5 Maio de 2014 WHO Call to Action Dr. B. Allegranzi & Claire Kilpatrick Clean Care is Safer Care Service Delivery and Safety World Health Organization.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGISTO NACIONAL DE PNEUMONIAS
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
São Paulo – Fevereiro de 2011 Departamento de Ações Programáticas - SBPT.
Visão Global do Projecto
COMUNICAÇÃO e FEEDBACK
DOE SEU SITE PARA O GRAACC NO DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER
USO RACIONAL DE ANTIMICROBIANOS
Marcelo Pimenta Brasília, dezembro de 2004 Portal Inovar Resultados obtidos – Maio a novembro de 2004.
Juntos na prevenção dos riscos profissionais Campanha «Locais de trabalho seguros e saudáveis» Nome e título do orador Data | Título do evento.
Modernização Administrativa e Potenciação da Participação Cívica
Sugestões de ações para implantações
Direcção-Geral da Saúde
História das negociações da Convenção-Quadro de Controle do Tabaco
UM CLUBE DINÂMICO MÃOS QUE PEDEM MÃOS QUE DÃO AS MELHORES PRÁTICAS.
COMO LAVAR AS MÃOS ?.
O CONTROLE DAS INFECÇÕES ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS!
Projeto: Capacitação em GP
Logística Empresarial Unidade 7
Higiene e Saúde nas Escolas
Sistema Belcorp.
Direcção-Geral do Desenvolvimento Regional IX Congresso da Imprensa Portuguesa Newark, de 25 Abril a 1 Maio de 2001 O que pode fazer o «desenvolvimento.
Peakit - Nelson Rodrigues
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Painel III Planos de Gestão do Risco Perspectivas e Expectativas
Prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde - IRAS
Presidenciais 2011 Helena Afonso Janeiro de 2011.
Meta Internacional de Segurança 1 Corretamente
Áreas de Conhecimento:  RISCOS  COMUNICAÇÃO. Gerência de Riscos Processos necessários para a identificação, análise e resposta aos riscos do projeto,
CAPÍTULO 12 Educando o Cliente e Promovendo os Serviços.
III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Uma imagem vale mais que mil livros? António Sá Santos Barcelos Maio
Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada.
Quem tem medo da Web 2.0? Denis Furtado
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Navegação Poder ir para qualquer lugar e sempre voltar a home. Repetição e consistência dos elementos de navegação. Onde você está? Mais de uma maneira.
HIGIENE DE MÃOS FABIANA MENDES NCIH-NSP/HMIB
MASS MÉDIA ANÁLISE AO CANDIDATO - FERNANDO NOBRE.
 Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho Agosto, 2008 Working Towards Wellness.
“A Prevenção do Risco” O projeto SeguraNet
PREVENÇÃO E CONTROLE DAS INFECÇÕES RELACIONADAS A ASSISTÊNCIA A SAÚDE “TOLERÂNCIA ZERO” Enf Monalisa Barbosa NCIH/HBD/SES/DF 27/5/2009
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
Diretoria de Vigilância Sanitária Dra. Tatiana Vieira Souza Chaves
DRIBLANDO A TUBERCULOSE
Documento produzido pela equipe de Comunicação Digital G&A 1.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Desafios e próximos passos.
O novo Rotary.org Setembro de TITLE | 2 Rotary.org Por que um novo site? Melhorar organização e navegação Agilizar buscas Facilitar atividades rotárias.
Ciências Naturais 9.º ano
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
Segurança do Doente num Departamento de Imagem Médica
Como empresas podem participar do #diadedoar. O que é? Uma campanha global para promover a solidariedade e a cultura de doação.
Fique Sabendo 2011 Cadastro dos Municípios Participantes.
Bom dia, o meu nome é Tânia Barcelos, venho da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e cabe-me a mim apresentar o nosso projeto, o Programa de apoio.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
Muito prazer! A YEP é uma agência que planeja e desenvolve estratégias de comunicação e marketing. Desde 2009, trabalhamos com o intangível, juntamos um.
Grupo de Coordenação do PPCIRA do SESARAM, EPE. A terapêutica apropriada e adequada é essencial para a segurança do doente; A combinação dos Programas.
CIAT - 46ª Assembleia Geral SANTIAGO DO CHILE Abril-2012.
Filipa Pereira, ACS Isa Alves, ACS Teresa Costa, FCCN Maputo, Moçambique, de Novembro de 2009 II REUNIÃO DE COORDENAÇÃO BVS ePORTUGUÊSe.
PROGRAMA DE PREVENÇÃO e Controle de infecções e de Resistência aos Antimicrobianos 1 as Jornadas do PPCIRA 18 Novembro 2015.
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Cirurgião Geral & Oncológico Médico Voluntário do COE Membro da Câmera Técnica de Oncologia- CREMERJ Membro da Câmera Técnica de Segurança do Paciente.
A PERSPETIVA DOS CIDADÃOS E A PERSPETIVA DOS AUTARCAS PRIMEIROS RESULTADOS PROJETO CESOP-LOCAL Participação dos cidadãos Lisboa, 31 de março de 2016.
Company LOGO CAMPANHA DAS PRECAUÇÕES BÁSICAS DE CONTROLO DE INFEÇÃO ELISABETE FIGUEIREDO CHTV Estratégias de implementação.
Grupo de Coordenação do PPCIRA do SESARAM, EPE. HCF 705 RRCCI 427 CSP 52 Centros de Saúde 68 GCRPPCIRA e GCLPPCIRA.
Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
Na área da Arquitetura, a crescente demanda de informação gerada nestes últimos anos, somada à falta de um plano estratégico que possibilite a disseminação.
Enfermeira: Neusa Acadêmica : Alissa
Transcrição da apresentação:

