Diferenças do termo Ditadura positiva  A ditadura na Antiguidade Clássica tinha conotação positiva, e surgiu como uma medida política prevista durante.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso Direito à Memória e à Verdade
Advertisements

Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
ORGANIZAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO. A palavra JUDICIÁRIO está ligada à expressão latina juris+dictio, que significa dizer o direito, ou seja, interpretar.
Brasil: sociedade de 1964 a 1985 Período democrático 46 a 64 Nacional desenvolvimentista Industrial internacionalista EXTERNOS Nacionalismo Socialismo.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Geohistoriaenem.blogspot.com.br ILUMINISMO “ERA PRECISO DERRUBAR O TRONO E ABALAR OS ALTARES.” SIGNIFICADO: SUPREMACIA DA RAZÃO SECULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.
“Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada.”
DIREITO CONSTITUCIONAL Prof.º Paulo Rodrigues Teoria Geral da Constituição.
“A CRISE DA REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA E OS REFLEXOS NA GOVERNABILIDADE” FECOMERCIO/SP - CONSELHO SUPERIOR DE DIREITO SÃO PAULO, 12/09/2014 EVERARDO MACIEL.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
Trabalhando com Recreação. Vinicius Cavallari – Vani Zacharias
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
Errando o Alvo Gastos Sociais no Brasil José Márcio Camargo Professor do Departamento de Economia – PUC/Rio.
REPRESENTAÇÃO E SISTEMAS PARTIDÁRIOS REPRESENTAÇÃO POLÍTICA - Formas de representação política, sistemas eleitorais e de partido: constituem os objetos.
Finanças públicas, democracia e accountability Fernando Luiz Abrucio & Maria Rita Loureiro Capítulo 5.
Aula 3.a: Onde Está a Norma Fundamental? Onde Está a Norma Fundamental?
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA IPLEIRIA.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Serviço de Emergência Referenciada Integrado Unidade de Produção HOSPITAL DE CARIDADE SÃO VICENTE DE PAULO Jundiaí fevereiro de 2015 Organização da Gestão.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Ditadura Militar ( ).
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Introdução às Ciências Políticas Atividade 6 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: ação coletiva.
Consórcios Públicos Características da Federação brasileira: município como ente federativo; Consórcios Públicos: conceito, objetivos e características.
ARBITRAGEM e DIREITO ELETRÔNICO: Possibilidades e Riscos Eduardo Grebler Fecomercio-SP 5 de agosto de 2014 Belo Horizonte.
Gustavo Rodrigues Lemos. O que é Geografia? geo – terra graphía – estudo, descrição Compreender as relações entre a natureza e a sociedade, bem como o.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO O ESTADO E O DIREITO INTERNACIONAL - Classificação.
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
André Santos Jornalista, Especialista em Política e Representação Parlamentar e Assessor Parlamentar do DIAP e da CNPL.
CAFÉ TENDÊNCIAS dias 7 e 8 de Abril. AGENDA - dias 7 e 8 de Abril CAFÉ TENDÊNCIAS 8h30 às 9h0030’ Divisão dos participantes por grupos de Tema de Discussão.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
AULA 4 O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Ponto 1 – Noções Introdutórias Direito do Trabalho 1. História do Direito do Trabalho Sociedade pré-industrial.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Estatística Marcelo Pessoa Definições Importantes Noções de Estatística Podemos entender a Estatística como sendo o método de estudo de comportamento.
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
De onde vem o direito? (Fontes do direito) Prof. Rafael Mafei Instituições de Direito Aula 2.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Análise dos resultados da Pesquisa de Imagem - MP Paraná Proposta Pesquisa Imagem Nacional.
O NASCITURO E A HISTÓRIA DO DIREITO TRABALHISTA. O objetivo deste trabalho é apresentar o estudo do nascimento e a história do direito do trabalho, visando.
Introdução Estatística Descritiva. Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Ponto 1 – Noções Introdutórias Direito do Trabalho 1. História do Direito do Trabalho Sociedade pré-industrial.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Políticas culturais no Brasil contemporâneo Antonio Albino Canelas Rubim
1 PODER DE POLÍCIA 1. Considerações gerais: 1.1 É um poder administrativo, portanto uma atividade do Estado sujeita ao Direito Público; 1.2 Subordinado.
Transcrição da apresentação:

Diferenças do termo Ditadura positiva  A ditadura na Antiguidade Clássica tinha conotação positiva, e surgiu como uma medida política prevista durante o período republicado da sociedade romana na antiguidade. Constituia na concentração de todo poder político nas mãos de uma pessoa virtuosa, que era escolhida pelo Senado, na tentativa de manutenção da ordem pública durante um período de caos social. negativa antidemocrático  A ditadura Contemporânea assume uma imagem negativa, de regime antidemocrático, pois corresponde a um sistema de governo baseado no poder de uma só pessoa, o qual impõem suas normas, regras e desejos de forma arbitrária sobre seus governados.

