação.   ∙ Realismo e acessibilidade. ∙ Possibilidade de ser medido. ∙ Ser expressado em termos do que se quer fazer. ∙ Ser específico.

DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS Secundários Principais

CALENDÁRIO DE COMPETIÇÕES Tipos de competições:   ∙ Principais ∙ Secundárias

CALENDÁRIO DE COMPETIÇÕES Competições locais Competições estaduais Competições regionais Competições nacionais

CALENDÁRIO DE COMPETIÇÕES Aspectos a considerar: 1-Eventos de período competitivo longo.   2-Eventos de período competitivo curto.

CALENDÁRIO DE COMPETIÇÕES ∙ A forma de competição: eliminatória, pontos corridos, classificatória  ∙ A determinação das competições mais importantes   ∙ Número de competições

CALENDÁRIO DE COMPETIÇÕES Esportes de período competitivo curto. (Esportes Individuais como atletismo, natação, lutas) ∙ A forma de competição   ∙ A determinação das competições mais importantes ∙ Número de competições

PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO Uma ordem lógica e uma duração determinada: ∙ macrociclo – o tempo que tem até a comp. principal ∙ períodos – preparatório e competitivo ∙ etapas – preparação geral e específica ∙ mesociclos – normalmente de 2 a 5 semanas ∙ microciclos - normalmente de 4 a 10 dias ∙ sessões de treino

DETERMINAÇÃO DOS EXERCÍCIOS Exemplo de exercícios utilizados por um jogador de futebol: ∙ Corrida de velocidade com mudança de direção (séries de 8-12x10-15m) ∙ 1/3 agachamento (2-3séries com 50% do peso corporal)   ∙ saltos sobre barreiras (séries de 5-8 rep) ∙ Necessidade de mudanças periódicas!

SESSÃO DE TREINO 1- Técnica, coordenação, velocidade, exercícios complexos devem vir primeiro 2- Exercícios de força e potência 3- Exercícios de resistência anaeróbica 4- Exercícios de resistência aeróbica

DISTRIBUIÇÃO DAS CARGAS Evolução de aspectos como: ∙ volume ∙ intensidade ∙ repetições ∙ duração

COLOCAÇÃO DO PLANO EM AÇÃO Deve considerar 2 aspectos: a execução e a avaliação.

COLOCAÇÃO DO PLANO EM AÇÃO A execução deve seguir ao máximo o plano previsto, mas é flexível.

COLOCAÇÃO DO PLANO EM AÇÃO A avaliação pode ser realizada de 4 formas:

COLOCAÇÃO DO PLANO EM AÇÃO a) o controle das cargas de treinamento realizado; As anotações individuais de treinamento são indispensáveis. As folhas de controle de treinamento deverão cumprir requisitos como:   ∙ Incluir as sessões de treinamento; ∙ Incluir o treinamento previsto; ∙ Incluir o treinamento realizado;

COLOCAÇÃO DO PLANO EM AÇÃO ∙ Assinalar as incidências;   ∙ Conter indicadores de controle do efeito do treinamento; ∙ Conter os dados do trabalho planejado nas sessões indicadas; ∙ Conter os dados do trabalho acumulado.

COLOCAÇÃO DO PLANO EM AÇÃO b) o controle do modelo de competição; ∙ Anotar as ações realizadas durante o jogo. Ataques, fintas, chutes, arrancadas, saltos, etc.

COLOCAÇÃO DO PLANO EM AÇÃO c) o controle da evolução da capacidade de rendimento; ∙ Testes de campo, laboratório, específicos para a modalidade esportiva ou etapa do treinamento.   ∙ Devem atender às condições de validade, confiabilidade e objetividade

COLOCAÇÃO DO PLANO EM AÇÃO d) a avaliação final do processo de intervenção ∙ Avaliação da estrutura do treinamento   ∙ Avaliação do processo ∙ Avaliação dos exercícios ∙ Avaliação dos métodos de treinamento ∙ Avaliação dos resultados ∙ Tomada de decisões com relação ao próximo ano

PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES PARA O TREINO COM CRIANÇAS E JOVENS (Barbanti, 2005) 1- O esporte para crianças e jovens deve ser diferente do esporte para adultos, na sua caracterização, nos objetivos e na sua preparação. No treino de crianças e jovens, é indispensável a variedade de experiências motoras e um ambiente adequado de treino, jogos e competições.

Não deve haver especialização sem uma boa “base de movimentos” PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES PARA O TREINO COM CRIANÇAS E JOVENS (Barbanti, 2005) A formação esportiva é um processo a longo prazo, organizado em 3 etapas: básica, especialização e alto rendimento As etapas são diferentes entre si pelos objetivos, conteúdos e organização Não deve haver especialização sem uma boa “base de movimentos”

PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES PARA O TREINO COM CRIANÇAS E JOVENS (Barbanti, 2005) Cada idade (ou grupo de idades) exige atenção especial acerca do nível de crescimento e desenvolvimento e sua relação com treinos e competições. A formação esportiva deve reforçar valores éticos na conduta esportiva, a aquisição de hábitos saudáveis, autocontrole, respeito pelas regras e espírito esportivo, motivação pelo gosto da prática e força de vontade.

1 = Período de baixa sensibilidade de desenvolvimento; Períodos sensíveis do desenvolvimento das capacidades físicas (adaptado de Zakharov e Gomes, 1992.) Capacidades físicas Sexo Idade 7-8 8-9 9-10 10-11 11-12 12-13 13-14 14-15 15-16 16-17 Velocidade Masculino 3 2 Feminino Velocidade-força 1 Força Coordenação Flexibilidade Resistência 1 = Período de baixa sensibilidade de desenvolvimento; 2 = Período de média sensibilidade de desenvolvimento; 3 = Período de alta sensibilidade de desenvolvimento;

Referências Material gentilmente cedido pelo Prof. do DEF UFRN José dos Santos Figueiredo. Reprodução proibida. BARBANTI, V.J. Formação de Esportistas. 1ed. São Paulo: Manole, 2005. MANSO, J.M.G.; VALDIVIESO, M.N.; CABALLERO, J.R. Pruebas para la Valoracion de la Capacidad Motriz en el Deporte. Editorial Gymnos, Madrid: 1996. ZAKHAROV ,A.; GOMES, A.C. A Ciência do Treinamento Desportivo. Rio de Janeiro: Palestra Sports,1992.