Fundamentos do Lazer Atividades de Lazer por Faixa Etária Profa. Dra. Debora C. Braga.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Advertisements

OS DIFERENTES TIPOS DE JOGOS PROFa
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
Demanda Turística Número total de pessoas que viajam ou desejam viajar para desfrutar das comodidades turísticas e dos serviços em lugares diferentes daqueles.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
Vem brincar comigo! Turno da tarde.
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Ambiente de Marketing MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
Regras e limites na educação de crianças
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Transição do estado infantil para o adulto: crise
Ajude – me!!.
A TELEVISÃO.
PROJETO MOSAICO LÚDICO-CULTURAL Coordenadoras: Prof. Regina Scherer
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Por: Wilda Maria Blasi e Vera Laura de los Santos Ferreira
“Processos e Organizações dos Pequenos grupos”
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
MERCADO DE CONSUMO: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – Prova 2
ATIVIDADES PRÁTICAS As atividades práticas tem o propósito em oferecer ao aluno experiências, quer sejam motoras, sociais, de entretenimento, recreativas.
Diagnóstico do Problema de Aprendizagem
Nome da Disciplina Nome do Professor. 2ª AULA. 30 de abril de EMPREENDEDORISMOe PLANO DE NEGÓCIOS.
Aprendizado depende de:
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Atividade Física e Saúde Prof. Ms. Samir Messias.
 Estimular o nascimento da consciência adulta, libertando as dores inconscientes e reunificando as partes rejeitadas em nós.
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
Profa. Dra. Thalyta C. A. Teixeira
Profº Wanderson Robson
CARTA DA TERRA Para crianças.
OS SERVIÇOS E A ECONOMIA
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
QUEM É O CONSUMIDOR.
CARACTERÍSTICAS DAS FAIXAS ETÁRIAS PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
RECREAÇÃO “Criar condições ótimas para o desenvolvimento
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS
Como se desenvolve a sexualidade
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE EDUCACIONAL Silvia de Pinho Bortoli
PEI – Programa Educacional Individualizado
JOGOS E BRINCADEIRAS Débora Cristina Assmmann de Moura
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
Autonomia e Independência
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Aptidão Física Educação Física II.
Renda, Cultura e influencia dos grupos no comportamento do consumidor
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação
Desenvolvimento motor
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Prof.a Dr.a Fabiana Abrahão
IDOSO E SEXUALIDADE Tarsila Cunha.
O desenvolvimento do adulto
Educar paro o Lazer X Lazer para Educar
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Fundamentos do Lazer Atividades de Lazer por Faixa Etária Profa. Dra. Debora C. Braga.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos do Lazer Atividades de Lazer por Faixa Etária Profa. Dra. Debora C. Braga

Temporalidade  Condição da vida humana.  Existência transcorre cronologicamente.  Medição objetiva: horas, dias, meses, anos.  Medição subjetiva: intensidade do momento vivido, emoção.

 Valores Sócio-Culturais Influenciam uso do tempo Atribuem valor às atividades Moldam o orçamento-tempo Altera percepção sobre duração Provocam desejos e consequentes necessidades

Motivos de Diferenciações entre Pessoas/Públicos  Culturais (defesa de estereótipos);  Sociais (estratificação social);  Biológicos (condições físicas).

Cultural: Homem x Mulher Meninos  Aventureiros;  Competitivos;  Agressivos. Homem  Trabalho para o sustento Meninas  Altruístas;  Caseiras;  Dependentes. Mulher  Tarefas domésticas

Social: Rico x Pobre  Rico Mais oportunidades Mais tempo livre Mais autonomia Fechados em condomínios e clubes  Pobre Poucas oportunidades Menos tempo livre Menos autonomia Dependem de espaços públicos

Biológico: Lazer e Atitude  Criança - tempo dedicado ao crescimento (físico e psíquico)  Adolescente e jovem - tempo dedicado ao crescimento intelectual intercalado com obrigações e responsabilidade  Adulto - tempo dedicado ao trabalho repleto de obrigações e responsabilidades  Idoso - tempo dedicado ao descanso, ócio, lazer onde não são atribuídas muitas responsabilidade e deveres

Lazer da Criança - Impasses  Contraponto entre obrigação e lazer;  Infância com predomínio do lúdico;  Brincadeira da criança x para a criança;  Criança vista como consumidor;  Empresas de brinquedos valorizam o hoje;  Falta de espaço para brincar;  Pais trabalham fora;  Excesso de tarefas;  Comunicação de massa e informática.

Atividades para Crianças  Gerar prazer e felicidade;  Promover a socialização;  Introduzir conceitos de cidadania;  Desenvolver a criatividade;  Produzir cultura.

Teorias sobre a brincadeira  Fisiológicas: gasto da energia excedente;  Biológicas: exercício para o instinto de sobrevivência;  Psicológicas: imitação e realização de desejos.

Lazer dos Adolescentes  Busca da socialização e aceitação em grupos;  Apropriação de conhecimentos e atitudes dos adultos (família / instituições);  Transição na função social;  Comportamentos disparatados;  Defesa de interesses próprios conflitando com adultos;  Ávidos por experiências;  Maior tempo dedicado aos estudos.

