COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN. COMPUTER AIDED DESIGN ?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Engenharia de Software Prof ª. Isabel Sofia de Brito Prof ª. Maria Fernanda Pedro.
Advertisements

Aplicação da modelagem 3D no setor Industrial
Profa. Dra Anja Pratschke, fevereiro 2011
Curso de extensão PROJETO EM LINGUAGEM B.I.M. (Building Information Modeling) COM O AUTODESK REVIT BUILDING Profº Arq. Leo Padovan.
Arquiteta / Professora : Luciana Kovacevic - arquiteta
SPEM (Software Process Engineering Metamodel): Uma Linguagem para Modelagem de Processos de Software.
GERÊNCIA DE REQUISITOS Engenharia de Requisitos Departamento de Informática Pontifícia universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Joanna.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
Introdução ao Java Prof. Gustavo Wagner (modificações) Slides originais: Prof. Tiago Massoni Java Básico FATEC-PB  Centro de Informática, UFPE.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
1 Wireshark um Analisador de Pacotes Marcelo Wurdig - Marçal Pizzi.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.
1 Applied Stats ™ Versão 4.4 Software para Controle Estatístico de Processos (CEP) em Tempo Real.
Universidade Estadual de Goiás UnUCET Disciplina: Tecnologia Aplicada a Educação O USO DO REA NO SEGMENTO ESCOLAR Acadêmicos: Angélica Bastos Guilherme.
OUTSOURCING DE IMPRESSÃO VIRTUS TECNOLOGIA. O QUE É OUTSOURCING DE IMPRESSÃO? Outsourcing consiste na terceirização de processos não estratégicos para.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
Conteúdo Proprietário X-Zone Road Map 2009 Este documento contém informações protegidas pelas leis de direito autoral, impossibilitando que o material.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
QFD: Desdobramento da Função Qualidade
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
Elipse E3 CAPITULO 1 EQUIPE 1: CARLOS EDUARDO CAVALLIERI DESIDERIO EDUARDO MATHEUS VOLANSKI JADER JEPSEN SCHMIELE LINDOLFO SILVEIRA KEMMERICH MARCONDES.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Administração de operações
Prof. Thales Castro.  Porque modelar Software  A UML  Porque usar  Diagramas ◦ Diagrama de Caso de Uso.
Programação Gráfica em Java Swing Aula Na aula passada vimos: Thread Animação Técnica de desenho eficiente (double-bufferring)
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Conhecendo o Tutorial support.ebsco.com. EBSCOhost é uma poderosa ferramenta de referência online que oferece uma variedade de bases de dados de texto.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Métodos e Técnicas de Desenvolvimento
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
A abordagem de resolução de Problemas Autores: Laundon & Laudon Abordagem de resolução de problemas – significa considerar os sistemas de informação junto.
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
Apresentação da Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores Modelação de Processos Alternativos de Conflito utilizando a Técnica.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário Final Funcionalidades da.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Capítulo 1 Introdução aos Sistemas Operacionais Curso Técnico de Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Administração de Sistemas Operacionais.
SISTEMAS OPERACIONAIS MEMÓRIA VIRTUAL. INTRODUÇÃO Memória Virtual é um técnica sofisticada e poderosa de gerenciamento de memória, onde a MP e a MS são.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Custo-padrão Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
09/03/2009Curso de LIS - Apresentação Localizador de Informação em Saúde - LIS Luciano Soares Duarte Supervisor Fontes de Informação Referenciais - FIR/PFI.
Workflow. COMPONENTES ANA CLAUDIA ELIZÂNGELA GOMES HERIKA PIRES LEONARDO PORTES MARIANA ARIELLE MARIA MOREIRA SANDRO PIRES.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores TCC Seminário Final Aluno: Julio Cezar Oliveira de Borba Orientador: Professor Carlos Vinícius Rasch.
TIC 1. Informática  A palavra informática tem origem na junção das palavras informação e automática  Informática significa, portanto, tratamento da.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Gerenciamento de Projetos Prioritários acompanhados pelo software Microsoft Project Tania Faerman Julho/2010.
SENSIBILIDADE AO CONTEXTO NA COMPUTAÇÃO UBÍQUA UTILIZANDO WEB SEMÂNTICA Luthiano Venecian, Luis A. M. Palazzo, Adenauer C. Yamin Universidade Católica.
GRUPO: Augusto Monteiro, Igor Dias e Tais Ucinski PROFº CESAR AUGUSTO KRUGER CASO 2: A MODA.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas I Aula 04: Engenharia de Software Profa. MSc. Daniela Gibertoni.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
SISTEMA OPERACIONAL Administra todos os recursos do computador fazendo a interação entre software e hardware. Sua função é gerenciar e disponibilizar.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
Transcrição da apresentação:

COMPUTER AIDED ARCHITECTURAL DESIGN

COMPUTER AIDED DESIGN ?

