DESCONTO DE DUPLICATA, NOTA PROMISSÓRIA E CHEQUE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Matemática Financeira Desconto Simples
Advertisements

MERCADO FINANCEIRO MERCADO MONETÁRIO E DE CRÉDITO:
Matemática Financeira Desconto Simples
DESCONTOS SIMPLES Não é o que acontece na vida que importa... O que importa é o significado que a gente dá ao que acontece.
Fontes de recursos Os recursos podem ser:
Descontos Simples Se uma pessoa deve uma quantia em dinheiro numa data futura, é normal que entregue ao credor um título de crédito, que é o comprovante.
Contabilidade Empresarial Prof. Jackson Luis Oshiro
Administração amintas paiva afonso.
Contabilidade II Devedores duvidosos
Provisões x Perdas Estimadas
Mercado de Crédito Objetivo:
Aula 8 Receitas Companhia apura receitas principalmente em função da venda de bens e serviços e rendimentos provenientes de aplicação em títulos do governo.
Anna Beatriz Santos Varjao Elisangela Cristina Ortolan Ingrid Caroline Simielli de Araujo Alves Paolla Cardozo Wesley Rufino da Silva 1 Grupo 2 – Anna,
1 empresas locais orientação global. 2 Sumário 1)Democratizar Formas Alternativas de Financiamento 2)Uma resposta sim! 3)Como dizer sim? 4)Exemplos.
Amortização – O que é? Amortização é um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento,
Crédito Imobiliário Crédito Direto ao Consumidor Integrantes do grupo: André Dalle Vedove Canassa Felipe Miranda dos Santos Alves Corrêa Icaro Luiz de.
CONTABILIDADE Objeto de Estudo: Patrimônio das Entidades, seja física ou jurídica. Objetivo: “É fornecer informação econômico-financeira relevante para.
. CONTRATOS: “Contrato é um acordo celebrado entre duas ou mais pessoas, naturais ou jurídica, de direito público ou privado que, no gozo de suas respectivas.
II CONFERÊNCIA BNB-SEBRAE “Política de Administração e Recuperação de Crédito” Banco do Nordeste Área de Negócios Ambiente de Gerenciamento de Clientes.
INTRODUÇÃO - SISTEMA FINANCEIRO.
Exercícios adicionais Matemática Financeira
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 14.
Leasing Integrantes do grupo: Ananda Laíslla Giovana Yasmin.
1 CONTRATOS EM ESPÉCIE Profª.Fernanda Nunes. 2 CONCEITO Contrato, do latim “contractu”, é trato com. É a combinação de interesses de pessoas sobre determinada.
CONTAS CONTÁBEIS. CONTAS É um recurso contábil utilizado para reunir sob um único item todos os eventos e valores patrimoniais (bens, direitos ou obrigações)
EMPRESARIAL III Aula 8- Vencimento e Pagamento. VENCIMENTO E PAGAMENTO – AULA 8 EMPRESARIAL III VENCIMENTO E PAGAMENTO – AULA 8 EMPRESARIAL III VENCIMENTO.
PROCEDIMENTOS PARA ANÁLISE DE CRÉDITO Disciplina: Crédito e Cobrança (2) -SANTOS, Jose Odálio dos. Análise de Crédito. 3.ed.São Paulo.Atlas, LEONI,Geraldo;
TÍTULOS DE CRÉDITO Protesto. PROTESTO Conceito Ato praticado pelo credor, em cartório, para fins de incorporar ao título de crédito a prova do fato relevante.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
SE VIRA NOS 30’. SE VIRA NOS 15’ PROCEDIMENTO DE COMPRAS VISÃOGEO.
EMPRESARIAL III Aula 10- Nota Promissória. DIREITO EMPRESARIAL AULA 10 NOTA PROMISSÓRIA – AULA 10 EMPRESARIAL III CORRE, GENTE... VAI COMEÇAR A AULA DE.
Emissão dos Certificados de recebíveis objeto da Oferta Emissão de certificados de recebíveis do agronegócio, nominativos e escriturais com.
Audiência Pública Medida Provisória nº 663, de 2014 Mansueto Almeida – 15 de abril de 2015.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 10.
Plano Financeiro Profa. Bruna Panzarini. Investimento total Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece.
Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos O que é um Fundo de Investimento? Fundo de investimento é um condomínio, ou seja, todos os membros possuem.