5 Maio de 2014 WHO Call to Action Dr. B. Allegranzi & Claire Kilpatrick Clean Care is Safer Care Service Delivery and Safety World Health Organization

2-5 Maio 2014 A OMS pretende encorajar as Unidades de Saúde a desenvolver atividades alusivas à higiene das mãos e às restantes Precauções Básicas e, às resistências aos antimicrobianos, durante uma semana, a terminar no dia 9 de maio.

5 Maio 2014 Papel da higiene das mãos no combate às resistências aos antimicrobianos

5 Maio 2014 call to action: Sem a Prevenção e ação Hoje - não há controlo e cura Amanhã Garanta que os 5 Momentos propostos pela OMS são implementados nas unidades de saúde, como parte integrante da política local de segurança dos doentes contra os microrganismos multirresistentes

Unidades de Saúde registadas, de 168 Países Mais de 9.2 MIO profissionais de saúde e 3.9 MIO de camas incluídas 1 May 2013 update Being updated!

Meta de Registo de Unidades de Saúde para o dia 5 May 2014:  Novos registos de pelo menos 5 novos Países – com pelo menos um registo de uma Unidade de Saúde por País membro!.  Aumento de Registo das Unidades de Saúde nos Países com baixo número de unidades aderentes (pelo menos acima de 5 por País)  Colocar no mapa a Africa a cor-de-laranja!

Exemplo de Países sem registos Americas - Barbados, Dominica, Saint Lucia e Saint Vincent e Grenadines No Eastern Mediterranean Region - South Sudan No Western Pacific Region - Micronesia, Nauru, Niue, Palau e Samoa Poderão os Países e Profissisonais aderentes, influenciar as Unidades de Saúde destes Países, a se registarem?

A OMS pede a VOSSA ajuda Ajude a OMS a atingir a meta de participação de todas as Unidades de Saúde, em todo o mundo, a aderir à Campanha Clean Care is Safer Care! Divulgue no país ou países para que haja o apoio desejado e necessário ao cumprimento da meta da Campanha - Unindo pessoas para melhorar e manter a higiene das mãos e reduzir e prevenir as IACS e as RAM em todo o mundo, sejam elas causadas por microrganismos comuns ou multirresistentes Certifique-se de que a prática da higiene das mãos tem um grande impacto no progresso da prevenção da infeção para a segurança do doente hoje! Health-care facilities register at

Africa: 627 registos de unidades de saúde de 35 países Registe a sua Unidade de Saúde em: May 2013 update Ajude a OMS a colocar a África no mapa a Laranja!

