Excelência na gestão da sua biblioteca. Apresentação Perceber na inovação uma garantia para o sucesso e crescimento da sua instituição é o passo mais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPONENTES: BRENO HEBER MARCO POLO FERNANDO CASQUEIRO FELIPE MAURICIO BARBALHO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE OBRAS TEMA: SUPRIMENTOS:CONTRATAÇÃO.
Advertisements

1 O SIGA-EPT é um sistema integrado de gestão acadêmica desenvolvido com tecnologias livres e de forma colaborativa por várias instituições federais do.
ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Palestra da Pauta Mínima de Atividades - PMA.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
Abertura da Apresentação Empresa Nota Control Tecnologia Ltda. Apresentação técnica Tema: Sistema ISS.Net e Nota Fiscal de Serviços.
Gerencie sua franquia educacional com tranquilidade e segurança.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS.  Criado em 1994 com o objetivo de auxiliar no processo de internacionalização das empresas catarinenses  É coordenado.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Biblioteca / Centro de Recursos Relatório de Atividade 2013/2014 Continuação.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Sistema de Avaliação Prêmio MPE Brasil 2014 Etapas do ciclo X Funcionalidades do sistema.
ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES EM UMA EMPRESA DE VAREJO DE SÃO LUÍS Universidade Federal do Maranhão - UFMA Autor: Amadeus Elias Machado Júnior.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Universidade Estadual de Goiás UnUCET Disciplina: Tecnologia Aplicada a Educação O USO DO REA NO SEGMENTO ESCOLAR Acadêmicos: Angélica Bastos Guilherme.
OUTSOURCING DE IMPRESSÃO VIRTUS TECNOLOGIA. O QUE É OUTSOURCING DE IMPRESSÃO? Outsourcing consiste na terceirização de processos não estratégicos para.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFRGS O Sistema de Bibliotecas da UFRGS (SBU) é integrado pela Biblioteca Central, órgão coordenador, e bibliotecas setoriais,
Educopédia: plataforma de aulas digitais. Rioeduca.net: é o NOVO CANAL DE COMUNICAÇÃO e de INTERAÇÃO de todos os funcionários e alunos da SME/RJ. .
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Guia de Referência para Fornecedores Visão Fornecedor.
GUIA PARA USO DO CATÁLOGO DA BIBLIOTECA2013 PARTE I - CONSULTA AO ACERVO PARTE II - ACESSO USUÁRIO PARTE III - INTERATIVIDADE (WEB 2.0) Universidade Tecnológica.
SE VIRA NOS 30’. SE VIRA NOS 15’ PROCEDIMENTO DE COMPRAS VISÃOGEO.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Glossário Autor: Skyup Informática. Atividade - Glossário A atividade glossário permite que o administrador crie páginas de definições, um dicionário.
Conhecendo o Tutorial support.ebsco.com. EBSCOhost é uma poderosa ferramenta de referência online que oferece uma variedade de bases de dados de texto.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Inovação é a palavra-chave para garantir a sobrevivência, o crescimento e o fortalecimento de qualquer negócio. Informatizar sua instituição de ensino.
Gestão de Infraestrutura de TI
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE SERIDÓ – CERES DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CAMPUS DE CURRAIS NOVOS.
COMUNICAÇÕES EM REDE E CONVERGÊNCIA: VISÃO DO SECTOR POSTAL ANGOLANO Maria Luisa Alves Andrade Presidente do Conselho.
PARA UMA GESTÃO INTEGRADA DA SUA ESCOLA CONTE COM O SOPHIA.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
A ferramenta ideal para a organização da sua biblioteca escolar.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Clipping de Notícias É o canal utilizado para processar a coleta, armazenamento e indexação de notícias divulgadas e publicadas nos âmbitos locais, na.
Ferramentas interativas para comunicação à distância sobre agrotóxicos e-learning.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
BIOE: localização e descrição de objetos educacionais digitais Fernanda Monteiro Veruska Costa.
PRODUÇÃO INTELECTUAL NA UFRGS Capacitação no Uso do SABi
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central CAPACITAÇÃO NO USO DO SABi PARA BIBLIOTECÁRIOS DO SBUFRGS.
30ª Reunião da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF) Novo Sistema de Administração Financeira do Estado do Espírito Santo (SIGEFES)
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Capítulo 1 Introdução aos Sistemas Operacionais Curso Técnico de Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Administração de Sistemas Operacionais.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Venícios Gustavo Santos Diretoria de Tecnologia da Informação Data: 19/02/2009 O BDA e os módulos FEAM SISEMA.
 Investidores: pessoas que buscam oportunidades de investimentos no segmento de franquias.  Feiras  Site  Matérias  s  Outras redes de franquias.
17 de agosto de 2015 ORDEM CRONOLÓGICA DE EXIGIBILIDADES.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Operações no Sistema e-Contas da Responsabilidade das Unidades Técnicas Maio/2015.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
RI-Br: Proposta de um Sistema Web de Repositório Institucional Breno A. L. Andrade, Moara S. Brito, Pablo F. Matos e Alberto S. Rebouças
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Tecnologia como ferramenta para redução de custos no cartório Luiz Werner
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
SABi - INTERFACE WEB Capacitação no Uso do SABi
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
QUEM SOMOS A George Clay é uma empresa que atua no ramo de Marketing Multinivel E-commerce, criada para inovar o mercado de vendas virtual, está inserida.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central CAPACITAÇÃO NO USO DO SABi PARA BIBLIOTECÁRIOS DO SBUFRGS.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Excelência na gestão da sua biblioteca