Ativo Circulante, Ativo Permanente e Ativo Realizável a Longo Prazo Discentes: André Luiz, Heidy Erika, Janete Pardelinhas, Quelen Martins e Marilei Mello.
Caixa Econômica Federal Vice-Presidência de Fundos de Governo e Loterias – VIFUG Superintendência Nacional Fundo de Garantia – SUFUG FGTS Fundo de Garantia.
Contabilidade introdutória Descrição das principais contas contábeis.
Gestão de Serviços Bancários. Sistema Financeiro Nacional ► Intermediador de Recursos no mercado ► Formado por um conjunto de instituições que existem.
II INTERAGRO – Encontro Brasileiro para Integração Agro Empresarial O BNDES e as Cooperativas Jaldir Freire Lima 05 de maio de 2010.
AGREGADOS MACROECONOMICOS
1 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS - Importância Administradores internos da empresa: 1.Desempenho retrospectivo e prospectivo das várias decisões.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
formas de remuneração do capital
Resultados 1º trimestre Relações com o Mercado Lucro Líquido Lucro Líquido de R$ 1,723 bilhão, sendo R$ 650 milhões em Seguros, Previdência e Capitalização.
Contabilidade introdutória Descrição das principais contas contábeis.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Investimentos.
ATIVO IMOBILIZADO De acordo com a Lei 6.404/76 na Seção III do artigo 179 inciso IV, este encontra-se no Balanço Patrimonial, Grupo de Contas do Ativo,
FLUXO DE CAIXA.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 4.
Tecnologia em Gestão da Qualidade Contabilidade Introdutória Setor de Educação Profissional e Tecnológica Setor de Educação Profissional e Tecnológica.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
Matemática Financeira Prof. Elano Diniz. 2 Nomenclatura Capital Inicial Capital Inicial (C 0 ) ou Principal Principal (P) ou Valor Presente Valor Presente.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho. ICMS Previsão Legislativa CF/88 – Art. 155, II EC 33/2001 LC 87/96 LC 114/2002.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
EMPRESARIAL III REVISÃO AV2.
Assuntos Finais Concurso Banco do Brasil Prof.Nelson Guerra (Jan / 2011)
Trabalho de Finanças Compulsório e Taxas de Redesconto Grupo: 1NAS6 Ana Paula Lima Felipe Fanton Flávia Pereira Sonia A J Souza.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL REI AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO E CUMPRIMENTO DE METAS 1º QUADRIMESTRE 2013.
MATEMÁTICA JUROS SIMPLES.
Ativos financeiros ao valor justo contra resultado - FVTPL
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 6.
O setor externo Aula 11.
ANÁLISE DE CRÉDITO PESSOA JURÍDICA
Despesas a Pagar e Receitas a Receber Noções de Contababilidade Prof
E mpresa J únior Prof. Me. Fábio Fernandes. O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Transcrição da apresentação:

DESCONTO DE DUPLICATA, NOTA PROMISSÓRIA E CHEQUE Julia Martins Lara Pollyana Simões Míssio Larissa Aparecida Rivela Tatiane Poiani Mango

Grupo 9 – Julia, Lara, Larissa e Tatiane Descontos São juros recebidos ou concedidos quando o pagamento de um título é antecipado. O desconto é a diferença entre o valor nominal (VN) de um título na data do seu vencimento e o seu valor presente (VP) na data em que é efetuado o pagamento. D = VN – VP 2 Grupo 9 – Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9 – Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Duplicatas Definição O Desconto de Duplicatas é uma linha de crédito. Com ele, a empresa pode descontar as duplicatas de venda mercantil ou de prestação de serviços que emitiu e, assim, antecipar o fluxo de caixa. 3 Grupo 9 – Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Duplicatas Tipos: Prestação de serviços: é emitida por sociedades empresariais cujas atividades são serviços. Mercantil: Relação por escrito das mercadorias entregues que deve ser emitido por duas vias assinadas pelas partes, as quais ficam em poder do comprador e outra do vendedor. 4 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Duplicatas Utilidade: O desconto de duplicata é um método amplamente utilizado por empresas para obter capital de giro. Ele consiste, basicamente, em apresentar títulos aos bancos antes de seu vencimento, e obter dinheiro em troca. Destinação Empresas privadas comerciais, industriais e prestadoras de serviços que buscam liquidez imediata de caixa. 