Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública sobre “Combate à Pirataria” 11 de julho de 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Advertisements

NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
Ministério das Comunicações. Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica.
Brasil Polo Regional de Resseguros Abril Conceito do Brasil como Polo Regional de Resseguros A atração de prêmios de fora de sua jurisdição para.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Clube de Engenharia Junho de ª Confecom 1 3. A 1ª Confecom - Conferência Nacional de Comunicações - Clube de Engenharia Divisão de Eletônica e Tecnologia.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Prefeitura Municipal de Cacoal GABINETE DO PREFEITO 2º RELATÓRIO QUADRIMESTRAL Apresentação: HELENA F. LOPES DA ROCHA.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA AUDIÊNCIA PUBLICA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
AUDIÊNCIA PÚBLICA A SOBREVIVÊNCIA DA CADEIA DO LIVRO NO BRASIL COMISSÃO DE CULTURA CÂMARA DOS DEPUTADOS Luís Antônio Torelli Presidente da CBL 17/11/2015.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
GESPUBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.
SEMINÁRIO ASSECOR PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Márcia Paterno Joppert Brasília, 03 de março de 2016.
Brasília, 22 de junho de 2015 Audiência Pública: Marco legal para o desenvolvimento de um Sistema Nacional de Conhecimento e Inovação (SNCI) no Brasil:
Comissão Europeia EspanhaFrançaGrécia ItáliaPortugal PARCERIA TRANSNACIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DAPHNE REACT TOGETHER.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG.
REINTEGRA Audiência Pública Câmara de Deputados 19 de Novembro de 2013.
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Criada em 1983, assume desde então a defesa das indústrias farmacêuticas brasileiras de capital nacional, produzindo e gerando emprego no Brasil, desenvolvendo.
O que é, como se originou ? A “Operação Integrada Comércio Legal” surgiu através de ações realizadas pelo Conselho do Comércio da CDL - Salvador com os.
Para entender o que é política pública Produção cultural
Mesas redondas sobre Políticas de Coerência Regulatória Relações Bilaterais Brasil – Estados Unidos e Políticas de Coerência Regulatória João Augusto Baptista.
CT&I e a Geração de Riqueza “O Ambiente de apoio a P&D” Lynaldo Cavalcanti Albuquerque Secretário Executivo ABIPTI
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DAS BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE DA PECUÁRIA BRASILEIRA Coordenação de Competitividade Gilson Spanemberg EXPO Londrina.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
Embargo: 11:00 CET, 28 fevereiro de 2012 Relatório Anual 2011 dedicado ao Centenário da Convenção Internacional do Ópio da Haia de 1912.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
XIX MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS ABRIL 2016 AGENDA NACIONAL: AÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 3ª CNCTI inclusão digital: tendências e rumos de uma futura política pública sérgio amadeu.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
Trabalha pelo desenvolvimento do setor de cruzeiros no Brasil. Associação sem fins lucrativos, criada em 2006, com o objetivo de auxiliar na regulamentação,
Comentários ao PL 5.807/2013 Novo Marco da Mineração Carlos Vilhena Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Investimento e gestão: desatando.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
Desdobramento do Plano Brasil Maior – PBM na Política de Arranjos Produtivos Locais Rede APL Mineral 16 de agosto de 2011.
VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. SITE: Missão Incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
Associação Brasileira de Automação para o Comércio Luis Garbelini Vice-presidente de Relações Institucionais.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
Mercado brasileiro de Sistemas Eletrônicos de Segurança Segurança para pequenas e micro empresas - Fecomércio.
FÁBRICAS Agroquímicos Materiais de Construção Máquinas e Implementos Transportadores Postos de Distribuição Fumicultores Usinas de Processamento Exportação.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 5 de maio de 2009.
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
ACORDO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ---- A POSIÇÃO DA ABINEE.
SUPERINTENDÊNCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS SUFRAMA IMPACTOS DA CRISE ECONÔMICA BRASILEIRA NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS 9 de outubro de 2015 COMISSÃO DE.
AS POTENCIALIDADES ECONÔMICAS DO ESTADO DE GOIÁS E O SEU ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO Prof. Paulo Borges Campos Jr 28 de Novembro de 2013.
Aula 7 NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Atualidades - Prof. Savio Gonçalves.
Praça da Sociobiodiversidade.  Parcerias com Setor Empresarial (Castanha-do-Brasil e Borracha)  Fóruns de Diálogo com Setor Empresarial  Manuais de.
Ministro Relator José Múcio Monteiro Brasília, 20 de março de 2012.
Alessandro G. Teixeira Presidente Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial: Inovar para competir.
B RASIL 2035 Tendências – Dimensão Econômica Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã.
RISCOS PARA O BRASIL AMEAÇA PARA O TRABALHADOR DESINDUSTRIALIZAÇÃO José Ricardo Leite Diretor – Conaccovest.
Marcio Patusco Lana Lobo Junho de ª Confecom 1 1ª Confecom - Conferência Nacional de Comunicações - 4ª Reunião da CBC3 GRN4 Período de Estudo 2009~2012.
Programa de Substituição Competitiva de Importações - Peru Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial
Grupo-1 Estrutura Simples Gabriel Aguiar Mateus Priolli Lucas Cappobianco Yuri Janotti Guilherme Silva.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Eficiência da Gestão no Sescoop. Eficiência na Gestão do Sescoop 2 Quem somos? Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo Cooperativa.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
MINISTÉRIO DO TRABALHO Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados Audiência Pública Impacto econômico.
Brasília, 16 de novembro de Secretário Regional: Edgar Augusto Lanzer.
Transcrição da apresentação:

Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública sobre “Combate à Pirataria” 11 de julho de 2013

Amcham – Câmara Americana de Comércio A Amcham, entidade brasileira estabelecida em 1919, sem fins lucrativos, é a maior associação binacional da América Latina e a maior Câmara de Comércio fora dos Estados Unidos.  Mais de 5000 empresas associadas, sendo 70% nacionais e 30% multinacionais  13 unidades regionais (São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Goiânia, Joinville, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Salvador e Uberlândia) Sua missão é servir seus associados influenciando construtivamente políticas públicas no Brasil e nos Estados Unidos, promovendo o comércio, o investimento e a cidadania empresarial.

Contexto da pirataria no Brasil e no mundo  Avanços tecnológicos, inovações e a popularização da internet são prejudicados por conta da sofisticação das técnicas de falsificação e o aumento das violações de propriedade intelectual, especialmente na internet.  Prejuízo: - Contrabando, descaminho e pirataria: R$ 100 bilhões* - Só em medicamentos: R$ 13 bilhões*  Principais produtos falsificados: CD’s e DVD’s; Medicamentos, equipamentos e produtos para saúde; Softwares; Brinquedos; Produtos eletrônicos; Roupas e calçados; Acessórios; entre outros. * Fonte: Receita Federal

O tamanho do problema  Apreensões da Operação Sentinela (RF, PRF, ANVISA e ABCF) realizada em maio/2012: - 33 mil unidades de medicamentos; - Mais de 137 mil produtos contrabandeados; - 8,5 toneladas de maconha;  Em 2011, foram apreendidos 850 mil medicamentos falsificados no Brasil, 12 vezes mais que em 2010 ( Fonte: ANVISA )  Em 2011, a taxa de pirataria de softwares no mundo foi de 42% e no Brasil de 53%. Um mercado ilegal de US$ 2,848 bilhões ( Fonte: BSA )  Apenas 22% da população brasileira reconhece que a pirataria é crime ( Fonte: Fecomércio-RJ )  Em 2011, cerca de 65% do setor fonográfico era tomado pela pirataria, acarretando perda de 80 mil empregos formais e R$ 500 milhões em arrecadação ( Fonte: APCM )

Ações Amcham – Combate à Pirataria e Propriedade Intelectual  Projeto Escola Legal: Projeto de conscientização que atua na vertente educativa de combate à pirataria. Com atuação desde 2007, já foi replicado para: escolas (232 públicas e 22 particulares); educadores; alunos; - 7 cidades (São Paulo-SP, São Bernardo do Campo-SP, Caieiras-SP, Campinas- SP, Goiânia-GO, Blumenau-SC e Porto Alegre-RS).  Concurso Vídeo Legal: Dentro do guarda-chuva do Projeto, é realizado em parceria com o Consulado Geral dos EUA em São Paulo e apoio do USPTO. Está na 3ª edição. - mais de 1000 alunos; - 30 escolas; - mais de 100 vídeos produzidos.  Vencedor do 2º Prêmio Nacional de Combate à Pirataria do CNCP como melhor iniciativa na vertente educativa.

Ações Amcham – Combate à Pirataria e Propriedade Intelectual  Grupo de Combate à Pirataria em Saúde: Iniciado em 2008, foi retomado em 2013 com objetivo de promover ações que visam combater à pirataria, falsificação e contrabando de produtos da cadeia de saúde. - Cartilha de Combate à Pirataria em Saúde; - Atuação legislativa; - Evento de Conscientização.

Ações Amcham – Combate à Pirataria e Propriedade Intelectual  Força Tarefa de Propriedade Intelectual: Trabalha desde 2003 com focos na influência positiva do processo de reestruturação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), propondo medidas que visam sua eficiência, em especial a redução do backlog e agilização de seus procedimentos.  Relatório de Avaliação do INPI: Desenvolvido desde 2009, reflete a percepção do setor regulado em relação aos processos e às diretorias do INPI. É um importante instrumento na construção de um canal de diálogo entre iniciativa privada e o próprio Instituto. O desenvolvimento da 4ª Edição do relatório será iniciado neste mês.

Ações Amcham – Combate à Pirataria e Propriedade Intelectual  Carta ao USTR – Special 301: A Amcham, em conjunto com outras entidades, apresenta desde 2006 uma carta ao USTR (United States Trade Representative) demonstrando a evolução do Brasil na defesa de direitos de propriedade intelectual. - 3 categorias: 1 – Países Estrangeiros Prioritários 2 – Lista de Observação 3 – Lista de Observação Prioritária - Em 2007, o Brasil melhorou sua classificação, passando da “Lista de Observação Prioritária” para a “Lista de Observação”.

Felipe Magrim Gerente de Relações Governamentais | Amcham Brasil