Apresentação Perceber na inovação uma garantia para o sucesso e crescimento da sua instituição é o passo mais importante para alcançá-los. E este projeto requer, imprescindivelmente, a informatização na sua forma mais eficiente. É isso que propomos apresentar a você, agora: o SophiA Biblioteca, um software para gestão de bibliotecas e centros de documentação. Completo, moderno e de fácil utilização, o SophiA lhe permite gerenciar com agilidade, baixo custo e grande flexibilidade o acervo e os serviços prestados na biblioteca da sua instituição. Baseado nos padrões internacionais de catalogação e comunicação de dados (MARC-21, ISO2709, Z39.50 Cliente e Servidor, XML e OAI-PMH), o SophiA é utilizado no Brasil e exterior por mais de 600 instituições universitárias, órgãos públicos, empresas e escolas. Nas próximas telas você conhecerá os principais benefícios proporcionados pelo uso do SophiA Biblioteca e referências que atestam sua eficiência.

Benefícios do SophiA Biblioteca Informatizar sua instituição apresenta inúmeros benefícios. Dentre eles, atender às normas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – o SINAES, instrumento de avaliação criado pelo MEC. O ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações são alguns dos componentes avaliados. Nesse sentido, sua biblioteca deve receber atenção para adequar-se às exigências. É preciso traçar uma política de atualização e desenvolvimento do acervo, observando, dentre outros parâmetros, sua informatização. A relação dos títulos existentes na biblioteca deverá constar de uma base de dados e estar disponível para consultas via Internet. É recomendável que os serviços de empréstimo também estejam automatizados. Levando em consideração os benefícios listados a seguir, você perceberá com clareza como o SophiA Biblioteca mostra-se a melhor escolha de software para atender a esta e outras necessidades.

● Excelente custo-benefício Por atender diversas empresas, a Prima Informática consegue fornecer licenças e suporte a um custo acessível e compatível com o tamanho da sua instituição. ● Software robusto, flexível e eficiente São mais de 12 anos de experiência da Prima Informática no desenvolvimento de softwares para gestão de bibliotecas. Mais de bibliotecários e centenas de milhares de usuários finais utilizam o SophiA ou o terminal de atendimento web. Nossa equipe conta com bibliotecários, analistas de sistemas e de suporte trabalhando exclusivamente no desenvolvimento e apoio ao produto. ● Segurança e controle É possível criar um perfil e senha para cada operador do sistema, indicando quais ações ele poderá realizar. Desta forma, você poderá acompanhar as ações de cada operador por meio de filtros e relatórios gerenciais. ● Emissão de relatórios no padrão do MEC O SophiA conta com relatórios gerenciais desenvolvidos de acordo com o padrão do MEC para autorização e reconhecimento de cursos. Os relatórios englobam: acervo por área do conhecimento; acervo por área do conhecimento e forma de aquisição; acervo por tipo de material; número de empréstimos por tipo de usuário; números de empréstimos por curso e bibliografia dos cursos.

● Interface moderna A preocupação com a ergonomia tornou o SophiA Biblioteca um software muito simples de ser utilizado, com uma interface amigável e intuitiva. Os serviços web contam ainda com uma interface customizável, permitindo à biblioteca adequar seu terminal ao padrão visual do site da instituição. ● Flexibilidade nas configurações de circulação Você poderá definir as políticas de empréstimos, reservas e renovações de acordo com a realidade da sua instituição. São dezenas de opções que você pode combinar como quiser (multas, atrasos, quantidade máxima de materiais, dentre outros). Estas combinações podem variar por biblioteca, por tipo de material e categoria de usuário. ● Integração com sistemas administrativos O SophiA permite, por meio de uma API de web services, a integração com outros sistemas usados na instituição. Desta forma não é necessário cadastrar alunos, professores e funcionários em dois sistemas distintos; o sistema de gestão da instituição exporta os dados para o SophiA.

Funcionalidades para bibliotecas universitárias Cliquenas categorias Clique nas categorias para saber mais sobre as funcionalidades do SophiA Biblioteca. Seleção e Aquisição Catalogação Intercâmbio de dados Serviços web Circulação Gestão da Biblioteca Biblioteca Digital Serviços ao usuário Continuar a apresentação

Seleção e Aquisição Funcionalidades para bibliotecas universitárias Voltar para o menu de Funcionalidades Controle de aquisições, doações, assinaturas de periódicos, permutas e orçamentos; Recebimento e análise de sugestões de aquisições encaminhadas pelos usuários; Aceitação ou recusa de solicitações de usuários, com comunicação por e no Terminal Web; Elaboração de pedidos de aquisição a partir das sugestões dos usuários, com envio de listagens aos fornecedores para cotação; Envio de listagens para cotação aos fornecedores por meio da internet, com login e senha exclusivos, reunindo informações de obras, quantidade e prazos para entrega, definindo data limite para recebimento dos orçamentos; Análise dos orçamentos recebidos, com funcionalidade de formação de pedido com critérios de melhor preço, disponibilidade de entrega e prazos; Distribuição das obras adquiridas do módulo Aquisições ao SophiA, sem necessidade de nova digitação dos dados, inserindo novos exemplares a obras já existentes ou realizando pré-catalogação de publicações novas; Possibilidade de aquisição de publicações em moeda estrangeira, com inclusão de valores para conversão ao Real; Registro de assinaturas de periódicos com possibilidade de criação de expectativa de chegada de fascículos, registro de recebimento, envio de cobrança ao fornecedor por atraso na entrega, distribuição de fascículos recebidos, tanto para acervo como para lista de itens disponíveis para doação.

Catalogação Capacidade ilimitada de registros; Adoção de padrões estabelecidos para a área da biblioteconomia: AACR2, ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), MARC 21; Não requer conhecimento prévio do formato MARC. O SophiA possui um exclusivo sistema de conversão online do padrão AACR2 (nível 3) para MARC-21 e vice-versa; Possibilidade de inclusão, edição e visualização da ficha de cadastro no padrão AACR2, MARC (registro bibliográfico no formato MARC, com nomeação dos campos) ou MARC tags (visualização das tags com número dos campos e subcampos), configurável por operador; Processamento de qualquer tipo de material, nos níveis monográfico e analítico, com possibilidade de criação de campos específicos de acordo com a necessidade descritiva; Possibilidade de catalogação centralizada ou descentralizada; Recurso de duplicação e unificação de registros; Controle de numeração de tombos, emissão de etiquetas de códigos de barras e códigos de usuários; Descrição de teses e dissertações; Gestão completa de tabelas de termos autorizados, com controle de remissivas VER e VER TAMBÉM, controle de revisão de termos e correções em lote; Possibilidade de anexar arquivos, links para páginas da web e imagem de referência aos registros; Inclusão de exemplares por lote, resultando em agilidade no momento do registro de novas obras. Funcionalidades para bibliotecas universitárias Voltar para o menu de Funcionalidades

Intercâmbio de dados (importação e exportação) Adoção de padrões internacionais para intercâmbio de dados: MARC 21, Protocolo Z39.50, ISO2709, Protocolo OAI-PMH; Importação de registros em Marc Autoridades e Bibliográfico; Importação de registros bibliográficos no formato MARC, ISO2709, protocolo Z39.50 ou através do Portal SophiA (Rede de bibliotecas SophiA); Possibilidade de importar dados de qualquer instituição que disponibilize os dados de seu catálogo nos formatos adotados pelo SophiA; Opção de edição dos registros em Marc antes de realizar a importação; Exportação de registros via ISO2709 e servidor Z39.50 integrado; Opção de selecionar e salvar diversos registros em formato Marc a partir de seleção de obras no Terminal Web ou no Gerenciador. Funcionalidades para bibliotecas universitárias Voltar para o menu de Funcionalidades

