Análise dos dados do Censo Escolar 2008 Encarte Saúde Fevereiro de 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Advertisements

Saúde e Prevenção nas Escolas
DANILO DE MELO SOUZA Secretário da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
PROGRAMA EDUCAÇÃO A FAVOR DA VIDA ABRIL/2010. Apresentação Entendemos que o papel da Escola é refletir, discutir e propor ações voltadas para a prevenção.
Mobilização Nacional para a Prevenção de Jovens
Apresenta ç ão do Curr í culo do Estado de São Paulo. Carlos Roberto Colombo PCNP Ciências. 24/04/2014.
Os nossos desafios no Esporte A realidade brasileira Estudantes entre 4 a 17 anos matriculados em escolas públicas e privadas: cerca de 42 milhões.
PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO Administração Popular Secretaria Municipal da Saúde Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Desenvolvimento.
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
Comissão Especial destinada a debater e propor soluções para o financiamento da Educação no Brasil Senado Federal 7 de maio de 2014.
15/04/2009 Workshop de boas práticas de gestão do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs.
Implantação da Vacina contra o HPV no Sistema Único de Saúde.
Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade História, Conceitos e Características DISCIPLINA HSM-130 CICLO DA VIDA II Graduação em Nutrição.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
MISSÃO Promover a Educação de crianças e jovens carenciadas do Douro como forma de Inclusão Social no território.
 Proposta Curricular de Santa Catarina - Todos os Cadernos  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394, de 20/12/1996  Lei.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
Resultados na área da Educação Coordenação: Secretário da Educação Prof. Ervino Deon Apoio Técnico: Luís Gustavo Machado e Ivana Flores.
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Ademar da Luz Filho André Luiz dos Santos Durvalina Madalena de Sá José de Ribamar de Souza Andrade José Orlando Lima de Morais Marabá-PA 2013 ANÁLISE.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
Carlos Eduardo Sanches Assessor da Undime Impacto do Piso Salarial Nacional do Magistério.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
Programa Nacional de Controle do Tabagismo Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco(PNCTFR) nas Escolas e outros Fatores de.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
1 Censo da Educação Básica no Estado de São Paulo No Estado de São Paulo, o Sistema de Cadastro de Alunos é a base de dados para o Censo/MEC das escolas.
Política Nacional de Atenção Básica Aprovada pela Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, preconiza a coordenação do cuidado a partir da atenção.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
“Discutir a isenção de ICMS para os preservativos” 05/07/2012 Objetivo: PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: ALTERNATIVAS PARA O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Junho de 2015.
Ministério da Educação Ministério da Saúde Ministério da Educação Março 2013.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
Primeiras Análises da PNAD 2008: Educação Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Estudos.
MARANHÃO MARANHÃO. Proposta para Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Regional NORDESTE.
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
Aula 11: Avaliação e educação.  Retomar aula anterior  Avaliação na e da educação  Conceito de avaliação: medida e juízo  Sistemas de avaliação: 
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
“FUNDEB: REFORMULAÇÕES NECESSÁRIAS, PERSPECTIVAS DE PRORROGAÇÃO E DESAFIOS A VENCER ” Raquel Teixeira.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACENSO Diretoria de Ensino da Região de Limeira Centro de Informações Educacionais Núcleo de Gestão da Rede.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Programa (SRHR) de Saúde Sexual e Direitos Reprodutivos Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
MINISTÉRIOS Na Escola. Principais Objetivos 1 - Criar Pequenos Grupos ou Classes Bíblicas 2 - Explorar as potencialidades dos educandos dando-lhes a oportunidade.
Desigualdades na Escolarização Oficina do Observatório da Equidade 3º RELATÓRIO de Observação Ana Lucia Saboia Comitê Técnico do Observatório da Equidade.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
C RIAÇÃO, I NCORPORAÇÃO, F USÃO E D ESMEMBRAMENTO DE M UNICÍPIOS: Alguns aportes técnicos para o debate.
ENSINO DE ESTATÍSTICA COM ABRDAGEM EXPLÍCITA DE DELINEAMENTO AUMENTA O INTERESSE DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PELO TEMA Dr. Pedro Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL.
RISCOS PARA O BRASIL AMEAÇA PARA O TRABALHADOR DESINDUSTRIALIZAÇÃO José Ricardo Leite Diretor – Conaccovest.
AGENDA AGENDA AGENDA 2024 Como viveremos o Amanhã?
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Transcrição da apresentação:

