PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.

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Transcrição da apresentação:

PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado diretamente à realidade dos alunos, dentro de uma perspectiva que visa formar cidadãos conscientes, onde aquilo que é estudado seja significativo para a vida deles, e culmine numa sociedade mais consciente, como aponta Libâneo em “Didática”. De modo que, o currículo das disciplinas deve estar atrelado a essa ideia de ensino. Contudo, o quadro encontrado no Brasil é diferente, temos ainda a visão de um currículo instrucionista, conforme Regina Souza afirma em sua obra “Currículo”, e que se faz urgente uma revisão nas atuais estruturas, pois é preciso renovar o que e o como se quer ensinar. No ensino de Teatro essa realidade não é diferente, como aponta José Araújo em sua tese “A Cena Ensina: uma proposta pedagógica para a formação de professores de Teatro”, ainda existe o senso comum pedagógico de que as aulas de Teatro devem versar somente pelo viés da atuação, esquecendo as outras áreas que compõem o fazer teatral (História do Teatro, Dramaturgia, Tecnologias da Cena), e legando, por vezes, ao aluno um papel de reprodução mecânica de ideias de seus professores sobre o que é e como se faz teatro. Tendo isso em vista, é preciso pensar uma proposta curricular para o ensino de Teatro que englobe todas estas questões. Métodos: Desenvolvemos nossa pesquisa de duas maneiras: pesquisa exploratória no primeiro momento – da observação da escola, do levantamento bibliográfico acerca do tema, análise dos Referenciais Curriculares, do PPP da instituição escolar, entrevistas, coletando dados quantitativos e qualitativos e contrapondo-os de modo crítico –, e no segundo momento uma pesquisa participante, que foi a elaboração da proposta curricular do Ensino de Teatro junto ao professor da disciplina da Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro, cuja prática na mesma se tornou nosso objeto de pesquisa. Resultados e discussão: A pesquisa nos proporcionou resultados em três vertentes: para o nosso processo formativo enquanto licenciandos (a vivência e reflexão sobre a prática docente), para a escola na qual desenvolvemos o projeto (melhor conhecimento dela mesma e a proposta curricular), e para o Ensino de Teatro em geral (ampliamos a perspectiva acerca do ensino da disciplina e as áreas de ênfase). Conclusão: O processo que consiste em pensar e organizar o currículo do Ensino de Teatro de acordo com cada realidade escolar deve passar por alguns momentos: perceber a necessidade da mudança e reorganização e pensar o que deseja mudar, fazer o estudo da realidade, relacionar os equipamentos escolares com a prática docente da disciplina, avaliar o que consta de positivo e negativo nos referenciais que existem para a matéria ministrada, entender como deve ser montado um currículo e o que se deve levar em consideração ao fazê-lo, para então partir para a etapa de elaboração – esta deve estar pautada e direcionada para quem esse ensino é pretendido, com objetivos bem definidos para cada ano letivo. Referências LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo – SP: Cortez Editora, FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, ARAÚJO, José Sávio de Oliveira. A Cena Ensina: uma proposta pedagógica para formação de professores de teatro. Tese [Doutorado em Educação] – Programa de Pós – graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, PERNAMBUCO, Marta Maria, PAIVA, Irene A. Caderno Didático 1: pesquisando as expressões da linguagem corporal; (Artes e Educação Física). Natal: Paidéia/UFRN, Natal-RN Autores: - Ildisnei Medeiros da Silva -Stéfano Alessandro Alves de Lima - Suame Christine Fonseca de Medeiros (Graduandos do Curso de Licenciatura em Teatro-UFRN / Bolsistas PIBID-Teatro/UFRN) Orientador: - José Sávio Oliveira de Araújo (Prof. Adjunto IV do Curso de Licenciatura em Teatro – UFRN)