Serviços web Disponibilização de consulta e serviços via internet, em ASP ou PHP; Terminal Web com recursos de single sign-on com aplicativos existentes; Acesso por número ilimitado de usuários simultâneos para consulta; Acesso às íntegras de documentos nos mais variados formatos (texto, áudio, vídeo etc.); Possibilidade de aplicação de política de acesso a documentos na íntegra, definindo a visualização dos arquivos por tipo de usuário, mediante login e senha; Relatório estatístico com os termos pesquisados no Terminal Web, informando a quantidade de ocorrências; Seleção de obras com opção de imprimir ou enviar dos resultados em forma de lista ou referências bibliográficas; Autonomia do usuário para informar seu perfil de interesse com dados de materiais, autores e assuntos, de acordo com as tabelas de autoridades, com envio de mensagem sempre que uma nova obra correspondente ao perfil for cadastrada. Funcionalidades para bibliotecas universitárias Voltar para o menu de Funcionalidades

Circulação Definição avançada de políticas de circulação por biblioteca, categoria de usuário e tipo do material; Gestão completa do empréstimo entre bibliotecas; Emissão de cartas de cobrança impressas ou por ; Visualização da foto do usuário na circulação; Controle de chaves de escaninho; Integração com equipamentos de autoatendimento da 3M, Multisystems e IdSystems; Recurso de biometria para empréstimos e devoluções. Funcionalidades para bibliotecas universitárias Voltar para o menu de Funcionalidades

Gestão da biblioteca Acesso por número ilimitado de usuários simultâneos para consulta e cadastro; Definição de configurações gerais (por instituição) e locais (por biblioteca); Controle de acesso ao sistema definindo perfis de usuários e permissões para inclusão, edição ou exclusão de registros e auditoria com log de operações; Gestão de acervo e políticas de circulação em múltiplas bibliotecas pertencentes a uma mesma rede; Múltiplos idiomas por meio do módulo Tradução; Inventário; Gerador de relatórios e etiquetas, permitindo a confecção de relatórios pelo bibliotecário ou TI; Emissão de relatórios gerenciais e estatísticos, com possibilidade de exportação para Excel, Word e outros aplicativos; Controle acadêmico completo com emissão de relatórios solicitados pelo MEC, por biblioteca, curso, disciplina, bibliografia básica ou complementar, inclusive com informações de atualização do acervo por curso, por períodos; Possibilidade de inclusão de informações acadêmicas em lote, facilitando a emissão de relatórios ao MEC; Análise de aplicabilidade: fornece subsídios para tomada de decisão para compras ou remanejamento de publicações do acervo; Gestão de vocabulário controlado com opção de construção de tesauro poli-hierárquico; Gerador de coleção de fascículos de periódicos em lote, com indicação de ano final e inicial e parâmetros gerais da coleção. Funcionalidades para bibliotecas universitárias Voltar para o menu de Funcionalidades

Biblioteca Digital Gestão de biblioteca digital, com vinculação de mídias diversas (PDF, DOC, imagem, vídeo e som) e harvesting pelo protocolo OAI-PMH; Visualização de mídias do repositório digital por download ou streaming; Possibilidade de criação de diversos repositórios, separando as informações por tipo de arquivo, forma de acesso ou tipo de informação armazenada; Uso do repositório SophiA ou integração com DSpace; Possibilidade de aplicação de política de acesso a documentos do(s) repositório(s), definindo a visualização dos arquivos por tipo de usuário, mediante login e senha. Funcionalidades para bibliotecas universitárias Voltar para o menu de Funcionalidades

Funcionalidades para bibliotecas universitárias Voltar para o menu de Funcionalidades Serviços ao usuário Rotina completa para circulação de publicações (reserva, empréstimo, renovação e devolução); Reservas, cancelamento de reservas e renovações pelo gerenciador ou pelo Terminal Web; Envio de avisos por informando sobre disponibilidade de obra reservada ou vencimento de empréstimos; Envio de s notificando empréstimos, renovações, devoluções, evitando a utilização de papel; Informação de bibliografia de curso de acordo com os dados do aluno; Sugestão de aquisições, tanto de novos títulos como exemplares de obras já existentes; DSI (Disseminação Seletiva da Informação), com configuração definida pelo próprio usuário final através da web ou pelo bibliotecário; Referência bibliográfica de acordo com a ABNT (NBR 6023), com possibilidade de ordenação por título, número de chamada e inclusão de informações complementares como: assuntos, código de barras, notas de conteúdo, número de chamada, quantidade de exemplares e resumo.