Ditadura – Sistema anômalo de governo, baseado no poder de uma só pessoa, o qual impõem suas normas, regras e desejos de forma arbitrária sobre seus governados. Ditaduras Características das Ditaduras 1.A concentração do poder e seu caráter ilimitado; 2.Supressão total ou parcial das liberdades individuais e coletivas; 3.Dificuldade de legitimação do poder; 4.A precariedade das regras de sucessão ao poder.

As Ditaduras no Brasil

As Ditaduras no Brasil

A política implica o envolvimento da comunidade cívica na definição do interesse público. Vale dizer, portanto, que o cenário original da política, no lugar de uma relação vertical e intransponível entre soberanos e súditos na qual a força e a capacidade de impor o medo exercem papel fundamental, sustenta-se em um experimento horizontal. Igualdade política, acesso pleno ao uso da palavra e ausência de medo constituem as suas cláusulas pétreas. ENEM/ ) A política implica o envolvimento da comunidade cívica na definição do interesse público. Vale dizer, portanto, que o cenário original da política, no lugar de uma relação vertical e intransponível entre soberanos e súditos na qual a força e a capacidade de impor o medo exercem papel fundamental, sustenta-se em um experimento horizontal. Igualdade política, acesso pleno ao uso da palavra e ausência de medo constituem as suas cláusulas pétreas. Lessa, R. Sobre a invenção da política. Ciência Hoje. Rio de Janeiro,V. 42 n° 251 ago (adaptado ) A organização da sociedade no espaço é um processo histórico-geográfico, articulado ao desenvolvimento das técnicas, à utilização dos recursos naturais e à produção de objetos industrializados. Política é, portanto, uma organização dinâmica e complexa, possível apenas pela existência de determinados conjuntos de leis e regras, que regulam a vida em sociedade. A organização da sociedade no espaço é um processo histórico-geográfico, articulado ao desenvolvimento das técnicas, à utilização dos recursos naturais e à produção de objetos industrializados. Política é, portanto, uma organização dinâmica e complexa, possível apenas pela existência de determinados conjuntos de leis e regras, que regulam a vida em sociedade. Nesse contexto, a participação coletiva é (A) necessária para que prevaleça a autonomia social. (B) imprescindível para uma sociedade livre de conflitos. (C) decisiva para tornar a cidade atraente para os investimentos. (D) indispensável para a construção de uma imagem de cidade ideal. (E) indissociável dos avanços técnicos que proporcionam aumento na oferta de empregos.

ENEM/ ) QUINO. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, : “regime político no qual a soberania é exercida pelo povo, pertence ao conjunto dos cidadãos.” Democracia: “regime político no qual a soberania é exercida pelo povo, pertence ao conjunto dos cidadãos.” JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionario Basico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, Uma suposta “vacina” contra o despotismo, em um contexto democrático, tem por objetivo Uma suposta “vacina” contra o despotismo, em um contexto democrático, tem por objetivo a) impedir a contratação de familiares para o serviço público. b) reduzir a ação das instituições constitucionais. c) combater a distribuição equilibrada de poder. d) evitar a escolha de governantes autoritários. e) restringir a atuação do Parlamento. Viemos nos vacinar contra o despotismo

ENEM 2010/Adaptado - Analise as informação abaixo. Judiciario contribuiu com ditadura no Chile, diz Juiz Guzman Tapia As cortes de apelação rejeitaram mais de 10 mil habeas corpus (processos jurídicos) nos casos das pessoas desaparecidas. Nos tribunais militares, todas as causas foram concluídas com suspensões temporárias ou definitivas, e os desaparecimentos políticos tiveram apenas trâmite formal na Justiça. Assim, o Poder Judiciário contribuiu para que os agentes estatais ligados ao poder executivo ficassem impunes. Disponível em: - Acesso em: 20 jul (adaptado). Segundo o texto, durante a ditadura chilena na década de 1970, a relação entre os poderes Executivo e Judiciário caracterizava-se pela Segundo o texto, durante a ditadura chilena na década de 1970, a relação entre os poderes Executivo e Judiciário caracterizava-se pela a) inexistência de interferências jurídicas favoráveis nos atos do poder executivo. b) preservação da autonomia institucional entre os poderes. c) valorização da atuação independente de alguns juízes. d) transferência das funções dos juízes para o chefe de Estado, no caso do Chile, o presidente. e) subordinação do poder judiciário aos interesses políticos do poder executivo.

A tabela indica um aspecto da representação política brasileira: o número médio de eleitores por deputado federal. A interpretação adequada dos dados nos leva à seguinte conclusão quanto à representação política federal dos estados: A tabela indica um aspecto da representação política brasileira: o número médio de eleitores por deputado federal. A interpretação adequada dos dados nos leva à seguinte conclusão quanto à representação política federal dos estados: a)os mais populosos elegem proporcionalmente menos deputados. b)os da região Norte apresentam mais dificuldades para a eleição de seus candidatos. c)os mais pobres enviam o mesmo número de deputados à Câmara que os mais ricos. d)os menos povoados possuem maior número de deputados do que os mais povoados. e)os menos populosos elegem proporcionalmente menos deputados.