A determinação do Custo do Ciclo de Vida dos Ativos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologia da Informação para Valor de Negócio
Advertisements

Engenharia de Software
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Gestão da Produção com foco nos processos
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Reflexos da Qualidade da Informação na Cadeia Logística
Avaliação de Tecnologias para Incorporação de equipamentos na área de Saúde Prof. Dr. Saide Jorge Calil Centro de Eng Biomédica Departamento de Eng. Biomédica.
Administração de Sistemas de Informação II
Avaliação de Sistemas Operacionais
Avaliação de Desempenho
Avaliação de Desempenho Introdução Aula 1 Marcos José Santana Regina Helena Carlucci Santana Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas.
O SmartPumping Projeto MDTP – SmartPumping –
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
Atividade R05 Grupo 3 Turma 19.
UFRPE – Modelos de Qualidade Teresa Maciel
Tipos de Melhoria Contínua
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Unidade 4 REPENSANDO A LOGÍSTICA
A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
2.Tipos principais de manutenção
Análise de Investimentos
DIMENSIONAMENTO DO TUBO
SELEÇÃO DA BOMBA HIDRÁULICA DE FLUXO
Controladoria Aula 4 Profª Karine R. de Souza ..
4 - Planejamento e Organização da manutenção
Engenharia de Requisitos
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Introdução à Qualidade
GESTÃO ESTRATÉGICA DE MANUTENÇÃO
Planejamento estratégico
Métodos Quantitativos
Planejando a Manutenção: Recursos Humanos e Materiais
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE - QFD
CSM TAP.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Disponibilidade de Sistemas
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Iniciando na logística empresarial
Capítulo 10 – Qualidade de Produtos de Software Escrito por: Renata Araújo Vírginia Chalegre Apresentado por: Cleice.
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
Análise e Projeto de Sistemas Orientado a Objetos
Missão + Visão = Estratégias Temas estratégicos
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Os Fundamentos do TPM Produção/h Produtividade Haroldo Ribeiro Meses.
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
Palestrante: Eng. José Wagner Braidotti Junior - JWB Engenharia Treinamentos de Engenharia de Manutenção JWB Engenharia GAV Gestão de Ativos Orientada.
MANUTENÇÃO.
Projetos de Máquinas Ferramentas Desenvolvimentos de Projetos
TÉCNICAS DE ANÁLISE DE ORÇAMENTO DE CAPITAL
Prof. Marcus Soeiro CONFIABILIDADE Disponibilidade de Sistemas.
PME Projeto Integrado II - 2º Semestre 2005 Departamento de Engenharia Mecânica - EPUSP Estudo de viabilidade para racionalização energética do.
Agradecimentos: Ao Hospital Estadual Vila Alpina e ao Seconci SP pelo apoio e auxílio com todo material necessário ao desenvolvimento do estudo. Ao utilizar.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Energieeffizienzprojekte1. 2 Evolução nos preços de energia no exemplo do „Gás“
Gerenciamento das Informações
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
FMEA Prof. Jocélio VALENTE
Princípios de gestão da qualidade
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Godoy1 Informações Contábeis para Decisões Especiais As Fronteiras da Contabilidade Gerencial... Os SIC x SIG geram relatórios que “a princípio” podem.
Distribuidor Autorizado & Service Center Autorizado.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Brasil - junho de 2004 GESTÃO ESTRATÉGICA DE MANUTENÇÃO Manutenção.
Transcrição da apresentação:

A determinação do Custo do Ciclo de Vida dos Ativos Metodologia Life Cycle Cost (LCC) A determinação do Custo do Ciclo de Vida dos Ativos

Introdução A metodologia relacionada com o “Custo do Ciclo de Vida” é um processo de análise econômica para avaliar os custos totais causados por um ativo durante seu tempo total de utilização (desde sua concepção até sua substituição). É uma reconhecida técnica utilizada para garantir que o custo de todo o período de operação de um ativo seja o mais baixo possível.

O desenvolvimento do “LCC”

Objetivo O objetivo principal desta metodologia de análise de custo é avaliar e otimizar os custos do ciclo de vida de um ativo enquanto esteja satisfazendo seu desempenho especificado, sua segurança, sua confiabilidade, sua mantenabilidade, os requisitos ambientais, etc. A análise do Custo do Ciclo de Vida de um ativo gera uma importante informação de advertência se existem altos custos de manutenção, altas despesas operacionais ou altos custos em consequência de uma falha.

Porque utilizar esta metodologia LCC O “LCC” ajuda na mudança de perspectivas provincianas nas questões relacionadas aos negócios envolvendo a aplicação de ativos industriais, com ênfase na valorização da competitividade econômica, através do trabalho por longo período de tempo ao menor custo de propriedade, na qual não é uma resposta fácil de ser obtida.