Casos de sucesso Clique nos logos abaixo Clique nos logos abaixo para conferir os depoimentos de alguns dos nossos clientes e entender porque eles nos escolheram como parceiros no crescimento do seu negócio. São histórias que expressam os desafios enfrentados pela maioria das instituições de ensino superior nas áreas acadêmica, financeira, no marketing e na direção e que podem ser habilmente solucionados pelo SophiA Biblioteca. Continuar a apresentação

A biblioteca do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos, distante 91 km da capital paulista, está localizada num prédio projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, dentro do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Os 17 funcionários da biblioteca são responsáveis pelo atendimento, catalogação e administração do acervo composto por mais de itens dispostos em prateleiras deslizantes e usuários ativos. Cliente do software SophiA Biblioteca desde 2005, antes o ITA já havia utilizado outros três sistemas, que com as rápidas inovações da área de Tecnologia da Informação tornaram-se obsoletos. “Este cenário nos deixava muito aquém de nossa potencialidade”, recorda a bibliotecária chefe da Seção de Processos Técnicos, Marilda Leite Quinsan. Com a implantação do SophiA, dentre os principais benefícios, a instituição teve uma significativa melhora na prestação de serviços aos usuários. “A possibilidade de serem feitas reservas e renovações pela web torna desnecessário que o usuário enfrente filas para ser atendido no balcão, desafogando o Setor de Circulação. Além disso, eles recebem avisos automáticos por , como data de devolução de empréstimo e liberação de reserva, o que facilita a rotina do próprio usuário”, comenta Marilda. Além disso, para Marilda “As tabelas de Autoridades garantem a consistência dos dados e documentos na íntegra, vinculados aos registros. E a possibilidade de catalogação no formato MARC e o protocolo Z39.50 são diferenciais do SophiA que devem se destacados”. Atualmente, além da biblioteca central, outras dez unidades vinculadas ao Instituto utilizam o software com base de dados integrada. Outro diferencial do SophiA Biblioteca é a presença de uma bibliotecária em sua equipe de desenvolvimento. “Isto é bastante positivo, porque ela é capaz de exemplificar nossas necessidades com mais exatidão”, completa. Marilda Leite Quinsan Bibliotecária Chefe da Seção de Processos Técnicos do ITA Voltar para a tela de Cases

Tânia Regina Vicente Porto Coordenadora de Bibliotecas A UMESP - Universidade Metodista de São Paulo utilizou por uma década um outro software para gestão das bibliotecas, quando, no ano de 2006, conheceu o SophiA. Tânia Regina Vicente Porto, coordenadora de bibliotecas, conta como foi o processo de mudança de sistemas: “A equipe de migração na Prima Informática analisou nossa base de dados e, antecipadamente, nos alertou de erros de catalogação que existiam na base. Corrigimos tudo antes de migrar e quando isto foi feito, não tivemos qualquer problema”. Após estes anos de utilização, enfatiza Tânia, todas as expectativas foram atendidas. “A integração da base de dados das várias unidades facilitou nossas rotinas, a catalogação no sistema também é um diferencial, pois atende a vários padrões internacionais e, consequentemente, permitiu uma padronização no nosso acervo. Os relatórios são completos e nos ajudam a ter uma visão gerencial das bibliotecas, a circulação é simples e, além de tudo, a prestação de serviços aos usuários melhorou muito. Todos estão satisfeitos; o SophiA facilita o nosso trabalho e o dia a dia dos alunos”, completa a coordenadora. Além dos diversos benefícios que o SophiA Biblioteca trouxe para os profissionais das bibliotecas da UMESP, o atendimento da Prima Informática é um dos principais diferencias de mercado. “Desde o começo tivemos um bom relacionamento com a equipe, que – acima de tudo – sempre demonstrou grande profissionalismo. Tivemos um excelente atendimento da compra, no treinamento e sempre que precisamos temos a atenção do suporte técnico”, ressalta Tânia. Voltar para a tela de Cases

