Desregulamentação, Comissionamento e Tecnologia da Informação Profa. Debora Cordeiro Braga.

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Transcrição da apresentação:

Desregulamentação, Comissionamento e Tecnologia da Informação Profa. Debora Cordeiro Braga

Desregulamentação  Mudanças na legislação do transporte aéreo;  Menor interferência do poder público e de órgãos reguladores;  Maior liberdade de atuação das Cias. Aéreas;  Facilidades para ingresso de novas Cias. Aéreas;  Liberdade tarifária;  Fusões e acordos internacionais.

Desregulamentação - Conseqüências  Diversificação da qualidade dos serviços (Cias. de Baixo Custo) ;  Guerra de tarifas;  Constituição de alianças comerciais (code-share) ;  Concorrência por rotas rentáveis;  Desativação de rotas não-rentáveis  Redução de pessoal, rotas e frota;  Aplicação de recursos em novas tecnologias (aeronaves, sistemas de gestão e comercialização).

Guerra das Tarifas - Comissionamento Cias. Aéreas buscam se manter competitivas:  Diminuição dos valores das passagens;  Redução do comissionamento;  Investimentos para viabilizar comercialização direta;  Influência direta no setor de agências de viagens que precisou mudar seu esquema de trabalho.

Estabilidade Cambial Brasil ( )  R$ 1,00 = US$ 1,00  Destinos internacionais acessíveis;  Operadoras investiram em estrutura própria no exterior;  Tinham crédito com fornecedores em US$;  Diversidade de oferta de destinos.

Desvalorização Cambial Brasil ( )  Redução das viagens internacionais;  Ampliação das viagens domésticas;  Empresas com foco em destinos internacionais fecharam;  Agravamento da crise das agências de viagens com o atentado de 11/09/2001;  Destacaram-se as agências que atuaram com criatividade e firmaram-se em nichos de mercado.

Internet - Ferramenta de Comunicação Receber e Fornecer Informações  Volume,  Variedade,  Rapidez,  Redução de custos. Investimentos  Treinamento,  Equipamentos,  Sites.

Sistemas de Reserva e Distribuição  CRS – Computer Reservation Systems – Base de dados para controle e gestão de vôos da própria Cia. Aérea – Iris, Apollo.  GDS – Global Distribuition System – Otimizam o processo de prestação de serviços. – Viabilizam o controle das informações. – Reduzem custos operacionais. – Reduzem tempo de consulta.

GDS Histórico  SABRE – 1976 / 1990 – American Airlines.  AMADEUS – 1987 / 1992 – Air France, Lufthansa, Ibéria, SAS.  GALILEO – 1987 / 1994 – USAir, British Airways, Swissair, KLM, Alitalia, Covia.  WORLDSPAN – 1990 / 2000 – Delta Air Lines, Northwest Airlines, Trans World Airlines.

Representatividade dos GDS em % de participação no mercado GDS América N. Europa Outros Total Amadeus Galileo SABRE Worldspan Dados de 1997.

GDS Histórico Exemplo SABRE  1953 – união da American Airlines com IBM para desenvolver um projeto titulado: Pesquisa em Ambiente de Negócios Semiautomatizados.  1963 – primeiro ano de operação do sistema como gerenciador de estoque de uso interno da Cia.  1967 – início das instalações experimentais de terminais em agências.  1976 – efetivação do sistema para acesso das agências de viagens.  1996 – SABRE se torna uma empresa de capital aberto desvinculada da American Airlines.

GDS Histórico Exemplo SABRE  1996 – Lançou a Travelocity (Internet) possibilitando que consumidores tenham acesso direto aos dados.  1997 – Travelocity + o Easy SABRE totalizaram quase US$ 100 milhões, o que representa menos de 1% das vendas. As agências são responsáveis por 80% do total das vendas.  1997 – Desenvolvimento do sistema para ampliar a oferta de serviços como locação de carros e hotéis.  Posteriormente implementa o Web Marketing SABRE e o Planet SABRE para auxiliar as agências de viagens.

BSP – Billing and Settlement Plan Sistema gerido pela IATA  Sistema automatizado de emissão de TKTs.  Bilhetes neutros.  Gera relatórios de vendas unificados  Congrega o faturamento/paga mento de diversas companhias. No Brasil   Iniciou a implantação   35 Cias. Aéreas vinculadas.   pontos de venda.   Movimento anual de 3,8 bilhões.   Interligado aos 4 GDS principais.

E-ticket – passagem aérea virtual  Surgiu em 1994 nos EUA de uma parceria ente AA e UA para vôos domésticos.  Começa a seu utilizado no Brasil em  Transação acontece eletronicamente.  No fim do vôo o sistema registra que bilhete foi usado, contabilizando-o automaticamente, sem papel.  Recibo é o documento de comprovação da compra.  E-tkt representam + ou – 60% do total emitido (déc. 2000)  Economia entre US$ 5 e US$ 20 por bilhete.

Internet - vantagens  Canal de distribuição que permite uma grande quantidade de usuários acessar.  Estima-se que hoje mais de 1,5 bilhão de pessoas acessem a Internet.  Vendas de turismo na internet representam pouco mais de 1% do total.  Receitas de viagens via internet em 2002 foram na ordem de US$ 8 bilhões.  OMT aponta que o turismo de lazer estruturado na forma de pacotes venha a perder espaço para o turista independente.

Internet - desvantagens  Dificuldade em encontrar informações relevantes  São poucos os diretório de conteúdo centralizado  Cada site tem liberdade de desenvolver sua hierarquia de informações  Natureza não estruturada dificulta pesquisa  Sites demorados  Desconfiança sobre a segurança na Internet

Intermediação Agências deixam de ser intermediadoras das Cias. A é reas e passam a vender servi ç os  Comissionamento – Agência recebe dos fornecedores uma comissão sobre as vendas que varia de 6 a 20%. (Agência repassava parte da comissão para ganhar grandes contas).

Desintermediação  Transaction Fee (Taxa por transação): o cliente remunera a agência de viagens especializada com base em uma taxa sobre cada transação efetuada (venda de produtos turísticos), que cobre todos os custos, inclusive os gerenciais e lucro da agência de viagens.  Management Fee (Taxa de administração): as agências de viagens especializadas recebem dos clientes o reembolso integral de todos os seus custos diretos e indiretos, mais um percentual sobre o volume de compras que representa o lucro.

 Flat Fee (Taxa fixa): as agências especializadas são remuneradas com base em uma tabela de variação estabelecida através de valores fixos, que são previamente estabelecidos de acordo com o volume de compras de cada corporação-cliente.  Success Fee (Taxa de sucesso): prevê a remuneração das agências especializadas com base na conquista de metas, estabelecidas a partir da prévia definição de um plano contínuo de economia, que visa reduzir as despesas de viagens para a corporação-cliente.

Reintermediação  Gestão de viagens – Agência faz uma proposta de redu ç ão de custos para empresa/cliente e negocia um percentual sobre o valor economizado.

Tendências e Oportunidades de Negócios PPARCERIAS - Mercado (fornecedores, distribuidores) - Produtos (atrativos, serviços) DDEMANDA - Corporativa (comodidade, rapidez) - Lazer (diversificação, autonomia) MMARKETING - Divulgação (eventos, diferenciais) - Distribuição (tecnologia, segurança)