 É criado por lei municipal - Lei nº 5491/01;  Tem respaldo na legislação federal (lei 8.742/93 e lei 12.435/11);  Tem como principais atribuições:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1.
Advertisements

IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
CIST COMO INSTÂNCIA DE CONTROLE SOCIAL Seminário Coletivo Nacional de Saúde do Trabalho e Meio Ambiente – CUT Maria Izabel da Silva (Bel) Coordenadora.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Subsecretaria de Assistência Social e Descentralização da Gestão
Conselho Estadual de Assistência Social
PPCAAM / PR Introdução Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do Estado do Paraná.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social “Resolução CNAS nº. 16/2010”
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
A ATUAÇÃO DA FAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO SOCIAL
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
FLORIANÓPOLIS, 04 E 05 DE NOVEMBRO DE 2006
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
participação e controle social
Modelos anterior e atual de atendimento dos acolhidos
Proteção Social Especial
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
TERCEIRO SETOR Associações sem fins lucrativos ou ONGS
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Competência Legal da CIEA-BA
Rede de atenção Intersetorial
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
Planos de Reordenamento dos Serviços de Acolhimento: dificuldades e possibilidades frente às demandas da comunidade, as exigências legais e a cultura institucional.
 Pactuação: A elegibilidade e os procedimentos para a doação de lanchas da Assistência Social oceânica no exercício de 2014 e o cofinanciamento da sua.
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
SEMINÁRIO PRÓ – CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
SEGUNDO ENCONTRO REGIONAL DO CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COM OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PANORAMA DOS CMAS CONFORME CENSO.
Prefeitura Municipal de Unaí Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Cidadania - SEMDESC SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO DO SOCIAL E CIDADANIA.
Política de Assistência Social
Disciplina de Estágio Supervisionado Curso de Ciências Contábeis Faccat-2012/1.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
Coordenadoria de Proteção Social Especial
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA - Campinas / SP Seminário Pró-Convivência Familiar e Comunitária Políticas Sociais: as.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CRICIUMA
Ministério da Cultura. Representação Regional de Minas Gerais Contatos: Tel: (31)
Centro de Referência de Assistência Social
O Financiamento na Efetivação do SUAS. Financiamento Foco: competências da gestão estadual  exige o debate sobre o pacto federativo, no contexto de.
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Eixo 1 Sub-tema 1: Processo Histórico da Participação Popular no País Sub-tema 2: Trajetória e Significado no Controle Social na Política de Assistência.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
EXIGE: Planejamento Transparência Controle RESPONSABILIZAÇÃO.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS IDOSAS Karla Giacomin, PhD Membro pesquisador do NESPE - Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento - FIOCRUZ/UFMG.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIAIS DE ASSIST Ê NCIA SOCIA L DE MINAS GERAIS Belo Horizonte, 29 de fevereiro de 2016 A Regionalização dos Serviços.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Controle Social do PNAE Conselho de Alimentação Escolar CAE
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Tania Mara Garib Apresentação: Tania Mara Garib.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

 É criado por lei municipal - Lei nº 5491/01;  Tem respaldo na legislação federal (lei 8.742/93 e lei /11);  Tem como principais atribuições: - A inscrição de entidades e organizações de Assistência Social; - Aprovar o Plano Municipal de Assistência Social; - Acompanhar e fiscalizar a execução dos serviços, programas e projetos de Assistência Social, assim como a aplicação dos recursos de cofinanciamento (municipal, estadual e federal); O QUE É O CMAS?

 Tem composição paritária (é composto por representantes do Poder Público e da Sociedade Civil em igualdade de condições);  Tem reuniões periódicas (quinzenais) e suas decisões são tomadas em colegiado, por maioria de seus membros e consubstanciadas em Resoluções;  Trabalha através das diversas comissões: de inscrição, de orçamento e articulação política, comunicação e divulgação, de audiência pública, etc.

CMAS – Entidades:  Atualmente possui 27 instituições inscritas;  Realiza o Plano de Acompanhamento, Fiscalização e Controle Social dos serviços executados (tanto de execução direta pelo órgão gestor quanto pelas instituições), realizando visitas e acompanhando liberação de recursos;  Acompanha relatórios de execução financeira e de execução, do trabalho realizado pelo órgão gestor

Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiências, Idosas e suas Famílias (Modalidades: Centro Dia, Domicílio e Unidade Referenciada); - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Franca – APAE 01 Entidade executora do Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiências, Idosas e suas Famílias (Modalidades: Centro Dia, Domicílio e Unidade Referenciada); - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Franca – APAE Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiências, Idosas e suas Famílias – Modalidade Centro Dia do Idoso- Liga de Assistência Social e Educação Popular – LASEP 01 Entidade executora do Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiências, Idosas e suas Famílias – Modalidade Centro Dia do Idoso; - Liga de Assistência Social e Educação Popular – LASEP Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade – Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes. – Sociedade Espírita Legionárias do Bem – Recanto Esperança 01 Entidade executora do Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade – Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes. – Sociedade Espírita Legionárias do Bem – Recanto Esperança

Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade – Acolhimento Institucional de Mulheres Vitimas de Violência- Associação Mão Amiga de Amparo Feminino – AMAFEM 01 Entidade executora do Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade – Acolhimento Institucional de Mulheres Vitimas de Violência; - Associação Mão Amiga de Amparo Feminino – AMAFEM Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias – Modalidade Abrigo Institucional – Casa de Acolhida Filhos Prediletos 01 Entidade executora do Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias – Modalidade Abrigo Institucional – Casa de Acolhida Filhos Prediletos Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade para Pessoas com Deficiência de Acolhimento Institucional – Modalidade Residência Inclusiva- Fundação Espírita Judas Iscariotes – Residência Inclusiva 01 Entidade executora do Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade para Pessoas com Deficiência de Acolhimento Institucional – Modalidade Residência Inclusiva; - Fundação Espírita Judas Iscariotes – Residência Inclusiva Serviço de Proteção Social de Alta Complexidade – Acolhimento Institucional para Idosos; – Lar de Idosos Eurípedes Barsanulfo 01 Entidade executora do Serviço de Proteção Social de Alta Complexidade – Acolhimento Institucional para Idosos; – Lar de Idosos Eurípedes Barsanulfo