Ligia Eliana Setenareski, diretora do SiBi - Sistema de Bibliotecas da UFPR – Universidade Federal do Paraná e a chefe da biblioteca de Ciências Florestais e da Madeira e coordenadora da comissão de gestão do SophiA no SiBi/UFPR, Tânia de Barros Baggio, nos relatam a experiência de trabalhar com o SophiA Biblioteca. “O SophiA não foi o primeiro software de gestão que adotamos para as nossas bibliotecas. Antes, utilizávamos um software norte-americano. No final de 2008, com o término do contrato, tivemos que abrir processo de seleção por licitação por sermos uma instituição de ensino superior pública. O SophiA ganhou por inúmeras razões, dentre elas, o custo. E o fato de ser um sistema nacional cria mais proximidade, em relação ao software que usávamos anteriormente. A principal vantagem para os clientes é o fato de podermos solicitar adequações que atendam nossas demandas. Para o usuário, vejo que uma grande vantagem é a prestação de serviços pelo SophiA na web: ele pode controlar suas próprias circulações, fazer pesquisas facilmente, reservar e renovar materiais emprestados”, diz Tânia. Lígia conclui com suas impressões sobre o software: “Um ano e meio após a implantação, pode-se observar que necessita algumas modificações para adequar-se plenamente às especificidades das bibliotecas do SiBi/UFPR. Entretanto, várias funcionalidades foram incrementadas em atendimento às solicitações feitas, demonstrando que um ponto forte é sua área de desenvolvimento, que mantém o canal de comunicação sempre aberto para indicações de mudança, a fim de aprimorar cada vez mais a ferramenta e assim atender as expectativas de seus usuários”. Lígia Eliana Setenareski Diretora do Sistema de Bibliotecas da UFPR Tânia de Barros Baggio Chefe da Biblioteca de Ciências Florestais e da Madeira Voltar para a tela de Cases

“Após exaustivo trabalho de preparação de edital com requisitos necessários para atender às necessidades das Bibliotecas da UNICAMP (SBU), foi adquirido, por meio de licitação - pregão -, o software SophiA. No início de 2009 a base Acervus foi migrada e homologada, cumprindo todas as etapas num período de 71 dias – tempo bastante inferior aos 90 dias estabelecido no edital. O software SophiA entrou em produção na UNICAMP em 26 de fevereiro de Como estratégia para implantação do software no SBU foi criado o Grupo Gestor de Implantação do SophiA, composto por três bibliotecários mais o diretor de TI, tendo como principal função acompanhar e tomar providências necessárias, sendo uma ponte entre o fornecedor, as bibliotecas e comunidade usuária. Os indicadores do uso do software SophiA na integração das 27 Bibliotecas do SBU demonstram que sua implantação trouxe grandes benefícios não somente às Bibliotecas, como, também, à comunidade usuária do SBU. A percepção que se tem hoje com relação ao sistema, é de que ainda há ajustes para adaptá-lo às demandas do SBU, mas é fato que o software findou determinados problemas apresentados anteriormente. O SophiA tem demonstrado ser uma ferramenta dinâmica, cumprindo com muita eficiência suas funções de gerenciamento das rotinas das Bibliotecas. Permite intervenções com agilidade e precisão. A equipe da Prima Informática tem demonstrado confiabilidade no atendimento às demandas nas questões relativas ao software, merecendo destaque a área de Suporte da empresa - muito acessível e disposta a solucionar problemas e adequar soluções”. Luiz Atílio Vicentini Coordenador da Biblioteca Central e do Sistema de Bibliotecas da Unicamp Heloisa Cecotti Bibliotecária Coordenadora do Grupo Gestor Software SophiA Voltar para a tela de Cases

