ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Frederick W. Taylor Estudou os Movimentos dos Trabalhadores, Economizando Tempo e Aumentando a Produção. Cronometrou o Tempo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão de Pessoas: Motivação
Advertisements

O PROCESSO ADMINISTRATIVO E SUAS TEORIAS
MOTIVAÇÃO Ádria Michelle Aline Camila Batista Keithe Lopes Kely
LINHA DO TEMPO AUTORES COMPORTAMENTALISTAS PROFESSORES DE TGA.
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Teoria comportamental
Taylor e Fayol.
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
A abordagem Estruturalista; Abordagem Comportamental
Escola do Comportamento Humano
Teoria Clássica da Administração
Escola das Relações Humanas
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E DO PROGRAMA
Administração – Principais correntes
Seminário Temas: Abordagem científica – Taylor
Administração Científica
APRESENTAÇÃO Francês ( ); Engenheiro de minas;
Principais características da Abordagem Comportamental
Henri Fayol Engenheiro de minas e administrador francês, Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da atividade empresarial, a.
Principais características da Escola de Relações Humanas
ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
MÉTODOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL.
O QUE FAZ ALGUMAS PESSOAS DAREM O MÁXIMO DE SI ENQUANTO OUTRAS PROCURAM APENAS FAZER O MÍNIMO INDISPENSÁVEL ? O QUE GERA ENTUSIASMO ? C.O. - Motivação.
ELTON MAYO RELAÇÕES HUMANAS.
Pergunta Clássica: Como motivamos as pessoas?
Gestão da Qualidade – Motivação
Administração Científica
Teoria Comportamental
Antecedentes Históricos da Administração
Administração Geral - Aula 03
Administração Geral - Aula 04
AULA: 11/09/2013 TEMA: VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE WEBER E MAYO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM TEMA DA AULA: O DESAFIO.
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
Prof. Esp. Elizeu José dos Santos
TEORIAS ORGANIZACIONAIS
FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO Definir trabalho a partir da análise dos objetivos;
Administração: um breve olhar sobre a sua cientificidade
Escola Clássica da Administração
Motivação dos empregados
Fordismo.
Teoria geral da administração
Teoria Geral da Administração
Introdução à Engenharia de Produção ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
A Teoria da Administração Científica
Conceitos de organização
Abordagem Comportamental da Administração
RESTROSPECTIVA SOBRE A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Gestão Organizacional
1 Teoria Geral da Administração Parte 1:Anos Parte 2: Fundadores da Administração Abril de 2010 Professora: Arminda Campos.
TEORIAS ADMINISTRATIVAS COM ÊNFASE NAS PESSOAS
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Escola Relações Humanas
Teoria Geral da Administração Anos
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR
Teorias da Motivação O processo Motivacional
Introdução à Administração
MOTIVAÇÃO Conceitos Básicos.
Taylor, Elton Mayo, McGregor, Herzberg, Likert e Skinner
Escola Relações Humanas
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
TAYLORISMO FORDISMO AUTOR E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y
Curso de Administração Disciplina: TGA ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS Prof. M.Sc. Glauber Pereira.
Bases da Moderna Administração
A evolução do pensamento administrativo
MOTIVAÇÃO MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar
Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Frederick W. Taylor Estudou os Movimentos dos Trabalhadores, Economizando Tempo e Aumentando a Produção. Cronometrou o Tempo Para Realizar Tarefas. Selecionou o Trabalhador Certo Para a Tarefa Certa. Padronizou Ferramentas e Equipamentos.

TEORIA “CLÁSSICA” DE ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol Principais Funções do Administrador: PLANEJAR ORGANIZAR COMANDAR COORDENAR CONTROLAR

CONTRIBUIÇÕES DE ELTON MAYO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO: Fundou a “Escola das Relações Humanas”. Acreditava Que o Trabalhador Motivado Alcançava Suas Metas. Conforme a Motivação Empregada a Recompensa Monetária Era Supérflua. Acreditava Que os Aspectos Sociais, Psicológicos e Emocionais do Trabalhador Eram Mais Importantes Que os Aspectos Técnicos.

CONTRIBUIÇÕES DE HENRY FORD À ADMINISTRAÇÃO: Primeiro Fabricante Mundial de Automóveis. Implantou o Horário de 8 Horas / Dia, Impondo o Modelo do “Funcionário Padrão Ford” Adotou o Sistema Logístico do “Just in Time”.

Linha de Montagem Móvel Os Operários Pararam de se Locomover Pela Fábrica e, em Função Disso, o Produto a Ser Montado Passou a se Deslocar Até o Operário, o Qual Fazendo “Movimentos Rápidos e Repetitivos” Passou a Produzir Mais

Produção em Massa A Linha de Montagem Móvel Elevou Bastante a Produção da FORD, a Qual Passou a Produzir em Série o Modelo T-29 Essa Especialização Demonstrou Que Quanto Mais uma Indústria Produz, Mais Ela Aprende a Fabricar com Qualidade, Cada Vez Mais Rápido e Mais Barato

CONTRIBUIÇÕES DE ALFRED SLOAN À ADMINISTRAÇÃO: Segundo Fabricante Mundial de Automóveis. Lançou Outros Tipos de Veículos e Cores. Descentralizou as Decisões Administrativas, Delegando Autoridade aos Diretores das Filiais. Introduziu as Figuras do Diretor Financeiro e de Marketing.

TEORIA COMPORTAMENTAL (Behaviorismo) Revelou-se na Década de 50 e Suas Propostas Serviram de Base Para Novas Abordagens Comportamentais. Foi Influenciada Por Estudos Comportamentais de Outros Campos da Ciência, Como a Sociologia, a Antropologia, etc. Pregava Que o Bom Líder Precisava Entender a Organização, os Funcionários e Suas Inter- relações.

A CONTRIBUIÇÃO DE DOUGLAS MCGREGOR: Teoria “X”: Teoria “Y”: O Funcionário Tem Aversão ao Trabalho O Funcionário Não Consegue Assumir Responsabilidades. O Funcionário Precisa Ser Controlado e Até Punido Para Produzir O Funcionário Vê o Esforço no Trabalho Tão Naturalmente Quanto Descansar. O Funcionário Aprende a Aceitar e Até Procura as Responsabilidades. O Funcionário Procura se Corrigir Para Alcançar Seus Objetivos

Outros Estudiosos Que Contribuíram Para o Estudo da Administração: Chris Argyris: Concluiu Que as Necessidades dos Indivíduos Eram Incompatíveis Com as Exigências da Organização. Frederick Herzberg: Detectou Que os Empregados Associavam Insatisfação Com o Trabalho ao Ambiente de Trabalho: e a Satisfação Com o Trabalho, ao Conteúdo do Mesmo. McClelland : Dividiu os Fatores Motivacionais Que Levam o Indivíduo a Se Comportar de Maneira Diferente em “Necessidade de Realização”, “Necessidade de Afiliação” e “Necessidade de Poder”.

A Contribuição de William Ouchi: Teoria “Z” Utilizando Essa Teoria os Japoneses Uniram Gerentes e Trabalhadores em Grupos de Trabalho Coesos, Tomando Decisões em Conjunto e Utilizando-se de “Círculos de Qualidade”. Os Empregados Eram Envolvidos no KAIZEN (Aprimoramento Contínuo). Quando os Trabalhadores se Sentiam “Sócios” da Organização, se Tornavam Cada Vez Mais Produtivos e Dedicados ao Trabalho.