Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano de Ação da Segunda Cúpula das Américas, Chile
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
A Gestão Social pode ser vista como...
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
O PNEDH E OS DESAFIOS PARA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
21/09/2004 O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos Breve histórico.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Capacitação de Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
ARTICULAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS NA PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECA 21 ANOS E DESAFIOS RELUTANTES –
Secretário Nacional de Juventude
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Ministério da Cultura.
SINAPIR: SISTEMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
PNEDH e compromisso do Estado
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre –Segundo nível Terceiro nível –Quarto nível »Quinto nível 1.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
DIREITOS CULTURAIS ESTADO E SOCIEDADE
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Política nacional de planejamento regional urbano
Ministério da Cultura.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Contexto de atuação do CME
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Fórum Nacional de Educação
Psicologia e Segurança Pública
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
Comissão de EJA de Alagoas
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
 .
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
REUNIÕES REGIONAIS.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
Política Nacional de Educação Ambiental
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Região Centro-Oeste. PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO MÉTODO DE GOVERNO Palestrante: Lígia Maria Alves Pereira Região Centro-Oeste.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
ORIENTAÇÕES VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Conforme Resoluções do Conanda e do Cedca/SC Tema “Construindo Diretrizes.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: perspectivas internacional e nacional Virgínia Feix Mestre em Direito Coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos/Centro.
Transcrição da apresentação:

Educação em Direitos Humanos

PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas e ativistas da área extensa e diversificada articulação institucional envolvendo os entes federativos, IES, organismos internacionais, a sociedade civil organizada.

Fundamentos da EDH Declaração Universal dos Direitos Humanos (1945), Art. 26:  “A educação será direcionada ao desenvolvimento integral da personalidade humana e ao fortalecimento do respeito pelos direitos e liberdades humanas fundamentais”

Fundamentos da EDH Declaração da Conferência de Viena (1993):  “A Conferência Mundial de DH enfatiza a importância de se intensificar a Campanha Mundial de Informação Pública sobre Direitos Humanos lançada pelas Nações Unidas. Os governos devem apoiar a educação em direitos humanos, visando a promover, estimular e orientar essas atividades educacionais”

Fundamentos da EDH Década da Educação em Direitos Humanos (1995 – 2004)  Conjunto de atividades de capacitação, difusão e informação com o objetivo de construir uma cultura universal de DH  Respeito aos DH e às liberdades fundamentais  Desenvolvimento pleno da personalidade humana  Promoção da tolerância e respeito à diversidade  Construção e manutenção da paz

Fundamentos da EDH Programa Mundial de EDH, ( ): Objetivos:  Promoção de uma cultura de DH  Entendimento comum de princípios básicos e de metodologias de EDH, baseados em instrumentos internacionais  Apoio a programas de EDH Dimensões:  Conhecimentos dos DH e habilidades para sua aplicação  Valores, atitudes, comportamentos  Ações de defesa e promoção dos DH

Fundamentos da EDH - Brasil Programa Nacional de Direitos Humanos, (1996 e 2002) Cumprimento dos pactos da Conferência de Viena, atribuindo aos Direitos Humanos o status de política pública  518 propostas de ação governamental  Versão II eleva os direitos econômicos, sociais e culturais ao mesmo patamar dos direitos civis e políticos Em fase de planejamento, ações para elaboração da versão III

Fundamentos da EDH - Brasil Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos Aprofunda propostas do PNDH Incorpora aspectos de documentos internacionais de DH dos quais o Brasil é signatário Agrega demandas antigas e contemporâneas pela efetivação da democracia, da justiça social, de uma cultura de paz

Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos Resultado de trabalho do CNEDH Primeira versão em debate nas diversas regiões do Brasil Cumprimento das recomendações da ONU (Diretrizes para a formulação de planos nacionais de ação para a educação em DH) Versão preliminar: 27 encontros (26 estaduais e 1 municipal) Versão final, 2006

Estrutura do PNEDH Concepções, princípios, objetivos, diretrizes, linhas de ação Cinco grandes eixos de atuação Educação Básica Educação Superior Educação Não-Formal Educação dos Profissionais dos Sistemas de Justiça e Segurança Pública Educação e Mídia

Objetivos do PNEDH Fortalecer o Estado Democrático de Direito Enfatizar o papel dos direitos humanos no desenvolvimento nacional Contribuir para a efetivação dos compromissos assumidos com relação à educação em direitos humanos no âmbito dos instrumentos e programas internacionais e nacionais Orientar políticas educacionais direcionadas para a construção de uma cultura de direitos humanos Fomentar a reflexão, o estudo e a pesquisa voltados para a educação em direitos humanos

Objetivos do PNEDH Incentivar a criação e o fortalecimento de instituições e organizações nacionais, estaduais e municipais na perspectiva da educação em direitos humanos Recomendar a cooperação entre poder público e sociedade civil para o desenvolvimento de ações de educação em direitos humanos Orientar a transversalização da educação em direitos humanos nas políticas públicas Orientar a elaboração e implementação dos Planos Municipais e Estaduais

Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos Instância consultiva e propositiva da Secretaria Especial dos Direitos Humanos Instituído por meio da Portaria 98, de 9 de julho de 2003 e reconfigurado pela Portaria 83, de 21 de fevereiro de  Constituição: personalidades destacadas na área de EDH, representantes de órgãos do Poder Público, de entidades da sociedade civil e da Unesco  Elaboração do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos  Assessoramento à SEDH  Monitoramento das ações e medidas constantes no PNEDH  Proposição de políticas e legislação pertinente

Perspectivas para a Educação em Direitos Humanos no Brasil Estruturação de Comitês Estaduais de EDH (editais para criação e fortalecimento) Apoio a projetos relativos às áreas do PNEDH Intercâmbio com países do Mercosul Criação do Programa de Educação em Direitos Humanos no PPA do Governo Brasileiro EDH como questão de Estado  políticas públicas

Coordenação-Geral de Educação em Direitos Humanos Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Anexo II, sl. 604 Fone: (61) Portal SEDH: