INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido.

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INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido a pesquisa buscou identificar no imaginário de crianças e professores para qual a relação e a construção do imaginário sobre as populações indígenas do estado de Santa Catarina e o estabelecer de laços entre conservar e preservar. OBJETIVOS Realizar pesquisas junto aos alunos das séries iniciais em escolas do Ensino Fundamental de Sangão sobre a questão indígena.Identificar o imaginário das crianças e professores, sobre os indígenas na região sul de Santa Catarina. Promover ações educativas, junto as 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, para a construção de uma consciência de valorizações da cultura indígena e a diversidade cultural do sul de Santa Catarina. METODOLOGIA Foram realizadas análise bibliográficas, entrevistas com moradores assim como pesquisa exploratória. Utilizamos para composição da amostra utilizou-se trabalhos de pesquisa e técnica de história oral, entrevistas e questionários, aplicados com alunos, professores e moradores. Foi realizada também produção de imagens e palestras nas três unidades de ensino proponentes do projeto. RESULTADOS Percebemos a mudança no imaginário das crianças e professores sobre a questão indígena regional através das oficinas realizadas nas escolas. Produção de material educativo que foi distribuído nas escola aos professores, assim como a realização de oficinas sobre educação patrimonial, CONSIDERAÇÕES FINAIS Além de uma satisfação pessoal e do aprendizado motivado pela pesquisa, acreditamos ter contribuído para uma mudança no imaginário das crianças e professores fazendo com que as populações indígenas passassem a ser observadas e entendidas como sujeitos de sua própria história. Através das oficinas foi possível perceber novas motivações sobre o estudo e trabalho do tema nas unidades de ensino e o quanto ainda temos de desafio quanto ao trabalho em sala de aula sobre as questão indígena regional. BIBLIOGRAFIA BECK, Anamaria, O Problema do Conhecimento Histórico dos Sambaquis do Litoral do Brasil. In:Anais do Museu de Antropologia, ano VII,n.7.Florianópolis.UFSC,1974. FARIAS, Deisi Scunderlick Eloy de (Org.) Maracajá: pré-história e arqueologia. Tubarão: Ed. UNISUL, p. GARCIA, José Manuel. O descobrimento do Brasil nos textos de a Lisboa: Fundação Colouste Golbenkian,2000. JUNGBLUT, César Augusto. Conteúdos e metodologias de História II.- Florianópolis:UDESC/CEAD,2003 MACHADO, Paulo Pinheiro. Bugres, tropeiros e birivas: aspectos do povoamento do planalto serrano. In: BRANCER, Ana: AREND, Silvia Maria F. (Org.). História de Santa Catarina no Século XIX. Florianópolis :Ed.da UFSC,2001. PENTEADO, Heloisa. Metodologia do Ensino de História e Geografia. São Paulo, Cortez, SANTOS, Sílvio Coelho. Índios e brancos no sul do Brasil: A dramática experiência dos xokleng. Florianópolis: Edeme, SANTOS, Sílvio Coelho. Nova história de Santa Catarina. Florianópolis: edição do autor, VIEIRA, Edna Elza e NÖTZOLD Ana Lucia. Fronteiras:Revista catarinense de História- História- Periódicos. I. Universidade Federal de Santa Catarina, Apoio Financeiro: UNISUL A QUESTÃO REGIONAL DO INDÍGENA NO IMAGINÁRIO DAS CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SANGÃO/SC Acadêmica: Aline Nandi e Professor Orientador: Eugenia Exterkoetter Heidemmann Ciências Humanas - PUIC – Curso de História – Campus Sul - Tubarão