Porque utilizar esta metodologia LCC Considere estes típicos problemas e conflitos observados em muitas empresas, apresentados abaixo: A Engenharia de Projetos necessita minimizar o custo de capital como um critério único. A Engenharia de Manutenção necessita minimizar as horas de reparo como um critério único. A Produção necessita maximizar as horas trabalhadas como um critério único. A Engenharia de Confiabilidade necessita evitar as falhas como um critério único. O Financeiro necessita maximizar o valor presente líquido do projeto (NPV) como um critério único, e Os Diretores necessitam aumentar a valorização do negócio para os acionistas como um critério único.

A análise do “LCC” pode ser aplicada na Avaliação e comparação de alternativas de projeto Análise da viabilidade econômica dos produtos/projetos Identificação das oportunidades de melhorias nos orientadores dos custos Avaliação e comparação de alternativas estratégicas para a utilização do produto, operação, teste, inspeção, manutenção, etc. Avaliação e comparação de diferentes abordagens para substituição, reabilitação/extensão da vida ou disposição dos ativos Análise do critério de garantia do ativo através de testes de verificação e seu valor de mercado Planejamento financeiro em longo prazo “O nosso resultado é a sua satisfação”

O “LCC” pode ser dividido em Custo de aquisição Custo de propriedade Conseqüentemente o Custo do Ciclo de Vida deve estar focado no Custo de Propriedade

O “LCC” pode ser dividido em “O nosso resultado é a sua satisfação”

Característica do “LCC” O Custo do Ciclo de Vida está associado fundamentalmente com a definição de requisitos operacionais, tais como, medições da disponibilidade e do desempenho do sistema. O “LCC” não trata somente das questões dos custos, mas também a questão da eficácia dos custos envolvidos. “O nosso resultado é a sua satisfação”

Característica do “LCC” A eficácia do custo é representada pela seguinte relação: Eficácia do Sistema Eficácia do custo = ------------------------------------------- Custo do Ciclo de Vida Portanto, uma eficácia alta do custo significa que o ativo satisfaz,em alto nível, a demanda do usuário, com um baixo custo de propriedade em longo prazo. Desta maneira, a ferramenta do “LCC” não deve ser vista como uma abordagem para determinar o custo de um sistema, mas como uma contribuição para a tomada de decisão no projeto (por exemplo, projeto técnico, confiabilidade, mantenabilidade, etc.). “O nosso resultado é a sua satisfação”

Exemplos da aplicação do “LCC”: Exemplo 1: Alternativa na compra de um automóvel Exemplo 2: Análise do “LCC” para sistemas de bombeamento

Exemplo 1 da aplicação do “LCC”: Alternativa de compra de um automóvel Informações gerais: Custo de manutenção: $80 por intervalo O proprietário troca de automóvel a cada 4 anos Litro de combustível: $ 1,40 O motorista percorre 22.000 km por ano Os gastos ocorrem no final do ano

Exemplo 1 da aplicação do “LCC”: Alternativa de compra de um automóvel Solução 1 (sem considerar o valor do dinheiro no tempo) Pelo ponto de vista do custo inicial, o mais barato é o Carro “A”

A melhor escolha seria o Carro “C” em virtude do Exemplo 1 da aplicação do “LCC”: Alternativa de compra de um automóvel Solução 1 (sem considerar o valor do dinheiro no tempo) Incluindo os custos do ciclo de vida do automóvel A melhor escolha seria o Carro “C” em virtude do menor custo total

A melhor escolha seria o Carro “A” em virtude do Exemplo 1 da aplicação do “LCC”: Alternativa de compra de um automóvel Solução 2 (considerando o valor do dinheiro no tempo) Custo do dinheiro com uma taxa de 12% A melhor escolha seria o Carro “A” em virtude do menor custo total

Exemplo 2 da aplicação do “LCC”: Análise do “LCC” para sistemas de bombeamento

Exemplo 2 da aplicação do “LCC”: Distribuição típica dos custos para uma bomba industrial de tamanho médio:

Exemplo 2 da aplicação do “LCC”: Os sistemas de bombeamento utilizam aproximadamente 20% de toda a energia elétrica gerada no mundo. E, entre 25 a 50% de toda a energia utilizada em certas operações industriais. Alguns estudos mostram que entre 30% a 50% da energia consumida pelos sistemas de bombeamento, pode ser economizada através de mudanças nos ativos ou nos sistemas de controle.

