COMENTÁRIOS DE ORDEM GERAL -Parâmetros curriculares Nacionais (EnsinoFundamental) - Análise dos textos teóricos. - O Brasil e sua Posição no cenário mundial.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Qualidades não específicas necessárias ao mundo do trabalho
O Ensino de Pronúncia no Communicative Approach:
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
I- Concepção de Educação
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Reorientação curricular
Laboratório de Ensino de Química 1
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Exemplo de organização para o Plano de Trabalho Docente em Arte.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Música nas Escolas O Sopro Novo e o caderno Aprendendo a Ler Música como uma ferramenta disponível.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Educação Ambiental - GPEEA
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Educação no contexto do Trabalho
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Licenciatura em Pedagogia a Distância
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Elaboração do Projeto Político Pedagógico
ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Atuais Propostas Curriculares.
Metodologia do Ensino de Arte
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
História nas atuais propostas curriculares
SILVANA BERBEL FERNANDES
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Universidade Estadual do Centro-Oeste
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
ESTUDO DO MEIO.
Prática como Componente Curricular
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
“Um país se faz de homens e livros”
Base nacional comum curricular
TEMAS TRANSVERSAIS.
Planejamento de Ensino
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Documentos e Propostas legais
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

COMENTÁRIOS DE ORDEM GERAL -Parâmetros curriculares Nacionais (EnsinoFundamental) - Análise dos textos teóricos. - O Brasil e sua Posição no cenário mundial. -Educadores do primeiro mundo e a mesmice. - Hegemonia X Multiculturalismo. - A força antagônica-hegemônica. - Busca das qualidades “lá de fora”. - Diagnóstico das escolas. - Falta de realismo entre as propostas e a realidade - Negligência. - Concepções pedagógicas pré-estabelecidas. - Pertinência na “Escola Ideal” (antagonismo²)

COMENTÁRIOS DE ORDEM GERAL -Parâmetros curriculares Nacionais (EnsinoFundamental) - Análise dos textos teóricos. - O Brasil e sua Posição no cenário mundial. -Educadores do primeiro mundo e a mesmice. - Hegemonia X Multiculturalismo. - A força antagônica-hegemônica. - Busca das qualidades “lá de fora”. - Diagnóstico das escolas. - Falta de realismo entre as propostas e a realidade - Negligência. - Concepções pedagógicas pré-estabelecidas. - Pertinência na “Escola Ideal” (antagonismo²)

TEMAS TRANSVERSAIS Questões urgentes! -”pela importância da proposta, faz-se necessário que eia seja amplamente trabalhada em todas as instâncias, desde os escalões mais altos da equipe governamental até a escola” -Meio ambiente -Solidariedade -Higiene - Cidadania....

ECOLOGIA ACÚSTICA Tema Transversal Proposto -Relação Ambiente x Qualidade de Vida -Ambiente sonoro -Exercícios para melhoria auditiva - Divulgação do Murray Schafer

MÚSICA E TECNOLOGIA - Importância x Perigo -Comunicação x Relações pessoais e coletivas “ Há uma tendência, em vários setores ligados à educação, de confundir modernização de recursos com aperfeiçoamento da prática educativa”

A MÚSICA NA PCN “O ramo mais frágil da arvore educativa” - Formação de conceitos x Prática musical - Falta de ênfase na prática - Apreciação musical ( - ) “A escuta de qualidade está ligada ao desenvolvimento da percepção auditiva (sonoro/musical) e prende-se diretamente aos parâmetros do som (altura, duração, intensidade e cimbre) e às diferentes formas de organização musical (horizontal e vertical), Não se limita a isso,, porém, abrigando a expressão, a sensibilidade ar tística e a execução.” - Ausência da proposta de leitura musical.

A BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PELO PCN -Excludente -Enfoque teórico -Negligente

AREAS ARTÍSTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL -Multiplicação das aéreas artísticas (visuais, corporais, etc...) -Requer uma nova proposta de organização curricular “A partir cia avaliação do documento fica a impressão de que as escolas subestimam a capacidade do aluno, o que dificulta o aprofundamento em uma das linguagens artísticas” - Projetos indisciplinares + aprofundamento na área.

MÚSICA E INTERDISCIPLINARIDADE - Participação dos outros professores (processo de criação) - Música não é terra de ninguém. “Para isso, o professor não necessita de formação específica, mas de musicalidade e interesse pela música e pelos sons, além do "instinto de un sabujo", para farejar bibliografia e materiais que possam auxiliá-lo nessa prática”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS No caso dos documentos governamentais RCN e PCN, o modelo de ensino trazido peio governo, não obstante o cuidado com que foi feito, não é capaz de dar conta da diversidade nacional e regional. Os cursos de licenciatura em educação artística, organizados de acordo com o modelo multidisciplinar, em que a habilitação em música só ocorre na metade do percurso, têm dificuldade em formar professores eficientes na área específica. No entanto, o bom trânsito pelas outras áreas expressivas, bem como a formação pedagógica, faz que o aluno de licenciatura cm Educação Artística esteja mais bem preparado para organizar uma aula eficiente do que os colegas provindos dos cursos de bacharelado em Música. Assim, se os futuros bacharéis têm melhor domínio musical que os licendandos, estes, por sua vez, dominam melhor a prática pedagógica do que os bacharelandos. É importante valorizar o músico educador no aspecto pedagógico e multidisciplinar, mas, ao mesmo tempo, espera-se que ele seja tão competente musicalmente quanto o instrumentista, cantor, regente ou compositor, o que, nos antigos cursos de Educação Artística, de cunho polivalente, pelas razões apontadas, dificilmente ocorria.