Audiência Pública – Câmara dos Deputados Tema: Discutir a Situação da Aviação na Amazônia Legal e na Região Nordeste Fernando Nicácio da Cunha Filho Superintendente.

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Transcrição da apresentação:

Audiência Pública – Câmara dos Deputados Tema: Discutir a Situação da Aviação na Amazônia Legal e na Região Nordeste Fernando Nicácio da Cunha Filho Superintendente Regional do Nordeste Brasília, 24/04/2012

OBJETIVOS Discutir a Situação da Aviação na Amazônia Legal e na Região Nordeste Setor de Aviação Civil Nacional

 Contexto Geral: Generalidades: Serviço de Transporte Aéreo Rede Nacional de Aeroportos e Operadores Sistema de Aviação Civil  Atuação da Infraero: Atribuições Rede INFRAERO Tarifas Aeroportuárias  Evoluções Recentes: Expansões de Instalações / Ganhos de Capacidade CONAERO e Autoridades Aeroportuárias CGAs – Centros de Gestão de Aeroportos Otimização de Processos SUMÁRIO Setor de Aviação Civil Nacional

Contexto: Generalidades Setor de Aviação Civil Nacional  Serviço: percepção ao consumir fator crítico: tempo horários: característica de produto & promessa de entrega  Interdependencia e malhas de serviços Concentração / picos  Regras e padrões internacionais  Referência de Segurança Transporte Aéreo como Serviço

Contexto: A Rede Nacional de Aeroportos Setor de Aviação Civil Nacional

Rede (Públicos) INFRAERO COMARs e Convênios Serviços Aéreos Regulares Outros (Privados) Aeródromos privados Helipontos Rede de AeródromosAeroportos Tarifadores Setor de Aviação Civil Nacional Contexto:A Rede de Aeroportos e Operadores

ANAC ENTIDADES AERODESPORTIVAS COMISSÕES, SISTEMAS E CONSELHOS DE FUNCIONAMENTO INTEGRADO INDÚSTRIA AERONÁUTICA AVIAÇÃO GERAL EMPRESAS DE TRANSPORTE AÉREO REGULAR EMPRESAS DE MANUTENÇÃO CONAC EMPRESAS DE TRANSPORTE AÉREO NÃO REGULAR E DE SERVIÇOS AÉREOS ESPECIALIZADOS ESCOLAS DE AVIAÇÃO ÓRGÃOS E EMPRESAS DE SERVIÇOS AEROPORTUÁRIOS EMPRESAS DE SERVIÇOS AUXILIARES Ministério da Defesa COMAer / DECEA ANVISAMinist. da Agricultura Receita FederalPolícia Federal Contexto: Sistema de Aviação Civil SAC-PR – Sec. Aviação Civil CONAERO Setor de Aviação Civil Nacional

Lei nº 5862, 12Dez1972 e Lei nº 12462, de 04Ago2011 (MP nº 551, 22/11/2011): Art. 2º A INFRAERO terá por finalidade implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infra-estrutura aeroportuária que lhe for atribuída pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. Parágrafo único. Para cumprimento do objeto social da INFRAERO, fica autorizada: I - a criação de subsidiárias pela INFRAERO; e II - a participação da INFRAERO e de suas subsidiárias, minoritária ou majoritariamente, em outras sociedades públicas ou privadas. A INFRAERO - Atribuições Setor de Aviação Civil Nacional

9 Superintendências Regionais 66 Aeroportos (64+2) (32 internacionais) 34 Terminais de Logística de Cargas 80 Estações de apoio à Navegação Aérea A INFRAERO – Rede de Aeroportos Setor de Aviação Civil Nacional

A INFRAERO – Rede de Aeroportos Setor de Aviação Civil Nacional AnoTotalVar.% Anual , , , , , , , , , , , ,79 Evolução do Tráfego de Passageiros – 2000 a 2011

Classificação de Aeroportos Setor de Aviação Civil Nacional Lei nº 7565 – Código Brasileiro de Aeronáutica Aeroportos Civis Militares Públicos Privados PDSAC: Tráfego Aéreo Internacional Tráfego Aéreo Nacional Tráfego Aéreo Regional Integração e Desenvolvimento Novos Aeroportos Sistema de Aeroportos: Plano Aeroviário Nacional Planos Aeroviários Estaduais Aeroportos Metropolitanos Planos Aeroviários Estaduais: Aeroportos Regionais Aeroportos Locais Aeroportos Turísticos Complementares / Difícil Acesso Outros Documentos