CAD_ANTECEDENTES  1955 primeiro sistema gráfico SAGE (Semi Automatic Ground Enviorement) da Força aérea norteamericana (US Air Force), desenvolvido no Lincoln Laboratory do MIT (Massachusetts Institute of Technology). >>> O sistema SAGE processava dados de radar e outras informações de localizações de objetos mostrando- os através de uma tela.

CAD_ANTECEDENTES  1962 Baseado em sua tese de doutorado, Ivan E. Sutherland desenvolve no Lincoln Laboratory (MIT) o sistema Sketchpad. >>> A tese "A Machines Graphics Comunications System" estabelece as bases dos gráficos interativos por ordenador. Sutherland propôs a idéia de utilizar um teclado e um lápis óptico para: selecionar, situar e desenhar, conjuntamente com uma imagem representada na tela.

CAD_ANTECEDENTES Projetos paralelos ao Sketchpad, se desenvolveram no ITEK da General Motors. Um deles era o >>> “DAC_Design Augmented by Computers" “Trabalhos estão em desenvolvimento no que se refere a essas técnicas, todas as quais são compatíveis com o conceito “diálogo usuário/produção: modos para conversação permitem a participação do cliente através do acesso computadorizado direto.” RABENECK, Andrew, Architectural Design, sept

CAD_ANTECEDENTES  1963 O sistema Sketchpad é introduzido nas universidades e causa grande expectativa. >>> O Prof. Charles Eastman de Carnegie-Mellon University desenvolve o BDS (Building Descripcion System). Estava baseado em uma livraria de elementos arquitetônicos, os quais, podem ser encaixados e mostrar sobre a tela um desenho arquitetônico completo.

CAD_CAD_DIFUSÃO_EUA  1965 Comercializado o primeiro CAD por US$.  1969 COMPUTERVISION desenvolve o primeiro plotter.  1970 As grandes empresas dos setores automobilístico e aeroespacial (General Motor, Ford, Chrysler, Lookheed) adotam os sistemas CAD.  1975 Primeira tela de 19“ [TEXTRONIX]. Primeiro sistema CAD/CAM >>>AMD (AVION MARCEL DASSAULT). >>> Final dos anos 70 um sistema CAD custava US$.

CAD_CAD_DIFUSÃO_EUA  1982 John Walker funda AUTODESK com 70 pessoas com a idéia de produzir um programa CAD para PC por de 1000 US$. Na COMDEX de Novembro de Las Vegas apresentam o primeiro AutoCAD.  1995 O primeiro AutoCAD (versão 12), para Windows.  1996 General Motor firma o maior contrato da história do CAD/CAM com a Unigraphics.  1999 A empresa Autodesk tem usuários de AutoCAD LT e D Studio.  2000 Autodesk inicia a venda pela Internet de AutoCAD 2000

CAD_ASSOCIATION FOR COMPUTER AIDED DESIGN IN ARCHITECTURE ACADIA_Association for computer aided design in architecture eCAADe (Education and research in Computer Aided Architectural Design in Europe) CAADRIA [Computer Aided Architectural Design in Asia] SIGRADI [Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital] CAADFutures CumInCAD >>> index de publicações sobre computer aided architectural design.

CAD – [Computer-Aided Drafting / Drawing / Design] - Desenho Assistido por Computador  Sistemas utilizados no auxílio à modelagem, representação e visualização de relações espaciais, formais e geométricas de um objeto, através de uma interface computacional. Ex AutoCAD, SketchUp, Vectorworks CAAD – [Computer-Aided ARCHITECTURAL Design]  Sistemas computacionais utilizados por arquitetos e construtores cujas funcionalidades dirigem-se especificamente à modelagem de projetos arquitetônicos. Ex ArchiCAD, REVIT, Bentley Architecture CAD-CAM – [computer-aided design and computer-aided manufacturing]  Envolvem a integração das ferramentas CAD com as tecnologias CAM, usualmente na simulação das condições de produção e fabricação concreta do objeto Ex EZ-CAM, Mastercam CAD/CAM, DelCAM CAD/CAM softwares COMPUTER AIDED TECH NOLOGIES CAx Computer-aided diagnostics (CAD/NDE) Computer-aided engineering (CAE) Computer-aided issue resolution (CAIR) Computer-aided manufacturing capability (CAMC) Computer-aided manufacturing (CAM) Computer-aided material information (CAMI) Computer-aided package selection (CAPS) Computer-aided process planning (CAPP ) Computer-aided quality assurance (CAQ) Computer-aided reporting (CAR) Computer-aided requirements capture (CAR) Computer-aided rule definition (CARD) Computer-aided rule execution (CARE) Computer- aided software engineering (CASE) Component information system (CIS) Coordinat measurement (CMM) Electronic design automation (EDA) Enterprise resource planning (ERP) Knowledge-Based Engineering (KBE) Manufacturing Process Management (MPM) Manufacturing process planning (MPP) Manufacturing resource planning (MRP) Product data management (PDM) Product lifecycle management (PLM) Reverse engineering (RE) Computer-aided architectural design (CAAD) Computer-aided design and drafting (CADD) Computer-aided drafting (CAD) Computer-aided electrical and electronic design (ECAD) Computer-aided industrial design (CAID)