Análise dos dados do Censo Escolar 2008 Encarte Saúde Fevereiro de 2010

Dados Gerais escolas em atividade responderam ao questionário; questionários válidos – universo da análise realizada; 50,9% das escolas estão em área urbana; 72,6% são escolas municipais, 16% estaduais, 11,3% privadas, 0,1% federais.

Estabelecimentos de ensino básico em atividade que responderam ao levantamento de saúde ou educação preventiva segundo característica da escola. Brasil, 2008 Característica da EscolaTrabalharam algum tema de saúde ou educação preventiva Rural (92%) Federal120 (91,6%) Municipal (93,5%)

Número (Nº) e proporção (%) de estabelecimentos de ensino básico que responderam ao levantamento de saúde segundo o tema de saúde trabalhado, por categoria da escola. Brasil, Temas trabalhados Federal (n=131) Estadual (n=15.862) Municipal (n=72.070) Privada (n=11.253) Nº% % % % DST e aids10781, , , ,2 Diversidade sexual6751, , , ,9 Gravidez na adolescência 9673, , , ,9 Álcool e outras Drogas 9975, , , ,9 Educação ambiental 9874, , , ,2 Alimentação e práticas saudáveis 9572, , , ,5

Percentual das escolas segundo tema trabalhado e categoria da escola. Brasil 2008 %

Número (Nº) e proporção (%) de estabelecimentos de ensino básico que trabalharam temas relacionados à promoção da saúde ou educação preventiva, segundo o tipo de atividade desenvolvida na escola em cada tema trabalhado. Brasil, 2008 Atividade s DST e AIDS (n=51.791) Diversidade sexual (n=28.018) Gravidez na adolescência (n=48.376) Álcool e outras drogas (n=59.185) Educação ambiental (n=83.152) Nº% % % % % Oficinas , , , , ,8 Palestras , , , , ,4 Disciplina , , , , ,4 Feira de ciências , , , , ,3 Material educativo , , , , ,4 Disponibil.Preserv , , , , ,2 Outras atividades , , , , ,8

Número (Nº) e proporção (%) de estabelecimentos de ensino básico que trabalharam com algum tema relacionado à saúde, segundo o tipo de atividade desenvolvido e a dependência administrativa da escola. Brasil, Atividades Federal (n=120) Estadual (n=15.237) Municipal (n=67.379) Privada (n=10.512) Nº% % % % Oficinas5646, , , ,8 Palestras10990, , , ,4 Disciplina9579, , , ,9 Feira de ciências4940, , , ,4 Material educativo 8167, , , ,9 Disponibil.Preser v 3630, , ,36826,5 Outras atividades5545, , , ,6

Número (Nº) e proporção (%) de estabelecimentos de ensino básico que responderam o levantamento de saúde e trabalham com algum tema relacionado à saúde, segundo o tema trabalhado, por modalidade de ensino. Brasil, Atividades DST e aids (n=51.791) Diversidade sexual (n=28.018) Gravidez na adolescência (n=48.376) Álcool e outras drogas (n=59.185) Educação ambiental (n=83.152) Nº% % % % % Educação Infantil , , , , ,9 Fundamenta l (séries iniciais) , , , , ,7 Fundamenta l (séries finais) , , , ,6 Médio , , , , ,5 EJA , , , , ,8 Educação especial , , , , ,0

Número (Nº) e proporção (%) de estabelecimentos de ensino básico que trabalham com algum tema relacionado à saúde, por tipo de profissional responsável pelo processo em cada tema trabalhado. Brasil, 2008 Responsáveis pelas atividades DST e aids (n=51.791) Diversidade sexual (n=28.018) Gravidez na adolescência (n=48.376) Álcool e outras drogas (n=59.185) Nº% % % % Profissionais de saúde nível superior , , , ,8 Profissionais de saúde nível médio , , , ,8 Professores capacitados , , , ,6 Professores não capacitados , , , ,1 Jovens multiplicadores , , , ,9 Membros de ONGs4.8779, , , ,9 Outros profissionais , , , ,6

