ÉTICA NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO Geciane Silveira Porto –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturação parcial do pré- projeto: outros elementos do texto e do pós –texto Prof. Sergio Roberto Martins
Advertisements

GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
 Horta da FSP – dia 05/04 das 13 às 14h - Alícia  Horta da FMUSP – 12/04 das 13 às 14h - Osvaldinete  Centro de Referência de SAN (CRSAN) Butantã –
Expõe uma opinião fundamentada (favorável ou desfavorável) a propósito de um determinado objeto (livro, filme, jogo, peça de teatro, anúncio, desfile de.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
Como elaborar trabalhos escolares
Estudos Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa Acadêmica: Éricka Reis Barros.
Universidade Estadual de Goiás UnUCET Disciplina: Tecnologia Aplicada a Educação O USO DO REA NO SEGMENTO ESCOLAR Acadêmicos: Angélica Bastos Guilherme.
Redação de Texto Científico Acadêmico
Metodologia e Divulgação do Artigo Científico Metodologia e Divulgação do Artigo Científico2015 Seção de resultados em um artigo Seção de resultados em.
Gerência de Projetos. Benefícios Obtidos com GP Benchmark de problemas mais comuns em projetos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
Elaboração de Projetos Aula 02 Prof. : Raimundo Teodoro
(48) Advogados Associados COMO ATENDER O FISCAL Fernando Telini.
A ÉTICA E O TRABALHO ACADÊMICO
IFRN Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Orientações para à Prática Profissional / TCC Prof. Gilbert Azevedo Prof. Fabiano Papaiz.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #07 1.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
“JOGO DE PREÇOS” OU “JOGO DE PLANILHAS” Prática ilegal de se efetivar contratação de proposta de menor PREÇO GLOBAL, mas com grandes disparidades nos PREÇOS.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
A História, área disciplinar estruturante Porquê? Porque não existe desenvolvimento abrangente e equitativo sem análise crítica da tessitura histórica.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Sintagmas lexicais da redação acadêmica Prof. Dr. Ayres Nogueira.
Lei de Diretrizes Orçamentárias Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) (LDO) Prof. R. Nonato Contador Esp. GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Project Charter Documento que reconhece formalmente a necessidade de um projeto e suas premissas. Conteúdo do Project Charter de modo geral: 1. Objetivo/escopo.
É NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES? UM ESTUDO SOBRE OS CERTIFICADOS DE GESTÃO AMBIENTAL. - Quem são os autores? - Qual Jornal? - Questões - Antecedentes/ Descendentes.
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
Prontuário do Paciente Prontuário O prontuário é um documento elaborado pelo profissional e é uma ferramenta fundamental para seu trabalho. Nele constam,
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 3 – Requisito 4.3 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Equipe: Nome dos Estudantes TÍTULO DO TRABALHO CIDADE.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 4.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Júlia Venâncio.
Tipo de Letra: ARIAL ou TIMES Tamanho da Fonte: 20 Quantidade: máximo : 25 slides Duração da apresentação máximo: 20 minutos OBS: “É importante constar.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
1 "Sistemas de ERP nas Empresas " Como você classifica a sua empresa relativamente ao n.º de empregados?
Conselho Universitário – CONSUN Promoção e Acesso à classe E e à classe de Titular Promoção à Classe E (Titular): Ensino Superior Acesso à Classe de Titular:
Processo de leitura crítica da palavra escrita
REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA PRODUÇÃO CIENTÍFICA:
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Aula 8: Pesquisa-ação.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
42 anos de atividades Sem fins lucrativos Administração: Diretoria formada por associados Finalidade: Administrar o compartilhamento de Informações Objetivo:
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
GÉNEROS TEXTUAIS Apreciação crítica. 1.Que características específicas apresenta a apreciação crítica? Uma apreciação crítica consiste na descrição sucinta.
PSICOLOGIA GERAL Professora: Luciana Campos Aula 8 –
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 5 – Requisitos 4.5 e 4.6 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
Reitoria Supressão de Regime Especial de Trabalho Docente Prof. Dr. Carlos Roberto Grandini 2011.
Introdução a atividade acadêmica
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Coleta de Dados: ENTREVISTA Metodologia de Pesquisa Geciane Silveira Porto.
ÉTICA NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
Transcrição da apresentação:

ÉTICA NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO Geciane Silveira Porto –

Código de Ética da USP Aprovado pelo Conselho Universitário, em 09/ Título VI - Disposições Específicas, CAPÍTULO III que trata das “Das Publicações”: “Artigo 28 - É vedado aos membros da Universidade: I. na elaboração de artigos e relatórios, falsear dados sobre suas publicações; II. nas suas publicações, não dar crédito a colaboradores e outros que tenham contribuído para obtenção dos resultados nelas contidos; III. utilizar, sem referência ao autor ou sem a sua autorização expressa, informações, opiniões ou dados ainda não publicados; IV. apresentar como originais quaisquer ideias, descobertas ou ilustrações, sob a forma de texto, imagens, representações gráficas ou qualquer outro meio, que na realidade não o sejam; V. falsear dados ou deturpar sua interpretação científica; VI. falsear dados sobre sua vida acadêmica pregressa”. (USP, 2001)

ÉTICA NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO Ética: normas ou padrões de comportamento que guiam nossa conduta e nossa relação com as outras pessoas Objetivo da ética na pesquisa: assegurar que ninguém seja prejudicado ou sofra consequências adversas devido às atividades de pesquisa Atividades antiéticas: violação de acordos de não revelação e não identificação, irregularidades de orçamento, má interpretação dos resultados, falta de respeito com as pessoas etc.

COMPORTAMENTOS A SEREM EVITADOS Utilização de material de terceiros sem a devida citação Violação da confidencialidade do respondente Alteração de dados ou criação de dados falsos para atender a um determinado objetivo Alteração na apresentação ou interpretação dos dados Interpretação de dados de uma perspectiva tendenciosa Omissão de sessões da análise de dados e conclusões Recomendações além do escopo dos dados coletados

ÉTICA EM PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO Muitos problemas éticos do projeto podem ser eliminados com planejamento cuidadoso e vigilância constante Uma pesquisa responsável antecipa problemas éticos Pesquisa ética: exige integridade pessoal do pesquisador e do patrocinador da pesquisa Deve ser conduzida de forma que o respondente não sofra dano físico, desconforto, dor, embaraço ou perda de privacidade

ÉTICA EM PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO Ações do pesquisador: - explicar os objetivos e os benefícios do estudo: apresentação, propósito do estudo, explicação de por que a pessoa está respondendo as perguntas, exposição dos benefícios reais - explicar os direitos e as defesas do respondente:os direitos e o bem estar dos respondentes devem ser adequadamente protegidos; garantir a privacidade (preservar a validade da pesquisa, proteger os respondentes, respeitar a recusa à entrevista)

ÉTICA EM PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO Ações do pesquisador: - explicar sobre qualquer estratagema - as razões para usar o estratagema no contexto dos objetivos do estudo - obter consentimento expresso: permissão para o desenvolvimento do estudo; oral ou por escrito - compartilhar resultados pós-estudo: feedback aos respondentes, divulgação na mídia - esclarecer o tempo de duração da participação do entrevistado