Márcia Maria de Moura Ribeiro Bibliotecária Coordenadora do SIBi Márcia Maria de Moura Ribeiro, Bibliotecária Coordenadora do SIBi - Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de Taubaté, relata o processo de adoção e percepção do benefícios em trabalhar com o SophiA Biblioteca. “O SIBi adotou o SophiA para a gestão das bibliotecas há mais de 10 anos. Nesse período acredito que crescemos juntos, na base da confiança mútua. Foi também nesse período que criamos o Grupo Especial de Tratamento da Informação - GETI, com bibliotecários que testam e avaliam todas as alterações e novas versões do software, antes de adotar nas unidades. Todos os dados que utilizamos em relatórios quantitativos são extraídos do SophiA, o que agiliza e qualifica o nosso trabalho. Hoje, somos 21 bibliotecários, trabalhando em 15 bibliotecas, com um banco de dados centralizado. Temos mais de 10 mil usuários e estamos perto de 200 mil exemplares cadastrados e, em 2009, foram feitas 156 mil consultas ao acervo e 198 mil empréstimos. A constante evolução do SophiA e o atendimento rápido às nossas solicitações criou uma parceria de sucesso, que ainda vai se desenvolver por muitos anos. O SIBi, em recente pesquisa de satisfação, foi apontado como um dos melhores serviços prestados dentro da UNITAU. Creditamos esse sucesso aos benefícios que os nossos usuários percebem tanto no atendimento pessoal como nos serviços que disponibilizamos na web, via SophiA, como renovações, reservas e, claro, a busca detalhada no acervo”. Voltar para a tela de Cases

Marta Pião Coordenadora do Sistema de Bibliotecas da UnG A coordenadora do Sistema de Bibliotecas da UnG - Universidade de Guarulhos, Marta Pião, nos conta porque a instituição optou pelo SophiA para gerenciamento da biblioteca: “Com o antigo software não era possível o compartilhamento de dados e intercâmbio de informações ou adoção dos formatos e padrões específicos ao intercâmbio de dados bibliográficos, tornando o processamento técnico moroso, improdutivo e, qualitativamente, inferior ao de outras bibliotecas universitárias conceituadas como a nossa. Além disso, durante anos o software que usávamos manteve-se inalterado em relação a novas implementações”, relata Marta. Atualmente, a biblioteca conta com mais usuários ativos e cerca de exemplares de livros e periódicos em seu acervo, que é distribuído em cinco campi. Para atender a esta demanda, 32 funcionários são responsáveis pelo atendimento, catalogação e gestão da biblioteca, que desde 2008 utiliza o SophiA. Marta, que percebe claramente as melhorias alcançadas após a mudança de software, comenta os principais pontos positivos: “A possibilidade de integração do software com o sistema acadêmico da instituição otimizou o processo de inscrição na biblioteca, os relatórios gerenciais atendem às exigências de MEC/INEP e CAPES e é possível fazer uma gestão integrada de dados e funções da biblioteca”. O SophiA Biblioteca também beneficia o processo de aquisição de periódicos: “A utilização do recurso de Aquisições permite, além do controle das aquisições e renovações de assinaturas, a otimização de registros e controles de coleções de fascículos e exemplares, agilizando a logística de distribuição às unidades”. Por fim, ela ainda enfatiza sua satisfação com o serviço de atendimento da Prima Informática. “A agilidade na prestação de suporte técnico remoto é um diferencial”, conclui. Voltar para a tela de Cases

Saiba quem são algumas das mais de 600 instituições que trabalham com o SophiA Biblioteca: CEFET – MG CEFET – RJ Centro Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic Centro Universitário Belas Artes de São Paulo Centro Universitário Uni Sant'Anna CESESB - Centro de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia ESEF - Escola Superior de Educação Física Jundiaí FACEB - Faculdade Cenecista de Brasília FACOL - Faculdade Orígenes Lessa Faculdade Adventista da Amazônia Faculdade Anchieta Faculdade Campo Real Faculdade de Artes do Paraná - FAP Faculdade de Vinhedo Faculdade Impacta Tecnologia Faculdade Metropolitana de Caieiras Faculdade Radial Faculdade São Luís Faculdades ESEFAP Faculdades Oswaldo Cruz FADI - Faculdade de Direito de Sorocaba FAEX - Faculdade de Extrema FEFISO - ACM Sorocaba FEST - Faculdade de Educação Santa Terezinha FEVALE - Fundação Educacional Vale do Jequitinhonha FGV – Fundação Getúlio Vargas FIAR - Faculdades Integradas de Ariquemes IESB - Instituto Educacional Superior Brasília Instituto Federal do Ceará Instituto Federal do Maranhão Instituto Federal de Santa Catarina Instituto Federal de Urutaí IFMA - Instituto Federal do Maranhão Instituto Adventista de Ensino - Engenheiro Coelho Instituto Adventista de Ensino - Hortolândia Instituto Adventista de Ensino - São Paulo Instituto Adventista de Ensino do Nordeste INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Instituto Raimundo Sá IPA - Rede Metodista de Educação do Sul ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica UEAP - Universidade Estadual do Amapá UFG - Universidade Federal de Goiás UFPR - Universidade Federal do Paraná UMESP - Universidade Metodista de São Paulo UnG - Universidade de Guarulhos UNIABC - Universidade do Grande ABC UNIBRASIL - Complexo de Ensino Superior UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas UNICAPITAL - Centro Universitário Capital UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas UNIFENAS - Universidade José do Rosário Vellano UNIFLOR - União das Faculdades de Alta Floresta UNITAU - Universidade de Taubaté UNIUBE - Universidade de Uberaba Universidade Virtual do Estado do Maranhão UVA - Universidade Estadual do Vale do Acaraú