Vantagens dos sistemas CAD para o desenho arquitetônico Otimização de Tarefas e Atividades  Otimização de atividades repetitivas e complexas, como a produção, revisão e re-produção de peças gráficas e elementos de desenho. Precisão  As ferramentas CAD permitem na sua grande maioria um controle rígido das dimensões e construções geométricas que estabelecem. Permite o cálculo automático das propriedades elementares da geometria como angulos, mediatrizes, pontos notáveis, extensões, projeções, etc. Zoom  Utilizando-se dos sistemas CAD é possível intercambiar a mesma construção geométrica entre escalas diferenciadas, através das ações de vizualização como ZOOM in, ZOOM out, ZOOM Extend e manipulá-la quanto ao posicionamento relativo das partes do desenho, utilizando ações de orientação como MOVE, PAN. Concepção de Modelos e Simulações  Os sistemas CAD permitem manipulações gráficas do objeto representado através de recursos de Modelagem e Simulação, que são calculados e processados pelo computador de maneira automática, como a simulação do sistema de perspectiva tridimensional, insolação, aspecto dos materiais, etc.

 Reprodução de padrões Sua utilização generalizada é a de mera ferramenta de desenho, limitada à questão da representação digital geométrica dos elementos arquitetônicos. Esta redução encontra-se ainda atrelada aos modos de produção gráficos tradicionais e suas convenções, não considerando uma revisão / atualização quanto às informações representadas. O modo como as informações são estabelecidas / vinculadas / transmitidas através dos documentos gerados não diferem das convenções tradicionais da prancheta de desenho, reproduzindo suas limitações.  Comunicação Uma vez reproduzindo os processos convencionais de desenho, o CAD geométrico constitui-se um sistema bastante limitado e desarticulado quanto à comunicação entre os diversos agentes e processos envolvidos na produção arquitetônica.  Custo Em sua grande maioria consistem-se de softwares cuja propriedade é de empresas estrangeiras ao Brasil, sendo o custo de licença de uso relativamente elevado, apesar do atual crescimento de recursos open source; exigem treinamento / prática / conhecimento para sua manipulação e dependem de recursos de hardware para seu funcionamento e desempenho.  Atributos pré definidos As aplicações e sistemas CAD são programas, cujo funcionamento está atrelado à uma programação que define suas funcionalidades e recursos, o que restringe as possibilidades de interação do usuário à uma gama limitada de operações. Esta condição pode influenciar o usuário à adoção de padrões impostos por estas limitações, induzindo uma formatação da arquitetura e seus processos. DES - vantagens e limitações dos sistemas CAD

CAD geométricos [2D / 3D]  Representação das informações através de elementos geométricos primitivos – linhas, arcos, pontos, planos  Utilização das convenções do desenho técnico para a representação de elementos arquitetônicos - interface gráfica baseada na metáfora dos processos e ferramentas de desenho analógico  A construção geométrica dos modelos pode ser utilizada para simulações como de iluminação natural e artificial, para geração de animações ou passeios interativos virtuais e a produção de imagens foto-realísticas através dos processos de renderização  A Documentação projetual exige a nomatização dos desenhos segundo as convenções do desenho técnico arquitetônico, o que obriga a adequação das informações obtidas com o modelo 3D, uma vez que os processos de modelagem não incorporam estas convenções. A tendência é da sub-utilização do modelo, como fonte de imagens de exposição / apresentação do projeto. CAD geométricos/paramétricos [3D / 4D / 5D]  Alguns autores colocam a questão do tempo como parte integrante da dinâmica de uso dos sistemas através da exploração dos recursos de animação. Assim os programas 4D avançam para a produção de animações através da manipulação de timelines e ferramentas de criação de simulações de propriedades físicas dos objetos e elementos. Constituem-se de aplicações mais sofisticadas e poderosas sendo utilizadas principalmente para fins de exposição / geração de imagens de apresentação do projeto arquitetônico..

