Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI 2014-2018.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
A Política Nacional de Educação: contexto,diretrizes e referenciais da educação profissional técnica de nível médio e especificidades para a área da saúde.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
Formação por competências
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Aproveitamento de Estudos
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
Educação Profissional Técnica de Nível Médio para a Saúde
O Sistema Confea/Crea e a Resolução 1.010/2005
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
Política de Educação Profissional em discussão
Ensino Médio e Educação Profissional
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Política Educacional Brasileira
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Ministério da Educação
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
Prática como Componente Curricular
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
Itinerários Formativos
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Currículos da Educação Profissional Elvira Godiva Junqueira FATEC Aula 03 24/09/2011.
O papel do Estagio na Formação de Professores
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
De acordo com a LDB, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio abrange tanto a habilitação profissional específica, quanto as qualificações profissionais.
BASE LEGAL + Prevista no Art.210 da Constituição Federal: "Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação.
2º Ciclo de Acompanhamento Formativo ESTÁGIO PROBATÓRIO.
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Estágio e Prática Profissional: Aspectos Curriculares DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM TRÊS ANOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS Edivalda Nascimento da Silva Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Transcrição da apresentação:

Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI

Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos Comissão Local do Plano de Desenvolvimento Institucional Membros: Edna de A. S. C. Pena(Representante do Sócio Pedagógico); Jéssica C. P. da Silva (Representante dos Técnico-Administrativos); Luís C. P. Videira(Representante dos Docentes); Rosalina da Silva(Representante dos Discentes); Informações: Contato:

Técnico Integrado no Câmpus São José dos Campos  Informações iniciais:  Discussão sobre o Integrado:  Evento “Trabalho no Ensino Médio Integrado: Meio ou fim?“ (16 de junho Catanduva);  Minuta: “Aprova Diretrizes para os cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada ao Ensino Médio do IFSP”;  Documentos de Referência:  Resolução Nº6, de 20 de setembro de 2012 (Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio).  Documento Base – Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio Integrado (Dezembro de 2007).  Lei Nº11.892, de 29 de dezembro de 2008 (Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências).  Resolução Nº 2, de 30 de janeiro 2012 (Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio).  Resolução Nº22/2015, de 31 de março de 2015 (Define os parâmetros de carga horária para os cursos Técnicos, Proeja e de Graduação do IFSP).  Participação da Comunidade até o dia 31 de agosto de 2015.

Técnico Integrado no Câmpus São José dos Campos  Informações iniciais:  Modalidade: Integrado Art. 7º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio: I - a articulada, por sua vez, é desenvolvida nas seguintes formas: a) integrada, ofertada somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental, com matrícula única na mesma instituição, de modo a conduzir o estudante à habilitação profissional técnica de nível médio ao mesmo tempo em que conclue a última etapa da Educação Básica; Resolução Nº6, de 20 de setembro de 2012 (Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio).

Técnico Integrado no Câmpus São José dos Campos  Informações iniciais:  Turno;  Instalações físicas;  Não é uma parceria;  PPP;  Comissões para elaboração do PPC;

Técnico Integrado no Câmpus São José dos Campos  O que considerar: Art. 18 São critérios para o planejamento e a organização de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio: I - atendimento às demandas socioeconômico-ambientais dos cidadãos e do mundo do trabalho, em termos de compromisso ético para com os estudantes e a sociedade; II - conciliação das demandas identificadas com a vocação e a capacidade da instituição ou rede de ensino, em termos de reais condições de viabilização da proposta pedagógica; III - possibilidade de organização curricular segundo itinerários formativos, de acordo com os correspondentes eixos tecnológicos, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica consonantes com políticas públicas indutoras e arranjos socioprodutivos e culturais locais; IV - identificação de perfil profissional de conclusão próprio para cada curso, que objetive garantir o pleno desenvolvimento de conhecimentos, saberes e competências profissionais e pessoais requeridas pela natureza do trabalho, segundo o respectivo eixo tecnológico, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica e em condições de responder, de forma original e criativa, aos constantes desafios da vida cidadã e profissional. Resolução Nº6, de 20 de setembro de 2012 (Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio).

Técnico Integrado no Câmpus São José dos Campos  Câmpus São José dos Campos, o que considerar:  Cursos existentes no Câmpus;  Perfil dos docentes do Câmpus;  Demandas da região;

Técnico Integrado no Câmpus São José dos Campos  Plano de Atividade:  Formação de grupos para apresentar propostas de cursos integrados;  Apresentação para a comunidade;  Votação;

Técnico Integrado no Câmpus São José dos Campos  Cronograma: 1ª Etapa – Técnico Integrado DataAtividade 26/08/15 Conhecendo a escola. 09/09/15 Inicio das discussões sobre a abertura dos cursos integrados. 16/09/15 Continuação das discussões sobre os cursos integrados. 23/09/15 Apresentação para a comunidade. 07/10/15 Definição dos cursos integrados por votação. *Lembrando que a discussão deve acontecer constantemente e não somente nos momentos de reunião.