O papel pedagógico do órgão gestor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
Passos para Revisão do PPP
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Projeto Político-Pedagógico
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Gestão Competente da Escola Pública
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
O sucesso do trabalho pedagógico
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Plano de Desenvolvimento da Escola
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Elaboração do Projeto Político Pedagógico
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Planejamento e 7 de março de 2014.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
A Função do Professor Articulador
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Contexto de atuação do CME
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
Roteiro de observação de estágio
AVALIAR e PLANEJAR.
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
Reafirmando Compromissos Ações Saresp 2014
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Diagnóstico do Órgão Gestor da Educação Municipal (OGEM) Oneide Ferraz Alves.
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Professor Coordenador de Apoio
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Revisita ao PPP.
Marcia Adriana de Carvalho Professora – Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto de São Francisco de Paula Presidente UNDIME/RS.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

Pontos importantes para a apresentação do Documento Norteador para a Elaboração do PPP Apoio Parceria Coordenação Técnica Iniciativa

O papel pedagógico do órgão gestor Qual é o papel da Secretaria de Educação (e dos gestores escolares sob sua coordenação) na gestão pedagógica da rede de ensino? Quais são os principais canais e instrumentos de coordenação e comunicação entre o órgão gestor e as escolas? Por que não é fácil fazer chegar até a sala de aula o planejamento e as concepções pedagógicas preconizadas pela política municipal de Educação?

1. Diretrizes gerais Estimular as equipes escolares a incorporarem as diretrizes e concepções educacionais presentes na políticas de Educação nacional e municipal em sua reflexão sobre: A identidade da escola e os valores nos quais a comunidade escolar acredita; os fundamentos teóricos e filosóficos da prática pedagógica na escola.   as aspirações em relação ao ensino e à aprendizagem dos alunos e a direção que deverá seguir; o compromisso com o sucesso dos alunos;

2. Metas e estratégias do PME Informar e traduzir as metas e estratégias do PME que deverão ser atingidas através de ações no âmbito das unidades escolares: Acesso e permanência; Qualidade do ensino e dos ambientes e materiais; Padrões de qualidade nos suportes à Educação; Formação de professores e profissionais da Educação Infantil; Atendimento de Educação Inclusiva etc.

3. Participação Definir as expectativas de participação da comunidade escolar na elaboração do PPP; Estratégias para facilitar a participação de funcionários, pais e crianças no processo; * É de extrema importância a participação de todos pois é o momento de definir a identidade da escola, revendo as concepções de infância, ensino e aprendizagem, currículo, educação inclusiva, integração escola- família-comunidade, rotinas, avaliação do desenvolvimento das crianças e avaliação institucional.

4. Coordenação com o órgão gestor Combinar as formas de acompanhamento e apoio pelos responsáveis pedagógicos no órgão gestor pelos processos de ensino-aprendizagem e avaliação; Estabelecer procedimentos e prazos para a comunicação de resultados e avaliação para o o órgão gestor; Identificar as situações em que o órgão gestor apoiará o atingimento das metas do PPP;

5. Programação e cronograma  Orientar as equipes escolares: Sobre os prazos para a revisão ou elaboração do PPP e do envio para validação pelo órgão gestor; na priorização das ações a partir do diagnóstico na formulação das propostas de ações priorizadas; na definição dos recursos necessários para o desenvolvimento das ações; na articulação com outras políticas públicas municipais; na definição dos prazos de execução.

6. Acompanhamento e avaliação formas de registro do desenvolvimento de todas as ações pelos responsáveis; formas de apresentação dos resultados para a equipe escolar, pais, Conselhos e comunidade; formas de divulgação da execução e avaliação das ações; formas de avaliação para correção de rumos (novas estratégias), manutenção das ações ou mudanças nos planos de ação. Formas e momentos (ao longo e ao final da execução) de comunicação dos resultados e avaliações ao responsável no órgão gestor