A atuação da/o Cientista Social na Defensoria Pública da União: Desafios e Perspectivas Socióloga Laura Zacher.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Advertisements

Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Identidade Digital do Governo Federal. Direcionamentos Barra de Governo Redes Sociais Portal Padrão Instrução Normativa.
Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014
Segurança da Informação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre Setembro/2014.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA AUDIÊNCIA PUBLICA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
Processo que ocorre logo após o ingresso da pessoa no serviço público onde são avaliadas sua aptidão, eficiência e capacidade para o desempenho das atribuições.
BVS Brasil: Panorama da Rede ePORTUGUÊSe São Tomé 27 de setembro de 2011.
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
Comportamento de busca informacional na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFMG por alunos da pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
O Projeto Político Pedagógico é...
Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS XII Encontro Regional de Controle e Orientação ERCO 2015 Gestão e Fiscalização Contratual.
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Gestão ministerial e administrativa fronteiras e complementações Parte 4 - Gestão Ministerial-
DEMONSTRATIVOS PROJETADOS
LEI DECRETO Dificuldades, Desafios, Oportunidades Entidades de Saúde.
Em 1909, o Presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de aprendizes artífices; Estas escolas tinham um caráter assistencialista e eram destinadas a “amparar.
DIRETRIZES PARA CONFORMAÇÃO DO MAPA DA SAÚDE E DO PLANEJAMENTO DO SUS 23ª OFICINA DE TRABALHO DA RIPSA.
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 CONSULTORIA-GERAL DA UNIÃO.
Aplicação do Modelo PNGS no Instituto da Criança do HCFMUSP.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
Direito à Cidade Metropolitana implementação do Estatuto da Metrópole:o “Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado”
Faculdade de Saúde Pública Departamento saúde materno infantil PLANO DE AÇÃO – Pós graduação– 2010/2011.
COORDENADORIA DE GESTÃO DE OUVIDORIA COMPETÊNCIAS DA COORDENADORIA E ARTICULAÇÃO Planejar e coordenar as ações de ouvidoria em âmbito estadual, promovendo.
Introdução do processo em enfermagem no curso técnico em enfermagem João Carlos Alves dos Santos.
SOCIAIS/SUSTENTABILIDADE
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
Projeto de Lei 2546/03 princípios de contrato conceitos de PPP procura delimitar seu objeto critérios para sua utilização remuneração, formas de licitação.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
Encontro Regional Nordeste II Plano Nacional de Educação GT04 – Gestão e Avaliação da Educação.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Escola de Administração Fazendária.
Ministro Relator José Múcio Monteiro Brasília, 20 de março de 2012.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
Apresentação do Projeto. Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar.
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
Formação Acadêmica do Profissional de Secretariado Profa. Ivone Maria Bruno.
Encontro Nacional de Trabalhadores da Assistência Social Região Centro Oeste Sistematizadora- Profa Valdete de Barros Martins.
MP MANAGEMENT ASSESSORIA EM GESTÃO DA QUALIDADE LOGÍSTICAINSTITUCIONALRH.
Rainério Rodrigues Leite Secretário SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO ESTADO DA PARAÍBA CONHECENDO O TCU.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
Curso de Pesquisa de Clima Organizacional. É uma ferramenta utilizada pelo setor de Gestão de Pessoas (RH) para diagnosticar como os funcionários percebem.
A Interculturalidade na Formação do Secretário Executivo
Transcrição da apresentação:

A atuação da/o Cientista Social na Defensoria Pública da União: Desafios e Perspectivas Socióloga Laura Zacher

Introdução Contratação histórica de sociólogos para trabalhar na DPU: – 20 vagas para todo Brasil; – 1 vaga para DPU/RS em Porto Alegre. ATRIBUIÇÕES: elaborar, supervisionar, orientar, coordenar, planejar, programar, implantar, controlar, dirigir, executar, analisar ou avaliar estudos, trabalhos, pesquisas, planos, programas e projetos atinentes à realidade social e o exercício de outras atividades reconhecidas como do profissional de Sociologia, bem como desempenhar outras atividades constitucionais e legais a cargo do Órgão.

Mas o que faz um/a sociólogo/a numa instituição pública?

Importância da Trajetória Princípios profissionais: – O Estado Brasileiro e o Patrimonialismo (Raymundo Faoro) – Sociologia Pública (Michael Baroway). Trajetória acadêmica e profissional. Desbravando uma terra estrangeira.

Preparação Levantamento de pesquisas sobre a DPU: – 3 diagnósticos sobre as DPs no Brasil, encomendados pela ANADEP e realizados pelo IBBCRIM; – 86 teses e dissertações com a palavra-chave “Defensoria Pública” no Banco de Teses e Dissertações da CAPES; – Revista da DPU; – Artigos livres nos sites da DPU e da ANADEP. Quase-invisibilidade da Instituição para as Ciências Sociais.

Mapeamento da Instituição: – Montagem do Organograma da DPU e seus recursos; – Acompanhamento do atendimento e do fluxo dos processos; – Levantamento dos dados estatísticos do E-Paj. Preparação (II)

Proposta de Trabalho 4 Eixos para o Desenvolvimento do Trabalho: ConhecimentoQualidadeVisibilidadeTransparência INTER-RELAÇÃO

Objetivos do Eixo Conhecimento Pesquisa aplicada para a instituição, tanto sobre a mesma quanto para instruir processos (p.e. pareceres, perícias, laudos).

Monitoramento qualitativo da instituição; Monitoramento estatístico da instituição > CIRADS; Formação continuada dos recursos humanos da DPU (p.e. estagiários); Pesquisa nas áreas pertinentes à DPU > criação de Grupos de Trabalho. Proposta de Projetos - Conhecimento

Melhora na prestação do serviço público; Melhora no ambiente de trabalho; Melhora do fluxo interno de procedimentos da instituição, com mais qualidade, eficiência e celeridade. Objetivos do Eixo Qualidade

Programa de Satisfação dos Usuários do Serviço Público; Monitoramento qualitativo da instituição; Monitoramento estatístico da instituição; Formação continuada dos recursos humanos da DPU (p.e. estagiários); Virtualização; Responsabilidade ambiental. Proposta de Projetos - Qualidade

Aproximação com a comunidade; Cumprimento do papel constitucional; Promoção do acesso à justiça e da cidadania. Objetivos do Eixo Visibilidade

DPU Ação Rua; DPU na Comunidade; DPU nas Escolas; DPU Indígena; DPU Quilombola; DPU nos Presídios > nova LEP; DPU Refugiados e Estrangeiros; Seminários. Proposta de Projetos - Visibilidade

Ouvidoria DPU; Relatório de Gestão; Relatório da área de Sociologia. Proposta de Projetos – Transparência

Considerações Finais Cientistas Sociais enquanto promotores de mudança cultural > cidadania e direitos humanos; Importância da articulação entre conhecimento teórico, conhecimento da realidade social, conhecimento metodológico, conhecimento em gestão organizacional; Urgência de atuação em rede > melhoria do serviço público + enfrentamento da escassez de recursos humanos/materiais; Sacerdócio.

Muito Obrigada!