Atividades para Adolescentes  Promover a socialização entre pares;  Destacar qualidades pessoais;  Desafiar para novas experiências;  Exaltar conceitos de cidadania;  Valorizar a responsabilidades e autonomia.

Lazer para o Adulto  Necessidade cotidiana;  Desenvolvido no espaço da CASA;  Tempo de férias anual;  Ansiedade e expectativas para as férias;  Dificuldade em conciliar férias de toda a família.

Atividades para o Adulto  Eliminar responsabilidades;  Valorizar a emoção e a fantasia;  Estimular a criatividade e a liberdade de expressão;  Gerar convivência desinteressada;  Promover união da família;  Desvalorizar a competitividades.

Lazer da Terceira Idade  Aposentadoria amplia o tempo de não-trabalho;  Perda do papel produtivo;  Redução do padrão de vida;  Preconceito contra o idoso;  Menor vigor físico e mental;  Grupos de melhor idade - segregação;  Família deve integrar o idoso;  Pouca freqüência a equipamentos de lazer.

Atividades para Terceira Idade  Exaltar habilidades;  Valorizar conhecimentos gerais;  Promover a integração social;  Apoiar iniciativas individuais;  Dar atenção às necessidades especiais;  Motivar para enfrentar desafios.

Ciclo de Vida na Família GADE (1998: )  Jovem (20 a 35 anos)  Meia-idade (36 a 64 anos)  Idoso (  65 anos)  Solteiro I  Recém-casados  Ninho Cheio I  Monoparentais I  Solteiro II  Ninho Cheio II  Monoparentais II  Ninho Vazio I  Solteiros III  Ninho vazio II

Jovem (20 a 35 anos) Solteiro I:  Vive com a família - consumo orientado para bens pessoais;  Vive sozinho - consumo orientado para bens pessoais e itens para casa. Recém-casado:  casal jovem, sem filhos – consumo de bens duráveis, mas também de lazer, passeios e produtos pessoais.

Jovem (20 a 35 anos) Ninho Cheio I  Casal jovem, com filhos pequenos, o que implica consumo e uso de produtos e serviços infantis. Monoparentais I  Um dos pais, solteiro ou separado, criando filhos pequenos sozinho – consumo de serviços e produtos que facilitem esta tarefa, principalmente quando trabalha, porém conta com menos recursos financeiros.

Meia-idade (36 a 64 anos) Solteiro II  Solteiro de meia idade que não tem filhos – dispõe da sua renda para si, consome serviços de saúde, turismo, locação de fitas de vídeo, além de produtos pessoais. Ninho Cheio II  Casal de meia idade com filhos pré-adolescentes ou adolescentes – consumo típico das necessidades dos jovens e da família, consomem serviços médicos, dentários, gastam com ensino, esportes, eletrodomésticos, seu lazer inclui os jovens.

Meia-idade (36 a 64 anos) Monoparentais II  Um dos pais que carrega as responsabilidades da família sozinho - consumo das necessidades dos jovens, serviços médicos, dentários, ensino, esportes, eletrodomésticos, seu lazer inclui os jovens. Os filhos decidem por vários itens de consumo sozinhos. Ninho Vazio I  Casais sem filhos em casa – freqüentemente os dois trabalham e dispõem da sua renda para gastar com facilidades e ou conveniências.

Idoso (  65 anos) Ninho Vazio II  Casais, em geral aposentados, com saúde, energia e forma física reduzida, assim como a renda é, freqüentemente, menor - consumidores de lazer, turismo e serviços médicos, muito sensível à segurança. Solteiros III  Pessoa que vive sozinha, consumidora ou usuária de lazer, turismo e serviços médicos, muito sensível à segurança e à atividades grupais. Tem pequena renda.

Exercício: Atividade de Lazer  Você faz parte de uma equipe de recreação de um Cruzeiro Marítimo e lhe foi dada a incumbência de planejar as atividades de lazer que serão realizadas no dia seguinte. Para você montar a programação lhe informaram que as áreas que poderão ser usadas são: piscina (adulto e criança), cinema (com 100 cadeira fixas), quadra de futebol descoberta e salão de jogos (com 5 mesas redondas e 40 cadeiras). Os materiais que estão no almoxarifado da equipe de recreação são: 5 bolas de plástico, 2 apitos, 10 cartolinas, 10 folhas de papel colorido, bloco de papel A4 branco, 2 tesouras, lápis de cor, canetas coloridas, fita adesiva, cola, 7 perucas, 1 corda de 3 m, 5 bandeirinhas, 4 tacos, 10 m de fita colorida, brindes.  Vale destacar que para cada grupo etário (crianças, adolescentes, adultos e terceira idade) estão designados três monitores, e aparelho de som.  Considerando os espaços disponíveis e os materiais descritos, mais o que você estudou sobre objetivos das atividades de lazer por faixa etária, planeje uma atividade de lazer para cada um dos quatro grupos de passageiros, para os período da manhã, tarde e noite, e classifique-as.