Junte-se a uma rede de bibliotecas A Rede de Bibliotecas SophiA é composta por unidades de informação que utilizam os softwares da linha SophiA Biblioteca e têm como objetivo ser um canal de comunicação, compartilhamento de dados e serviços entre as bibliotecas. A Rede oferece vantagens tanto para clientes que desejam disponibilizar seu acervo para o compartilhamento de dados como para clientes que desejam apenas consultar dados bibliográficos e utilizar os serviços oferecidos. Vantagens da Rede de Bibliotecas SophiA: Busca e exportação de registros bibliográficos (obras, periódicos e analíticas). Apresentação de vínculos dos materiais com sites relevantes, tais como o Google Books e outros. Visualização e solicitação de materiais a serem doados pelas bibliotecas. Visualização e solicitação de materiais a serem permutados pelas bibliotecas. Empréstimo entre bibliotecas automatizado, integrado às rotinas do SophiA. O acesso à Rede é disponibilizado pelo Portal SophiA, um site aberto aos bibliotecários que engloba um conjunto de serviços, informações e links úteis ao profissional da informação, tais como dicas de uso do SophiA Biblioteca, acesso ao suporte e atualização dos produtos, links, notícias e oportunidades relevantes da área, agenda de cursos e eventos, acesso aos parceiros da Prima Informática que oferecem mais soluções às bibliotecas, dentre outros serviços. Saiba mais em

Serviços Qualidade na implantação. Qualidade na implantação. A Prima Informática e seus distribuidores realizam a instalação e capacitação necessários ao pleno uso do SophiA. Após a implantação é oferecido um serviço de suporte help-desk para que nenhuma dúvida permaneça. O SophiA possui atualizações quinzenais para deixar sua implantação sempre com os mais modernos recursos na gestão da biblioteca. Atualização simplificada. Atualização simplificada. Basta a equipe de TI atualizar o servidor do SophiA e todas as estações se atualizarão sozinhas, automaticamente, sem intervenção da equipe de TI, de forma transparente ao operador. Comece a usar o SophiA sem perder as informações. Comece a usar o SophiA sem perder as informações. A Prima Informática realiza migrações de dados de sua biblioteca, seja em sistemas legados, planilhas Excel ou outros banco de dados.

soluções para a gestão de escolas, bibliotecas, acervos não- bibliográficos e cursos livres Fundada em 1993 por profissionais altamente qualificados, formados no ITA e na Unicamp, a Prima especializou-se no desenvolvimento de soluções para a gestão de escolas, bibliotecas, acervos não- bibliográficos e cursos livres. mais de clientes A abrangente linha de softwares SophiA é utilizada atualmente por mais de clientes, espalhados por todos os estados brasileiros e em outros países. Somos parte do grupo Educaria, uma multinacional focada em soluções para instituições de ensino, presente no Chile, Argentina, Espanha e Brasil. cerca de 100 profissionais Contamos com cerca de 100 profissionais das áreas de suporte, desenvolvimento, qualidade, tecnologia da informação, atendimento ao cliente, vendas, marketing, administração e recursos humanos. filial no Rio de Janeirodistribuidores credenciados Temos uma filial no Rio de Janeiro, além de distribuidores credenciados para atender a Grande São Paulo, e consultores externos que atendem as regiões de Sorocaba, no estado de São Paulo, e Curitiba, no Paraná. ações voltadas à Responsabilidade Social Desde 2005, a Prima mantém o selo Empresa Amiga da Criança, da Fundação Abrinq, além de promover outras ações voltadas à Responsabilidade Social. Sobre a Prima

Entre em contato para adquirir agora sua licença do SophiA Biblioteca! Nossa equipe comercial encontra-se à sua disposição, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h45, para fornecer informações sobre nossos produtos e serviços.