Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º CICLO Amazonas, maio de 2016.

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Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º CICLO Natal, 7 de dezembro de 2016.
PARANÁ.
Transcrição da apresentação:

Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º CICLO Amazonas, maio de 2016

Gestão Municipal e Equipe pactuam os compromissos Município faz a adesão e (re)contratualização das equipes com o Ministério da Saúde Ministério da Saúde homologa a adesão e (re)contratualização dos municípios e equipes Verificação in loco de padrões de acesso e qualidade (gestão, UBS e equipe) Certificação das Equipes Adesão e Contratualização Avaliação Externa e Certificação Recontratualização Recontratualização com incremento de padrões de qualidade Ofertas de Informação para a ação de gestores e equipes Eixo Estratégico Transversal de Desenvolvimento Desenvolvimento do conjunto de ações para a qualificação da Atenção Básica envolvendo: Autoavaliação Monitoramento de Indicadores de Saúde Apoio Institucional Educação Permanente Cooperação Horizontal FASE 1 FASE 2 FASE 3 Fases do PMAQ - 3º Ciclo

Relatórios descritivos Estão disponíveis para gestores e trabalhadores Relatório Estadual Relatório municipal Relatório de Equipe http://dabsistemas.saude.gov.br/sistemas/pmaq_relatorio/relatorio/selecionarperfil

INDICADORES DE SAÚDE

INDICADORES DE SAÚDE

INDICADORES DE SAÚDE

INDICADORES DE SAÚDE BUCAL

CERTIFICAÇÃO 3º ciclo

MONITORAMENTO DE INDICADORES Indicador de Desempenho CERTIFICAÇÃO MONITORAMENTO DE INDICADORES Indicadores de monitoramento para as EAB (ESF ou Parametrizada) no terceiro ciclo do PMAQ Grupo Indicador de Desempenho Acesso e continuidade do cuidado 1.1 Média de atendimentos de médicos e enfermeiros por habitante 1.2 Percentual de atendimentos de consultas por demanda espontânea 1.3 Percentual de atendimentos de consulta agendada 1.4 Índice de atendimentos por condição de saúde avaliada 1.5 Razão de coleta de material citopatológico do colo do útero 1.6 Cobertura de primeira consulta odontológica programática Coordenação do Cuidado 2.1 Percentual de recém-nascidos atendidos na primeira semana de vida Resolutividade 3.1 Percentual de encaminhamentos para serviço especializado 3.2 Razão entre tratamentos concluídos e primeiras consultas odontológicas programáticas Abrangência da oferta de serviços 4.1 Percentual de serviços ofertados pela Equipe de Atenção Básica 4.2 Percentual de serviços ofertados pela Equipe de Saúde Bucal

Indicadores para Contratualização e Certificação das Equipes Indicadores de desempenho para os NASF no terceiro ciclo do PMAQ Indicador de Desempenho 1.1 Índice de atendimentos realizados pelo NASF

Passo a passo para acessar Relatórios do e-SUS AB MS/SAS/DAB/CGAA e-SUS AB Maio/2016

Relatórios visualizados com o perfil de Profissional O médico deve inserir o seu CPF O médico deve inserir o seu nº do Cartão Nacional de Saúde

Selecionar o relatório desejado Relatórios visualizados com o perfil de Profissional Médico das equipes Selecionar o relatório desejado

Classificação das equipes Padrões essenciais e padrões estratégicos: A partir da análise dos resultados das equipes no 2º ciclo foram construídos os padrões para a avaliação externa do 3º Ciclo do PMAQ; Padrões essenciais: Avaliado a partir de um conjunto de padrões mínimos de qualidade considerados fundamentais e com elevados percentuais de cumprimento pelas equipes , A equipe que não alcançar o conjunto de padrões essenciais será automaticamente certificada com desempenho RUIM. Padrões estratégicos: Para que a equipe obtenha o desempenho OTIMO esta será avaliada, além da nota, por um conjunto de padrões considerados estratégicos. OBS: Os demais padrões que compõem a matriz de pontuação para a certificação das equipes são classificados como Padrões Gerais

Classificação das equipes: Padrões Essenciais Módulo I - Condições de Funcionamento das EAB Categoria Padrão de Acesso e Qualidade Horário de Funcionamento A Unidade Básica de Saúde funciona 40 horas Equipamentos Aparelho de Pressão Adulto Balança antropométrica de 150 Kg Balança infantil Estetoscópio adulto Régua antropométrica infantil Geladeira exclusiva para vacina Materiais e Insumos Espéculo Espátula de Ayres Fixador de lâmina (álcool/spray ou gotas) Escovinha endocervical Lâmina de vidro com lado fosco Porta-lâmina ou Frasco plástico com tampa para lâmina

Classificação das equipes: Padrões Essenciais Módulo II – Processo de Trabalho das EAB Categoria Padrão de Acesso e Qualidade Territorialização e População de Referência da Equipe de Atenção Básica A equipe possui mapas com desenho do território de abrangência Procedimentos realizados na Atenção Básica Retirada de pontos Nebulização/inalação Curativos Medicações injetáveis intramusculares Medicações injetáveis endovenosas Acolhimento à Demanda Espontânea A equipe realiza acolhimento à demanda espontânea Atenção à Saúde A equipe realiza a coleta do exame citopatológico A equipe realiza consulta de pré-natal A equipe cuida de pessoas com hipertensão A equipe cuida de pessoas com diabetes

Classificação das equipes: Padrões Essenciais Módulo V - Condições de Funcionamento das ESB Categoria Padrão de Acesso e Qualidade Equipamentos Cadeira Odontológica Caneta de alta rotação Caneta de baixa rotação Compressor de ar com válvula de segurança Cuspideira Autoclave Mocho Refletor Sugador Materiais e Insumos Brocas de alta rotação Luva descartável Máscara descartável Módulo VI - Processo de Trabalho das ESB Categoria Padrão de Acesso e Qualidade Horário de Funcionamento A Unidade Básica de Saúde funciona 40 horas Territorialização A equipe de Saúde Bucal possui mapa do território Planejamento Existe planejamento articulado da AB junto com a equipe de saúde bucal Organização da Agenda A equipe de Saúde Bucal realiza consultas de demanda espontânea e agendada

Classificação das equipes: Padrões Essenciais Módulo IV – Processo de Trabalho dos NASF Categoria Padrão de Acesso e Qualidade Processo de trabalho Existe planejamento articulado da AB junto com o NASF O NASF se reúne para discutir seu processo de trabalho O NASF realiza consultas individuais, consultas compartilhadas com as Equipes de Atenção Básica e atendimentos no domicílio A equipe realiza suas atividades de forma integrada com as ESF Educação permanente O NASF promove momentos de educação permanente sobre temas que as ESF consideram pertinentes O NASF realiza educação em saúde

Materiais importantes http://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes

Coordenação Geral de Gestão da Atenção Básica OBRIGADO! Coordenação Geral de Gestão da Atenção Básica Departamento de Atenção Básica Secretaria de Atenção à Saúde Ministério da Saúde Ilano.silva@saude.gov.br 61-3315-5903 dab.saude.gov.br atencaobasica.org.br