Classificação das Linhas Aéreas Setor de Aviação Civil Nacional PORTARIA N o 569/GC5, de 05/09/2000: Estabelece novos procedimentos para o Sistema de Transporte Aéreo Regular e dá outras providências Linhas Aéreas Regulares Internacionais Domésticas Subregionais : Acordo de Fortaleza Regionais: América do Sul e Central Intercontinentais: México, EUA, Canadá e Demais Nacionais: Capitais de Estados e Cidades com mais 1,0 Milhão Regionais: Demais cidades com Nacionais Especiais: Centrais (CGH, SDU e PLU) + Brasília

INFRAERO – Rede de Aeroportos Setor de Aviação Civil Nacional SRCAPITAISREGIONAIS NR EG, BV, RB, PVCZ, TF, TT NO BE, JC, MQ, SL SN, HT, CJ, MA, IZ NE FZ, TE, NT, JP, RFPB, JU, KG, PL CE SV, AR, MOIL, UF CO BR, CY, CG, PJ, GO CR, PP SE CF, BH, PR, VTMK, UL, UR RJ GL, RJ, JRME, CP SP GR, SP, MT, KPSJ SUCT, BI, FL, PA FI, JV, NF, CM, PK, BG, UG, LO REDE 170,67 Mi Pax9,23 Mi Pax 94,9%5,1%

Setor de Aviação Civil Nacional INFRAERO – Rede de “Aeroportos Regionais” Sup. RegionalAeroportos Noroeste 4,99 Mi Pax/ano CZ, TT, TF 5,0% Norte 6,71 Mi Pax/ano SN, HT, CJ, MA, IZ 19,1% Nordeste 17,61 Mi Pax/ano PB, JU, KG, PL 4,7% Centro-Leste 11,55Mi Pax/ano IL, UF 4,5%

Setor de Aviação Civil Nacional Sup. RegionalAeroportos Centro-Oeste 22,81 Mi Pax/ano CR, PP 0,2% Sudeste 14,80 Mi Pax/ano MK, UL, UR 8,5% Rio de Janeiro 24,10 Mi Pax/ano ME, CP 2,0% São Paulo 54,94 Mi Pax/ano SJ 0,4% Sul 22,37 Mi Pax/ano FI, JV, NF, CM, PK, BG,UG 19,4% INFRAERO – Rede de “Aeroportos Regionais”

 Tarifas Aeroportuárias: Lei nº 6009, 26/12/ MP nº 551, 22/11/2011 Adicionais: Lei nº 7920, de 12/12/1989 (ATAERO), Lei nº 8399, de 07/01/1992 (PROFAA), Lei nº 9825,23/08/1999 (TEM Intl.) Tarifas Aeroportuárias: Tarifa de Embarque(Passageiro) Tarifa de Pouso(Transportador) Tarifa de Permanência(Transportador) Tarifa de Armazenagem (Agente) Tarifa de Capatazia(Agente) Tarifa de Conexão(Transportador) Atualização de Valores: RESOLUÇÃO Nº 180, DE 25 DE JANEIRO DE Dispõe sobre o modelo de regulação das tarifas aeroportuárias de embarque, pouso e permanência e dos preços unificado e de permanência. Tarifas de Transporte vs. Tarifas Aeroportuárias Setor de Aviação Civil Nacional

 Impactos das Tarifas Aeroportuárias : Tarifas de Transporte vs. Tarifas Aeroportuárias Setor de Aviação Civil Nacional Fonte: Anuário Estatístico do Transporte Aéreo, 2010, 1ª Ed. - ANAC