Aplicativos [software] CAD [ 2D / 3D / 4D ] – Exemplos SAP0645 INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA 3D Studio Max Maya 3D Rhinoceros 3D SketchUP Blender Artlantis Studio Kerkythea Render Aplicativos de Renderização / Produção de Imagens Foto-realísticas com cálculo de Iluminação Natural / Artificial AutoCAD

SAP0645 INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA AutoCAD Empresa Autodesk

SAP0645 INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA 3D Studio MAX Empresa Autodesk

SAP0645 INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA Maya 3D Empresa Autodesk

SAP0645 INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA Rhinoceros 3D Empresa McNeel

SAP0645 INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA SketchUP Empresa Google

SAP0645 INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA Blender Empresa Blender Community

SAP0645 INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA Artlantis Studio Empresa Artlantis “Artlantis é a mais ágil aplicação de renderização desenvolvida especialmente para arquitetos e designers, ideal para criar imagens, panoramas e animaões à pardir de modelos 3D de maneira rápida e pratica. Artlantis Studio é reconhecido como o aplicativo líder em tecnologia de preview, sendo utilizado por arquitetos, urbanistas, designers e outros profissionais em mais de 80 países” The Artlantis Company

SAP0645 INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA Kerkythea Render Empresa Kerkythea Community “Kerkythea é um aplicativo de renderização que utiliza configurações de materiais e iluminação de física precisas, equilibrando o custo-benefício de uma melhor renderização em um tempo reduzido. O alvo de Kerkythea é simplificar a tarefa de configurar a cena através de setups automáticos e visualizadores open GL em tempo real, editor de material, editor de configurações, etc, em uma interface trivial ” Ioannis Pantazopoulos

CAD paramétricos [BIM] B I M - Building Information Model(ing)é um conceito ! Model[o][agem] de informação da construção que define uma tecnologia Essencialmente, um sistema de gestão de informações. Através da tecnologia BIM, é possível estabelecer estruturas de informação e banco de dados de maneira a facilitar a articulação entre variáveis do projeto, estabelecendo um suporte à com da obra durante todo seu “ciclo de vida” (projeto, execução, uso e desmonte / demolição) Nas aplicações BIM, a representação geométrica tridimensional dos elementos construtivos é associada a comportamentos específicos / atributos As características específicas de cada objeto são chamadas de PARÂMETROS, de onde vem o nome da representação virtual do elemento construtivo: OBJETO PARAMÉTRICO

B I M - Building Information Model(ing) Model[o][agem] de informação da construção MODEL - MODELO - conjunto de qualidades e características que constituem a representação / interpretação de uma realidade simplificada ou reduzida INFORMATION – IN[FORMA]ÇÃO – do latim informatio,onis (delinear, conceber idéia) dar forma – resultado do processamento / organização / manipulação de dados que provoca uma modificação no conhecimento de um sistema inteligente Documentos / Registros gerados por medições Valores coletados, mensurados, quantizados Símbolos quantificados, elementos matemáticos fatos Aquilo que se sabe de algo / sobre algo Informação com um propósito ou utilidade BUILDING – EDIFICAÇÃO – do latim aedificatio,onis (construir) – construção – conjunto / combinação de elementos

INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA

SAP0645 INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA B I M – processo de trabalho colaborativo baseado no suporte integrado – Modelo de Informação da Edificação EQUIPES DE PROJETO – ARQUITETOS - Criam / atualizam o B I M -Procedem análises, coordenações -Geram documentação 2D do projeto -Providenciam o BIM para o Construtor ou Cliente CONSTRUTOR / ADMINISTRADOR DA OBRA - Manipulam as informações E organizam o trabalho - Distribuem o BIM para os projetos Complementares, especialistas E demais profissionais relacionados ESPECIALISTAS / SERVIÇOS CONTRATADOS - Detalham o B I M -Procedem análises, coordenações -Produzem feedback para as equipes de projeto / Arquitetos -CLIENTE - Utilizam o BIM como banco de dados / programa de manutenção da Edificação

