O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS

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Transcrição da apresentação:

O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS

O que é blog  contração de “web log” => diário online  é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos artigos (posts). Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, podendo ser escritos por um no. variável de pessoas, de acordo com a política do blog.(

(algumas) Características do blog (como um dos formatos da mídia Internet)  universalidade de acesso  perenidade – Internet Archive  hipertexto (protocolo http) – links  “hipermídia” (“específicas” de blogs)  interatividade – discussão e compartilhamento  atualidade  informalidade  interface amigável várias “visões” - biblioteca digital - construção coletiva do conhecimento - programas interpretam nossas preferências e guiam nossa navegação

Características da blogosfera Rede complexa  muitos nós com poucos links  poucos nós com muitos links  integração

(breve) Histórico da blogosfera  as. ferramentas p/ automatizar utilização dos blogs => facilitação da criação e a manutenção  criado o permalink => ligação direta por meio de um endereço (URL) a cada postagem ou post realizado

(breve) Histórico da blogosfera  2002 – criado o RSS (Really Simple Syndication) => agregador de conteúdo (como assinar um jornal, mas dinamicamente)  criado o podcasting => plataforma de publicação de programas de áudio e vídeo

(breve) Histórico da blogosfera  ferramentas de compartilhamento  ferramentas de discussão  ferramentas de integração ... e a blogosfera científica?

Histórico da blogosfera científica

CONDOMÍNIOS DE BLOGS

TENDÊNCIA DE AGREGAÇÃO

BLOGOSFERA CIENTÍFICA – peer review

Histórico da blogosfera científica Premiações (exemplos)  Top Blog - iniciativa da MIX Comunicação (Grupo OBJETIVO/UNIP) – “blogs brasileiros mais populares”  The BOBs - organizado pelo grupo de comunicação alemão Deutsche Welle, um dos 10 maiores do mundo => Física na Veia!  Blog Books – parceria ed. Singular e portal Universo do Autor - “os melhores blogs do Brasil vão virar livros”

Histórico da blogosfera científica Premiações definidas por pares  Prêmio ABC para blogs científicos – desde 2009  Research Blogging Awards - portal agrega posts sobre peer review  The Open Laboratory: The Best Writing on Science Blogs - antologias anuais desde 2006

“Tipos” de blogs de ciências  Científicos: diários de pesquisa, peer review, divulgação científica  Educacionais: professor/aluno, relatos de experiências, compartilhamento de materiais  Jornalísticos: JC – DC  “mix”

“Tipos” de blogs de ciências

(bom lugar para começar sua pesquisa e para cadastrar seu blog)

BLOGOSFERA CIENTÍFICA – blogs científicos

BLOGOSFERA CIENTÍFICA – blogs em instituições de pesquisa

BLOGOSFERA CIENTÍFICA – blogs educacionais

Blogs no ensino de ciências  para busca de informações  para troca de experiências entre professores e afins  como projetos didáticos - “relacionar conteúdos das disciplinas ao cotidiano do aluno” - desenvolvimento de linguagem (expressão verbal, gráfica etc)

É isso mesmo?

A se pensar...  “estar em rede” - relacionamento social e profissional  a rede não é um produto das tecnologias, as tecnologias  fluxo do conhecimento (mundo exterior escola)  “identidade digital” lado A – ligar-se aos pares; conhecer lado B – exposição; segurança NÃO, a escola é parte do mundo!

educar para a profissão de “editor do mundo”  fontes - quantidade e qualidade  prática - “letramento digital”  habilidades – capacidade de seleção, de síntese, de comunicação, de colaboração, de compartilhamento da atenção, de ressignificar a informação

Blogs no ensino de ciências  apresentação de etapas de um projeto educativo de 1 ou + professores;  reflexão em torno de temas educativos;  apresentação de projetos realizados por alunos;  criação de um jornal escolar online;  apoio a um disciplina.

PROJETOS NA ESCOLA

Compartilhamento e troca de ideias

Compartilhamento e troca de ideias

DIÁRIO DA PROFESSORA EM SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Alunos blogueiros

OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM – criados por alunos

E-BOOK – criado por alunos

Bons exemplos  Por onde mais navegar?

CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIA

COLUNAS DE CIÊNCIAS

PORTAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

PUBLICAÇÕES DE INSTITUIÇÕES DE PESQUISA

REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

PORTAIS DE NOTÍCIAS CIENTÍFICAS

PORTAIS DE CIÊNCIAS

PORTAIS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

OUTRAS MÍDIAS SOCIAIS

REVISTAS DE EDUCAÇÃO

‘WEB GRUPOS”

WEB VÍDEOS

WEB VÍDEOS - independentes

PODCASTS

WIKIS

OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

FERRAMENTAS INTERATIVAS

Algumas referências mais...

DEPENDE! do objetivo, do contexto etc

Mãos à obra! – como criar um blog  ferramentas gratuitas: Wordpress e Blogspot  criar uma conta como cria  entrando na administração de um blog...