Número (N) e proporção (%) de estabelecimentos de ensino que trabalham com algum tema relacionado à saúde, segundo o tema trabalhado, por tipo de grupo envolvido no processo. Brasil, Grupo envolvido DST e aids (n=51.791) Diversidade sexual (n=28.018) Gravidez na adolescência (n=48.376) Álcool e outras drogas (n=59.185) Nº% % % % Pais e comunidade , , , ,7 Grupos organiz. de adolescentes/jovens , , , ,9 Professores , , , ,6 Funcionários das escolas , , , ,9 Outros profissionais , , , ,9

Número (Nº) e proporção (%) de estabelecimentos de ensino básico que responderam o levantamento de saúde e trabalham com algum tema relacionado à saúde, segundo a periodicidade da atividade em cada tema trabalhado. Brasil, Periodicidade das atividades DST e AIDS (n=51.791) Diversidade sexual (n=28.018) Gravidez na adolescência (n=48.376) Álcool e outras drogas (n=59.185) Nº% % % % Semanal , , , ,1 Mensal , , , ,8 Bimestral , , , ,9 Semestral , , , ,0 Anual , , , ,5

Número de estabelecimentos de ensino básico que responderam ao levantamento de saúde, segundo participação no Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), por região geográfica. Brasil, Brasil, região geográficaTotal de estabelecimentos em atividade Participam do SPE Brasil ,2 Nordeste ,3 Sul ,1

Número (Nº) e proporção (%) de estabelecimentos de ensino básico que participam do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), segundo os temas trabalhados. Brasil, Atividade Participam do SPE (n=54.852) Trabalhou com saúde e educação preventiva ,0 Diversidade sexual ,9 Álcool e outras drogas ,5 Alimentação e práticas saudáveis ,2

Número de estabelecimentos de ensino básico que responderam ao levantamento de saúde segundo participação no SPE por dependência administrativa da escola e região geográfica. Brasil, 2008 RegiõesFederalEstadualMunicipal Norte 3/13 (23,1%)1.305/2.502 (52,2%)6.199/ (42,9%) Sudeste 6/30 (20%)2.173/3.656 (59,4%)8.805/ (62,2%) Centro-Oeste 2/13 (15,4%)1.157/2054 (56,3%)2.202/3392 (64,9%)

Número (Nº) e proporção (%) de estabelecimentos de ensino básico que disponibilizaram preservativos nas atividades sobre saúde, segundo periodicidade. Brasil, Periodicidade Disponibilização de preservativos Nº% Mensal3484,5 Semestral5917,7

Número (Nº) e proporção (%) de estabelecimentos de ensino básico que disponibilizaram preservativos segundo os temas trabalhados. Brasil, 2008 Temas Trabalharam o temaDisponibilizaram preservativos DST e aids ,7 Gravidez na adolescência ,9 Outros temas relacionados à saúde ,4

Conclusão Desafios futuros ao SPE Aumentar a proporção de professores não capacitados que são responsáveis pelo trabalho com o tema de saúde sexual e reprodutiva; Aumentar a participação de jovens multiplicadores nas atividades sobre saúde sexual e reprodutiva; Aumentar a participação de pais e comunidade nas atividades sobre saúde sexual e reprodutiva que hoje é menos de 30% Inclusão das atividades no PPP - grande parte das atividades em saúde sexual e reprodutiva é realizada de forma pontual, com uma periodicidade semestral ou anual; Expansão de escolas de ensino médio - o número absoluto de escolas municipais trabalhando com o tema da saúde sexual e reprodutiva é elevado, representando cerca de metade das escolas que trabalham com o tema; Disponibilização de Insumos de Prevenção - a disponibilização de preservativos é referida por um terço das escolas federais e por pouco menos de 20% das escolas estaduais, em contraposição a quase 6% das municipais e privadas ;

Obrigada