LCC = Cic + Cin + Ce + Co + Cm + Cs + Cenv + Cd Fórmula do “LCC”: LCC = Cic + Cin + Ce + Co + Cm + Cs + Cenv + Cd LCC = Custo do Ciclo de Vida Cic = Custos iniciais, preço de compra (bomba, sistema, tubulação e serviços auxiliares) Cin = Custo de instalação e comissionamento (incluindo o treinamento) Ce = Custos de energia (custo para operação do sistema, acionamento da bomba, controles e qualquer serviço auxiliar) Co = Custo de operação (custo do colaborador do sistema) Cm = Custos de manutenção e reparo (reparos de rotina e preditivos) Cs = Custo das paradas (perda de produção) Cenv = Custos ambientais (contaminação do fluído bombeado e equipamentos auxiliares) Cd = Custos da desmontagem e disposição (incluindo a restauração do meio ambiente local e o descarte dos serviços auxiliares)

Exemplo 2 da aplicação do “LCC”: Sistema de Bombeamento Sistema de bombeamento com um problema na Válvula de Controle: O sistema é um circuito de bombeamento simples. Transporta um fluído contendo alguns sólidos de um tanque de armazenagem para um tanque pressurizado. O trocador de calor aquece o fluído, e uma válvula de controle regula o fluxo do fluído para dentro do tanque pressurizado a 80 m³/h. O sistema vem apresentando problemas com uma válvula de controle de fluído (FCV), que falha devido a erosão causada por cavitação.

“O nosso resultado é a sua satisfação”

Exemplo 2 da aplicação do “LCC”: Sistema de Bombeamento Sistema de bombeamento com um problema na Válvula de Controle: A válvula falha entre 10 a 12 meses de trabalho, a um custo de R$ 4.000,00 por reparo. Está sendo considerada a troca da válvula de controle com uma que possa resistir melhor a cavitação. Antes de substituir a válvula atual novamente, o engenheiro responsável gostaria de avaliar outras opções e realizar uma Análise do Custo do Ciclo de Vida nas soluções alternativas.

Exemplo 2 da aplicação do “LCC”: Sistema de Bombeamento Sistema de bombeamento com um problema na Válvula de Controle: O primeiro passo é determinar como o sistema está operando atualmente, e determinar porque a válvula de controle falha, então analisar e definir o que pode ser realizado para corrigir o problema. A válvula de controle opera normalmente entre 15 a 20% aberta, e com um ruído considerável de cavitação proveniente da válvula. Indica que a válvula não está corretamente dimensionada para esta aplicação.

Exemplo 2 da aplicação do “LCC”: Sistema de Bombeamento Sistema de bombeamento com um problema na Válvula de Controle: Após a revisão dos cálculos do projeto original, foi descoberto que a bomba estava superdimensionada, ou seja, 110 m³/h ao invés de 80 m³/h, e isto resulta em uma grande queda de pressão através da válvula de controle, quando comparado com a originalmente projetada. Como o resultado da pressão diferencial maior na taxa de operação do fluxo, e ao fato da válvula estar apresentando danos de cavitação em intervalos regulares, está determinado que a válvula de controle não está apropriada para este sistema.

Exemplo 2 da aplicação do “LCC”: Sistema de Bombeamento Sistema de bombeamento com um problema na Válvula de Controle: 4 opções sugeridas de melhoria: Uma nova válvula de controle pode ser instalada para acomodar a pressão diferencial mais alta. O rotor da bomba pode ser ajustado para que a bomba possa resultar em uma queda de pressão menor através da válvula de controle. Um variador de freqüência (VFD) pode ser instalado, e a válvula de controle de fluxo removida. O VFD pode variar a velocidade da bomba,e então atingir o fluxo do processo desejado. O sistema pode ser deixado como está, e pode ser programado um reparo anual da válvula de controle de fluxo.

Exemplo 2 da aplicação do “LCC”: Sistema de Bombeamento Sistema de bombeamento com um problema na Válvula de Controle: O custo de uma nova válvula de controle dimensionada corretamente é de R$ 5.000,00. O custo da modificação do desempenho da bomba através da redução do diâmetro do rotor é de R$ 2.250,00. O processo opera a 80 m³/h por 6.000 h/ano. O custo da energia é 0,08 R$/KWh. A eficiência do motor é de 90%.

Exemplo 2 da aplicação do “LCC”: Sistema de Bombeamento Custo de comparação: informações iniciais

Exemplo 2 da aplicação do “LCC”: Sistema de Bombeamento – cálculo do “LCC”

Exemplo 2 da aplicação do “LCC”: Sistema de Bombeamento – cálculo do “LCC” Portanto, a melhor alternativa é a opção “B”, ou seja, o ajuste do rotor.

Benefícios na aplicação do “LCC”: Garantia de menores custos ao longo do ciclo de vida de uma instalação/ativo Comparação entre diversas alternativas de operação e manutenção Determinação do momento correto para a substituição dos ativos “O nosso resultado é a sua satisfação”