CONSELHO MUNICIPAL ANTIDROGAS COMAD. Inserido Lei nº: 11.343 de 23/08/2006 Art. 1º: Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre drogas – SISNAD.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Advertisements

I FÓRUM BRASILEIRO DE ESTUDOS E DEBATES CONTRA A VIOLÊNCIA E A FAVOR DA REABILITAÇÃO DO CIDADÃO DEPENDENTE DE DROGAS IDELB INSTITUTO DE ESTUDOS LEGISLATIVOS.
CONSELHO DO IDOSO.
PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
PLANO DE GESTÃO.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
Conselho Estadual de Assistência Social
Conceitos; Diretrizes; Projetos; Realização: Prefeitura E.T.Avaré Apoio: Secretária Nacional Antidrogas – SENAD Conselho Estadual sobre Drogas – CONED.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
participação e controle social
POR UMA REDE DE PROTEÇÃO EM CASCAVEL
COMUDs – Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas
Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade.
Implantação dos Conselhos e Fundos Municipais de Politicas sobre Drogas
Conselho Municipal de Educação
CONSELHO ESTADUAL DE ENTORPECENTES DO RIO GRANDE DO NORTE
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Contexto de atuação do CME
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
OS DE SAÚDE C ONTRIBUIÇÃO: GERSON DOMONT PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DAS COMISSÕES DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO PARÁ.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Governo do Estado do Ceará Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas-CEPOD I ENCONTRO DE GESTORES.
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Organizações Brasileiras de Informação e suas Políticas
COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
A Prevenção do Uso de Drogas na perspectiva da Associação Terra da Sobriedade Belo Horizonte 2015.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Política de álcool e drogas na FMUSP 25/09/2015. Repercussão.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA BAHIA
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
1. Marco Inicial – Discussão da Política Publica Ambiental “Plano Nacional de Saúde Ambiente no Desenvolvimento Sustentável” Contribuição do Brasil.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Mulheres Policiais – Assédio Moral e Sexual. A PESQUISA Consulta às(aos) policiais brasileiras(os) sobre as relações de gênero nas instituições policiais.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

CONSELHO MUNICIPAL ANTIDROGAS COMAD

Inserido Lei nº: de 23/08/2006 Art. 1º: Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre drogas – SISNAD.

Regulamentada pelo Decreto nº: de 27/09/2006 criando o SISNAD Prevenção do uso indevido, Atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas, Repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas.

SENAD Política Nacional Antidrogas CAP. 4 - Prevenção – A execução desta política, no campo da prevenção, deve ser descentralizada ao nível municipal com o apoio os Conselhos Estaduais Antidrogas. Para tanto, os municípios devem ser incentivados a instituir e fortalecer o Conselho Municipal Antidrogas - COMAD

COMAD – Campo Grande/MS Decreto nº de 17/10/2006 Dispõe sobre a regulamentação do Conselho Municipal Antidrogas, criado pela Lei nº de 18/10/1990 (que foi alterada pela Lei nº de 06/03/2003).

Órgão colegiado de caráter consultivo, destinado a estabelecer as diretrizes da política local de prevenção e atendimento especializado aos dependentes de drogas, de acordo com normas emanadas dos Conselhos Federal e Estadual.

OBJETIVOS ART. 2º DO DECRETO Nº 9.747/2006 I - Estabelecer fluxos contínuos e permanentes de informações com órgãos dos sistemas Federal e Estadual de entorpecentes, a fim de facilitar e atualizar o planejamento e a execução da política local adequada.

II – Manter cadastro atualizado de entidades que, no âmbito do município desempenham atividades de tratamento, recuperação e reintegração social do dependente, visando a integração dos meios locais de ajuda.

III – Postular junto aos conselhos Municipal e Estadual de educação, visando a inclusão do tema nos cursos de formação de professores, bem como no currículo escolar do aluno. IV- Apresentar ao Prefeito Municipal proposta de seu orçamento e captar, junto à sociedade, recursos para serem aplicados no atendimento de seus objetivos.

V- Promover cursos periódicos especializados sobre o tema destinados a professores, assistentes sociais, servidores da área de saúde e afins, visando difundir os conhecimentos sobre os malefícios das drogas.

Constituição do COMAD 13 Membros: de formação paritária e suplentes 6 representantes – órgãos governamentais. 6 de instituições não governamentais 1 Presidente – Titular da Secretaria Municipal de Educação (Art. 3º - decreto nº 9.747/2006)

Ações realizadas no período de dez de 2006 a dez de 2008 Dezembro 2006 a Dezembro 2007 Nomeação e formação das comissões permanentes/COMAD Discussão sobre atribuições e competências das comissões Estudo da legislação Elaboração do Regimento Interno Cadastramento no Conselho Estadual Antidrogas/CEAD e Conselho Nacional Antidrogas/CONAD.

Visitas Presidente do CEAD, conselheiro Sérgio Fernando Harfouche Coordenador Regional do MS contra a violência com a presença do Presidente da OAB – Seção MS – doutor Fábio Trad e doutor José Augusto Sobrinho. Representante da Base Aérea local, Assistente Social Maria José Gonzaga

Formações para os conselheiros  O alcoolismo – Palestrante conselheiro Wilson Kioshi Matsumoto – Sesau  Tabagismo – Palestrante conselheira Márcia Cristina do Amaral Rabelo Domingos – Sesau  Drogas – Palestrante Conselheiro Paulo César Braus - Denar

I Seminário Municipal Antidrogas Palestrantes: Paulo Roberto Yog de Miranda – Presidente/SENAD Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte – Vice-presidente /SENAD Sérgio Fernando Raimundo Harfouche – Presidente /CEAD Helena Demétrio Gasparini – Professora Mestre da UCDB

I Encontro sobre Tratamento e Orientação Familiar em Dependência Química Palestrante Germany J. Dixon

Atendimento as solicitações para palestras Contribuições na minuta do Projeto de lei, que dispõe sobre a venda e ao consumo de bebidas alcoólicas e altera a lei nº 9224, de 15/07/1996, autoria da Senadora Marisa Serrano.

Ações realizada pelo Conselho de 2008 Palestra para conselheiros Palestra sobre o Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e drogas – Caps AD –proferida pelo Enfermeiro Chefe Cosme Sampaio da Silva

X Semana Nacional de Prevenção as Drogas de 19 a 26 de junho II Seminário Antidrogas Drogas: Construir rede para fortalecer a prevenção ao uso indevido.

I concurso de Desenho da prevenção Contra drogas : Valorizando a Vida

2º Encontro de Orientação Familiar para Associação de Pais e Mestres/APMs