SOBRE COMO O ALUNO APRENDE Profa. Maria Carmozi de Souza Gomes PROGRAD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos da Didáctica da Matemática
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Escola Superior de Educação
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Edna Maria Barbosa Arrebola
Liliani Lecco Dettogni
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Planejamento PNAIC 2014.
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
Orientação Técnico-Pedagógica
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
O aluno elaborando conceitos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE DIREITO Direito Civil IV DIREITO DAS COISAS
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
Pedro Demo – Metodologia para quem quer aprender
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Escola Estadual Drº João Ponce de Arruda Ribas do Rio Pardo
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Escola Estadual Antônio Valadares-Extensão Patagônia Terenos - MS
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Pedro Demo.
Progetec: Giliarde Rodrigues de Araujo Grupo 02: Aprender é estudar.
NTE REGIONAL E SCOLA J OSÉ S ERAFIM R IBEIRO JARAGUARI MS PROGETEC RONAN IVO DE SOUZA.
Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Município: Rio Negro
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
. E.E.ZUMBI DOS PALMARES LUZIA BENTO SOARES TRABALHO (PEDRO DEMO 2000) Metodologia para quem quer aprender.
Professor(es)-Pesquisador(es):
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor
ESCOLA ESTADUAL EDUARDO PEREZ PROGETEC: GRAZIELA DA COSTA SALLES MULTIPLICADORA: MERCEDES GOULART TERENOS/MS.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
E.E.Antônio Nogueira da Fonseca Terenos/MS Progetec: Nayane Mertens Prof. Multiplicadora: Mercedes Goulart Sampaio.
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Metodologia para quem quer aprender
Autor: Marcelio Adriano Diogo
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Por que o jornal na escola?
Aluno: vladas urbanavicius júnior
Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Plano de Ensino e Orientações
A importância dos jogos na aprendizagem matemática
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
Modelos de Educação Tradicional X Construtivista
DIFICULDADES DO PROFESSOR NA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS Professora Maria Carmozi de Souza Gomes PAP/PROGRAD.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Faculdade Piaget - Brasil
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

SOBRE COMO O ALUNO APRENDE Profa. Maria Carmozi de Souza Gomes PROGRAD

SOBRE COMO O ALUNO APRENDE ( Pedro Demo 1) “Apesar de todos os avanços teóricos e metodológicos no campo da aprendizagem, estamos cercados... de propostas tipicamente instrucionistas, nas quais cabe ao professor ensinar, dar aula e ao aluno escutar, tomar nota e fazer prova.”

SOBRE COMO O ALUNO APRENDE ( Pedro Demo 2 ) “Torna-se premente assumir, definitivamente, que a melhor maneira de aprender não é escutar aula, mas pesquisar e elaborar com mão própria, sob orientação do professor.”

SOBRE COMO O ALUNO APRENDE ( Pedro Demo 3 ) “ ...alguns professores percebem que é mister ler; mandam, então os alunos ‘ficharem’ livros, reduzindo-se isto, quase sempre, a reproduzir pedaços desconexos...”

SOBRE COMO O ALUNO APRENDE ( Pedro Demo 4 ) “ Há quem também valorize o trabalho em equipe. ... fazem tudo em grupo, evitando que os alunos leiam e elaborem individualmente, como se o ‘coletivo’ detivesse algum poder mágico de aprendizagem.”

SOBRE COMO O ALUNO APRENDE ( Pedro Demo ) O QUE É ESTUDAR ?

ESTUDAR É “Dedicar-se a atividade sistemática de estilo reconstrutivo, com base em constante elaboração própria, lendo autores para nos tornarmos autores... Implica outra forma de ‘ler’. Trata-se de ‘contra-ler’, no sentido de saber questionar o autor, interpretar seus argumentos centrais e refazê-los com mão própria... Passar por dentro do livro e não pelas orelhas”.

ESTUDAR É: ... ler ... tomando nota, riscando, reclamando, aplaudindo, reconstruindo... Resolvendo exercícios... É impossível o professor ler pelo aluno, como se a aula expositiva substituísse o estudo do aluno...

ESTUDAR É: aprender a pensar... “ O aluno só aprende bem se tiver um professor que também aprende bem...” Sua função é garantir a aprendizagem do aluno, formulando... a necessidade de aprendizagem para a vida, permanentemente.

ESTUDAR É: aprender a pensar... Estudo de saberes da FILOSOFIA... da LINGUAGEM... da MATEMÁTICA...

ESTUDAR É: aprender a pensar... “ Esse saber pensar é o cerne profissional, mais até que os conteúdos...Como todos os conteúdos envelhecem cada vez mais rapidamente, ser profissional é, sobretudo, saber renovar a profissão. ” Estudar é aprender a pensar

Aprender a pensar... É o que temos que aprender nas escolas... Todos os fundamentos da aprendizagem reconstrutiva,...as metodologias que nos levam a saber questionar as ciências, a argumentar com propriedade, a manusear dados com capacidade interpretativa... “...não é para depois ou para o fim do curso, por que é a porta de entrada.”