 Revisão de literatura científica sobre o papel da HIGIENE DAS MÃOS na redução da transmissão de MDRO Gram negativo e das IACS associadas - Resumo e Scientific paper;  Propostas para redução de IACS e da transmissão cruzada de MDRO’s (M 1 e 2) e sobre o uso adequado de antibióticos. WHO 5 Maio 2014 – PLANEAMENTO DAS ATIVIDADES (1)

WHO 5 Maio 2014 – PLANEAMENTO DAS ATIVIDADES (2) 1.Estudo de Prevalência Global (e protocolo) sobre os microrganismos multirresistentes (MDROs) – A OMS convidará os Hospitais em todo o mundo, para apresentarem os dados laboratoriais de rotina de hemoculturas e de uroculturas colhidas em doentes internados, com registo dos cinco (5) MDROs selecionados - Lançamento em fevereiro de 2014 – implementação durante uma semana em março de Estudo de Prevalência Global (e protocolo) sobre o uso de antibióticos em Profilaxia Cirúrgica. OMS vai convidar os Hospitais em todo o mundo, para apresentar dados sobre uso de antibióticos em profilaxia cirúrgica, em doentes submetidos a cirurgia, num determinado dia - Lançamento em Fevereiro de 2014 – implementação entre 15 e 31 de março.

WHO 5 Maio 2014 – PLANEAMENTO DAS ATIVIDADES (3) Foi editado em 2014: Um Novo Cartaz, destacando o papel da higiene das mãos no combate às RAM (fevereiro). Um novo cartaz que caracteriza a importância dos 5 Momentos relacionado com a contaminação do meio ambiente por MDROs (março). Um novo diagrama para mostrar os 5 momentos, relativamente à avaliação de risco para a infeção associada a cateter urinário (edição em abril). Um novo screensaver – final de Abril de 2014, para que possam lançar, como parte integrante das vossas atividades, alusivas ao dia 5 de Maio.

CHM – Que atividades poderão apoiar nos vossos Países, no 5 May 2014? (1) Promover a adesão aos dois estudos propostos pela OMS e devolver os dados digitados na base de dados da OMS Promover o registo de outros hospitais do País que ainda não se tenham registado na Campanha SAVE LIVES: Clean Your Hands Newsletter, enquanto explicam aos profissionais de saúde e apresentam um power point que contenha pelo menos 1 slide sobre o registo no link da OMS Usar as mensagens da OMS da Newsletter, ou através do Twitter, Facebook, para informar os meios de comunicação social e outras Entidades que possam ajudar na divulgação.

CHM – Que atividades poderão apoiar nos vossos Países, no 5 May 2014? (2) Ideias para organizar as atividades do 5 de maio de 2014 dirigidas à sensibilização dos profissionais de saúde para: Enfatizar o papel das mãos dos profissionais de saúde na disseminação dos MDRO’s Exercícios com culturas feitas às mãos dos profissionais ou usando um aparelho de luz negra ou outro, para destacar a contaminação das mãos e a importância da sua higiene. Exercício para avaliar o nível de contaminação do ambiente com “pó de brilho”, para destacar os locais onde a contaminação está presente e disseminada, quer no meio ambiente, quer nas mãos do staff - mais uma vez isto ilustra o poder dos 5 momentos da OMS, como uma barreira para impedir a disseminação de MDRO’s entre doentes e staff.

CHN - what can you do to support 5 May 2014? (3) Disponibilizar a mensagem do link: WHO SAVE LIVES: Clean Your Hands” na web (site da DGS/PPCIRA e sites das ARS e das Unidades de Saúde) Partilhar essa página com a OMS para que possa ser reconhecida Usar os materiais novos fornecidos pela OMS - cartazes, screensaver, documentos e divulgá-los a nível nacional, regional e local Enviar à OMS cópias dos documentos traduzidos e dos materiais que os Países desenvolvem Criar os seus próprios cartazes, de acordo com as mensagens da OMS