Campinas - Adequação TPS Macapá - Novo TPS - 1ª Fase Goiânia - Novo TPS, Pista e Pátio Cuiabá - Ampliação TPS Porto Alegre - Novo TECA Ação concluída Em execução Em licitação Ação preparatória Obra Estudos e Projetos Confins - Ampliação TPS Confins - TPS 3 e Ampliação Pista e Pátios Curitiba - Ampliação TPS Fortaleza - Ampliação TPS - 1ª Fase Foz do Iguaçu - Ampliação TPS Galeão - Reforma TPS 1 e TPS 2 Sistemas de Pistas e Pátios Manaus - Ampliação TPS Porto Alegre - Ampliação TPS 1 - 1ª Fase e Pista de Pouso e Decolagem Recife - Nova Torre de Controle Salvador - Reforma TPS e Ampliação de Pátio Curitiba - 3ª Pista Recife - Conector Brasília - Concessão Aeroporto Cuiabá - MOP Guarulhos - Terraplanagem TPS 3 Campinas - Concessão do Aeroporto Goiânia - MOP Macapá - Ampliação Pátio Santarém - Novo TPS Teresina - Novo TPS Vitória - Novo TPS - 1ª Fase, Pista e TECA Vitória MOP Guarulhos - Sistema de Pistas Joinville - Pista e TECA Guarulhos - Concessão do Aeroporto Curitiba - Ampliação Pista, Pátio Porto Alegre - MOP Campinas - MOP São Gonçalo do Amarante - Pista e Pátio - 2ª Etapa São Gonçalo do Amarante - Pista e Pátio - 1ª Etapa Salvador - Nova Torre de Controle Vitória - Torre e SCI Brasília - Ampliação TPS Brasília - Reforma Corpo Central do TPS e MOP 2 Florianópolis - Pista e Pátio Florianópolis - Novo TPS Guarulhos - TPS 3 São Gonçalo do Amarante - Concessão Aeroporto Parnaíba - Novo Pátio Guarulhos - Terminal de Passageiros 4 Guarulhos - MOP Galeão - Adequação TECA Curitiba - TECA Setor de Aviação Civil Nacional Evoluções: Expansões de Capacidade

 CONAERO e AUTORIDADES AEROPORTUÁRIAS - DECRETO Nº 7.554, DE 15 DE AGOSTO DE 2011 Dispõe sobre a coordenação das atividades públicas nos aeroportos, institui a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias - CONAERO e as Autoridades Aeroportuárias. CONAERO – Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias Composição: SAC-PR, CC-PR, MAPA, MD, MF, MJ, MP, MS, ANAC Competências: Programa Nacional de Facilitação do Transporte Aéreo – coordenação das ações de competência dos diversos órgãos atuantes nos aeroportos Autoridades Aeroportuárias: Composição: RFB (MF), VIGIAGRO (MAPA), DPF (MJ), DECEA(MD), ANVISA, ANAC, INFRAERO (AAL) Atribuições: coordenação operacional – facilitação, centro de decisões colaborativas (fortuitas, emergenciais, dia-a-dia); lastro regulamentar para os CGAs – Centros de Gestão Aeroportuária Aeroportos: BR, CF, GR, SP, GL, RJ + SV, FZ,CT, EG,PA, RF Evoluções: CONAERO e Autoridade Aeroportuária Setor de Aviação Civil Nacional

 CGAs – Centros de Gerenciamento de Aeroporto Participantes: o Representantes da Autoridade Aeroportuária – Aeroporto e Agentes de Controle de Fronteiras; o Representantes de Empresas Aéreas. Compartilhamento de espaço físico; Compartilhamento de informações e coordenação operacional: o Troca de informações antecipadas sobre o perfil conhecido da operação para o período; o Preparação para situações específicas; o Gestão e decisões colaborativas para situações atípicas. Desdobramentos e Evoluções: o Aperfeiçoamento de Sistemas de Informação – diversos segmentos; o Integração, Interoperação e Interfaceamento de Sistemas o Visão de Rede de Aeroportos Evoluções: CONAERO e Autoridade Aeroportuária Setor de Aviação Civil Nacional

Evoluções: Eventos Especiais e Processos Setor de Aviação Civil Nacional  Otimização de Processos e Eventos Especiais: Atuação Coordenada dos Diversos Segmentos: o Infraestrutura aeroportuária e aeronáutica; o Controle de Tráfego Aéreo; o Órgão de Controle de Fronteiras: RFB, ANVISA, DPF e VIGIAGRO; o Empresas Aéreas e representantes do setor; o Promotores dos eventos. Compartilhamento antecipado de informações e planejamento operacional: o Rio + 20; o JMJ – Jornada Mundial da Juventude; o Copa do Mundo FIFA 2014; o Eventos anuais: Final de Ano, Carnaval, Feriados Prolongados Processos: o Movimento Brasileiro de Competitividade

Obrigado! Fernando Nicácio da Cunha Filho Superintendente Regional do Nordeste Setor de Aviação Civil Nacional