SAP0645 INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA B I M – suporte integrado de informações intercambiáveis Diferente dos sistemas tradicionais de arquivos múltiplos baseados em documentos gráficos cuja manipulação, visualização e integração é bastante limitada, o sistema BIM é constituído por uma base central que é o modelo digital da edificação, de onde provem todas as informações processadas de maneira automatizada, gerando maior eficiência na produção dos documentos e de tempo no caso de processos de revisão / alteração do projeto e/ou especificações. conjunto de Arquivos de desenho e documentos individuais que compoem o projeto arquitetônico No sistema tradicional Sistema integrado de informações produzido / utilizado de maneira compartilhada / colaborativa “ A utilização de tecnologias da informação incluindo o uso do 3D CAD Durante o projeto e a utilização da internet para melhorar a produtividade Do trabalho são possibilidades interessantes para o desenvolvimento na área. Já é possível prover uma equipe de projeto com toda a informação Necessária para o projeto. Os arquitetos podem trabalhar com modelos 3D Inteligentes que podem ser visualizados e compartilhados por browsers. Padrões para os dados de modelagem estão sendo desenvolvidos pela Associação Internacional pela Interoperalidade (IAI) o que permitirá trocas de dados entre muitas aplicações computacionais e profissionais reduzindo sua possibilidade de erro.” Paul Teicholz, Ph.D. - Professor (Research) Emeritus, Dept. of Civil and Environmental Engineering, Stanford University

B I M – mudança de paradigma [ digital ] na arquitetura? Concepção e gerenciamento de informações de forma integrada, reutilizável e automatizada gerando um MODELO DIGITAL DO EDIFÍCIO Conceito de EDIFÍCIO VIRTUAL : elementos paramétricos representando a edificação em Ambiente Virtual “Building Information Model utiliza tecnologia de ponta para estabelecer uma representação computacional de todas as características físicas e funcionais da edificação relacionada às informações de seu projeto e posterior ciclo de vida, e pretende ser um repositório de informação para o uso e manutenção pelos clientes e usuários durante a vivência da edificação.” United States National Institute Of Building Science

Modelo único

DOCUMENTAÇÃO  Chamadas e notações são “linkadas”: Seções, Elevações, Detalhes possuem links para as chamadas  Tags são atachadas aos objetos e mostram informações sobre os objetos que são atualizadas automaticamente caso os mesmos sofram modificações em seus parâmetros.  Informações paramétricas e conectadas através de links reduzem a chance de erros e / ou incongruencias  Os documentos e impressões 2D são gerados automaticamente através do modelo INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA O PROJETO  O Projeto torna-se mais integrado  Os desenhos são tridimensionais  As equipes precisam trabalhar de maneira colaborativa Sobre o mesmo modelo  Informações técnicas são necessárias em fases mais Precoces do processo de projeto CAD paramétricos [BIM]

SAP0645 INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA TABELAS E PLANILHAS  Tabelas e Planilhas são conectadas às informações do Modelo  Categorias flexíveis permitem uma rápida geração de tabelas  Informações paramétricas e conectadas através de links reduzem a chance de erros e / ou incongruencias nas tabelas COMPATIBILIAÇÃO  As equipes de projeto podem proceder diversas análises de compatibilidade entre detalhes, projetos complementares  Cada membro da equipe pode intervir conforme sua especialidade argumentando através de dados obtidos por simulações baseadas no modelo integrado.  A troca de informações é dinamizada pelos recursos de comunicação e visualização oferecidos pelo próprio suporte tridimencional vinculado à documentações automatizadas como  Planilhas de cálculo, gráficos, diagramas, apresentações, etc.  As revisões / alterações são mais ágeis e a possibilidade de erro / incompatibilidade entre sistemas, informações ou versões do projeto é reduzida CAD paramétricos [BIM]

 Automatização / Agilidade Constituem-se banco de dados informacionais cuja estruturação permite a produção automatizada de documentos como as tradicionais peças gráficas em projeção ortogonal (plantas cortes, elevações), mas também listagens, planilhas, laudos e relatórios. Vantagens e potencialidades dos sistemas CAD - BIM  Estudos / Análises / Ensaios / Simulações Como sistemas modelados parametrizados permitem simulações e análise de propriedades importantes da edificação como estrutura e carregamentos, compatibilidades espaciais e funcionais, conforto térmico, acústico, lumino-técnico, consumo de energia e recursos, etc.  Intercâmbio / Comunicação / Colaboração Como fontes de dados baseado em documentos de estrutura centralizada facilitam a comunicação entre os diversos fatores, processos e profissionais envolvidos na produção arquitetônica.  Economia Todos estes fatores contribuem para a economia de recursos e otimização da produção arquitetônica e seus processos. CAD paramétricos [BIM]

Artigo acadêmico Whyte, J. (2012) Building Information Modelling in 2012: Research Challenges, Contributions, Opportunities, Design Innovation Research Centre working paper 5, [pdf].pdf SUCCAR, Bilal, Building information modelling framework: A research and delivery foundation for industry stakeholders, University of Newcastle, Australia, RMIT University, Australia, 2008 [pdf]pdf INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA

SAP0645 INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA CAD paramétricos [BIM] - EXEMPLOS ArchiCAD Bentley Architecture Digital Project Revit Building [Vectorworks] Allplan Outros exemplos: IDEA Architecture, Constructor, bonzai3D, FormZ, Visio, IES Virtual Enviroment, Ecotect, Dprofiler

SAP0645 INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA ArchiCAD Empresa Graphisoft Funcionalidades Principais Modelagem geométrica de superfícies e sólidos CAD paramétrico, Modelagem BIM Objetos Básicos Wall, Wall End, Door, Window, Corner window, Skylight Roof, Beam, Column, Stair, Lamp, Mesh, Zone Funcionalidades Paramétricas Pre-defined parametric object. User definable parametric object (By GDL) Formatos de Exportação de Arquivos IFC 2X2 (ifc, stp), AutoCAD DWF (dwf) Plot Maker Drawing (pmk) GDL Script (gdl), IFC 2 (ifc, stp), IFCXML 2X2 (xml) Formatos de Importação de Arquivos AutoCAD DWG 2004 (dwg), AutoCAD DXF 2004 (dxf), AutoCAD DWG 2000 (dwg), AutoCAD DXF 2000 (dxf), IFC 2X2 (ifc, stp) Interface de Programação API Development Kit 6.1 (C, C++) GDL (Graphisoft's proprietary scripting language) Requisitos de Sistema Operating System: Microsoft Windows 2000 Microsoft Windows XP Pro Note: QuickTime 6 and Java 2v1.4.2 or later is required Or Macintosh?OS X 10.2 Macintosh?OS X 10.3 CPU: Intel?Pentium 4 or compatible Or Minimum: Power Macintosh G4 1 GHz Recommended: Power Macintosh G5 1,8 GHz RAM: Minimum: 512 MB Recommended: 1 GB Hard Drive Space: Minimum: 500 MB for full installation Recommended: 1 GB for work with complex models and 3D visualization Note: UNIX formatted HDs are not supported “ArchiCAD revoluciona a colaboração do sistema B I M através da implementação de seu servidor baseado na próxima geração de solução da Teamwork. Building Information Modeling traz desafios únicos para a equipe de projeto: quando implementado em larga escala, arquitetos procuram pela acessibilidade às informações e trocas no ambiente de trabalho. ArchiCAD 13 introduz o GRAPHISOFT BIM Server – O Primeito tipo de solução para design colaborativo entre equipes de projeto”. Graphisoft Company

SAP0645 INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA Bentley Architecture Empresa Bentley Funcionalidades Principais Desenho Arquitetônico Paramétrico, modelagem por sólidos peças gráficas geradas por modelo, visualização 3D Objetos Básicos Solid model with features, Contoured site model, Space, Column Column grid, Roof, Wall (linear, arc, curve), Door, Window, Casework Plumbing fixture, Floor, Slab, Stair Funcionalidades Paramétricas Dimension-driven creation and modification of building components, embedded parameters, rules, and constraints.Parametric curved surfaces and solids Formatos de Exportação de Arquivos Microstation DGN V8 (dgn), IFC 2X2 (ifc, stp), AP203 (stp), AP214 (stp), VRML (wrl) ACIS (sat), Stereolithography Format (stl), Unversal 3D Standard (u3d) Formatos de Importação de Arquivos AP203 (stp), AP214 (stp), ACIS (sat), Stereolithography Format (stl) Interface de Programação MDL (VB, Java) Requisitos de Sistema MicroStation V8 ( or higher) and MicroStation TriForma ( or higher) Processor: Intel Pentium-based or AMD Athlon-based PC Operating system: Microsoft Windows XP, Windows 2000 Memory: 128MB RAM Disk space: 200MB minimum free disk space Input device: mouse or digitizing tablet (Tablet on Windows requires WINTAB driver or Bentley's Windows Digitizer Tablet Interface) mms://stream1.bentley.com/marketing/verticals/building/BA Take-a-tour.wmv “Bentley Architecture é uma aplicação B I M avançada e intuitiva que proporciona a arquitetos e designers criar com ilimitada liberdade, a explorar mais opições de desenho, a tomar decisões de projeto mais conscientes, a estimar custos e performance. Documentos de desenho não automaticamente coordenados, eliminando erros e omissões. Assim, escritórios de arquitetura e planejamento podem entregar seus edifícios no tempo sem perdas nem prejuizos, e melhorando o serviço e rendimento – beneficios críticos no mercado competitivo de hoje” Bentley Company