5 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Duplicatas Funcionamento A antecipação é uma operação relativamente simples, onde a empresa cede ao agente financeiro o direito pelo crédito de seus recebíveis. A operação de desconto ocorre quando um banco ou entidade assemelhada compra à vista, “descontando” no ato as despesas bancárias/financeiras, IOF e os juros a que tem direito pelo período a transcorrer entre a data do desconto e a data do vencimento. Ocorrendo o não pagamento da duplicada pelo devedor no prazo acordado, fica a empresa que descontou obrigada a reembolsar o banco pelo valor do título, acrescido de novos encargos financeiros. 6 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Duplicatas { DESCONTO DE DUPLICATA Contas a receber de clientes Promessa de Pagamento Produto/Serviço $$$ (Já descontado taxas e juros) PAGAMENTO 7 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Duplicatas Encargos IOF: Incidente sobre o valor líquido do desconto (valor menos taxa de desconto). Taxa de Abertura de Crédito – TAC: cobrada pela instituição para cada contrato, conforme sua tabela de tarifas. Tarifa de cobrança: cobrada pela instituição, por duplicata, conforme sua tabela de tarifas. 8 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Duplicatas Prazos - O prazo de pagamento é o vencimento da duplicata. Quando a empresa entrega várias delas ao banco, é realizada uma média para estabelecer a data de pagamento. Crédito - O valor líquido, depois de calculados os descontos, é liberado na conta corrente da empresa, automaticamente. Garantias - A própria duplicata (responsabilidade de pagamento que o cliente assina para a empresa) já serve como garantia ao banco. A nota promissória, anexa ao borderô de descontos, deve ter o aval de um dos sócios ou de terceiros que tenham algum bem. 9 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Duplicatas Como adquirir   Informe-se sobre o produto Procure uma agência de sua preferência e solicite informações ao gerente. Além de tirar as suas dúvidas, o mesmo lhe informará a documentação necessária para a contratação do produto.​​ Apresente a documentação necessária Será realizada análise da documentação e do risco de crédito da operação. Se tudo correr bem, o limite de crédito será liberado.​​ Utilize o crédito Entregue o borderô de desconto assinado, com as duplicatas com endosso no verso anexadas. O crédito será efetuado na conta-corrente da empresa.​​ 10 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Duplicatas Supõe-se uma duplicata de dez mil reais, a qual vencerá daqui a trinta dias. A empresa precisa de dinheiro, imediatamente, então opta por descontá-la em um Banco comercial, cuja taxa é 3,38% am. O banco adiantará para a empresa R$ 9.662,00. Trinta dias depois o devedor pagará os dez mil à empresa que efetuará o pagamento ao banco. O banco ficará com todo o dinheiro: R$ 9.662,00 que adiantou à empresa e os R$ 338,00 que é sua remuneração. CONTABILIZAÇÂO D – Caixa – 9662,00 C - Duplicatas Descontadas – 10.000,00 D – Juros a Transcorrer * 338,00 * Conta Redutora do Passivo 11 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Duplicatas 12 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Duplicatas SANTANDER Produto sujeito à cobrança da tarifa Desconto de Duplicatas. Neste contrato é cobrado IOF, conforme legislação vigente. Taxa: Pré-fixada Prazo: mínimo de 3 dias úteis para duplicatas já registradas e 10 dias corridos para duplicatas novas Todas as condições estão sujeitas à análise e aprovação de crédito. ITAÚ Condições gerais dos descontos de duplicatas Prazo: de 3 a 180 dias (duplicata física: prazo mínimo 10 dias). Encargos: juros simples pré-fixados, pagos na contratação. IOF: debitado em conta-corrente, no ato da contratação. Canais de contratação: gerente Itaú ou Itaú Empresas na internet. 13 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Duplicatas BANCO DO BRASIL Neste contrato é cobrado IOF, conforme legislação vigente. Taxa: Pré-fixada e descontada automaticamente no ato da contratação. Prazo: mínimo de 3 dias úteis para duplicatas já registradas e 10 dias corridos para duplicatas novas, podendo ser contratada para até 12 meses. * Todas as condições estão sujeitas à análise e aprovação de crédito. *No caso de duplicatas com vencimento fixo de 12 meses. (Exemplo: Venda de Eletrodomésticos – 12x ) 14 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Notas Promissórias Definição É um documento que constitui uma promessa incondicional de pagamento. Normalmente é relacionada a valores muito altos. A pessoa que o emite, conhecida como subscritor, compromete-se a pagar a uma segunda pessoa (o beneficiário ou tomador) certa quantia de dinheiro num determinado prazo. 