MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA 19.03.2013 Encontro 3 - Dia 19.03.2013 Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de caso DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Advertisements

Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PROJETO DE PESQUISA  dois componentes 1. O QUE SE QUER SABER
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
cenários e perspectivas.
Revisitando a investigação em educação
Quadro geral das Ciências da Educação.
Metodologia Científica
MÉTODO CIENTÍFICO.
Problema de Pesquisa Tema – dificilmente é indicador preciso da fudamentação teórica Delimitação do Problema – encaminhamento com maior clareza da teoria.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Aulas I e II Metodologia da Pesquisa
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Método Hipotético-dedutivo Segundo Bunge
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Fenomenologia Edmund Husserl ( ).
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Introdução à Prática da Pesquisa I
Pesquisa: Conceitos e Definições
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema.
Trabalho de conclusão de curso
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
-Unidade I – noções fundamentais. -Unidade I – noções fundamentais.
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
O que é pesquisa científica?
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
Conceitos e Modalidades
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
O que é Ciência.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Envolvimento do pesquisador na pesquisa MODELO CLÁSSICO DE PESQUISA: Trata os fatos sociais como coisa (Durkheim, 1973). Ciência é uma disposição para.
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Universidade Castelo Branco
UFSC CAD/CSE PNAP Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Conteudista: Profa. Liane C. H. Zanella.
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
Tipos de conhecimento e método científico
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
PARADIGMAS DE PESQUISA
Finalidades da pesquisa científica
O MÉTODO CIENTÍFICO Profa. Mayra Ruas.
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
cenários e perspectivas.
PROJETO DE PESQUISA Fundamentação e Estrutura Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira.
Tema e problema Construindo seu projeto de pesquisa Profa. Dra. Karina Solha.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Modalidade ou enfoque de investigação. Tipos de investigação Básica: Possui a intenção em aplicar os resultados a problemas praticos Aplicada: desenvolvimento.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA Encontro 3 - Dia Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo. Texto 5 – TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

REQUISITOS PARA UMA PESQUISA Problema Metodologia Referencial Teórico Problema: uma pergunta que se deseja responder; algo que nos intriga e desejamos conhecer melhor. Metodologia: decorre do problema formulado, isto é, o problema define a metodologia. Referencial teórico: teoria é filtro pelo qual se enxerga a realidade.

MÉTODO Método vem de meta, “ao longo de”, e hodós, via, caminho. É a ordem que se segue na investigação da verdade. Antecipações mentais pelas quais nos organizamos. (Aranha e Martins) Um modo ou uma maneira planejada e determinada para conhecer alguma coisa (Chauí) Percurso escolhido entre outros possíveis (Oliveira) Caminho seguro escolhido dentro da perspectiva do pesquisador (Oliveira) Bom método é o que nos permite conhecer verdadeiramente o maior número de coisas com o menor número de regras (Chauí)

MÉTODO É DIFERENTE DE METODOLOGIA MÉTODO = CAMINHO METODOLOGIA = COMO SEGUIREI NO CAMINHO Paulo Oliveira: metodologia – possibilidades explicativas dos diferentes métodos. Lakatos: metodologia responde às questões – Como? Com quê? Onde? Quanto (tempo, recursos)?

Ex: fazer uma viagem Decidir para onde (objetivo) – para Goiânia Qual caminho (método) escolherei? – ir pela BR 153, pois me dá mais segurança. Como irei (metodologia)? – vou de carro, ônibus, carona, alternativos. Procedimentos: levarei o quê? Depende do objetivo que tenho

POSITIVISMO (Augusto Comte) Método experimental – estudo dos fatos e das relações entre eles. Observação – coelhos com urina clara e ácida, e não turva e alcalina como a dos herbívoros Hipótese – os coelhos estão se alimentando do seu próprio sangue Experimentação – coelhos com alimentação herbívora e com alimentação carnívora. Grupo de controle: cavalos com alimentação idêntica. Generalização – em jejum todos os animais se alimentam de carne

FENOMENOLOGIA (Husserl) Redução fenomenológica – o fenômeno se apresentando em sua essência, puro, livre dos elementos pessoais e culturais do pesquisador Ideia fundamental – a intencionalidade. Descrever e não explicar ou analisar. A-histórica. 1º passo – epoché (suspensão), questionar o fenômeno colocando em suspenso nossas crenças e pressupostos 2º passo – redução fenomenológica – ver o fenômeno na sua essência, na sua pureza objetiva pela intuição. A essência é universal – intersubjetividade.

DIALÉTICA Materialismo: aspectos 1) Dialético – base filosófica 2) Histórico – ciência filosófica 3) Economia política O método se submete ao objeto; O método admite às contradições do objeto; Busca na formação sócio-econômica e nas relações de produção os fundamentos do que se estuda, as causas do problema, em suas múltiplas determinações. Categorias da dialética – totalidade, contradição, mediação, negação

TIPOS DE PESQUISA QUANTITATIVA: funcionalista, positivista exploratório experimental survey QUALITATIVA:fenomenológica e dialética teórica ou empírica tipo etnográfico: pesquisa-ação, pesquisa participante estudo de caso histórica intervenção colaborativa estudo de caso análise documental

O PROBLEMA NOS DIFERENTES MÉTODOS POSITIVISTA Tema: O fracasso escolar Delimitação do problema: O fracasso escolar nas escolas de ensino fundamental na cidade de Silvânia/Go Formulação do problema: Existem relações entre o fracasso escolar das escolas estaduais de ensino fundamental em Silvânia e o nível sócio-econômico da família, escolaridade dos pais, lugar onde a escola está situada, centro ou periferia, sexo dos educandos, anos de magistério e grau de formação dos professores?

FENOMENOLÓGICO Tema: O fracasso escolar Delimitação do problema: O fracasso escolar nas escolas estaduais de ensino fundamental da cidade de Silvânia/Go Formulação do problema: Quais são as causas, segundo a percepção dos alunos repetentes, dos pais e dos professores, do fracasso escolar e o significado que este tem para a vida dos estudantes que fracassam, segundo estes mesmos, os pais e os estudantes das escolas de ensino fundamental da cidade de Silvânia?

DIALÉTICO Tema: O fracasso escolar Delimitação do problema: O fracasso escolar nas escolas estaduais de ensino fundamental da cidade de Silvânia/Go Formulação do problema: Quais são os aspectos do desenvolvimento do fracasso escolar em nível local e regional e suas relações com o processo da educação e da comunidade e como se apresentam as contradições, primordialmente em relação ao currículo, formação e desempenho profissional dos professores e a situação de lugar da escola, centro ou periferia, dos alunos que fracassam, especificamente nas escolas de ensino fundamental de Silvânia?

Método – passos 1) abstrato – teoria 2) concreto 3) relação entre o concreto e o abstrato, a teoria e a prática 4) Precisar o abstrato no concreto 5) O modo de produção explica a realidade 6) Uso das categorias, das mais simples às mais complexas

Passos do método histórico dialético: 1) Do abstrato para o concreto pensado 2) Anterioridade do concreto 3) Relação categorias/real 4) A produção das abstrações mais gerais 5) A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco 6) A ordem das categorias

FIM DA AULA Obrigada! Kênia e Mirza