SAP0645 INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA Digital Project Empresa Gehry Technologies, Inc. Funcionalidades Principais Surface & solid geometry modeling, Parametric CAD Objetos Básicos Sketch - 2D profileGeometric Set - collections of geometries Part - basic object (User definable tag for BIM object) Product - assembly of one or multiple parts (User definable tag for BIM object ) Funcionalidades Paramétricas User definable parametric geometry User definable parametric objects Formatos de Exportação de Arquivos AutoCAD DWG 2000 (dwg), AutoCAD DXF 2000 (dxf), AP203 (stp), AP214 (stp), VRML (wrl) Stereolithography Format (stl)HOOPS Stream Format (hsf), Steel Detailing Neutral Format 3.0 (sdf) 3DXML (3dxml), IGES 5.3 (igs), CATIA Highly Compressed Graphic (hcg) Formatos de Importação de Arquivos ACIS 3.00 (sat), AP203 (stp), AP214 (stp), VRML (wrl), AutoCAD DWG 2002 (dwg) AutoCAD DXF 2002 (dxf), Steel Detailing Neutral Format 3.0 (sdf), 3DXML (3dxml), IGES 5.3 (igs) Interface de Programação Interface: CAA API, CAA RADE (CATIA) Language: C++ (CAA, RADE), VBS for Macro Editing (CATIA, DP) Requisitos de Sistema For Windows All Plate form: 256 MB RAM, 512MB RAM for DMU For Windows system (32 and 64 Bit): Microsoft Windows 2000, SP4 (or later); XP SP1 (or later); Graphic Card driver with OpenGL Libraries; For SUN Solaris, SGI IRIX, HP-UX, IBM AX “Gehry Technologies' Digital Project™ é um conjunto de poderosas ferramentas B I M em 3D baseadas no poder do sistema CATIA, da Dassault Systemes – uma plataforma precisa voltada à manufatura e produção. Digital Project utiliza CATIA como seu motor principal”. Gehry Technologies Company

SAP0645 INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA Revit Building Empresa Autodesk Funcionalidades Principais Parametric modeling, Quantity Take off, Rendering Objetos Básicos Site(Toposurface, Pad, Parking space), Wall, Door, Window, Column Roof, Floor, Ceiling, Stairs, Railing, Ramp, Curtain System, Mullion Funcionalidades Paramétricas Parametric Object Parametric relationship between objects Formatos de Exportação de Arquivos AutoCAD DWG 2004 (dwg), AutoCAD DXF 2004 (dxf), AutoCAD DWG 2000 (dwg), AutoCAD DXF 2000 (dxf)Microstation DGN V7 (dgn), ACIS 3.00 (sat) IFC 2X2 (ifc, stp), CIS/2 LPM/5 (stp), Revit 8 (rvt), AutoCAD DWF (dwf) Formatos de Importação de Arquivos AutoCAD DWG 2004 (dwg), AutoCAD DXF 2004 (dxf), AutoCAD DWG 2000 (dwg) AutoCAD DXF 2000 (dxf), Microstation DGN V7 (dgn), ACIS 3.00 (sat) Interface de Programação NET API, COM API(depreciated) C, C++, VB, C# Requisitos de Sistema Operating System: Microsoft Windows 2000 Microsoft Windows XP Pro Note: QuickTime 6 and Java 2v1.4.2 or later is required Or Macintosh?OS X 10.2 Macintosh?OS X 10.3 CPU: Intel?Pentium 4 or compatible Or Minimum: Power Macintosh G4 1 GHz Recommended: Power Macintosh G5 1,8 GHz RAM: Minimum: 512 MB Recommended: 1 GB Hard Drive Space: Minimum: 500 MB for full installation Recommended: 1 GB for work with complex models and 3D visualization Note: UNIX formatted HDs are not supported “Autodesk® Revit® Architecture software auxilia-o a explorar conceitos preliminares de desenho e formas, e mantém sua visão mais acurada através do desenho, documentação e construção. Faça uma modificação, e ele automaticamente atualizará o projeto. Use os dados referenciais do B I M que o Autodesk Revit Architecture proporciona a você para obter um design sustentável, detecção de conflitos, planejamento da construção e fabricação” Autodesk Company