15 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Notas Promissórias Utilidade É uma linha de crédito que permite antecipar o valor da venda a prazo dos produtos ou serviços mediante desconto de nota promissória. Destinação Empresas privadas comerciais, industriais e prestadoras de serviços. Além de produtores rurais. 16 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Notas Promissórias Como funciona O valor liquido é liberado em conta corrente   Forma de Pagamento: Amortização total na data de liquidação da Nota Promissória através de débito na conta corrente. Garantias: Aval na Nota Promissória dos sócios ou de terceiros que possam apresentar algum bem. Formalização: Nesta operação não existe contrato, a própria Nota Promissória é o instrumento contratual que é anexado a um Borderô e entregue à instituição financeira. Prazo: Conforme prazo da Nota Promissória e disponibilidade de recursos da instituição financeira pelo prazo solicitado pelo cliente. 17 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Notas Promissórias Encargos Taxa - pré-fixada: cobrada antecipadamente sobre o valor da Nota Promissória entregue.  IOF: Incidente sobre o valor líquido (valor na Nota Promissória menos taxa de desconto) colocado à disposição do cliente, exceto no caso de nota promissória rural, em que o produto da negociação seja de fabricação própria.  Taxa de Abertura de Crédito - TAC: cobrada pela instituição, conforme sua tabela de tarifas. 18 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Notas Promissórias Como adquirir   Informe-se sobre o produto Procure uma agência de sua preferência e solicite informações ao gerente. Além de tirar as suas dúvidas, o mesmo lhe informará a documentação necessária para a contratação do produto.​​ Apresente a documentação necessária Será realizada análise da documentação e do risco de crédito da operação. Se tudo correr bem, o limite de crédito será liberado.​​ Utilize o crédito Entregue o borderô de desconto assinado, com as notas promissórias com endosso no verso anexadas. O crédito será efetuado na conta-corrente da empresa.​​ 19 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Notas Promissórias Curiosidades   Durante muito tempo, para pequenos e médios produtores rurais, o desconto de Notas Promissórias era a única forma de obter capital de giro,​ instantaneamente. Isso deve-se ao fato de que esses produtores tinham como maior fonte de riqueza seus ativos biológicos. Exemplo: Produtores de Cana vendiam suas produções para usinas, antecipadamente, e recebiam como garantia, notas promissórias de pagamento. A produção da cana de açúcar leva em média de 12 a 18 meses, logo os pequenos e médios produtores não possuíam liquidez de caixa até o fim da colheita (pagamento das notas promissórias), dificultando a manutenção das atividades desse produtor. 20 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Cheques Definição O Desconto de Cheques é uma operação de curto prazo que garante ao usuário os recursos necessários para amparar suas necessidades de fluxo de caixa, sem burocracia. A liberação do crédito é feita na data da entrega dos cheques e o empréstimo é liquidado nas respectivas datas de vencimento. 21 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Cheques Utilidade A antecipação pode ser uma opção para captar recursos. Garante ao usuário Capital de giro. Destinação É destinado à empresas privadas comerciais, industriais e prestadoras de serviços. Além de Profissionais autônomos. 22 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

{ Desconto de Cheques DESCONTO DE CHEQUE Banco (Data Prevista) Cheque Pré-Datado Profissional Autônomo Produto/Serviço $$$ (Já descontado taxas e juros) PAGAMENTO 23 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Cheques Encargos Juros remuneratórios prefixados, cobrados antecipadamente, na concessão da operação. ​ IOF, conforme legislação vigente. Tarifas bancárias 24 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Cheques Formalização   Contrato único para todas as operações de desconto, assinado pelos principais sócios e dirigentes da empresa e terceiros, se for o caso. ​Borderô de desconto para cada operação realizada, como parte integrante do contrato de limite de crédito, assinado pelo sócio-dirigente representante da empresa. 