TRABALHO PRÁTICO Inovação e Empreendedorismo no Turismo A oportunidade e a ideia de negócio.

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Transcrição da apresentação:

TRABALHO PRÁTICO Inovação e Empreendedorismo no Turismo A oportunidade e a ideia de negócio

 As ideias surgem de muitos lados e fontes. De facto, as oportunidades de negócio estão à nossa volta à espera de um empreendedor capaz de as identificar e de as aproveitar.  Numa primeira fase todas as ideias são vagas, contudo através de uma análise cuidada o empreendedor conseguirá dar forma à ideia e desenvolvê-la.

A maioria das ideias de negócio direccionam-se a um, ou vários, de três aspectos:  Novo mercado : Frequentemente ocorrem mudanças nos padrões e hábitos de consumo das pessoas que criam oportunidades de satisfazer melhor as necessidades das pessoas. Não implica o lançamento no mercado de um novo serviço ou produto, mas sim à inovação - a forma de dar resposta ao consumidor é que evoluiu.  Nova tecnologia : Alguns novos negócios baseiam-se em novas tecnologias e técnicas aplicadas aos processos de produção e serviços.  Novo benefício : A presentação ne novas formas de oferecer um produto ou de prestar um determinado serviço.

 O empreendedor precisa de procurar uma ideia de negócio que tenha em conta as alterações no mercado e na sociedade à sua volta.  Todavia, para que uma ideia seja uma oportunidade é importante, antes de mais uma análise e conhecimento do mercado e, por acréscimo, das pessoas.  Antes mesmo de começar a reunir os recursos humanos, financeiros ou sociais necessários ao estabelecimento do negócio.

Assim, o empreendedor precisa de realizar uma análise genérica inicial da ideia para perceber se é minimamente segura e se existe, de facto, uma oportunidade:  O que é que está a criar a oportunidade?  Durante quanto tempo é que as condições que criam a oportunidade se irão manter?  O mercado potencial tem uma dimensão interessante?  Qual é a necessidade real para o produto/serviço?  Quais são os clientes alvos?  Como é que se pode chegar aos clientes alvo?  Qual é a sensibilidade ao preço e quanto é que o produto/serviço vale para os clientes?  De onde parte a competição? Em que é que os concorrentes não estão a satisfazer as necessidades?  Qual é a reação possível antecipar da parte dos concorrentes directos e indirectos?  A tecnologia a utilizar já está disponível? Os custos são conhecidos?  Os recursos necessários para criar a nova empresa estão disponíveis?

TRABALHO PRÁTICO CASES STUDIES

APP Via Verde  Assim que detete na estrada um sinistro, uma avaria, um problema, um objeto, envia automaticamente um aviso para a via verde

APP Turismo  Dar informação útil sobre:  Hotel  Facilidades  Percursos  Parcerias  Dicas  Emergências

APP Oficina auto autorizada  Qualquer viatura tem hoje sensores que lhe indicam qualquer anomalia na viatura, sendo que posteriormente é verificada na próxima inspeção  Os sensores definem automaticamente o nível de gravidade da situação e informam o condutor  A APP que se pretende criar, regista:  Impressões ou sensações que o condutor sente na sua viagem sobre o estado da sua viatura (foge para a direita, não tem força, trava descompensadamente….)  Vidros partidos, furo, pintura de alguma zona  Serviços que gostaria de fazer na inspeção (lavagem, aspiração, polimento…)  Sensibilidade ao preço  Qualidade do serviço prestado  Solicitação de dicas  outros

TRABALHO PRÁTICO O QUE TEM DE CONSTAR

O que se pretende  Em 2h construir um plano que contenha a criação da APP e onde conste:  Sumário executivo  Descrição da ideia  Descrição sumária da ideia  Itens que a compõem  Concorrência  Quem está no mercado ? i.e. Quem é concorrência ?  O que oferece ? i.e. Quais os produtos/serviços concorrentes ?  Quanto vende ? i.e. Qual o potencial de mercado ?  A que preço vende ? i.e. Qual o nível de preços ?  Como vende ? i.e. Quais os canais de distribuição e condições de venda?

O que se pretende  Em 2h construir um plano que contenha a criação da APP e onde conste:  Fornecedores  Swot  Custo  Parcerias

O que se pretende  4P’s  PRODUTO  descrição específica e o mais detalhada possível dos produtos e/ou serviços que vai oferecer. Não esquecer também de se referir à embalagem, design e marca, se for caso disso, pois estes são factores muito importantes de estímulo à compra.  PREÇO  Os principais factores que condicionam o preço ideal são os custos, os preços da concorrência e o preço psicológico  DISTRIBUIÇÃO  forma como a empresa irá pôr os seus produtos ou serviços à disposição dos clientes.  PROMOÇÃO  O público-alvo da promoção são os clientes ou consumidores da empresa, pelo que para que ela seja eficaz é necessário conhecer a fundo o segmento de mercado a que se destina. Também a mensagem a transmitir deve ser alvo de cuidada atenção de forma a surtir o efeito desejado. O que se pretende neste ponto é que se descreva detalhadamente as formas como se está a pensar promover o produto, tendo em vista que este será um aspecto importante para a entrada com sucesso da empresa no mercado, sobretudo se este fôr muito competitivo.

O que se pretende  Imaginação, inovação e empreendedorismo Bom trabalho!