SAP0645 INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA Vectorworks Empresa Nemetschek Funcionalidades Principais Surface & solid geometry modeling, Parametric CAD, Rendering Objetos Básicos Wall, Wall End, Door, Window, Corner window, Skylight Roof, Beam, Column, Stair, Lamp, Mesh, Zone Funcionalidades Paramétricas Dimension-driven creation and modification of building components, embedded parameters, rules, and constraints.Parametric curved surfaces and solids Formatos de Exportação de Arquivos AutoCAD DWG 2004 (dwg), AutoCAD DXF 2004 (dxf), AutoCAD DWG 2000 (dwg), AutoCAD DXF 2000 (dxf)Microstation DGN V7 (dgn), ACIS 3.00 (sat) IFC 2X2 (ifc, stp), CIS/2 LPM/5 (stp), Revit 8 (rvt), AutoCAD DWF (dwf) Formatos de Importação de Arquivos AutoCAD DWG 2004 (dwg), AutoCAD DXF 2004 (dxf), AutoCAD DWG 2000 (dwg) AutoCAD DXF 2000 (dxf), Microstation DGN V7 (dgn), ACIS 3.00 (sat) Interface de Programação NET API, COM API(depreciated) C, C++, VB, C# Requisitos de Sistema Operating System: Microsoft Windows 2000 Microsoft Windows XP Pro Note: QuickTime 6 and Java 2v1.4.2 or later is required Or Macintosh?OS X 10.2 Macintosh?OS X 10.3 CPU: Intel?Pentium 4 or compatible Or Minimum: Power Macintosh G4 1 GHz Recommended: Power Macintosh G5 1,8 GHz RAM: Minimum: 512 MB Recommended: 1 GB Hard Drive Space: Minimum: 500 MB for full installation Recommended: 1 GB for work with complex models and 3D visualization Note: UNIX formatted HDs are not supported “Vectorworks Architect é um elegante CAD software que oferece as capacidades B I M em um flexível ambiente híbrido para o projeto. Com sua funcionalidade 2D e 3D superior, você irá apreciar um modo simples de usar que não existe em outros produtos. A visão do Vectorworks Architect do B I M permite que você aperfeiçoe sua experiência de projeto ao invés de mudá-la – tornando mais fácil para as empresas adotarem o sistema de trabalho B I M” Nemetschek Company

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AYRES F., CERVANTES ; SCHEER, S.. Diferentes abordagens do uso do CAD no processo de projeto arquitetônico. In: VII Workshop Brasileiro de Gestão do Processo de Projetos na Construção de Edifícios, 2007, Curitiba. Anais, SAP0645 INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA FABRICIO, Marcio Minto e MELHADO, Silvio Burratino. Impactos da tecnologia da informação no conhecimento e métodos projetuais. In: SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL, 1, 2002, Curitiba, PR. Disponível em BIRX, Glenn W. BIM creates change and opportunity. The American Institute of Architects - Best Practices, 2006a. Disponível em ______. Getting started with Building Information Modeling. The American Institute of Architects - Best Practices, 2006b. Disponível em HUANG, Ting, et al. A virtual prototyping system for simulating construction processes. Automation in Construction, n. 16, 2007, p Disponível em IBRAHIM, Magdy, et al. Two approaches to BIM: A comparative Study. In: ECAADE, 2004, Dinamarca. Disponível em NASCIMENTO, Luiz Antonio do e SANTOS, Eduardo Toledo. A indústria da construção na era da informação. Ambiente Construído, v. 3, n. 1, 2006, p Disponível em SPERLING, David Moreno. O projeto arquitetônico, novas tecnologias de informação e o museu Guggenhein de Bilbao. In: WORKSHOP NACIONAL - GESTÃO DE PROCESSO DE PROJETO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, 2, 2002, Porto Alegre - RS. Disponível em

REFERÊNCIAS - W orld W ide W eb SAP0645 INFORMÁTICA PARA ARQUITETURA BIM RESOURCES – GEORGIA TECH - NIBS - National BIM Standard Committee - Graphisoft ARCHICAD - Autodesk REVIT BUILDING - Gehry Technologies DIGITAL PROJECT - Bentley BENTLEY ARCHITECTURE - Nemetschek VECTORWORKS - Autodesk 3D STUDIO MAX - Autodesk MAYA 3D- McNeel RHINOCEROS 3D - Google SKETCHUP – Open Source BLENDER – Artlantis - ARTLANTIS STUDIO – Open Source – KERKYTHEA RENDER - WBDG BIM Resource Page: Intro/overview & list of associations and resources. NIBS National BIM Standard Committee website: Join the listserv and/or join the Committee and a Task Team Assoc. General Contractors (AGC), Contractors’ Guide to BIM GSA 3D & 4D Building Information Modeling: h ttp:// Integrated Practice in Architecture, Elvin, Feb.’07 Mastering Design-Build, Fast-Track, and BIM