25 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Cheques Supõe-se um cheque de mil reais, o qual vencerá daqui a trinta dias. A empresa precisa de dinheiro, imediatamente, então opta por descontá-lo em um Banco comercial, cuja taxa de juros é 4,25% am. ( TAC + Tarifas – 3%) O banco adiantará para a empresa R$ 927,50. Trinta dias depois o devedor pagará os mil à empresa que efetuará o pagamento do cheque ao banco. O banco ficará com todo o dinheiro: R$ 72,50 que adiantou à empresa e os R$ ,00 que é sua remuneração. CONTABILIZAÇÂO D – Caixa – 927,50 C – Cheque Descontado – 1.000,00 D – Juros a Transcorrer * 72,50 * Conta Redutora do Passivo 26 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Cheques 27 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Cheques 28 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Cheques SANTANDER Neste contrato é cobrado IOF, conforme legislação vigente. Valor da Operação: à partir de R$ 300,00 e máximo conforme aprovação de crédito. Prazo: mínimo de 3 dias úteis para cheques já registrados e 5 dias úteis para cheques novos. ITAÚ Condições gerais dos descontos de cheques Prazo: de 5 a 180 dias (prazo máximo de acordo com o agrupamento de ramo do cliente). Encargos: juros simples pré-fixados, pagos na contratação. IOF: debitado em conta-corrente, no ato da contratação. Canais de contratação: gerente Itaú ou Itaú Empresas na internet. 29 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Cheques CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Não há valor mínimo dos recebíveis, e o máximo varia conforme o porte e o ramo de atuação da empresa. O prazo de vencimento dos cheques varia de seis dias úteis a 150 dias corridos. Já o prazo do contrato de limite de crédito é de 360 dias. O valor do limite de crédito é definido de acordo com a capacidade de pagamento da empresa. 30 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Desconto de Cheques BANCO DO BRASIL Neste contrato é cobrado IOF, conforme legislação vigente. Taxa: Pré-fixada e descontada automaticamente no ato da contratação. Prazo: de 5 a 180 dias . (Vencimento do cheque) Valor Mínimo: a remessa de cheques deve totalizar em um valor acima de R$ 150,00. Valor Máximo: varia conforme o porte e o ramo de atuação da empresa e da relação entre o banco e o usuário dos serviços. 31 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Banco versus Factoring As Factorings não fazem simplesmente o descontos dos títulos de crédito, elas os compram, assumindo, assim, todos os riscos de sua liquidez. (Caso a empresa possua clientes com possíveis Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação Duvidosa – PECLD é altamente indicado o desconto em factorings.) Pelo fato das Factorings assumirem todos os risco pelos títulos de crédito, sua remuneração é maior. (Juros + Taxas + Tarifas). Para efetuar descontos de títulos de crédito em Bancos é necessário que o usuário seja correntista do mesmo. Não é possível descontar títulos de terceiros. 32 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane Título de Crédito versus Contrato São títulos executivos extra judiciais: a letra de câmbio, a nota promissória, a duplicata, a debênture, o cheque e o documento particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas. O título executivo nos dá a certeza da dívida, o que permite a execução direta. Já, o contrato, quando sem as testemunhas, tem necessidade de um procedimento judicial para reconhecimento da certeza da dívida. Cartularidade: tudo que é referente ao crédito, consta no título. Ou seja, o título representa, o crédito. Não sendo possível efetuar a cobrança sem a apresentação do título. 33 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane IRPJ / IRPF Para fins Fiscais/Tributários todos os encargos e juros das operações de desconto de títulos de crédito são DEDUTÍVEIS do Imposto de Renda (IRPJ ou IRPF) 34 Grupo 9– Julia, Lara, Larissa e Tatiane

Grupo 9 – Julia, Lara, Larissa e Tatiane Bibliografia http://www.caixa.gov.br/empresa/credito-financiamento/antecipacao-de-receitas/desconto-de-duplicatas/Paginas/default.aspx https://intoo.com.br/blog/antecipacao-de-duplicatas/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Desconto_de_t%C3%ADtulos https://pt.wikipedia.org/wiki/Nota_promiss%C3%B3ria http://conceito.de/nota-promissoria http://ynvestimentos.com.br/2013/11/notas-promissorias/ http://apps.fiesp.com.br/spcred/descontonotapromissoria.asp http://www.caixa.gov.br/empresa/credito-financiamento/antecipacao-de-receitas/desconto-de-cheques/Paginas/default.aspx https://www.itau.com.br/empresas/creditos-financiamentos/curto-prazo/desconto/ https://www.santander.com.br/br/pessoa-juridica/negocios-empresas/solucoes- financeiras/comercio/emprestimos/desconto-de-cheques http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/c/TXJUROS/ 35 Grupo 9 – Julia, Lara, Larissa e Tatiane